22 de novembro de 2016

7 fatos mentirosos do mundo desmistificados

Seja por falta de conhecimento ou por crendice popular, informações erradas nos são passadas a todo momento. Não é incomum ligarmos a TV e nos depararmos com informações datadas, geralmente de programas e documentários antigos. O problema é que muita gente ainda acredita na veracidade desses fatos mentirosos.

No caso de fatos que possuem contexto científico quase sempre a culpa pode ser atribuída a materiais didáticos e fontes de pesquisa desatualizadas. Afinal, quem nunca ouviu dizer que a maior pirâmide do mundo fica no Egito, ou que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?

A seguir, o Mundo Intrigante desmistifica 7 fatos mentirosos que sempre foram tidos como verdade. Confira:


1) Dá para ver a muralha da China da lua

muralha-china
Construída durante o período da China imperial, a Grande Muralha da China é a maior construção do mundo e também maior estrutura militar de defesa. Consiste em diversas muralhas que juntas totalizam 21.196 quilômetros.
Até pouco tempo acreditava-se que a construção poderia ser vista da lua. No entanto, a enorme muralha sequer pode ser vista do espaço.
Em 2004 o astronauta Yang Liwei, o primeiro chinês a ficar em órbita na terra, declarou que não podia ver a muralha naquelas condições. Mais tarde, a própria NASA declarou que o que pensavam ser trechos da muralha era na verdade cursos de rios entre as montanhas.


2) Monte Everest é a montanha mais alta do mundo

monte-everest
Na verdade, o Monte Everest só é a montanha mais alta a nível do mar.
O Mauna Kea, localizado no Havaí, começa a 5.898 metros abaixo do nível do mar e fora da água se eleva a 4.207 metros, sendo tecnicamente a montanha mais alta do mundo, com 10.105 metros.
Mas é claro, o ponto mais alto do planeta continua sendo o Monte Everest com seus 8.848 m acima do nível do mar. Por esta razão, a montanha é chamada de “Topo do Mundo”.
Para efeito de curiosidade, o Monte Everest também não é a montanha mais perigosa do mundo. Esta seria o K2, onde um em cada quatro alpinistas já perderam a vida tentando escalar.


3) Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar

rio-catatumbo
Um raio cair duas vezes no mesmo lugar não é algo se vê todos os dias. Ainda assim isso é fisicamente possível, do contrário em alguns milhares de anos os raios deixariam de cair.
O tempo todo raios são atraídos pelos para-raios de arranha-céus durantes as tempestades. Isso por si só já desmente o dito popular.
Outro fato é que já houve registros de raios caindo no mesmo lugar. Na verdade há um lugar na Terra onde isso acontece com muita frequência, o Rio Catatumbo, que banha a Venezuela e a Colômbia.


4) Um ano tem 365 dias

calendario
Desde criança aprendemos que um ano tem 365 dias. Esses dias se referem ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, fazendo o movimento chamado de “translação”.
Ocorre que seria uma enorme coincidência que o planeta levasse exatamente 365 dias “redondos” para realizar o movimento. Na verdade um ano para o planeta terra dura 365,2422 dias.
Para compensar essa diferença, a cada quatro anos acrescenta-se um dia a mais no calendário, mais precisamente o dia 29 de fevereiro. Esse ano com 366 dias é o que chamamos de ano bissexto.
À propósito, um dia na Terra não tem 24 horas, mas sim 23h 56min 4,09s.


5) A maior pirâmide fica no Egito

piramide-queops-egito
O Egito é conhecido por ser o reduto das Grandes Pirâmides, herança histórica do Egito Antigo. Esses templos sagrados teriam sido construídos ao logo de muito tempo pelas mãos dos servos do Faraó.
Por muito tempo acreditou-se que a maior de todas era a Pirâmide de Quéops, também chamada de Pirâmide de Gizé, que fica no Egito. Contudo, descobriu-se mais tarde que a Grande Pirâmide de Cholula ou Pirâmide de Tepanapa, no México, está quase toda embaixo da terra, deixando apenas uma pequena parte visível.
Com isso, em matéria de volume, a Pirâmide de Cholula é a maior que se tem conhecimento, desbancando a construção Egípcia.


6) O Titanic era o maior navio de passageiros do mundo

titanic
O mais famoso e luxuoso navio de passageiros da companhia Wihte Star Line era sem dúvidas o Titanic. Entretanto, em matéria de tamanho havia outro navio em pé de igualdade, o Olympic.
O Olympic tinha o casco do mesmo tamanho do utilizado na construção do Títanic, medindo 269 m de comprimento. Além disso, ambos os navios tinham a mesma altura e largura.
O que fez na época, mais precisamente em 1912, o RMS Titanic ser considerado o maior navio do mundo foi o seu peso superior de 46.328 toneladas contra 45.324 t do Olympic.


7) A terra é redonda

planeta-terra
Todos nós estamos acostumados a ver imagens fantásticas do planeta Terra capturadas no espaço pela NASA. A começar, podemos observar que o nome do nosso planeta poderia ser “Água”, já que dois terços de sua superfície está coberta por este líquido.
Ao contrário também das imagens que vemos em revistas e sites de contexto científico, a Terra não é uma esfera perfeita. Na verdade, imagens capturadas pelo satélite GOCE revelam que sua aparência é bastante deformada em decorrência dos desníveis naturais. No geral, a Terra se assemelha mais com uma batata…

Nenhum comentário: