8 de novembro de 2016

10 ingredientes brasileiros inusitados que podem deixar a cerveja ainda mais saborosa


As cervejas artesanais estão em alta no Brasil. Malte, lúpulo, levedura e água estão na grande maioria das receitas, mas há alguns ingredientes encontrados no território brasileiro que dão um toque diferente à bebida. Não estamos falando de trigo ou centeio, mas de algo mais incomum, como pinhão ou manga.



Ficou curioso? Então confira 10 ingredientes inusitados que você pode encontrar em algumas cervejas brasileiras:

Jabuticaba: presença garantida em muitos quintais brasileiros, favorece o aroma frutado e refrescante de cervejas como a tipo Saison.

Pinhão: encontrado principalmente nas regiões serranas e frias, esse tipo de semente vai bem com cervejas Strong Ale. O teor alcoólico tem estilo mais alto, acima dos 8%, com textura encorpada e aroma complexo.

Erva-mate: essa é uma receita tipicamente gaúcha. A erva tão tradicional no Sul do país combina bem com as cervejas do tipo Lager, dando um toque levemente cítrico.

Pimenta-rosa: esse é um ingrediente que favorece a aromatização de cervejas mais leves, como as Witbier feitas com trigo, casca de laranja e coentro, e dá uma leve apimentada no sabor.

Abóbora: inspirada em receitas norte-americanas, as cervejas que levam abóboras nas receitas têm sabor adocicado, com toques de canela e malte caramelo.

Manga: uma das frutas mais saborosas também pode ser usada na produção de cervejas, em especial as do tipo Pale Ale. Assim, mesmo com teor alcoólico na casa dos 9%, a bebida fica levemente adocicada.

Maracujá: mesmo ácida, a escolha desta fruta em cervejas do tipo Indian Pale Ale mantém o sabor amargo e potente, sem perder a refrescância.

Açaí: a fruta paraense combina com uma boa Stout, de amargor médio, garantindo um aroma de frutas secas levemente adocicada e ácida.

Rapadura: é também na Indian Pale Ale que o doce nordestino vai bem na receita, dando um toque adocicado a essa cerveja encorpada de aroma e sabor amargo, com alto teor alcoólico.

Cumaru: considerada a baunilha da Amazônia, essa semente promete surpreender os apreciadores de cerveja, com aroma cítrico e frutado.

Nenhum comentário: