16 de setembro de 2016

Esta ilusão de ótica é uma das mais impressionantes que existem

Aqui está o motivo pelo qual você não consegue ver todos os pontos pretos de uma só vez.

Este tuíte foi retuitado mais de 13.000 vezes. Ele diz: “há doze pontos pretos nas intersecções desta imagem. Seu cérebro não te deixa vê-los de uma vez só”.

A imagem foi publicada originalmente no Facebook pelo professor de psicologia japonês Akiyoshi Kitaoka, que a retirou de um artigo acadêmico publicado no periódico “Perception” por Jacques Ninio e Kent A Stevens, em que foram analisadas variações da grade de Hermann.

Esta é a grade de Hermann: pontos escuros aparecem nas interseções das linhas, exceto quando você olha diretamente para uma interseção.
A explicação tradicional para os pontos pretos que vemos é que eles são causados pela maneira como nosso cérebro processa contrastes na luminosidade (embora tal explicação tenha sido contestada por outros cientistas). A nova versão, publicada em 2000, usa esse mesmo princípio - com a diferença de que, neste caso, existem pontos pretos em algumas das interseções.

Em um artigo, os cientistas explicam o que provavelmente vemos: ao mover os olhos e, em seguida, fixar o olhar em um ponto, todos os discos desaparecem, com exceção de alguns, geralmente localizados em torno do ponto em que o olhar está fixado.

Nas demais regiões da imagem, as linhas parecem ser uniformes, como se tivessem sido completadas por um processo de preenchimento. Diferentes agrupamentos de discos ficam visíveis à medida em que os olhos se concentram em diferentes pontos da imagem e, dentro de segundos, apenas alguns discos permanecem além daquele em que o olhar está fixado.

Assim como a grade de Hermann, essa ilusão depende de nossa visão periférica para preencher as lacunas incorretamente. O cérebro só consegue se concentrar no centro de nosso campo de visão, então ele precisa extrapolar as informações que realmente tem para poder adivinhar o que está acontecendo no resto da imagem.

Como se pode perceber ao olhar para a imagem, o cérebro não consegue fazer isso direito. Os cientistas oferecem várias explicações para o fenômeno - incluindo os níveis de resolução espacial e contraste que podem ser detectados por nossos olhos. Então, agora você sabe.

Nenhum comentário: