13 de abril de 2016

Compra pela internet: como garantir a segurança

Muita gente tem medo de fazer compra pela internet por achar que não é seguro. Já outros compram desenfreadamente sem nem verificar se o site de vendas é confiável. Como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio. Se, por um lado, devemos aproveitar as facilidades da tecnologia, por outro, precisamos ter atenção a alguns detalhes na hora de fornecer os dados do nosso cartão de crédito. Se você ainda se sente inseguro quando vai fazer uma compra pela internet, veja as dicas a seguir e perca logo o medo!


1- Verifique se o site é confiável
Você conhece a empresa em questão? Seus amigos já compraram nesse site? Ele é recomendado on-line por outros sites que você acessa? Se você respondeu sim a todas essas perguntas pode seguir em frente.

2- Senão, procure saber qual é a reputação dele em sites como o Reclame Aqui. Se existirem muitas reclamações, reavalie se vale a pena arriscar fazer a compra.

3- Feito isso, procure o símbolo do cadeado e o https na barra de endereços. Se ambos aparecerem, o site é seguro e você pode inserir seus dados.

4- Faça compra pela internet em uma conexão wi-fi segura, como a da sua casa, e nunca numa rede pública, como a de um restaurante, por exemplo.

5- Nunca forneça a senha de seu cartão em um pagamento on-line. Se, porém, o site solicitar o número de segurança de três ou quatro dígitos no verso de seu cartão, não há problema em digitá-lo.

6- Se a compra que você quer fazer é em um site como Mercado Livre ou OLX, em que os vendedores são pessoa física, redobre a atenção: leia com calma as regras do site e veja a reputação do vendedor (o próprio site disponibiliza isso). 

Nenhum comentário: