25 de abril de 2016

Coisas esquisitas que o exercício provoca no corpo


Embora os exercícios melhorem a saúde cardiovascular, o humor, e aumentem músculos que estimulam o metabolismo, também há alguns estranhos efeitos colaterais.

O nariz vira uma torneira aberta Os exercícios, principalmente no ar frio e seco, podem provocar coriza e nariz entupido, problema conhecido como rinite induzida por exercícios. “O aumento da respiração nasal durante os exercícios resseca a mucosa do nariz, o que acarreta a secreção de mais muco para proteger 
as vias aéreas”, diz o Dr. William Silvers, da Allergy Asthma Colorado, em Englewood (EUA).
O que tentar Se o nariz atrapalha o exercício, peça ao médico que lhe receite um spray nasal e o use pelo menos 30 minutos antes de se exercitar. Ponha no bolso vários lenços de papel.


Sente que alguém enfia uma faca na sua costela Os especialistas não sabem exatamente o que provoca essas dores agudas e passageiras no lado do corpo, mas, segundo Tom Holland, fisiologista do exercício e autor do livro Beat the Gym (Supere a academia), muitos acreditam que sejam espasmos do diafragma provocados pela respiração rápida. Comer perto demais da hora de malhar também contribui. E a dor surge com mais frequência nos novatos.

O que tentar Para parar a dor, reduza o ritmo e respire fundo, contraindo os 
músculos abdominais. Estenda os braços para cima ou para os lados. Para evitar a dor, faça refeições leves antes dos exercícios e aguarde pelo menos meia hora antes de começar a se exercitar. Sempre se aqueça durante cinco a dez minutos; aumente a 
intensidade aos poucos.


O rosto fica vermelho que nem camarão A culpa é dos capilares, pequenos vasos sanguíneos perto da superfície da pele que se dilatam durante os exercícios para refrescar o corpo. Quem tem pele sensível pode corar mais e ficar assim mais tempo.
O que tentar Borrife água fria na pele com frequência ou passe a se exercitar no ar condicionado. A vermelhidão costuma sumir cerca de meia hora depois dos exercícios, mas, se for persistente, talvez seja rosácea, doença de pele que 
provoca vermelhidão, inchaços e espinhas, e pode ser tratada com medicamentos orais e tópicos.


A urticária ataca É, existe mesmo gente alérgica a exercícios. A urticária costuma ser provocada pelo suor e pela temperatura elevada do corpo.
O que tentar Procure um especialista para eliminar outras doenças. Se for urticária, o médico pode recomendar anti-histamínicos antes dos exercícios. Praticá-los em temperatura mais baixa pode ajudar.
  

Vontade de usar o banheiro. Vontade urgente. É a chamada diarreia 
do maratonista, mas não se engane com o nome: até quem caminha pode ficar com o intestino frouxo, principalmente se percorrer grandes distâncias. Durante o exercício, o corpo dirige o fluxo de sangue do intestino para os músculos que estão trabalhando, e isso, segundo Holland, pode provocar diarreia. A desidratação e a ansiedade pré-corrida podem exacerbar o problema.
O que tentar Não coma nada duas horas antes da prática de exercícios. Evite alimentos ricos em fibras e gordura, cafeína e adoçantes artificiais; todos podem piorar a situação. Tome bastante líquido antes, durante e depois do exercício. Comece a sessão após evacuar e veja se há acesso fácil ao banheiro.

Nenhum comentário: