4 de abril de 2016

Banestado Futsal - Anos 1970

Foto de meados dos anos 1970 mostra uma formação do Banco do Estado do Paraná (Banestado) que participou de um dos primeiros campeonatos de futebol de salão, realizado na recém construída Cancha Tagliari. 

Nessa época, o campeonato mourãoense era muito concorrido, com as equipes da Teuto Brasil, Drogacid, AABB, e da Associação Tagliari disputando o título, que na maioria das vezes ficava mesmo com o time da família Tagliari. 

A Cancha Tagliari foi construída com recursos próprios da família do Seu Itachir (in memorian). Ela se localizava na esquina da Rua Francisco Albuquerque com a Avenida Goioerê. Até a construção dos primeiros ginásios de esportes de Campo Mourão, o JK e o Belin Carolo, ela serviu de base para treinamentos do nosso futsal e várias outras modalidades.   

Na foto, destaque para Louri, Luizinho Kloster e James Klank, que durante anos defenderam, com muitas conquistas, o futsal mourãoense. Trio que teve participação decisiva na conquista do nosso primeiro título à nível estadual, os Jogos Abertos do Paraná, de 1975, realizado em Paranavaí. Romeuzinho, da Casablanca Videolocadora, irmão do goleiro Louri, é outro que merece destaque: ele jogava demais, mas parou muito cedo com os esportes. 

Na primeira vez que publiquei a foto afirmei que eles tinham conquistado um título na Cancha, mas o Ademar Salvadori, que tem uma memória muito melhor que a minha, me corrigiu e disse que o Banco nunca foi campeão na Cancha Tagliari. 

Banestado Futsal - 1975
em pé (da esq. para a direita): Ademar Salvadori, Luiz Carlos Klank (in memorian), Juacir Piacentini, Louri da Silva, James Klank e João Résio.
agachados: Romeu da Silva, Luizinho Kloster e Fernando “Japonês”. 

  Publicada originalmente no Semanário Entre Rios, em dezembro de 2005.

Nenhum comentário: