Projeto do escritório Terra e Tuma Arquitetos, a residência foi construída com o orçamento apertado de 150 mil reais e ganhou uma das categorias do prêmio internacional Building of the Year 2016
A casa da empregada doméstica Dalvina Borges Ramos na Vila Matilde, na zona Leste de São Paulo, venceu na categoria Casa o prêmio internacional Building of the Year 2016, do site Archdaily, que elege as 14 melhores construções de todo o mundo.
Projetada do zero pelo escritório Terra e Tuma Arquitetos, a residência foi construída no terreno da antiga casa da moradora, que foi demolida. A casa nova, finalizada em 2014, foi levantada em apenas seis meses e com o orçamento apertado de 150 mil reais -- que dona Dalva, como gosta de ser chamada, economizou durante 30 anos.
“A casa foi toda feita em bloco aparente e até o chão é de concreto. Priorizamos a iluminação, a ventilação, um pé direito alto. Acreditamos que é possível viver bem e confortavelmente sem revestimento”, afirmou o arquiteto Pedro Tuma, em entrevista à Exame.com.
Nos 95 m² de área construída, distribuem-se dois quartos, cozinha, sala de TV e jantar, além da garagem. No pavimento superior, foi projetada uma suíte para visitas e sobre a laje da sala foi feita a horta.
Para Pedro, além da importância do prêmio, esse tipo de projeto também serve para mostrar que a arquitetura é sim para todos e que não é necessário muito dinheiro para desenvolver bons projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário