8 de janeiro de 2016

Kombi ressurge elétrica e interativa e pode voltar ao mercado em 2019


Conceito é uma das atrações da feira CES, em Las Vegas. Modelo traz multimídia que possibilita ser controlado por gestos

Um velha conhecida do universo automotivo virou uma das estrelas da CES (Consumer Eletronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas (EUA). A veterana Kombi, aposentada em 2013 após mais de 60 anos de mercado, ressurge na forma de um conceito elétrico.


A Budd-e, como foi batizada, usa uma plataforma modular MEB projetada para dar vida a outros carros movidos a eletricidade - algo similar que a montadora fez com a plataforma MQB, usada por Golf, Tiguan e Audi A3 Sedan, por exemplo.


A van é equipada com dois motores elétricos, um posicionado no eixo dianteiro para impulsionar as rodas da frente, produzindo 110 kW, ou cerca de 150 cv, e outro no eixo traseiro, cuja potência atinge 170 cv (125 kW). O conjunto faz o modelo rodar até 150 km/h e ter uma autonomia aproximada de 600 quilômetros (alcance idêntico ao de motores a combustão).

 A montadora não confirma, mas admite o desejo de transformar o protótipo em realidade para o mercado mundial em 2019. Até lá, a empresa prevê reduzir em 15 minutos o tempo de recarga de 80% da bateria, que hoje já ocorre em impressionantes 30 minutos - a média de modelos vendidos no mercado atualmente é superior a 2 horas.

Como a tendência agora é a conectividade entre carros e smartphones, a Budd-e elimina os botões no volante e no painel, dando lugar a duas gigantescas telas de LCD (12,3 e 13,3 polegadas), que podem ser controladas por toque ou gestos, além de permitirem uma ampla interação com serviços de mensagem e navegação.

Os retrovisores foram substituídos por câmeras que mostram o ambiente externo de maneira mais eficiente, eliminando pontos cegos. A sucessora conceitual da Kombi traz ainda iluminação full led e uma infinidade de diodos que realçam as linhas de capô, para-choque e grade.

Os botões do volante e do painel foram substituídos por monitores que podem ser controlados por gestos.
David Becker/AFP
A tela gigante de LCD permiteuma ampla interação com serviços de mensagem e navegação
Além disso, a disposição dos assentos na cabine pode ser organizada conforme o uso e o número de pessoas a bordo.

Totalmente elétrica, a Budd-e é a primeira resposta da Volkswagen ao escândalo de fraude nas emissões de motores a diesel, no ano passado. A marca se comprometeu a investir pesado em modelos movidos a energia limpa, com tecnologia 100% livre de poluição.



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