Pela primeira vez em mais de 10 anos, é possível ver os cinco planetas mais brilhantes do nossos sistema solar alinhados no céu. Cerca de uma hora antes do nascer do sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, os cinco planetas mais observados pela humanidade, vão aparecer em uma linha que se estende do norte ao leste.
O alinhamento pode ser visto a partir desta quarta-feira, 20 de janeiro, até o final de fevereiro. Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão visíveis no céu da manhã desde o início do ano. Júpiter é o ponto brilhante no norte, em seguida vem Marte, seguido por Saturno e, por último, Vênus, que brilha acima do horizonte leste.
Datas com a lua
A partir do fim de janeiro, a lua vai viajar na direção de cada planeta e pode ser usada como um guia fácil para ver o alinhamento dos planetas. Em 28 de janeiro, a lua vai estar ao lado de Júpiter. No dia 01 de fevereiro, a Lua estará ao lado de Marte, em seguida, na manhã seguinte, ela vai estar logo abaixo do planeta vermelho.
Na manhã do dia 04 de fevereiro, a lua crescente estará perto de Saturno. Em seguida, em 6 de fevereiro, a lua vai estar ao lado de Vênus e em 7 de fevereiro, uma fatia fina da lua vai ficar abaixo de Mercúrio.
Alinhamento com o Sol
A linha formada pelos planetas no céu segue um caminho que marca o plano do nosso sistema solar, à prova visual de que os planetas, incluindo a Terra, orbitam em direção ao sol no mesmo plano.
Já se passou um longo tempo desde que as órbitas de todos os cinco planetas se alinharam no céu. Para ter a possibilidade de de visualização do alinhamento, você precisa ir para um espaço aberto e claro onde você pode ver a o alinhamento no horizonte leste.
No início de fevereiro será possível ver o trajeto de vôo da Estação Espacial Internacional por meio de sites como o Heavens Above ou da NASA. A estação vai passar sobre a Austrália durante a época do alinhamento dos planetas. As previsões podem mudar um pouco, portanto, é importante averiguar os sites especializados próximo da data de lançamento.
Por fim, ainda há mais por vir. Em agosto deste ano os cinco planetas estarão juntos novamente, visíveis no céu da noite, portanto, fique atento para fenômenos astrológicos que vão acontecer em 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário