8 de dezembro de 2015

Dicas para deixar o seu estudo a distância mais eficiente

Saiba como aproveitar os benefícios e contornar as deficiências do método que mudou a forma de aprender


Você já deve saber que ao optar por um curso a distância, não basta apenas substituir as salas de aula por um computador.

Embora essa modalidade não estipule horários fixos como num curso presencial, e permita a realização de atividades simultâneas, é preciso saber priorizar os estudos, planejar a sua rotina e recorrer aos recursos tecnológicos.

Confira dicas que vão auxiliá-lo a tirar proveito dessa metodologia e tornar o seu processo de aprendizagem mais proveitoso:

1. Organize o seu tempo
Defina o tempo necessário de dedicação aos estudos e respeite-o. Ainda que a educação a distância permita realizar atividades simultâneas, o segredo está em encontrar o equilíbrio entre os distintos âmbitos da vida pessoal (trabalho, família, lazer...).

2. Seja sensato
Nem sempre é possível dedicar-se integralmente aos estudos. Portanto, seja realista e não assuma mais matérias do que a sua agenda permite. Isso porque, ao invés de agilizar a conclusão dos estudos, você poderá acumular reprovações.

3. Aproveite a tecnologia
Para não se isolar no processo de aprendizagem à distância recorra aos recursos tecnológicos disponíveis. Ferramentas como fóruns, wikis, chats, apps e vídeos, além de incrementarem a aprendizagem, são pontos de encontro de estudantes e professores.

4. Motive-se
Ainda que a grande maioria dos estudantes à distância não disponha de muito tempo para o estudo, é necessário encontrar a motivação para cumprir as atividades propostas pelo curso ao menos uma vez por dia. Não deixe que a rotina cansativa de trabalho te desvie desse foco. O ensino a distância exige consistência.

5. Priorize sempre
Identifique as obrigações e as tarefas mais urgentes para realizá-las em primeiro lugar. Estabeleça metas diárias e realistas (bom senso, lembra?). Programe metas relativamente fáceis de ser alcançadas e em etapas que vão te levar até o objetivo principal. É como você ter que fazer uma viagem de 1800 quilômetros e definir que vai percorrer 300km por dia.

Quem estuda à distância geralmente sofre com a falta de planejamento e de foco, por este motivo, recomendo a leitura do livro de técnicas e estratégias para concursos do professor e Defensor Público Gerson Aragão. O livro está disponível para download gratuitamente através deste link.

Nenhum comentário: