19 de agosto de 2014

Facebook passa a identificar conteúdo falso

Mais do que um site para se conectar com contatos, empresas e a mídia, o Facebook se transformou num lugar ideal para espalhar boatos falsos. Mas a maior rede social do mundo pode estar prestes a acabar com isso.


Recentemente o Facebook começou a testar a inclusão da palavra "sátira" ao título dos links que venham de sites especializados em notícias falsas - caso do The Onion ou, no Brasil, o G17, o Sensacionalista e o piauí Herald.

O Ars Technica flagrou a novidade e questionou o Facebook, que confirmou os testes. Segundo a empresa, trata-se de uma demanda dos próprios usuários, que pediram por uma forma mais clara de identificar o conteúdo satírico que circula pela rede.

Mas a forma como a tag está sendo usada ainda é complexa. Ao invés de ser mostrada junto aos links postados pelos usuários, ela só consta nas sugestões apresentadas pelo próprio Facebook. Quando um internauta clica num link na rede, o Facebook exibe automaticamente uma lista com três sugestões de páginas que ele poderia visitar, das quais ao menos uma pertence ao site que gerou as indicações.

Por exemplo: se você clicar num link do The Onion, aparecerão links de dois sites e outro do The Onion, que virá com um [Satire] (sátira, em inglês) antes do título original. Às vezes as três sugestões são do mesmo site e, neste caso, todas viriam com [Satire]. Se os três links forem de sites satíricos identificados pelo Facebook, os três terão a tag em seus títulos.

Não se sabe quando a novidade entrará em funcionamento pleno, e nem se ela será exportada a outros países. A operação não deve ser muito simples, já que depende de curadoria humana: o Facebook precisa saber que o site é especializado nesse tipo de brincadeira antes identificá-lo desta forma. [Olhar Digital]

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