26 de outubro de 2012

Campo Mourão inaugura Centro da Juventude Itachir Tagliari

Centro da Juventude Itachir Tagliari
Numa justíssima homenagem, ontem, dia 25, foi inaugurado em Campo Mourão um Centro da Juventude que leva o nome do patriarca da família Tagliari, Itachir Tagliari.

Seu Itachir, primeiro em pé à esquerda, posa junto de uma das formações da Associação Tagliari

Seu Itachir foi o grande incentivador da formação da equipe de futsal da família, que tantas glórias deu para a cidade, e também da construção de uma quadra de futsal -- naquela época, início dos anos 1970, chamado de futebol de salão--, a famosa Cancha Tagliari.  

Seu Itachir, primeiro em pé à esquerda, posa ao lado da Seleção de Campo Mourão - Jogos Abertos do Paraná em Maringá/1974
Na Cancha vi meus ídolos Carlão e Itamar Tagliari, Ione Sartor, Luizinho Kloster, James Klank, Louri da Silva, Ivando "Rancho" Capato e Beline Fuzeto, defendendo a Associação Tagliari ou a seleção mourãoense, enfrentando as melhores equipes do País e até equipes do Paraguai. Lá também disputei meus primeiros campeonatos juvenis e vi Campo Mourão receber jogos das mais variadas modalidades. A Cancha era um dos locais mais movimentados da cidade. Quantas e quantas vezes treinamos antes do início das aulas no Colégio Estadual, isso às 6h da manhã.

Torcida cantando o Hino Nacional antes de amistoso internacional na Cancha Tagliari
Não pude comparecer na inauguração, mas quero conhecer o local e ver uma exposição de fotos da Associação Tagliari. Ao me convidar para a cerimônia, Itamar disse que apareço em muitas das fotos expostas. Sim, para meu orgulho joguei na Associação Tagliari.

Dona Íris e Itachir Tagliari
Dessa época lembro sempre do carinho e atenção da dona Íris com todos aqueles que representava a equipe da família. Podia ter lanchado em casa, antes de sairmos para algum jogo, mas a esposa do seu Itachir não me deixava sair sem antes comer junto dos filhos. Lembro também que mesmo indo realizar um amistoso em alguma cidade vizinha, a família Tagliari se reunia toda e se despedia como se fôssemos sair em uma excursão pela Ásia, tamanho era o carinho e a emoção nos cumprimentos. Sempre foram a família mais unida que conheci e motivo de muitos bons exemplos.

Ladeando a dona Íris, família Tagliari posa em frente ao Centro da Juventude

O Centro da Juventude
O novo complexo construído em uma parceria entre o Governo do Estado e o Município de Campo Mourão, conta com espaços para atividades educativas e esportivas, como anfiteatro, estúdio de rádio, biblioteca, telecentro com 12 computadores, sala de dança, vestiários, piscina semi-olímpica, teatro de arena, pista de skate e quadra poliesportiva, além de vestiários e demais dependências administrativas, somando 3,2 mil metros quadrados, localizados na Asa Leste. Ao todo foram investidos mais de 2,2 milhões na obra que atenderá jovens de 12 a 18 anos, através das secretarias municipais de Ação Social, Cultura, Esportes e Educação. (fonte: Prefeitura Municipal de Campo Mourão)

Um comentário:

danilo kravchychyn disse...

Luizinho,

Justa homenagem ao patriarca dos Tagliari. Seo Itacir foi pioneiro de Campo Mourão e um dos responsáveis por colocar o esporte mourãoense no mapa paranaense. Tenho orgulho de ser amigo dos seus filhos e a felicidade de tê-los visto na quadra, com as camisas da Associação Tagliari e da Seleção Mourãoense.

Abraços,

Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR