12 de julho de 2012

Os 24 do Maciel

José Eugênio Maciel, sociólogo, advogado e professor, que na infância era o Gudé, comemora essa semana 24 anos de publicação de sua coluna no Jornal Tribuna do Interior. 

Ele é uma das pessoas mais inteligentes e divertidas que conheço e, por isso, nunca deixo de ler seus textos. Mostro parte da publicação do último domingo em que ele comenta a marca atingida, para render homenagem ao amigo. Parabéns Maciel! Parabéns Tribuna do Interior!

 
             Na terça dia oito esta Coluna completa 24 anos. Com a de hoje ao todo são 1741 publicações.

            Escrever pressupõe um desafio ao escolher o tema, organizar ideias, abordagens e informações para situar o caro leitor. O desafio é argumentar. A cada domingo o texto espelha tal desafio, que traz no seu bojo a superação ou não.

            Dos sinônimos da palavra desafiar se destaca: narrar; expor em detalhes e desfazer (-se) em fios. Narrar fatos e quando necessário colocá-los em detalhes, é escrever nas linhas, traçando-as como fios, ligações entre uma ideia à outra, de um fato a outro.

       Escrever todos os domingos e chegar aos 24 anos é sempre um renovado desafio ao expor pensamentos, provocar e ser provocado a pensar simplesmente e a pensar melhor.

         Este espaço pretende sempre naturalmente comportar e contemplar o ser humano nos seus múltiplos modos de ser, pensar e agir, embevecidos pela emoção ou pela razão, ambas em igual proporção ou em variadas poções, conforme se deseje, possa ou ditadas pelas circunstâncias.

          O sentimento é o de gratidão. Tempo, como, aliás, em cada oportunidade, implícita ou explicitamente, de agradecer não apenas hoje, precisamente agora, mas ao longo destas mais de duas décadas, ao caro e paciente leitor.

Fases de Fazer Frases (I)

            Nem a verdade nem a mentira têm medo uma da outra. Quando não estão sozinhas.      

Fases de Fazer Frases (II)


            Antes de encontrarmos todas as verdades, no trajeto é preciso desvencilhar das mentiras.

Reminiscências em Preto e Branco

            São 24 anos de estrada, itinerários textuais que nem sempre escolhi. A bagagem foi mudando: a máquina de escrever deu lugar ao computador; o telex e o fax substituídos pela internet. O pensamento, igual ou trocado conforme a evolução dos tempos e a vivência maior.

Nenhum comentário: