27 de junho de 2012

Catedral de São José - Campo Mourão/PR

Gosto muito da arquitetura de nossa catedral (gostava mais quando era toda de tijolinho à vista!). Reuni várias fotos da internet e um relato do Pedro da Veiga para contar um pouco da história da Catedral de São José, que em 2009 foi eleita como símbolo da cidade de Campo Mourão. 


Ao mesmo, Catedral e Hotel Santa Maria (ao fundo) são construídos

Começando a passar a massa corrida - meados dos anos 1970

Começo dos anos 1960

Ainda de tijolo à vista, com a torre em construção - final dos anos 1960

Premiadíssima foto do Nelson Cerqueira


"Em 1942, a 8 de dezembro, graças ao trabalho desenvolvido pelo Mons. Manoel Köenner, segundo Prelaz, da Prelazia de Foz do Iguaçu, a cuja jurisdição eclesiástica pertencia Campo Mourão, foi criada a paróquia de São José, cuja instalação se deu a 19 de março de 1943, com a nomeação do Pe. Aloysio Jacobi como primeiro Vigário e, em 5 de março desse ano, foi organizada uma comissão para edificação da primeira matriz. No dia 19 de março de 1944, data consagrada a São José, foi celebrada a primeira missa na igreja, levantada na beira da raia dos porungos, ela era toda de madeira, inclusive a cobertura, construída pelo próprio pároco Pe. Aloysio.
 
Em 1954, o então Vigário Pe. João Assmann, iniciou a construção da nova igreja, com arquitetura arrojada, cópia da igreja de São Bento do Sul-SC, e em 1960, apenas metada construída e ainda sem revestimento interno, passou a constituir-se na Catedral de São José, com a instalação da Diocese a 23 de abril de 1960, com a posse de seu primeiro Bispo: Dom Eliseu Simões Mendes - de saudosa memória. " (Pedro da Veiga)

Nenhum comentário: