13 de dezembro de 2011

Carros: Os 10 mais caros

Conhecida por publicar as listas dos “mais, mais” do mundo – mais ricos, mais famosos, mais influentes, e por aí vai – a revista de economia Forbes também costuma elencar os carros mais caros do planeta. O último levantamento acaba de ser publicado, considerando os modelos 2012. E como é de praxe, os superesportivos dominam o ranking. O francês Bugatti Veyron Super Sport continua encabeçando a lista

Oficialmente, é o atual recordista de velocidade máxima entre os carros produzidos em série, com 431 km/h, mas há outros modelos desta lista que tentam "roubar" esse título. Só os pneus custam R$ 12 mil (na Europa) e as revisões não ficam abaixo dos R$ 70 mil. Origem: França. Motor: 8.0 W16 de 1.200 cv. Torque: 152,9 kgfm. 0 a 100 km/h: 2,4 s.

A envenenada versão da 599 GTB restrita para uso em circuitos fechados – edição não homologada para andar nas ruas – foi apelidada de “laboratório tecnológico” pela fabricante e reúne o que existe de mais moderno desenvolvido pela marca. Incorpora, inclusive, várias soluções inovadoras usadas na Fórmula 1. Origem: Itália. Motor: 6.0 V12 de 700 cv. Torque: 70 mkgf. 0 a 100 km/h: 2,9 s.

Construído a mão, o carro foi apresentado na corrida 24 horas de Le Mans de 2009. O motor V8 pode ser abastecido com gasolina ou etanol com 15% de gasolina (E85), ou com a combinação dos dois. São feitas apenas 15 unidades por ano. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 375 km/h. Origem: Dinamarca. Motor: 7.0 V8 1.250 cv. Torque: 143 kgfm. 0 a 100 km/h: 3 s.

Revelado no Salão de Genebra deste ano, o superesportivo acaba de entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes, ao fazer de 0 a 300 km/h e depois regressar novamente ao 0 km/h em 21,19 segundos. A melhor marca passada era de outro Koenigsseg, o CCX (29,2 s). O Agera R atinge 390 km/h de velocidade máxima. Origem: Suécia. Motor: 5.0 V8 1.115 cv. Torque: 122,3 kgfm. 0 a 100 km/h: 2,9 s.

Como o nome já indica, apenas 77 felizardos terão o carrão na garagem – número refere-se ao volume de produção. É o carro aspirado vendido em lojas mais potentes do planeta. A fornecedora do bloco do V12 do superesportivo inglês é a Cosworth, mesma fabricante dos propulsores de Fórmula 1. Origem: Reino Unido. Motor: 7.3 V12 750 cv. Torque: 76,5 kgfm. 0 a 100 km/h: 3,7 s.

Ao contrário dos carros anteriores, o Landaulet não tem linhas esportivas. Mesas que podem ser abertas no banco traseiro, balde de prata para tomar champagne e sistema automático de estacionamento estão entre os luxos deste sedã. É o carro de celebridades como os cantores Madonna e Jay-Z. Origem: Alemanha Motor: 6.0 V12 620 cv. Torque: 101 kgmf. 0 a 100 km/h: 5,2 s.

Modelo que sucede o Pagani Zonda, o sobrenome presta homenagem ao “Deus do vento”. O motor biturbo V12 é preparado pela AMG-Mercedes Benz. As linhas do Huayra são inspiradas em detalhes que remetem às aeronaves, como os quatro flaps ajustáveis na carroceria e as portas tipo asa-de-gaivota. Origem: Itália. Motor: 6.0 V12 de 700 cv. Torque: 75,15 kgfm. 0 a 100 km/h: 3,5.

Fabricado artesanalmente, o Venon GT tem propulsor de Corvette 6.2 V8 biturbo, câmbio manual de seis marchas do Ford GT e base da carroceria do Lotus Exige. É um dos que tentam o título de mais rápido do mundo: extra-oficialmente chega a 442 km/h. Apenas dez unidades são produzidas por ano. Origem: EUA. Motor: 6.2 V8 de 1.200 cv. Torque: 124,4 kgfm. 0 a 100 km/h: 2,5 s.

O Tuatara da Shelby Super Cars é o sucessor do SSC Ultimate Aero TT e pretende quebrar recordes de velocidade. Em testes preliminares, ele já teria atingido 450 km/h. O nome é inspirado em um lagarto homônimo da Oceania e quer dizer “picos nas costas” – referência às asas curvadas na parte traseira do chassi. Origem: EUA. Motor: 6.9 V8 de 1.350 cv. Torque: 141,1 kgmf. 0 a 100 km/h: 2,5 s.

O modelo já pode ser encomendado na Europa, mas o primeiro comprador só receberá o veículo no fim de 2013. A Porsche colocou 918 unidades à venda. Equipado com um motor V8 a gasolina, o superesportivo traz ainda dois motores elétricos de 218 cv. As baterias dão uma autonomia de apenas 25 quilômetros. Origem: Alemanha. Motor: 3.4 V8 de 500 cv. 0 a 100 km/h: 3,1 s.

(via: Gazeta do Povo)

Nenhum comentário: