14 de junho de 2011

Na visita do Presidente Figueiredo - 1982

Do álbum do Getulinho Ferrari, foto de 1982 mostra pioneiros mourãoenses aguardando para cumprimentar o então presidente da república João Batista Figueiredo, que naquele 04 de novembro visitava Campo Mourão.
Nela estão o seu Getúlio Ferrari, já falecido, o Joel Albuquerque e o José Luiz Gurgel, que disputaram as eleições para prefeito da cidade naquele mesmo ano, o agrônomo e presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, e Zamir Teixeira, que foi vereador mourãoense e chegou ao cargo de senador pelo Acre.
Segundo o escritor e historiador Jair Elias dos Santos, eles estavam perfilados, aguardando para cumprimentar o presidente do Brasil.  
Gurgel é advogado em Campo Mourão. Joel Albuquerque, o melhor jogador de futebol de que o meu pai já teve o prazer de jogar, é produtor rural na cidade. Zamir reside atualmente em Curitiba. Doutor Aroldo continua presidente da Coamo, que sob os seus cuidados se tornou a maior cooperativa agropecuária do mundo. Clique na imagem para ampliar.

(da esquerda para a direita) Getulio Ferrari (in memorian), Joel Albuquerque, José Luiz Gurgel, Zamir Teixeira e Aroldo Gallassini - 1982 - Campo Mourão

Eleições de 1982
Em 15 de novembro de 1982 foi realizada a 9ª eleição para prefeito de Campo Mourão. O município contava com 39 mil 977 eleitores. Luiziana e Farol eram distritos de Campo Mourão. O pleito foi vencido por José Pochapski (PMDB 1) com 12 mil e 12 votos. Seu vice foi José Pedroso Fabri (in memorian). Em segundo lugar ficou Darcy Deitos (PMDB 2) que fez 6 mil 355 votos. O vice de Deitos foi Dorival Gorski. O terceiro colocado foi Getúlio Ferrari (PDS 1) com 4 mil 114 votos. Seu vice foi Fausto Alcântara de Lima. O quarto colocado foi Joel Albuquerque (PDS 2) com 2.081 votos. Seu vice foi João Teodoro de Oliveira Sobrinho. A quinta colocação ficou para o candidato José Luiz Gurgel (PDS 3) que obteve 1.297 votos. Seu vice foi o professor Idevalci Ferreira Maia.
O mandato de Pochapski foi de 6 anos. Decisão foi tomada em Brasília e esticou os mandatos de todos os prefeitos e vereadores. Em 1988 o mandato voltou a ser de 4 anos. (informações da Coluna do Ely)

O Presidente Figueiredo
João Batista de Oliveira Figueiredo (Rio de Janeiro, 15/01/1918 — Rio de Janeiro, 24/12/1999) foi um político e militar brasileiro, tendo sido 30º Presidente do Brasil de 1979 a 1985. Suas principais realizações foram:
* Anistia aos punidos pelo AI-5 e perdão aos crimes de abuso de poder, tortura e assassinato cometidos por órgãos de segurança.
* Extinção do bipartidarismo, o que dividiu a oposição entre os novos partidos criados e manteve a união dos arenistas, agora no PDS, que garantiram dessa forma a presidência da Câmara.
* Garantiu o processo de abertura política, iniciado por Geisel, que resultou no fim do regime militar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Assim como todo mundo, fez coisas erradas, mas também teve os seus méritos, dentre os quais destaca-se o impulso na produtividade agrícola do País, cuja administração ficou muito conhecida pelo jargão: "PLANTE QUE O JOÃO GARANTE".