16 de maio de 2011

O Psicólogo Gilmar

Gilmar com o filho Paulinho
Durante anos, duas equipes monopolizaram os títulos do futsal mourãoense, Arcam e Fertimourão, com certa vantagem para o time da cooperativa, que sempre levou mais a sério as competições e contava com o professor Gilmar Fuzeto, que atuou algumas vezes como atleta, muitas vezes como técnico e constantemente como um ótimo psicólogo.
Gilmar sabia como ninguém motivar seus atletas para as competições, fossem elas quais fossem.
Recordo muito bem da palestra que ele nos deu, momentos antes da decisão contra Londrina, nos Jap´s de Guarapuava, em 1988. Motivou-nos de uma forma que vencemos, sem deixar nenhuma dúvida sobre quem era o melhor, uma equipe que me parecia imbatível ao longo do evento. Foi o último ano que uma equipe mourãoense adulta conquistou um título da primeira divisão.
Lembro-me dele, recém formado em educação física, treinando a equipe do Beccari, formada na sua maioria por juvenis, afirmando que nossos experientes adversários, de um jogo decisivo, falavam que nós afinaríamos na hora do “vamos ver”. Não afinamos, nem no jogo e nem no quebra-pau que aconteceu durante a partida.
Na maioria das vezes, nos campeonatos da cidade, atuei contra ele e nunca soube de nenhum artifício ilegal que tenha usado para motivar suas equipes.
Com a Arcam, normalmente inferior tecnicamente à Fertimourão, ele sempre usou da psicologia para equilibrar as ações. Numa delas, muito engraçada, para mim, pelo menos, ele disse aos seus atletas que nós, da Fertimourão, tínhamos como superstição usar sempre o mesmo vestiário do Lar Paraná.
Para nos “desequilibrar”, naquela noite eles chegaram cedinho ao Ginásio e se apossaram do vestiário, que seria o nosso predileto. Venceram o jogo e muitos de seus atletas, até hoje, acreditam que foi por que nos abalaram psicologicamente. Na verdade, nós nunca tivemos preferência por esse ou aquele vestiário e perdemos aquele e muitos outros jogos, por que além de boa equipe eles sempre foram muito bem dirigidos pelo professor Fuzeto. (Publicada no Semanário Entre Rios, em 17/12/2005)

Foto abaixo, mostra a equipe do Beccari Futsal, a primeira em que o Gilmar atuou como treinador e com a qual conquistou o vice campeonato paranaense juvenil de 1976. Clique nela para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Sebastião Mauro, Gilberto Palaro, Marcelo Silveira, Luizinho Ferreira LIma, David Cardoso, Paulo Gilmar Fuzeto e Luiz Carlos Beccari.
agachados: Henrique "Bode" Galbier (in memorian), Romeu da Silva, Ricardo Grabowski, Carlos Galbier e Pedrão Galbier.

Um comentário:

danilo kravchychyn disse...

Luizinho,

Mais conhecido pela sua atuação no futsal, o Gilmar também foi ótimo pivô de handebol. Jogamos juntos na Seleção Mourãoense de 1975, conquistando a primeira medalha de bronze dos Jogos Abertos.

Um grande abraço ao Gilmar, que continua formando campeões no futsal de Campo Mourão.

Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR