19 de abril de 2011

Testes de performance em seu computador: faça varreduras completas no sistema



Mais simples ou um tanto complexos, existem programas para testar absolutamente tudo no seu computador. Este aqui é um exemplo deles: fácil de usar, com apenas um clique ele faz uma varredura automática na sua máquina: desempenho do sistema, velocidade de leitura e gravação do disco rígido, performance da placa mãe, renderização da placa de vídeo em duas e três dimensões e por aí vai...

Durante os testes, várias páginas são automaticamente abertas e fechadas mostrando exatamente o que está sendo avaliado. No final, você pode salvar o resultado e até compará-lo com outras máquinas que têm suas performances guardadas em um banco de dados.

Este outro software aqui é um pouco mais complicado, mas ainda assim, bastante útil. A partir da planta da sua casa ou escritório, que pode até ser desenhada no próprio programa caso você não tenha uma em seus arquivos, ele mede a intensidade do sinal dos roteadores que funcionam naquela área. É ótimo para saber, por exemplo, se o seu roteador está bem posicionado para atender bem todos os cômodos da casa.

E você sabia que o próprio Windows traz uma classificação do desempenho do seu computador? Pra chegar lá é fácil: dentro do menu “iniciar”, entre em “painel de controle” e, em seguida, em “sistema”. Está ali, a classificação por índice de experiência. A função analisa a velocidade do processador, a memória RAM, elementos gráficos e a taxa de transferência de dados do disco rígido e dá uma nota para cada um deles. As pontuações básicas normalmente variam de 1,0 a 7,9.

E sem baixar nada, se o que você quiser testar é a sua velocidade de conexão de internet, este site faz exatamente isso. É só clicar e o teste começa...primeiro download, depois upload. No final, você pode comparar o resultado com a média da sua cidade e até de todo o país.

O melhor desse tipo de testes é que quando você quiser melhorar seu computador, vai saber exatamente onde investir – mais memória, mais HD, outra placa de vídeo...acesse e confira.

Links da Matéria:

* Ekahau Heatmapper 

* PassMark Performance Test

* SpeedTest

Nenhum comentário: