3 de março de 2011

Baú: Campo Mourão Handebol - Jap´s 1975

Foto mostra a Seleção de handebol que representou, em bem, Campo Mourão nos Jogos Abertos do Paraná (Jap´s), que foi realizado em Paranavaí em 1975.
Nela estão os três responsáveis pelo alto nível em que o handebol até hoje é praticado na cidade: Professor Idê, Nelsinho Rodrigues e Gilmar Fuzeto.
Recém formados, Idê ficou responsável pelo time masculino e Nelsinho pelo feminino, que na sequência, com a mudança de Nelsinho para Goioerê, passou para o comando do professor Gilmar que, com muita competência, deu sequência ao bom trabalho inicial e conquistou até título Sul-Americano com a seleção mourãoense.
Na foto estão praticamente todos os pioneiros da modalidade em Campo Mourão. Não tenho certeza, mas me parece que conquistaram o terceiro lugar na competição em quadras paranavaienses. 
No ano seguinte, pela primeira vez, os Jap´s foram realizados em Campo Mourão, com a equipe mourãoense conquistando a medalha de prata. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Idevalci Ferreira Maia, Antenor Tonete, Arnaud Aparecido da Silva e Silveira, Luiz Paulo Schen, Danilo Kravchychyn, Erivalto "Negão" de Oliveira e Luiz Alberto "Betão" Durski e Silva
agachados: Paulo Gilmar Fuzeto, Nelson Rodrigues, Antonio Marcelo da Silva e Silveira, Teófilo e João Silvio Persegona

3 comentários:

danilo kravchychyn disse...

Luizinho,
Tive a honra de participar dessa equipe, que conquistou a primeira medalha do handebol de Campo Mourão nos Jogos Abertos, iniciando uma trajetória gloriosa do esporte mourãoense, que precisa ser retomada.
O time-base tinha o Tonete, Idê, Negão, Nelsinho, Gilmar, Marcelo e Teófilo.
Garoto, ainda, o Marcelo mostrou porque viria a ser o melhor jogador do handebol mourãoense, tanto que jogou até poucos anos atrás, já com idade avançada (rsrsrs). Eu, Betão, Arnaud e Luiz Paulo eramos as opções.
Nossa campanha foi só de vitórias até a decisão da chave, quando enfrentamos o time da casa, Paranavaí, que tinha como base a Seleção Paranaense campeã brasileira estudantil.
O empate favoreceu Paranavaí, que evitou de Maringá na semifinal.
Mesmo jogando muito bem, Campo Mourão foi derrotado por Maringá, já naquele tempo a grande força do handebol paranaense.
Na disputa do terceiro lugar, Campo Mourão venceu Cambé e garantiu a medalha de bronze, que para nós, principalmente os estreantes, teve sabor de ouro puro.
Naquela época Campo Mourão ainda não tinha um ginásio de esportes, tanto que a Fase Regional dos Jogos Abertos foi disputada num cilo recém-construído da Coamo, onde foram montadas arquibncadas e demarcadas as quadras de handebol, basquetebol e vôlei.
Somente em 1976 foram construídos os ginásios Belim Carolo e JK, chamados "ginasião" e "ginazinho".
Concordo com você qur o Idê e o Nelsinho, ao lado do Gilmar e o Negão, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do handebol no lado técnico.
Não dá para esquecer, também, a "cartolagem", representada pelo seu Schen e o professor Vicente Piazza.

Bons tempos.

Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR

Anônimo disse...

Luizinho,
No momento de digitar não coloquei o João Sílvio "Potranca", amigaço, que também apareceu muito bem naqueles Jogos Abertos.
São muitas lembranças.

Abraços.

Danilo Kravchynchyn
Ponta Grossa - PR

Anônimo disse...

PQP DEPOIS DESSAS INFORMAÇÕES...
SEM COMENTÁRIOS!!!

O HANDEBOL FOI E SEMPRE SERÁ A GLÓRIA DO ESPORTE MOURAOENSE!!!

EXISTIA HONRA E AMOR A CAMISA.

NINGUÉM CHEGA ENTRE OS TRES PRIMEIROS COLOCADOS SEM TER AO MENOS UMA QUADRA PARA TREINAR.

QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA OS MEDALHÕES NOVATOS.