Existem três formatos de pé: plano, normal e côncavo, que correspondem aos três tipos de pisada: pronador, normal e supinador. O tipo de pisada é o principal fator a levar em consideração na hora de comprar um tênis. Sem esquecer da forma do solado, tipo de amortecimento, flexibilidade e estabilidade do calçado.
Para descobrir o tipo de pisada, faça o teste do pé molhado:
1. Coloque uma folha de jornal numa superfícia plana no chão.
2. Molhe a sola do seu pé direito.
3. Dê um passo lento sobre a folha de jornal, pisando do calcanhar para os dedos.
4. Faça o contorno com uma caneta de toda a mancha que ficou no papel e compare na tabela abaixo com a figura que mais se assemelha.
Tipos de pisada
Dependendo da sua pisada, algumas qualidades se tornam mais importante que as outras. No caso da pisada tipo pronador, a estabilidade é mais importante que o amortecimento, e para a pisada do tipo supinador é exatamente o contrário.
Outra variante que vai depender da pisada é o tipo de solado, veja:
- Solado Plano: de pouca ou nenhuma curvatura, visa garantir estabilidade. Ideal para pronador acentuado.
- Solado Semi-plano: a curvatura é leve por todo o solado, permitindo pequeno grau de flexibilidade, mas maximizando a estabilidade. Ideal para pronador moderado.
- Solado Semi-curvo: a curvatura é mais acentuada na parte da frente, garantindo flexibilidade e estabilidade. Ideal para quem pisa normal e supinadores.
- Solado Curvo: típico de modelos para competição, com curvatura bem definida por todo o solado. Ideal para supinadores.
Agora você já sabe seu tipo de pisada, vai ser fácil escolher o melhor tênis para correr. Não se esqueça dos 6 fatores mais importantes: conforto, amortecimento, flexibilidade, estabilidade, baixo peso e solado resistente. Boa sorte!
(via: Melhor Tênis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário