30 de dezembro de 2009

Baterias: Mitos

A tecnologia das baterias mais novas é baseada em íon de lítio, isso vale para notebook, telefone celular, Pda, iPod e a grande maioria dos gadgets. Os mitos que foram criados ao longos do anos geralmente se referem a baterias que era feitas de outros materiais e estas sim tinham vários problemas.

Preciso dar carga de 24 horas em um bateria nova?
Não. Baterias antigas, feitas de níquel cádmio (NiCd) ou níquel-metal-hidreto (NiMH) precisavam sim. As atuais, de íons de lítio (Li-Ion) já podem ser usadas normalmente desde a compra.

Preciso esperar descarregar completamente para dar um nova carga?
Não. Novamente este é um mito que só vale para as baterias antigas que não eram de lítio e sofriam do chamado efeito memória. Nelas se você carregasse uma bateria que ainda tinha 20% de carga esta bateria passaria a ter apenas 80%.

Se eu usar meu notebook sem bateria ela irá ter uma vida útil maior?
Pelo contrário. Se você deixar sua bateria guardada por mais duas semanas ela começará a ter usa capacidade diminuída. Segundo o site da Apple as baterias de íon de lítio precisam ser usadas para ter o máximo de performance. Se você não usa o seu equipamento freqüentemente, tenha certeza de completar ao menos um ciclo de carga por mês“.

É perigoso deixar o celular carregando um dia todo?
Não. Os carregadores possuem sistemas de proteção que cortam a corrente quando a carga está completa, protegendo o aparelho.

As baterias de lítio não perdem carga com o passar do tempo?
Apesar de as baterias de lítio não sofrerem do chamado efeito memória elas vão sim perdendo um pouco da sua capacidade com o passar dos anos, porém isto é bem gradual e não depende da forma como você carrega sua bateria.

No Combo Digital

Nenhum comentário: