14 de outubro de 2009

Ranking: Filmes de Prisão

10 Filmes de Prisão

Lista com 10 exemplares de um gênero bastante explorado pelo cinema (claro que outros bons filmes existem e ficaram de fora por opção do Blog).

1. Papillon

(A história real de dois homens - Steve McQueen e Dustin Hoffman - numa prisão degradante cercada pela selva da Guiana Francesa, de onde não seria possível fugir. Mas eles lutam de forma incessante para conseguir sua liberdade)

2. Alcatraz: Fuga Impossível

(Clint Eastwood é um condenado que já escapou de várias prisões e é enviado para a ilha de Alcatraz, de onde ninguém escapou com vida. Ele pacientemente arquiteta seu plano de fuga)

3. O Expresso da Meia-Noite

(Um jovem é pego com uma pequena quantidade de drogas, tentando sair da Turquia e é enviado para uma prisão, que mais parece um filme de horror)

4. O Homem de Alcatraz

(Burt Lancaster é condenado à prisão perpétua injustamente. Isolado na prisão, encontra um filhote de pardal, que lhe dá uma razão para viver. Se torna um auto-didata em pássaros, reconhecido internacionalmente. Apesar dos apelos por estar claramente regenerado, o Estado se recusa a libertá-lo)

5. Brubaker

(O novo diretor de uma prisão entra disfarçado de preso, para poder apurar a corrupção e desmandos da antiga diretoria. Quando se revela e começa a fazer mudanças, começa a pisar em calos poderosos)

6. Fuga de Nova York

(No futuro - em 1997!!! - a cidade de Nova York foi transformada numa grande prisão de segurança máxima. Por azar, o avião presidencial cai em Manhattan e o ex-combatente de guerra e criminoso Kurt Russel é enviado para, em 24 horas, resgatar o presidente em troca da sua liberdade)

7. A Viagem

(Duas garotas ganham uma viagem para a Tailândia de presente. Lá se envolvem com um homem sedutor, que as convida para um fim de semana em Honk Kong. No aeroporto são presas com cocaína em suas malas e condenadas a 33 anos numa prisão severa e sem muitas opções de defesa)

8. Rebeldia Indomável

(Paul Newman, num de seus melhores papéis, é preso por dirigir embriagado. Na prisão ele não aceita as regras duras e ainda desafia os outros presos, até ganhar sua confiança. Ao saber da morte da mãe, ele foge, tornando-se um símbolo de rebeldia)

9. Os Últimos Passos de um Homem

(Susan Sarandon é uma bondosa freira se torna guia espiritual de um condenado à morte e passa a lutar por sua vida. Mas ele é cruel, manipulador e muito mais denso do que ela imagina)

10. Carandiru

(a visão de um médico, que trata de prisioneiros daquele que foi o maior presídio da América Latina, até a tragédia que matou 111 pessoas e culminou com sua desativação)

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, faltou UM SONHO DE LIBERDADE, não só como filme de prisão , mas também um dos grandes filmes da historia do cinema.