7 de outubro de 2009

Ranking: Bons filmes japoneses

- A Balada de Narayama

(No fim do século XIX, em uma aldeia pobre do Japão, instituiu-se a tradição de os anciãos que completassem 70 anos, deveriam subir ao alto de uma montanha e esperar pela morte sozinhos. O filme mostra a jornada de um filho que leva a mãe até o ponto onde ela deverá morrer)

- Zatoichi

(Um homem cego ganha a vida jogando e fazendo massagens, mas por trás da aparência pacata está um habilidoso espadachim, que acaba se revelando por ter que salvar duas gueixas de malfeitores)

- Os Sete Samurais

(No século XVI, camponeses cansados dos ataques de bandidos, contratam um grupo de 7 ronins - samurais sem mestres - para defender sua vila. e, cada um com sua história, acaba se envolvendo com a comunidade)

- Akira

(Numa Neo Tóquio caótica, pós-3a. guerra, o líder de uma gangue de motoqueiros , se envolve com vários tipos para ajudar um amigo, envolvido num projeto governamental secreto chamado Akira. Ação de tirar o fôlego neste ótimo desenho baseado num famoso anime)

- Kagemusha - A Sombra de um Samurai

(No bélico Japão do século XVI, um grande senhor à beira da morte pede que lhe consigam um sósia, um kagemusha, para aparecer e evitar os ataques de seus inimigos)

- Hana-bi - Fogos de Artifício

(Policial tem que cuidar de sua esposa que está prestes a morrer e ao mesmo tempo vingar seu parceiro morto por mafiosos)

A Partida - Okuribito

(Ganhador do último Oscar de filme estrangeiro. Conta a história de um jovem violoncelista desempregado que começa a trabalhar como "nokanshi", que é aquele que prepara os mortos para a passagem para a outra vida, um coveiro ritual. Seu trabalho é motivo de vergonha para sua esposa, que o abandona, mas aos poucos ele começa a entender o valor de seu trabalho e orgulhar-se)

- A Enguia - Unagi

(Um homem sai da cadeia após 8 anos, por ter matado sua esposa infiel, num ataque de raiva. Muda-se para uma pequena vila, onde se torna cabeleireiro, mas vive isolado, tendo como companhia uma enguia - uma enguia! - de estimação, até que conhece uma jovem suicida)

- Ninguém Pode Saber

(Uma mulher muda-se com seus 4 filhos para um pequeno apartamento, onde não são permitidas famílias grandes. Seus filhos vivem escondidos para não serem expulsos. um dia a mãe resolve ir embora e deixa a responsabilidade para o filho mais velho de 12 anos)

- Tabu - Gohatto

(Um lindo jovem de 18 anos torna-se guerreiro da guarda responsável pela proteção do Shogun. Atraídos por sua beleza, dois guerreiros envolvem-se com ele em relações homossexuais, mas eles acabam cometendo um crime, pelo qual o rapaz sente-se culpado)

Fonte: Listas de 10

Nenhum comentário: