25 de setembro de 2009

Vídeo-dicas Casablanca Vídeolocadora

10 Filmes que você não pode deixar de assistir

O crítico Steven Jay Schneider, autor do livro "1001 filmes para ver antes de morrer, a pedido do G1, indica os dez filmes que considera os melhores de todos os tempo. Mas ele adverte: a lista não está necessariamente em ordem hierárquica. “Eleger o melhor de todos seria impossível”, diz o pesquisador.

1. ‘Guerra nas estrelas: império contra-ataca’ (Empire strikes back)
EUA, 1980
Direção: Irvin Kershner

Considerado pelo autor o melhor longa-metragem da trilogia original produzida por George Lucas, esta continuação ultrapassa o primeiro filme em diversas frentes. Tem mais personalidade, ação e efeitos especiais melhores. “Esta aventura despretensiosa talvez tenha se tornado até mais brilhante e divertida atualmente”, diz.

2. ‘Um corpo que cai’ (Vertigo)
EUA, 1958
Direção: Alfred Hitchcock

Embora não tenha sido bem recebido quando foi lançado, este longa é atualmente considerado uma das maiores obras-primas do mestre do suspense. “É um filme maravilhoso, perturbador, friamente romântico, com momentos evocativos de surrealismo em close”, descreve o pesquisador.

3. ‘E.T. – O extraterrestre’ (E.T.: The extra-terrestrial)
EUA, 1982
Direção: Steven Spielberg

O cineasta consegue aqui a façanha de unir dois gêneros, a ficção científica e a comédia para a família, com a história de um alienígena que conquista a amizade de crianças. “O filme não se torna uma tolice açucarada graças ao ritmo de Spielberg, à mistura de humor e tristeza no roteiro e ao excelente desempenho do elenco.”

4. ‘Silêncio dos inocentes' (Silence of the lambs)
EUA, 1991
Direção: Jonathan Demme

Foi o primeiro filme de terror da história a ganhar um Oscar, e não foi à toa. O diretor, que antes era conhecido por criar comédias, “deixa um arrepio contínuo na espinha da audiência sem nunca recorrer à sanguinolência”, opina o pesquisador.

5. ‘Rastros de ódio’(The searchers)
EUA, 1956
Direção: John Ford

Uma das maiores obras-primas do gênero faroeste, este filme é construído sobre um enredo simples e composições visuais deslumbrantes, rodadas no Monument Valley americano. “A verdadeira genialidade está no fato de conseguir manter a simpatia dos espectadores pelo protagonista, apesar de ele ser um racista homicida”, diz o autor.

6. ‘Tubarão’ (Jaws)
EUA, 1975
Direção: Steven Spielberg

Esta ficção sobre um tubarão que aterroriza uma cidade foi o primeiro sucesso do cineasta e um de seus filmes mais impressionantes. “Mexendo com nosso medo do desconhecido, ele contrói um clima de tensão crescente revelando aos poucos o tubarão ao som da famosa trilha sonora”, descreve.

7. ‘O silêncio do lago’ (The vanishing)
Holanda/França, 1988
Direção: George Sluizer

Um jovem holandês tenta descobrir o destino da namorada, que desaparece misteriosamente durante as férias do casal. Depois que a polícia dá o caso por encerrado, ele segue atormentado pela perda e começa a refazer, por conta própria, os passos da amada. Nessa busca, ele se entrega nas mãos de um psicopata.

8. ‘Louca paixão’ (Turkish delight)
Holanda, 1973
Direção: Paul Verhoeven
Este filme levantou polêmica na época de seu lançamento por conter cenas de violência extrema e sexo explícito. A história gira em torno da turbulenta relação entre um escultor e uma bela mulher, que dividem uma paixão insana e química sexual. “Um ataque definitivo aos valores burgueses”, diz o pesquisador.

9. ‘Desafio do além’ (The hauting)
Inglaterra, 1963
Direção: Robert Wise

Apontado por muitos fãs do terror como um dos longas mais assustadores de todos os tempos, este longa-metragem usa todo tipo de recursos visuais e sons incomuns para aterrorizar os espectadores. “Não veja este filme sozinho”, aconselha o autor do livro.

10. ‘Como enlouquecer seu chefe’ (The office space)
EUA, 1999
Direção: Mike Judge

Esta comédia de sucesso conta a história de um homem estressado com o trabalho que descobre após fazer terapia que o cotidiano é seu grande inimigo. Decidido a ser demitido, ele passa então a sabotar seu emprego e seu chefe.

Nenhum comentário: