27 de julho de 2009

Baú

União Operário Campo Mourão - 1963 (na preliminar de Grêmio Maringá e Santos FC)

Gordinho, Francisco José, me trouxe esse recorte de um Jornal de Maringá que mostra a equipe do União Operário de Campo Mourão que, em 1963, entregou e carimbou as faixas de campeão do campeonato amador de Maringá, o time da Telefônica.
Gordinho conta que ganharam por 3 a 1, com dois gols do Joel Albuquerque e outro do Rosinha, e que o jogo ocorreu na preliminar do famoso jogo em que o Santos de Pelé goleou o Grêmio Maringá por 11 a 0. Ele conta ainda que assistiram o show do Rei do Futebol e seus colegas de dentro do alambrado do antigo Wille Davids.
Para quem não sabe, naquele ano, a Seleção da União Soviética fez uma excursão pelo Brasil e depois de ganhar de todos os times brasileiros, inclusive do Santos FC, foi derrotado pelo time maringaense.
Torcida, dirigentes e jogadores começaram a desafiar o time bicampeão mundial e no amistoso, depois de um primeiro tempo em zero a zero e de muita provocação para com os santistas, o Rei Pelé voltou afim de colocar um ponto final nessa "garganteada" maringaense e comandou a humilhante goleada. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Pita, Jorge Kiwel, Aldo Kaul (in memorian), Barreirinha (in memorian), Ney Chapenski, Gordinho e Zé Mundinho (in memorian).
agachados: Rosinha, Piraju, Luiz Carlos Klank, Joel Albuquerque, Paquera e José Américo "Catarina".

* Versi Sequinel colaborou corrigindo a data e lembrando outros detalhes (ver nos cometários). Ele lembrou que o jogo foi em maio de 1964 e não em 63 e que o placar final foi 11 a 1 para o Santos, com o detalhe de que o Maringá começou vencendo com gol do artilheiro Edgar.
** Jaimynho Bernadelli, por e-mail, lembrou que naquele ano ele era integrante do time juvenil do Grêmio Maringá, não pode assistir ao vivo, mas acompanhou pelo rádio. Ele afirma que a partida foi para o intervalo com placar de 2 a 1 para o Santos e no segundo tempo foi um show total de Pelé e cia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Luiz.
Gostaria de fazer alguns comentários sobre o famoso jogo do Santos FC x Grêmio de Maringá.
O jogo aconteceu, na realidade em 1964.Precisamente em 16 de maio.
O resultado não foi 11 x 0.Foi 11 x 1.O jogo estava 1 x 0 para o Grêmio, gol do artilheiro Edgar, quando o Peixinho, aquele que marcou o primeiro gol no Morumbi, fez de cabeça, numa cobrança de falta do Pepe. Lembro-me que o goleiro do Grêmio era o Adilson ( aquele carequinha).
Angelo Versi.