18 de abril de 2008

Editorial

Nesta postagem mostro o bispo Dom Mauro no espaço 'Separados no Nascimento', o timaço de handebol do Colégio Estadual, campeão do Jeups, o Lucas Dlugosz na Tailândia, músicas, filmes, humor, na 'Resenha' um pouco da primeira vez que disputei a fase final de um jogos, isso lá em 1975, e no espaço 'Da Net', uma soprano brasileira que faz muito sucesso na Europa e, infelizmente, muito pouco conhecida no Brasil, a bela Carmen Monarcha.
Atualizo sempre às sextas-feira. As fotos ampliam, é só clicar...

Baú

HANDEBOL - COL. EST. de CAMPO MOURÃO – JEUPS – 1979


EM PÉ: Betinho Nogarolli, Getulinho Ferrari, Luís Carlos Prates, Luiz Alberto Hudre e João Barbosa.
AGACHADOS: Edison, Birão, Ubiraci, Jefferson, Guilherme e Ricardo Alípio Costa.

Em 1979 aconteceu em Campo Mourão a segunda edição dos Jogos Estudantis da União Paranaense dos Estudantes (Jeups). O campeão do handebol masculino foi o Colégio Estadual Prof. João D´Oliveira Gomes. Na semifinal ganhou da outra equipe mourãoense, representante do Colégio Afirmativo (atual Grupo Integrado). Bons tempos aqueles em que se montava facilmente mais de uma equipe de handebol em Campo Mourão!

Humor

DIÁRIO DE UM CASAL TÍPICO
O diário dela:
“No sábado à noite, ele estava estranho. Combinamos de nos encontrar no bar, tomar um drinque, mas a conversa não estava muito animada. Fomos para um restaurante e ele continuou agindo de modo estranho. Perguntei o que era e ele disse que não era eu, mas não fiquei muito convencida. No caminho para casa, no carro, disse-lhe que o amava muito e ele limitou-se a passar o braço por cima dos meus ombros. Finalmente chegamos em casa e eu já estava pensando se ele iria me deixar! Tentei fazê-lo falar, mas ele ligou a televisão e sentou-se com um olhar distante. Parecia dizer que estava tudo acabado entre nós. Por fim, embora relutante, disse que ia me deitar. Mais ou menos 10 minutos depois, ele foi se deitar também e, para minha surpresa, correspondeu aos meus avanços, e fizemos amor. Mas ele ainda parecia muito distraído e comecei a chorar. Chorei até adormecer. Já não sei o que fazer. Tenho quase certeza de que ele tem alguém. Minha vida é um desastre!”
O diário dele:
“Meu time perdeu de 2 x 1. Porra. Fiquei chateado a noite toda. Pelo menos dei umazinha. Mas ainda tô chateado... Timinho de merda!”
(Autor desconhecido – via e-mail)

Da Net

Carmem Monarcha cantando Ave Maria, de Bach



Carmen Monarcha, paraense de 27 anos, é vocalista da orquestra do maestro holandês André Rieu.

Mourãoenses pelo Mundo

Lucas Dlugosz - Tailândia


Lucas, 17 anos, filho de Mariângela Pelizer e Fernando Dlugosz, aproveita a chance oferecida pelo Rotary Clube Lago Azul, de Campo Mourão, através de programa de intercambio, para conhecer o povo, a cultura e as belezas naturais da Tailândia.
Lucas retorna ao Brasil em junho próximo para alegria dos pais, irmãos e amigos.

Vídeo-Dicas


Mais Locados

- Herói ...................... Ação
- O Sobrevivente ... Ação
- O Suspeito ............ Suspense

Lançamentos da semana

- Assembléia ........................ Guerra
- Stargate, A Arca da Verdade ... Ficção
- Jornada pela Liberdade ............ Drama







Resenha

JOGOS ESTUDANTIS DO PARANÁ – CURITIBA - 1975
Depois de terminarmos entre os três primeiros no regional, disputado em Paranavaí, classificamo-nos, representando o Colégio Estadual de Campo Mourão, para a fase final, em Curitiba, dos Jogos Estudantis Paranaense em três modalidades (handebol, basquete e xadrez masculino).
Ainda não havia uma Secretaria Especial para o esporte como há hoje (a Paraná Esporte) e chegamos a Curitiba sem saber onde ficaríamos, contra quem jogaríamos e, nem mesmo, como seria a forma de disputa (nem os organizadores sabiam!).
Mal chegamos e alguns colegas já queriam voltar, só porque descobriram que era obrigatório para todos serem vacinados contra meningite.
Ficamos alojados numa escola ao lado do Passeio Público, onde não havia chuveiro, nem quente e nem frio, e tomávamos banho numa mangueira adaptada à torneira das pias (1975 foi o ano mais frio dos últimos cinqüenta anos no Paraná - uma semana após os jogos, nevou na capital paranaense, só pra dimensionar o frio que passamos por lá).
Os organizadores resolveram fazer jogos eliminatórios por causa do grande número de participantes. No sorteio do handebol nosso técnico, professor Josué, pôs a mão na cumbuca e sorteou nosso adversário: Curitiba! Simplesmente a base da seleção brasileira da modalidade e que havia chegado a poucos dias de uma turnê pela Europa. Os poucos que ainda não estavam bravos com o professor (ele perdera o dinheiro de alguns atletas logo ao chegar), agora sim, tinham motivo para ficar, mesmo sendo uma questão de sorte e/ou azar. Havíamos nos classificado num regional muito difícil, enfrentando Maringá, Nova Esperança, Paranavaí e Goioerê e isso nos encheu de esperança para uma boa classificação.
Apesar de nossa dedicação o jogo foi um “vareio” só, 23 a 7. Para eles, claro! Dedicamo-nos tanto ao jogo, que o Marquinhos Pelizer teve uma câimbra que virou a barriga da perna para frente. Nunca mais vi uma câimbra daquelas.
Como naquela época podia jogar duas modalidades, ainda me restava o basquete, onde sempre fui aquele reserva que nunca entra. Perdemos para Guarapuava e até uma cesta contra fizemos (Marcos Pacheco, hoje dentista em Curitiba, subiu na nossa defesa, ganhou o rebote, se viu livre sem marcação e meteu dois pontos, isso mesmo, dois pontos contra).
Só nos restava voltar para casa e enfrentar a gozação dos que não foram e, ainda, as possíveis penalidades que a diretoria do Colégio nos aplicaria por causa de indisciplina de uns poucos durante nossa estada na Capital e na viagem de volta, em ônibus de linha. Ninguém foi penalizado!
E, até hoje, resta a saudável lembrança dos jogos e da convivência com ótimos amigos, com os quais disputei muitos outros jogos, sempre representando nossa cidade e até mesmo nosso Estado.

Música da Semana

Vanessa da Mata - Eu só Sei
para ouvir clique aqui



Separados no Nascimento

O Advogado Bento Camargo, procurador jurídico de Luiziâna, e o ex-bispo de Campo Mourão, Dom Mauro dos Santos.