18 de abril de 2016

Mikael quebra recorde sul-americano e conquista ouro no Brasileiro Sub-20


Esse mourãoense aí em cima é o Mikael Antonio de Jesus, atleta da Fundação de Esportes de Campo Mourão - FECAM, bolsista do Programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016, que na última sexta-feira, dia 15, bateu o mais antigo recorde do atletismo brasileiro: dos 400 metros com barreira. 

A façanha aconteceu durante as disputas do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20 Interclubes. Mikael venceu com o tempo de 50s08 - que não é apenas o novo recorde brasileiro juvenil da modalidade, como também sul-americano. 

NOVA MARCA NO SÁBADO E MEDALHA DE OURO
Na tarde de sábado (dia 16), pela segunda vez no evento, ele quebrou recorde brasileiro e sul-americano dos 400 m com barreiras da categoria e conquistou a medalha de ouro da prova, com 49.82, melhorando o ainda mais o resultado e, claro, registrando novo recorde. Antes, os recordes eram de Eronilde Nunes de Araújo, com 50.15, desde 1989.

"Esperava baixar da barreira dos 50 segundos e agora é focar totalmente no Campeonato Mundial Sub-20 da Polônia", comentou o atleta de 20 anos, referindo-se à competição marcada para julho, em Bydgoszcz. "Meu objetivo é lugar por uma medalha."

Com o tempo neste sábado, com 36ºC de temperatura e 34% de umidade relativa do ar, Mikael teria sido medalha de bronze no último Campeonato Mundial Juvenil, disputado em 2014, em Eugene, nos Estados Unidos. Atleta de grande potencial, na Olimpíada da Juventude de Nanquim de 2014, na China, ele terminou em quarto lugar, e por muito pouco não garantiu uma colocação no pódio.

Mikael ao lado técnico Paulinho e do secretário estadual Douglas Fabrício, quando foi comunicado que participaria do revezamento com a Tocha Olímpica no Paraná
O secretário estadual de esportes e turismo Douglas Fabrício comentou o feito: “Este ótimo resultado demonstra que Campo Mourão e região revelam grandes atletas. Como secretário do Esporte e Turismo eu fico satisfeito em saber que nosso estado está preparado. Parabenizo nosso atleta mourãoense e aproveito esta grande ocasião para lembrar que o programa TOP 2016 é de fundamental importância para a formação do atleta de rendimento. Neste ano temos Olimpíadas no Brasil e acredito que o Paraná vai ter um bom desempenho”. 

"Ele está com vaga praticamente garantida na Seleção Brasileira para o Campeonato Ibero-Americano, em maio, no Rio de Janeiro. A expectativa é que, correndo entre adultos, ele melhore ainda mais o resultado", lembrou o técnico Paulo Cesar Costa, da FECAM.

Mikael foi recentemente indicado pelo Governo do Estado para participar do Revezamento da Tocha Olímpica no Paraná.

Um comentário:

Sarah Carolina disse...

Emocionante!! Que orgulho!