6 de abril de 2016

Ferramenta ajuda professores a detectar dificuldades de aprendizagem

Plataforma promete facilitar avaliações individuais de desempenho dos alunos


Uma ferramenta que permite ao professor analisar o desempenho individual de sua turma e que automaticamente encaminha o estudante para atividades mais fáceis ou mais desafiadoras. Criado para personalizar o ensino para crianças, a plataforma Scoola pretende deixar mais claro para o professor como está indo o avanço de cada aluno, o que merece maior atenção ou o momento de avançar em algum conteúdo.

Scoola é uma startup do Maranhão voltada para a educação infantil e ensino fundamental, fundada pelo engenheiro de software e gestor de projetos de tecnologia Weldys da Cruz Santos e Marcello Paixão, especialista em Tecnologias para Educação. Nos últimos meses a dupla aplicou atividades em papel em escolas maranhenses e confirmaram que era possível por meio delas detectar algumas dificuldades de aprendizado. As atividades estão sendo transpostas para o aplicativo Scoola e, entre elas, estão alguns exercícios de arrastar objetos para dentro de uma caixa, arrastar e soltar, completar frases e responder perguntas.

As atividades, que são personalizáveis pelo professor, ajudariam a perceber o comprometimento e traçar o perfil do aluno, a forma como responde, seu histórico e o comparativo com outros colegas, de acordo com Santos. “O professor tem um retorno a partir das atividades com dados de comportamento e que pode ajudar a detectar dificuldades como dislexia, coordenação motora ou alunos com altas habilidades”, explica.

Atualmente o aplicativo está em fase de testes e disponível na Play Store (para sistema Android), professores podem fazer uso da ferramenta para construção das atividades, mas não têm acesso a dados psicopedagógicos, apenas quantitativos. Para ter acesso completo é preciso que o serviço seja contratado por uma escola, sendo o valor cobrado por aluno de R$ 4,99.

Nenhum comentário: