29 de janeiro de 2016

Músico com problema nos dedos toca violão durante cirurgia no cérebro

Li foi operado e conseguiu melhorar os movimentos nos dedos | AP
Um músico de 57 anos tocou violão enquanto era submetido a operação no cérebro, na terça-feira (26/1), em hospital de Shenzhen (Guangdong, China). O objetivo era ajudar os cirurgiões a identificar quais neurônios eram estimulados enquanto ele tocava o instrumento.

A cirurgia no cérebro foi realizada após o músico, identificado como Li, de acordo com o site "Mashable", apresentar um problema nas mãos conhecido como distonia musical, que compromete os movimentos necessários para manipular instrumentos.

Li começou a apresentar a doença nos anos 1990, mas o quadro se agravou nos últimos meses, o que levou o chinês è mesa de cirurgia.

Ao tocar, o músico mostrou aos cirurgiões que neurônios estavam sendo estimulados | AP
Cai Xiaodong, um dos cirurgiões envolvidos, disse que a função cerebral está agora estimulada graças a eletrodos alimentados por bateria que foram implantados em um dos ombros de Li. A bateria deverá durar por dez anos.

Após a operação, Li disse ter recuperado imediatamente 80% dos movimentos nos dedos.

Em dezembro do ano passado, um músico espanhol também ajudou os cirurgiões durante intervenção cerebral para remover um tumor. Carlos Aguilera tocou saxofone para fazer com que os médicos se orientassem e provocassem menos danos.

Nenhum comentário: