Doe Sangue

Doe Sangue

27 de fevereiro de 2012

Abacate: gordura do bem

Abacate. Alguns dizem que faz bem, outros que é muito gorduroso. Qual será a verdade sobre essa fruta?
 

O abacate é uma fonte rica de inúmeros nutrientes importantes ao organismo. Sua composição é extremamente interessante, porque contém quantidades altíssimas de vitaminas, fibras e ácido oléico (o mesmo encontrado no azeite, conhecido como gordura boa). Esse ácido é usado para prevenção de doenças crônicas, como cardiopatias, diabeste e dislipidemias, pois induz a redução do colesterol total (LDL e TAG) e favorece o colesterol bom, o HDL, além de ser anticoagulante. O abacate também é rico em cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.
 
No entanto, apesar de nutritivo, é preciso tomar cuidado com a fruta, que é extremamente calórica e pode gerar alguns quilinhos indesejados. A gordura, no entanto, não é problema para a saúde: o abacate não possui gordura saturada, e o ácido lipídico que ele contém é saudável e pode aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) no organismo e, consequentemente, tem um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares. O ideal é comer três colheres de sopa por semana.
 
Além disso, ele é útil na prevenção de câncer de próstata e impotência e o caroço, moído, pode ser misturado ao leite e utilizado para resolver problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino, os corrimentos. O chá das folhas do abacate é altamente digestivo, estimulante e normaliza irregularidades da menstruação. Também serve para combater infecções na garganta, a rouquidão e a tosse. Mastigar as folhas frescas também tem bons resultados para curar afecções da boca, estomatites, ânsias, além de fortificar as gengivas e os dentes. Além de ser muito utilizado na cozinha do México e países da américa Latina, o avocado (abacate) é utilizado em molhos, saladas e até em sanduiches. (via: Papeando com a nutrologia)

Nenhum comentário: