7 de julho de 2011

CRN - Ano 2030

Plagiando o Kibeloco, o webdesigner Ângelo Ricardo criou a capa do site de notícias CRN Online, de Campo Mourão, com as prováveis manchetes do ano de 2030.

Caro Emerald - "That Man"


Esmeralda Caroline van der Leeuw (nascida em 26/04/1981 em Amsterdã), mais conhecida por Caro Emerald, é uma cantora de jazz holandesa.
Seu álbum de estreia Deleted Scenes from the Cutting Room Floor ficou por 30 semanas como número um nas paradas holandesas, batendo o recorde anterior estabelecido por Thriller de Michael Jackson por uma semana.

Atenção Cremauri!!!

(enviada pelo Cézão Bronzel)

Corintiano nostálgico

Depoimento de um corinthiano nostálgico

"Quando eu era moleque, minha mãe me mandava à mercearia com apenas dois cruzeiros e eu voltava com 3 kg de batatas, 1 pão, 2 litros de leite, 1 litro de óleo, 1/2 kg de queijo, 1 caixa de chá e 1 dúzia de ovos.
Hoje em dia não dá mais para fazer isso:
"encheram a mercearia de câmeras!"
(enviada pelo palmeirense Jayme Bernardelli)

Corintiano sofre: quando está perdendo, como quase sempre, inventam brincadeiras para zoar com eles e quando ganham algumas partidas, as brincadeiras apenas continuam.

Peão no Carneiro

Na Festa Nacional do Carneiro no Buraco, aqui em Campo Mourão, começou nesta quarta-feira (6) as apresentações do rodeio. Não gosto, não. Além de ser coisa de americano (lá do norte), os animais quase sempre são muito maltratados.
Mas bem que podíamos ter a prova da montagem no carneiro. Festa do Carneiro, montagem no carneiro... entendeu? dãããã


Foto acima (AP) mostra o pequeno Fisher Frude, que montou um "touro diferente" no rodeio junior de Laramie (Wyoming, EUA). Seguuuuuura, peão! (via: Page Not Found)

6 de julho de 2011

Carneiro no Buraco: primeira festa, primeiro tacho 1991

Do álbum do Irineu Ricardo, foto mostra a retirada do primeiro tacho na 1a Festa do Carneiro no Buraco.
Com a ajuda Sérgio Kffuri, um dos idealizadores da Festa, identificamos os personagens da foto. Kffuri lembrou que o advogado Elmo Linhares, então vice prefeito de Campo Mourão, foi procurado pela confraria Boca Maldita para criar a Festa Estadual do Carneiro no Buraco e ele disse que "Estadual não, vamos criar a Festa Nacional do nosso prato típico". Seria ele inclusive que sancionaria a Lei 731/1991 que criou a Festa.
Kffuri afirma que a Festa mourãoense motivou a criação dos pratos típicos em todas as cidades da região e o que era para ser apenas uma festa gastronômica se transformou também numa festa cultural, folclórica e esportiva.
Ney Arana, que por anos foi agente imobiliário em Campo Mourão, reside atualmente em Curitiba e já está na cidade para curtir a festa e rever os amigos.
Henry Cézar Cé, que era o presidente da Boca Maldita e um dos maiores batalhadores pela criação da Festa, mora em Porto Alegre.
Augustinho Vecchi, prefeito mourãoense de 1967/68, de 77/83 e 89 a 93, reside em Campo Mourão.
Irineu Menin, já falecido, era o diretor de obras do município. (num primeiro momento o identificamos como sendo o Toni Nishimura, mas com a ajuda do filho do Irineu, o Henrique "Limao", faço a correção).
Dona Adelaide Teodoro de Oliveira reside em Campo Mourão. Clique na imagem para ampliar.

1- Ney Arana, 2- Henry Cézar Cé, 3- Augustinho Vecchi, 4- Irineu Menin (in memorian) e 5- Adelaide Teodoro de Oliveira - 1a Festa Nacional do Carneiro no Buraco - Campo Mourão - 1991

Rumer é o nome artístico da cantora e compositora britânica, Sarah Joyce (3/06/1979, Islamabad, Paquistão). Esse nome artístico foi inspirado no autor Rumer Godden. A voz de Rumer foi descrita pelo The Guardian como parecida com a cantora Karen Carpenter. Apoiada por figuras importantes do cenário musical como Burt Bacharach, Jools Holland e Elton John, Rumer foi nomeada para três Brit Awards em 2011. (dica da 'minha' Elvira)

Comercial da TV argentina homenageia ídolos do futebol sul-americano


O intervalo das transmissões da TV Pública da Argentina, durante a Copa América, promove a campanha contra a Xenofobia. Alentá, siempre a favor! é o slogan (Torça sempre a favor).

A parte genial dos comerciais é usar os nomes de grandes jogadores sul-americanos. Ou melhor, não simplesmente gigantes do futebol da América do Sul, mas ídolos dos maiores clubes da Argentina que nasceram e brilharam em outros países.

Abaixo, o texto dos dois comerciais e um dos vídeos que homenageiam uruguaios, brasileiros, peruanos, colombianos, chilenos, bolivianos e o paraguaio José Luis Chilavert.

COMERCIAL 1
Ruben Páz ou Francescoli.
Os uruguaios.
Machado da Silva, Dorval, Araquem de Melo
O Futebol Brasileiro...
Julio Melendez Calderón
Percy Rojas
Franco Navarro
Percy Rojas...
Os peruanos!
O que dizer do goleiro mais goleador?
José Luis Chilavert
Paraguaio!

No futebol da Copa América
Compartilharemos estas tribunas com o melhor dos outros.
Diga não à xenofobia
Torça sempre a favor!

COMERCIAL 2
Chicho Serna
Oscar Córdoba
Colômbia
Quando se grita Chile, Chile!
Marcelo Salas...
Milton Melgar
Craque boliviano
O que dizer do goleiro mais goleador?
José Luis Chilavert
Paraguaio!

"No futebol da Copa América
Compartilharemos estas tribunas com o melhor dos outros.
Diga não à xenofobia"

Fotos da National Geographic


Clique no Play e 'viaje' nas fotos da National Geographic

Rara cruza de zebra e jumento nasce em zoo na China



O zoológico de Xiamen Haicang, no sudeste da China, anunciou o nascimento de uma rara cruza entre uma zebra e um jumento.

O "zebrento" ou "jumebra" quase morreu durante o parto, segundo funcionários do zoo.

A mãe agora recebe uma dieta especial de farelo de trigo com açúcar mascavo para garantir a produção de leite para o filhote.

O filhote tem apenas um metro de altura e pesa cerca de 30 quilos.

5 de julho de 2011

Skate Discoteque - Anos 80

A Skate Discoteque funcionou por anos onde hoje é a BR3 Costelaria, na avenida Manoel Mendes Camargo. Aproveitando a onda 'Disco" que tomava conta de todo o mundo, Ademir Basso, o professor Billy, Jayminho Bernardelli, Nicolau Assad e os irmãos Carlos e Itamar Tagliari investiram na casa de danças que, por anos, foi o principal ponto de encontro para os mourãoenses.
Lembro de ver o Celson Hruschka , atual secretário do meio ambiente, ganhar um concurso de danças promovido pela casa -- só não lembro quem era o par dele--. (Jayminho lembrou que a parceira do Celso foi a bela Gilma Pereira e que em segundo ficou a dupla Kayoko Tanaka e Marco Trovão).
A foto, do começo dos anos oitenta, mostra os sócios em meio ao frequentadores da Skate.
Identifiquei a número um como a professora Iuquico, mas fiquei em dúvida. Clique na imagem para ampliar.

1- Iuquico Tanaka, 2- Nicolau Assad, 3- Jayminho Bernardelli, 4- Itamar Tagliari, 5- Ademir "Billy" Basso, 6- Carlos Tagliari e 7- Hélio Brenner


Jota Quest é uma banda de pop-rock formada em Belo Horizonte, em 1993. Nasceu com o nome Jay Quest, por inspiração do desenho animado Jonny Quest. Para não serem processados pela Hanna-Barbera, o grupo teve de mudar o nome da banda para Jota Quest no final da década de 1990. Há também uma versão que diz que a alteração foi feita por Tim Maia, que, ao se referir à banda num show, falou: "Alô segurança, deixa a rapaziada do JOTA QUEST aí, num precisa tirar o JOTA QUEST não".

Rémi no Poker


Rémi Gaillard (Montpellier, 7/02/1975) é um humorista francês, conhecido por ser um "profissional" em apanhados. Os vídeos colocados no seu site, denominado Nimportequi, e por conseguinte no YouTube, tiveram grande impacto, primeiramente na França e depois em todo o mundo, levando-o a ter um programa próprio no canal televisivo Eurosport, transmitido em vários países, entre eles Portugal. Os seus vídeos consistem em situações hilariantes, os chamados "apanhados", por vezes levadas ao extremo, tendo já sido expulso por seguranças de meios em que se encontra ou detido pela polícia.
Os seus apanhados surgem de formas variadas, o que faz com que seja muito imprevisível: ou protagoniza personagens que se infiltram em programas televisivos e/ou concursos (ao que ele chama de "Intrusos"), ou mascara-se e cria situações ridículas e/ou embaraçosas para as pessoas que o rodeiam, entre outros. Os seus vídeos são feitos apenas por uma câmara de filmar banal manipulada pelo seu amigo Grégory Laffargue.

Mala, malinha

Jairinho Batista, via e-mail, me enviou divertida entrevista que o Milton Neves fez com torcedor mineiro, na Rádio Bandeirantes. Divertida, por causa do torcedor claro, já que o Neves, apesar de todo seu conhecimento, é o 'mala mais chato' do jornalismo esportivo brasileiro. Ouça.

Come come

4 de julho de 2011

Rose e Adinor Cordeiro

Do álbum do Jayminho Bernaderlli, foto mostra o casal Rose e Adinor Cordeiro.
Conhecido como Jibóia, Adinor apresentou por anos um programa musical na Rádio Colmeia de Campo Mourão e mantinha uma coluna no Jornal Tribuna do Interior, onde contava de maneira divertida fatos do cotidiano mourãoense. Em 1986, ele lançou o livro Jiboiadas, descrito da seguinte maneira: "Anetodas e narrativas de fatos pitorescos e folclóricos de Campo Mourão. 124 páginas. Impresso pela Gráfica Modelo.
Abaixo da foto, posto uma história publicada no Blog do Wille, contada pela professora Walkíria Boz, de quando ele, através de seu programa de rádio e com ajuda da população, salvou um piloto de avião.  
Adinor faleceu em 1987 e Dona Rose em 2002. Clique nas imagens para ampliar.

Rose e Adinor Cordeiro
"Certa vez, na boca da noite (idos de 60), estava eu a recolher roupas no varal de casa e notei que um teco-teco (avião pequeno) sobrevoava a cidade de Campo Mourão várias vezes. Ia e vinha a esmo. O costume dos pilotos era dar um rasante sobre o ponto de táxi. Assim era a maneira de solicitar o serviço a buscá-los no aeroporto.
Esse um estranhei, observei um pouco e liguei no telefone da Rádio Colméia, que operava em cima do Edifício Mourão. Me atendeu, educadamente, o locutor da noite.
-Alou, aqui é Adinor da Rádio Colméia. Qual música quer ouvir?!
-Boa noite seu Adinor. Sou a professora Walkyria. Já viu que tem um teco-teco em dificuldade sobre Campo Mourão??
-Não, não vi. Estou no estúdio e música tocando.... mas, um momento que vou olhar!
-Alô, dona Walkyria? Eu vi e vou tentar ajudar. Até logo!!
- "Eu peguei o microfone com cabo, e fui até a janelona que dava vista pros lados do aeroporto, conta Adinor.
Eu comecei a chamar o piloto. Alo, aloo piloto que está voando sobre Campo Mourão. Está me ouvindo?
Chamei umas dez vezes e só via as lusinhas do avião dando voltas. Chamei mais algumas vezes e disse:
- Aloo, alooo piloto. Se estiver na escuta, balance as asas!
Vi, pelas lusinhas, que balançou.
- Está em perigo?... Novamente balançou.
Aí eu comecei a chamar os motoristas que ouviam a Rádio nas ruas ou em casa, a fim de que: 'pelo amor de Deus' se dirijam ao aeroporto que tem um avião perdido aqui.”
Muitos foram os caminhões, jipes e automóveis que acorreram ao simples aeroporto de terra, e conforme chegavam, estacionavam dos dois lados da pista, com os faróis ligados, voltados ao meio dela.
- Em seguida o piloto pousou e taxiou até o meio da pista. Desceu, foi ao encontro dos motoristas e os agradeceu.
Disse um deles:
-Não me agradeça moço, quem te salvou foi uma cobra grande (gibóia), e riu.
O piloto não entendeu nada e perguntou onde era a Rádio, pois queria agradecer o locutor que o salvou, como de fato foi.
Disse outro motorista: -Poisss é rapaz, é lá mesmo que você vai conhecer a cobra que te salvou. É o Adinor Cordeiro que chamamos de Jibóia, porque é gordinho, redondinho, mas é com jota e não com ge... risos.
-Ah, agora entendi – mais risadas de alívio – alguém pode me levar até ele? Depois eu acerto tudo o que devo aos senhores!
Após a visita, o Adinor indicou um hotel a pedido do piloto, e em seguida retornou a ligção à professora Walkyria:
- Obrigado professora. Salvamos o piloto. Ele veio aqui e falei que foi a senhora que me avisou. Ele pediu que agradecesse à senhora, ok?!
- Valeu, parabéns Adinor!! Respondi emocionada, e desligamos.
Adinor Cordeiro apesentava o programa nos Braços da Saudade, na Rádio Colméia AM, e atendia pedidos de músicas feitos pelos saudosistas.

Paris Combo - "Señor"


Paris Combo é um grupo musical com sede em Paris, França, que tem um estilo eclético, misturando elementos da tradicional chanson francesa, jazz americano e swing, música cigana e música do Norte Africano. O grupo identifica-se como um grupo de música do mundo.

Alga marinha a favor da saúde humana

Uma nova arma para o combate de vários problemas de saúde surge dos mares: a Lithothamnium. Esta não é uma alga marinha muito famosa, mas os benefícios que oferece para nossa saúde são tantos, que vale a pena conhecê-la. Ela é rica em mais de 50 minerais de extrema importância para o organismo humano, como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio, potássio, iodo, cloro entre outros.
 
Ela pode ser utilizada em inúmeras terapias. Os nutrientes e minerais que ela guarda são importantes na estimulação das defesas imunológicas – para casos de alergias, infecções crônicas, viroses, herpes –, em processos de anorexia, desnutrição e convalescença, quando é importante o bloqueio dos radicais livres. Casos de fadiga crônica, esgotamento nervoso, stress físico e emocional e depressão também podem ser tratados com auxílio da Lithothamnium.
 
Processos degenerativos como artrites, artroses, osteoporoses e consolidação de fraturas também podem ser tratadas. A Lithothamnium pode inclusive auxiliar no controle do diabetes. Testes científicos comprovam a eficácia dessas plantas em processos envolvendo a recuperação e crescimento do tecido ósseo e muscular. Uma pesquisa com cavalos de corrida do Jockey Club de São Paulo constatou que a consolidação de fraturas e a recuperação da performance física foram surpreendentemente mais rápidas nos animais cuja dieta continha concentrado da alga.
 
A Lithothamnium é uma alga marinha calcárea encontrada em todos os mares do mundo. Ao absorverem os minerais do ambiente, elas transformam os componentes químicos em compostos de fácil absorção pelo nosso organismo. A principal função desses minerais é a formação de enzimas, que funcionam como catalizadores orgânicos nas trocas químicas das células. Por isso, são vitais para a sobrevivência das células e do corpo. Trabalhar com esse suplemento vai permitir que possamos ajudar pacientes de várias doenças, não só a obesidade. (via: Papeando com a Nutrologia)

Smart TVs: elas estão mudando o nosso jeito de assistir televisão



As smart TVs oferecem uma nova possibilidade. Agora, para acessar a Internet, você não precisa estar na frente de um micro
Link da matéria: PC NA TV

Fotos Históricas

Comadre Hosana Ávila me enviou e-mail com fotos históricas. Mostro algumas delas.

Bob Marley no Brasil

Charles Chaplin e Mahatma Gandhi

Chuck Norris e Bruce Lee

Elvis Presley servindo o Exército

Fernando Henrique Cardoso e Lula fazendo panfletagem nos anos 70

John Lennon dando autógrafo para seu futuro assassino

Médicos negros atendendo membro da Klu Klux Kan

1 de julho de 2011

Festa Nacional do Carneiro no Buraco 2011


O vídeo é de 2008, mas mostra muito bem como é a Festa e como é preparado o prato típico de Campo Mourão, o Carneiro no Buraco.
A 21ª edição da Festa Nacional do Carneiro no Buraco começa nesta terça-feira. Vale a pena participar, o prato é delicioso e o povo muito hospitaleiro.
Barracas de Associações e Entidades Beneficentes passam a semana inteira servindo comidas típicas (menos o Carneiro no Buraco!) e servem de ponto de encontro para os visitantes. Isso, sem falar do delicioso Café Rural que é servido pelo Rotary Araucária nos dias 8, 9 e 10 (sexta, sábado e domingo).
O prato típico mourãoense é servido apenas do domingo (10/7), dia do encerramento da Festa. Por mim, para atender a todos, inclusive aqueles que passam por aqui durante a semana, serviria o carneiro todos os dias da Festa (Não entendo como que na cidade não tenha um restaurante que sirva, pelo menos uma vez por semana, o prato típico mourãoense).
Além de delicioso, o Carneiro é bonito de se ver: da preparação dos ingrendientes, passando pela retirada dos buracos até chegar às barracas, onde é servido aos presentes. Clique nas imagens para ampliar.

Preparando o tacho

Tacho no buraco

Tacho sendo retirado do buraco

Servindo o Carneiro no Buraco

Sinéad O'Connor - "You Made Me Thief Of Your Heart"


Sinéad Marie Bernadette O'Connor (Dublin, 8/12/1966) é uma cantora irlandesa.
Teve a vida marcada por reveses que moldaram sua personalidade e lhe marcaram para sempre. Tendo sofrido abusos na infância, já tentou suicídio e afirmou ser homossexual em meio a conturbada carreira. Foi excomungada por tentar ser líder de uma seita.
Sinéad O’Connor anunciou que estava deixando os palcos e o show business para cuidar mais de seu espírito e de sua família.
"You Made Me Thief Of Your Heart" é parte da trilha sonora do filme "Em Nome do Pai".

Lançamentos Casablanca Videolocadora





OS MAIS LOCADOS - JUNHO/2011

- O Turista ... Ação
- Incontrolável ... Ação
- Cisne Negro ... Suspense
- O Discurso do Rei ... Drama
- Bravura Indômita ... Faroeste
- 127 Horas ... Suspense
- Santuário ... Aventura
- Inverno da Alma ... Drama
- Caça às Bruxas ... Aventura
- Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 ... Aventura

Melhor ser surdo


Enquanto esperava minha vez no cabeleireiro (!?) – tá bom, fui raspar a cabeça- dois mourãoenses conversavam sobre a construção do terminal de transporte que funcionará provisoriamente ao lado do estádio municipal Roberto Brzezinski, enquanto o terminal ao lado do Colégio Santa Cruz passa por reformas. Um deles provocou:
- Ô Vanderley, Será que eles vão guardar os carneiros da Festa do Carneiro no Buraco nessas baias? A cobertura é tão baixinha que até o carinha do Pastelão bate a cabeça ali. Acho que os carneiros ficarão concentrados ali e depois sobem lá pro Parque de Exposições, direto pra cozinha.
Ouviu de volta:
- Larga mão de ser burro, Arcione, não tá vendo que o prefeito tá preparando a cidade para as disputas da Copa do Mundo. A Seleção do Paraguai vai ficar concentrada aqui em ‘Camourão’ e o Nersão tá levando o terminal pra perto do estádio para facilitar o acesso do povo. 

(Não entendeu? CLIQUE AQUI!)

Na Coluna do Ely

No site Coluna do Ely, o radialista e jornalista Ely Rodrigues Daniel -- que já foi personagem do "Separados no Nascimento" aqui no Baú-- criou um espaço para contar histórias engraçadas que ele presenciou no rádio e na política. Abaixo, mostro duas delas.

* No início dos anos 90, o hoje empresário e apresentador de televisão Aldery Ribeiro era repórter da Rádio Colméia. Durante o programa do Ely Rodrigues ele fazia uma participação ao vivo do local onde caiu um animal. Ely Rodrigues perguntou: “que animal que é Aldery?”. O repórter respondeu: “Pelo que dá para ver daqui é um animal do tipo égua”.

**" Um pioneiro de Engenheiro Beltrão buscava se eleger pela terceira vez vereador. Em comício na Fazenda Chapadão, fez o seu discurso: "Meus senhores, vim morar em Engenheiro Beltrão quando tudo era mata virgem e digo, com orgulho, que fui um dos primeiros moradores deste município a iniciar a derrubada.  E tenho muito orgulho, porque o primeiro pau que caiu aqui em foi o meu"...