13 de julho de 2011

Hoje é o Dia Mundial do Rock and Roll. Deite e role!

O Rock and Roll - ou, abreviadamente, Rock n' Roll - é um gênero de música que emergiu como "atitude" musical no sul dos Estados Unidos, durante a década de 50. E, rapidamente, se espalhou pelo mundo.

Embora a tradução literal seja algo como “deite e role”, há uma evidente conotação sexual nessa expressão composta. Porque tanto "rock" quanto "roll", na gíria dos negros americanos, significa trepar. Por outro lado, o clássico Rock me baby, inverte o sentido do verbo embalar (a criança), já que é ela - no caso a garota ou o garoto que embala o adulto. A segunda explicação, que completa a primeira, vem de um provérbio inglês que diz "pedra que rola não cria musgo".

Esse mote foi retomado um pouco mais tarde, do outro lado do Atlântico, pela banda inglesa dos Rolling Stones.(fonte: Jornal do Brasil)


Gosto de todo o tipo de música. Todo não, essa nova música sertaneja, que chamam de universitária, e aquele funk que os cariocas gostam ("Éguinha Pocotó" e outras) me fazem desligar o rádio.
Mas o som que gosto mesmo é do Rock n' Roll Clássico, dos tempos dos Beatles, Stones, Uriah Heep, Led Zeppelin, The Who, Bob Dylan, Neil Young, Eagles, Genesis, Eric Clapton, Jimi Hendrix e muitos mais. Além, é claro, do Pink Floyd, o preferido dos preferidos. Por isso o vídeo abaixo com uma das músicas que mais gosto: One Of These Days.



Por que 13 de julho?
A data foi instituída após o enorme sucesso do Live Aid, o festival de rock que aconteceu no dia 13 de julho de 1985 em Londres e na Filadélfia, cuja renda foi revertida para ajudar as milhares de pessoas que passavam (e ainda passam) fome na Etiópia.

Por causa da importância da atitude daquele dia, o rock ganhou uma data comemorativa no calendário.

Nenhum comentário: