1 de fevereiro de 2008

Editorial


Final de semana de festa! Carnaval, apenas pela TV, e primeiro aniversário de minha neta Fernanda Chornobai (foto). Parabéns minha princesa, pimentinha...
Relembro nessa semana, do handebol masculino nos Jogos Abertos de 1975, legal ver ali meus amigos Marcelo, Arnaud, Danilo, João Silvio e Luís Paulo Schen, meu querido cunhado.
Tem, também, a família Bonezi no espaço Mourãoenses pelo Mundo, dicas de músicas, filmes e o Separados pelo Mundo, que todos têm elogiado bastante.
Tenho repetido aqui, principalmente no espaço Baú e Resenha, o que já publicamos no semanário Entre Rios.
Estamos apenas na terceira semana e os acessos têm aumentado dia-a-dia. Conto com vocês para divulgar o Baú, com os vossos comentários e com a colaboração para novas postagens.
Clique nas fotos para ampliá-las (desabilite o bloqueador de pop-up). O Blog é atualizado toda sexta-feira.
Luiz Ferreira Lima –
am@portalradiorural.com.br

Baú

Handebol: Seleção Mourãoense – Jogos Abertos de 1975 em Paranavaí Aqui começava a tradição de vitórias do handebol mourãoense!
Primeiros passos foram dados pela equipe da foto acima.
Depois dela, muitas foram as alegrias que nossos atletas do handebol, masculino e feminino, proporcionaram.
Ali, a modalidade “engatinhava”, mas, já contando com atletas de renome e com outros que ainda fariam parte da história.
João Silvio Persegona é o personagem da resenha da semana, ler mais abaixo.
Em pé: Idevalci “Idê, Maia, Antenor Tonete, Arnaud Silveira, Luis Paulo Schen, Danilo Kravchychyn, Erivelton “Negão”, Beto Durski.
Agachados: Gilmar Fuzeto, Nelsinho “Capacete” Rodrigues, Marcelo Silveira, Teófilo Bicudo e João Silvio “Potranca” Persegona.

Filmes mais Locados

1- Duro de Matar 4 – Ação
Com: Bruce Willis
2- Rogue, o Assassino – Ação
Com: Jet Li
3- Treze Homens e Um Novo Segredo - Policial
Com: Brad Pitt e George Clooney
4- O Ultimato Bourne – Ação
Com: Matt Damon
5- Hora do Rush 3 – Comédia/Ação
Com: Chris Tucker

Música da Semana

O Mundo
De André Abujamra.
Com Paulinho Moska, Zeca Baleiro, Lenine e Chico César (foto).

Para ouvir clique aqui

Mourãoenses pelo Mundo

Antonio Cícero Bonezi – Flórida – USA

Depois de morar na Europa, Cícero, o Jeguinho, e a esposa Joanita, se estabeleceram em Lake Worth, pequena cidade do litoral da Flórida, uma hora ao norte de Miami, cuja principal atividade é o turismo e a pesca, e onde nasceram os filhos Isabela, Giovani e Victória.
Ele trabalha com construção civil, remodelagem e pintura de casas e prédios. Pretende, no futuro, voltar a morar no Brasil, onde o povo consegue sempre brincar com seus próprios problemas o que não acontece em terras norte-americanas.
Nascido em Arapongas, ele afirma que sente muita falta de Campo Mourão, a cidade onde viveu por muitos anos e de onde sempre lembra dos competentes professores do antigo Colégio Afirmativo (atual Integrado), dos amigos do esporte, da terra vermelha, das festas de aniversário da cidade com suas cozinhas internacionais.

As músicas mais tocadas na Rural FM

1- Danni Carlos - Coisas Que Eu Sei
2- Bruno e Marrone - Ficar Por Ficar (acústico)
3- Chris Brown - Kiss Kiss
4- Nx Zero - Pela Ultima Vez
5- Colbie Caillat – Bubbly






RESENHA

JOÃO POTRANCA
Este era o apelido do João Silvio Persegona, porque sempre teve uma saúde de ferro e uma energia contagiante.
Durante anos defendemos a seleção mourãoense de handebol. Nossos primeiros treinamentos foram na quadra de asfalto bruto do Colégio Estadual de Campo Mourão. Nosso treinador, Idevalci Maia, o professor Idê, sabia explorar o máximo de cada um de seus atletas e com o Potranca ele sempre foi um pouco além do que me parecia normal: exigia sempre que ele, João Silvio, em todo os treinos, executasse por várias vezes uma entrada pela ala direita, que nós chamávamos de queda porque terminava sempre com o João caído após arremessar a gol. Quanto mais o Idê exigia, mais o João correspondia. A ponto de nunca ter visto ninguém executar aquele movimento com tamanha perfeição.
Em 1977, durante a fase final do Campeonato Paranaense juvenil, em Campo Mourão, fazíamos um jogo muito equilibrado contra Maringá, quando o João levou uma joelhada na barriga e caiu sem condições de voltar para o jogo – achei que ele fazia cena e gritei várias vezes para ele levantar. Para o jogo ele não voltou, mas saiu do ginásio andando e se dizendo pronto para o jogo da manhã seguinte que decidiria a competição. Nosso goleiro, João Barbosa, foi dormir na casa dele, já que os familiares do João Silvio estavam no sítio da família.
Ele passou a noite inteira com muita dor e, sem poder levantar, chamava pelo Barbosa, que não acordava de jeito algum. Pela manhã, Helena, a irmã do Silvio, foi acordá-los e o encontrou agonizando e o Barbosa dormindo como nunca. Levado ao hospital, foi operado e extirparam-lhe o baço, que havia rompido com a pancada do adversário. Correu sério risco de morte!
Sorte é que sempre teve uma saúde de ferro, por que se dependesse do sono do João Barbosa ou do meu entendimento sobre o que é encenação ou não ele estaria perdido.
Levanta João! Vamos pro pau, vamos ganhar desses caras...!!!

Separados no Nascimento

O Cantor Renato Teixeira e Itamar Tagliari, Secretario de Esportes de Campo Mourão