19 de julho de 2019

Píton de 6 metros pode bater recorde mundial; fotos e vídeo

Ginormica no zoológico em que vive Foto: Divulgação/Emerald Coast Zoo
Ela é tão especial que tem até nome: Ginormica. A píton reticulada tem impressionantes 6,05 metros de comprimento (mais que o dobro do tamanho médio da espécie) e pesa 91 quilos.

Ginormica, que vive no Emerald Coast Zoo, na Flórida (EUA), pode bater o recorde mundial. Por enquanto, entretanto, a marca está em poder de Medusa, que chegou a 7,6 metros em 2011.

Mas Ginormica ainda está em fase de crescimento. Veterinários acreditam que ela possa superar Medusa.

Ginormica é medida: 6,05 metros Foto: Reprodução/Facebook(Rick the Reptile Guy)
Encontradas especialmente no Sudeste Asiático, na Indonésia e nas Filipinas, píton reticuladas são solitárias e não são adeptas do confronto. Apesar de não serem agressivas, pítons são capazes de engolir humanos e animais de grande porte.

Veja como Ginormica foi medida:




"A história dos Porsches que afundaram no mar e renasceram para o Brasil

Foto: Joy Photography/Julio Ogata/ Divulgação Porsche

Um naufrágio ocorrido em março deste ano no Oceano Atlântico, nas águas entre França, Espanha e Portugal, levou à perda de quase 3 mil carros zero km que tinham como destino o Brasil.

Modelos importados da Porsche, Audi, Volvo, Mercedes-Benz e BMW foram parar no fundo do mar. Quatro dessas unidades eram exclusivíssimas, por serem edições limitadas e as derradeiras de uma linha de produção que havia encerrado um mês antes em Stuttgart, na Alemanha.

Os exemplares naufragados eram do modelo Porsche 911 GT2 RS, avaliados entre R$ 2,1 milhões e R$ 2,5 milhões, dependendo do grau de personalização.

Ao invés de ressarcir financeiramente os clientes brasileiros, a marca alemã decidiu reabrir a linha de produção para fabricar novamente as quatro unidades exatamente como foram encomendadas.

Foto: Joy Photography/ Julio Ogata/ Divulgação Porsche
Se o naufrágio tivesse acontecido dois dias depois, seria impossível repor os carros perdidos. Isso porque a planta iniciaria a adequação da linha para produzir a nova geração do 911 (denominada internamente de 992). E aí com o processo em andamento a fabricação dos quatro 911 GT2 RS (última versão da geração '991') ficaria inviável.

"Devido à natureza da situação e por 
considerá-lo um cliente altamente 
valioso para a marca, a Porsche decidiu 
reativar a produção deste modelo em 
sua fábrica e produzir o seu veículo em 
abril"
Carta da Porsche Brasil enviada aos compradores do GT2 RS à época do naufrágio.

Passados quatro meses do fatídico episódio, os carros já estão sendo desfrutados pelos seus proprietários. Eles desembarcaram em solo nacional no dia 8 junho, no porto de Vitória (ES), e de lá seguiram para as lojas Porsche Center, onde a encomenda foi feita.

Três carros (de cores branco, preto e violeta) foram entregues no fim de junho aos clientes pela concessionária Stuttgart - dois em São Paulo e um em Curitiba - e outro, também em preto, seguiu para a Porsche Center BH, em Belo Horizonte.

Uma das Porsches foi encomenda na Porsche Center de Curitiba. Crédito: Rafael Ferreira/ Divulgação Porsche
Crédito: Rafael Ferreira/ Divulgação Porsche
Incêndio e resgate
No dia 12 de março, o cargueiro Grande America teve um incêndio em parte de sua carga quando navegava pelo Oceano Atlântico, a 330 quilômetros da costa francesa.

As 27 pessoas a bordo foram resgatadas; o navio, entretanto, afundou e levou para as profundezas toda a sua carga − incluindo cerca de 3 mil automóveis de diversas marcas, entre eles 37 Porsches, como Cayenne, Macan, 718 Boxster e 718 Cayman.

Além dos veículos, o navio também transportava produtos perigosos, como ácido clorídrico, ácido sulfúrico e óleo. Segundo a Guarda Costeira à época, a carga afundou a uma profundidade de 4 mil metros.

Um carro de corrida
O Porsche 911 GT2 RS é a versão anabolizada do 911 Turbo. O desempenho é digno de carro de corrida. Seu motor 3.8, de 6 cilindros contrapostos biturbo, entrega 700 cv e 76,5 kgfm, associado ao câmbio de dupla embreagem.

O superesportivo de tração traseira é capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atingir 340 km/h de velocidade máxima. É o mais potente e rápido Porsche para uso em estradas.

Uma das Porsches foi encomenda na Porsche Center de São Paulo. Crédito: Joy Photography/ Divulgação Porsche
Uma das Porsches foi encomenda na Porsche Center de Belo Horizonte. Foto: Porsche Center BH

Sua última aparição mundial em público foi no Salão de São Paulo 2018. Ele exibe gigantescas tomadas de ar no para-choque dianteiro e asa traseira.

Para estes quatro compradores brasileiros, a Porsche fez mais que entregar os veículos: ela resgatou do fundo do mar a possibilidade de acelerá-los."

17 de julho de 2019

Adio e seu futuro vice-presidente no Clube dos Trinta

Foto mostra o presidente do Clube dos Trinta, Adionir Ramos, ao lado de seu fiel escudeiro, que tratamos por Pretinho. 

O cãozinho vive na casa do Paulão, o caseiro do Clube, que fica a quase cem metros de onde nos divertimos pelo menos três vezes por semana. O danado sabe quando o presidente chega no Clube e aparece do nada para nos divertir. 

Como o Adio não dirige, eu tenho dado carona a ele ultimamente e o Pretinho está lá sempre nos aguardando. Quando vou sozinho, o cachorrinho nem aparece. Me intriga isso. Ele é tão fiel que parece ser o candidato mais forte a vice-presidente do Adio na próxima eleição no Clube.  


Ed Sheeran - Bloodstream (ao vivo na Magic Rádio)


Edward Christopher Sheeran, conhecido artisticamente como Ed Sheeran, é um cantor e compositor britânico.


Bloodstream é faixa do álbum X, de 2014, o segundo lançado por Ed Sheeran.


Magic Rádio é a emissora de maior sucesso em Londres, a capital da Inglaterra. 


Carros antigos brasileiros, clássicos que ficaram na história

Para não deixar cair no esquecimento, o Guia Estilo Masculino fez uma lista de carros antigos brasileiros (produzidos por aqui), considerados clássico e que com certeza ficaram na história.

As lendas
Não só aqui no Brasil como em diversos lugares no mundo. Lendas pois existiram por décadas, porque venderam muito, porque são lembrado por todos e porque a cada ano que passa eles só valorizam.

Fusca
Impossível não listar o carro mais vendido da história. Foram comercializados mais de 21 milhões de fuscas desde 1938. Aqui no Brasil foram produzidos mais de três milhões e trezentas mil unidades dentre 1959 e 1996. O fusca é tão lendário que possui um dia nacional e um dia mundial. No Brasil dia 20 de janeiro e no mundo dia 22 de junho.

Para se ter uma ideia, o maior encontro de fuscas da história foi realizado aqui no Brasil no ano de 1995 em Interlagos. Com este feito o encontro entrou para o Guinnes Book.

Já deu pra entender o quanto o brasileiro ama este carro e por isso ele deveria ser sempre o primeiro de qualquer lista.

Kombi Corujinha
Poderia generalizar e colocar apenas Kombi, mas escolhi o modelo mais tradicional e mais lembrado. Apesar de ser um utilitário a Kombi se tornou algo muito maior que sua categoria. Seu nome vem de Kombinationsfahrzeug, que significa veículo combinado, porque serviria tanto para carga quanto para passageiros.

Produzido desde 1950, a Kombi T1, ou corujinha, também é uma lendária que não poderia faltar. No Brasil ela passou a ser produzida em grande escala apenas em 1957. Até os dias de hoje a versão brasileira é a mais desejada por colecionadores de todo o mundo. Não é a toa que este modelo foi um dos que mais valorizaram. Uma Kombi em bom estado ou restaurada pode valer mais de 150 mil reais. Um fenômeno!

A Kombi também tem um dia nacional. Os fãs comemoram no dia 2 de setembro.

Populares notáveis
Nem tão populares como o fusca mas que marcaram história. Cada um com suas peculiaridades, designs marcantes e que de certa forma ainda são lembrados e desejados por muitos. Gordini, Brasília, Fiat 147 e Corcel 1. Carros que fizeram sucesso e que todos lembram. Quem é apaixonado por um destes modelos, sabe do que estou falando. Eu por exemplo, ainda sonho com um corcel 1 na minha garagem.

Renault Gordini
Produzido no Brasil pela Willys Overland de 1959 até 1968, o Gordini veio para concorrer com o fusca mas não teve nem de longe o mesmo sucesso.

Apesar de ter vendido bem, o Gordini era um sedan com um pouco mais de requinte para época que logo fez com que a Renault lançasse uma versão mais popular chamada carinhosamente de “Teimoso”. Por apresentar muitos problemas no decorrer do tempo o Gordini acabou perdendo o sucesso conquistado. Sucesso este conquistado muito mais pelas propagandas do que pelo carro em si.

Hoje saudosistas e apaixonados gostam muito de lembrar, e por conta da sua história ele não poderia ser esquecido por aqui. Seguem duas matérias muito interessantes sobre o Gordini que eu encontrei: uma contada por quem vivenciou e outra com muita história e propagandas da época.

Volkswagen Brasília
Fabricado entre os anos de 1973 e 1982 pela Volkswagen do Brasil, o Brasília teve um grande sucesso de mercado vendendo mais de 1 milhão de unidades mas deixou de ser fabricada no seu auge por conta da chegada do Gol e sua família (Parati, Voyage e Saveiro).

O Brasília foi projetado na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo e com o sucesso aqui do Brasil passou a ser exportada para outros países. Foi considerado o mais brasileiro de todos os carros!

Fiat 147
Apesar de pequeno e compacto, o Fiat 147 foi um gigante na história dos automóveis brasileiros. Fabricado a partir de 1976, ele foi o primeiro carro da marca recém chegada no mercado brasileiro.

A posição do motor, o primeiro carro com uma “família”de utilitários, o primeiro carro movido a álcool do mundo… As curiosidades deste carro vão além e por isso é considerado um gigante!

Basta uma pesquisa por ai e você percebe a quantidade de apaixonados pelo Fiat 147. Merece muito ser sempre lembrado!

Corcel 1
Chamamos de Corcel 1 por sabermos da existência e para diferenciar do Corcel 2 mas na época era apenas “Corcel”. Ao todo foram mais de 1 milhão e 400 mil destes carros produzidos no Brasil.

O Ford que era para ser um Renault, teve seu nome inspirado no Mustang, por conta do cavalinho. O carro surgiu com diversas tecnologias inovadoras para época e a cada ano o sucesso só aumentava. Apesar de não ser considerado um carro popular, caiu nas graças do povo e chegou a ser um dos carros mais vendidos de sua época.

O design do Corcel 1 é de deixar muitos antigomobilistas apaixonado. Tanto é que o Corcel tem muitos admiradores até os dias de hoje. Eu sou um deles!

Passat – primeira e segunda geração
Um notável que desde o seu primeiro lançamento no Brasil em 1974 nunca mais deixou de existir. Vale lembrar que hoje em 2019 estamos na oitava geração do Passat.

Logo no ano de lançamento já foi considerado o carro do ano pela revista Auto Esporte e desejado principalmente por homens com um espírito mais jovem.

Sempre com design inspirado pelos Audis, a maior diferença entre a primeira e a segunda geração são os faróis dianteiro. Na primeira versão ele era redondinho (clássico) e na segunda passou a ser retangular, a tendência da época. Até hoje os Passats tem aquele jeitão de Audi, porém hoje é muito mais luxuoso que antigamente.

Chevrolet Chevette (tubarão)
Seu lançamento no Brasil foi em 1973 antes de qualquer lugar no mundo e a fabricação durou até 1993. Foram vendidos mais de 1,6 milhões de unidades, segundo a revista Auto Esporte, e foi o carro mais vendido no ano de 1983.

Sua primeira e mais tradicional versão foi a sedan, com uma pegada esportiva e uma frente que parecia um tubarão. Logo caiu na graça dos consumidores. O Chevette também obteve sua família no decorrer dos anos com versão hatch, perua e picape, além de versões de luxo e esportiva. Fica na lembrança!

Nervosos e musculosos, os Muscles Brasileiros de sucesso
E quem não gosta de um Muscle car? Tudo bem, tem gente que não gosta. Mas é inegável que esses americanos potentes e agressivos fizeram e fazem bastante sucesso por aqui. Tanto é que algumas marcas resolveram fabricá-los made in Brazil. Pena que não trouxeram outros modelos para o nosso mercado.

Maverick GT
Sonho de jovens na década de 70 e de muitos marmanjos até os dias de hoje. Era tempos de carros V8 esportivos lá fora e aqui no Brasil os homens não queriam ficar para trás.

A briga Ford e Chevrolet estava acirrada na época e com isso a Ford precisa de um carro para bater de frente com o clássico Opala. Trouxe então o Maverick para o Brasil em 1973, 5 anos após seu lançamento nos EUA.

Com a crise do petróleo no país, logo os carros V6 e V8 foram perdendo a magia e ficando apenas na lembrança.

Opala SS
Já que citei o Opala agora pouco, escolhi a versão SS para bater de frente com o Maverick GT, se bem que todos os Opalas são clássicos, mas cada modelo na sua categoria.

O Opala SS foi lançado em 1970 e logo cai nas graças dos jovens. De um carro de passeio clássico que surgiu em meados dos anos 60 para um grande esportivo na década de 70.

Dodge Dart SE
Outro clássico americano cheio de história que vem desde 1950 e que passou a ser produzido no Brasil a partir de 1969 nas versões de luxo e a partir de 1971 na versão esportiva SE (foto).

Para quem gosta de Muscle car ou até mesmo de Dodge jamais esquece o Dart. O SE era concorrente direto do Opala SS e o Maverick GT. A briga era boa!

Talvez seja o mais difícil de encontrar nos dias de hoje. Uma raridade!

Esportivos invocados
Se falamos de esportivos musculosos agora é a vez dos esportivos invocados, com design cheio de aerodinâmica com muito estilo. Sim, existem diversos clássicos nesta categoria que são lembrado até hoje. Confira!

Willys Interlagos
O avô de todos os esportivos, considerado o primeiro esportivo fabricado no Brasil no ano de 1961. O Willys Interlagos, batizado assim por conta do autódromo, foi inspirado no Renault Alpine A108.

Não só por conta do design vanguardista (bonito demais), mas também por toda história que ele carrega, este carro não poderia ser esquecido. Deixou de ser fabricado em 1966 e existem poucas unidades espalhadas por ai.

Na minha humilde opinião o carro mais bonito já produzido no Brasil. Lembra até aquelas Ferraris antigas.

Karman Ghia
O primeiro Karman Ghia brasileiro foi produzido no ano de 1962 muito semelhante ao modelo vendido no mercado europeu.

Um misto de luxo e esportividade. Outro carro lembrado e admirado por muitos brasileiros.

O Karman Ghia não durou muito tempo e deixou de ser fabricado em 1966 para dar lugar ao SP2. Nestes 4 anos algumas versões foram lançadas e a conversível chama atenção por um fato curioso. Foram produzidas apenas 177 unidades. Isso que é raridade.

Puma GT, GTE, GTS
Difícil falar de esportivo com design invocado sem falar dos Pumas. Fabricado pela brasileira Puma veículos e motores a partir de 1967, o carro teve diversas mudanças de design e tecnologia durante anos mas nunca perdeu sua essência.

A Puma não só fabricava para o mercado nacional como também exportavam seus carros.

Dentre as versões mais conhecidas estão a GT, GTE e GTS. Mais sobre o início desta lenda você pode conferir aqui.

Bônus
Para não ser injusto com dois carros que tiveram grande importância no mercado nacional e que possui uma história gigantesca, resolvi colocá-los como bônus. Eles simplesmente não encaixariam nas categorias que eu criei acima. Estes dois carros são o Ford Galaxie (1967 – 1983)  e Rural Willys (1958 – 1977).

Ford Galaxie

Rural Willys


FAKE! Onças flagradas entre em Araruna e Terra Boa; vídeo


Outro vídeo que recebi e não sei quem enviou.

Gravado no final do mês passado, nele aparece um casal de onças flagradas aqui na região de Campo Mourão, mais precisamente entre Araruna e Terra Boa.

Tenho muito receio de publicar, por que ainda existem alguns humanos irracionais que saem para caçar os bichos que deveríamos fazer de tudo para preservar. Mas a beleza da cena me 'obriga' a mostra-los.

O jornalista Valdir Bonete apontou que o vídeo, na verdade, é de 2016 e foi filmado na Estrada Sul do Pará. 

Só queria entender o que ganha uma pessoa que insere áudio dizendo que é aqui na região de Campo Mourão.


Um vídeo espetacular!


Um show de vídeo para começar bem o dia! Não lembro quem me enviou (não anotei na hora e a memória me traiu... mais uma vez!)


15 de julho de 2019

Graia, Caxinha e amigos no Clube 10 de Outubro, anos 1990

Do álbum do Ricardo Graboski, foto do final dos anos 1990 mostra equipe que disputou campeonato interno no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro. 

Claro que destaco a presença do meu pai, Irineu Ferreira Lima entre os amigos queridos. Dia 20 faz quatro meses que ele nos deixou. Cumpriu, muito bem, sua missão entre nós, mas a saudade é enorme.

Destaco também a presença de dois dos craques com os mais potentes chutes que já vi: o Ricardo e o Pedrinho Staniszewski. Mas o talento de ambos não se resumia ao chute, jogavam muito bem, tanto nas quadras como na grama. 

Ricardo é amigo desde a infância quando entramos juntos no primeiro grau, em 1971, no Colégio Estadual de Campo Mourão. Como o sobrenome é Graboski, para virar Graia entre nós foi um 'pulo'.

em pé (da esq. para a direita): Jair Lençone, José Ricardo Graboski, Roberto Tonet e Gerson
agachados: Irineu Ferreira Lima (sempre na memória), Walter Thierbach, Pedro Luiz Staniszewski e Clermont D'Ávila Sobrinho

Roberto de Carlo e Joshua - Magic Star

Roberto de Carlo é um DJ e produtor musical suíço.


Magic Star é faixa do álbum Sounds Like Stilwerk, Vol. 4

Homem gago canta e surpreende plateia em show de calouros. Assista!

Foto: reprodução
Um homem gago surpreendeu a plateia e jurados ao soltar a voz durante um show de calouros.

Norbert Bondin, de 25 anos, conta que a música e o canto são terapêuticos e o ajudam a ter mais confiança.

Foi isso que lhe coragem pra enfrentar o palco do programa “All Together Now”, da BBC One.

O espetáculo foi em 2018, mas Norbert segue com a carreira após conquistar o desafio e arrebatar o público na apresentação.

O programa tem jurados que vão ficando de pé, à medida que o show empolga e cantam junto também.

Quanto maior número de julgadores em pé, maior a pontuação do competidor.

A meta é conseguir que todos os 100 jurados fiquem de pé, e o vencedor leva para casa 50 mil libras, cerca de 234 mil reais.

Norbert estava muito ansioso no começo, mas isso desapareceu assim que ele se concentrou na música.

A gagueira desapareceu quando Norbert cantou “A Great Big World ” e “Say Something”, de Christina Aguilera.

Quase todos no painel se levantaram, embora alguns não pudessem cantar porque estavam muito ocupados chorando.

Eles estavam testemunhando algo notável : um homem vencendo sua luta contra um problema que o perseguia há anos.

Mesmo não ganhando a competição, Norbert deu um exemplo de superação pra todos e de que é possível vencer um problema quando se acredita em si mesmo.

Assista:


Cidade da Holanda reforma centenas de pontos de ônibus para atrair abelhas

Flores plantadas sobre ponto de ônibus em Utrecht Foto: Reprodução/Instagram
Utrecht (Holanda) pode ser transformar em breve uma espécie de capital mundial do mel. A cidade se tornou "amiga das abelhas" ao modificar as centenas de pontos de ônibus no seu perímetro urbano.

Nas coberturas foram plantadas flores de diferentes tipos para que os insetos possam praticar a polinização, essencial para a agricultura.

Cobertura de ponto de ônibus em Utrecht é reformada para receber abelhas Foto: Reprodução/Instagram(uitdragerij)
Há 358 espécies de abelhas na Holanda, sendo que mais de 56% delas estão ameaçadas de extinção.

Utrecht é a capital e a cidade mais populosa da província homônima. É a quarta mais populosa cidade holandesa, com mais de 335 mil moradores. A cidade está caminhando forte na agenda de proteção do meio ambiente. Até o fim deste ano, 55 ônibus deixarão de rodar movidos a diesel. Passarão a ser elétricos.

Parque do Guartelá é uma boa opção para aventureiros

O parque é um passeio em meio à vegetação nativa com quedas d’água, corredeiras, formações areníticas, vales, inscrições rupestres de aproximadamente sete mil anos e Cânion. Aberto de quarta a domingo, das 8 às 16 horas.


Localizado no município de Tibagi, a 200 km de Curitiba, o Parque Estadual do Guartelá abrange uma área de 798,97 hectares em meio à vegetação nativa, quedas d’água, corredeiras, formações areníticas, vales, inscrições rupestres de aproximadamente sete mil anos.


Administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), é cortado pelo Rio Iapó, onde está localizado o Cânion Guartelá - 6º maior do mundo em extensão e o único com vegetação nativa.


“O Parque de Guartelá leva o seu nome em função da crença de que tesouros eram guardados nas paredes do Cânion”, diz o diretor de Gestão do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, Aristides Athayde. “Guarda-te-lá diziam os antigos moradores e esses tesouros ficavam assim, protegidos pelas imensas paredes de pedra, que ainda hoje enfeitam a região”, afirma.

ATRATIVOS - A grande atração é o Cânion e as duas trilhas que cortam o parque - a Trilha Básica e a Trilha das Pinturas Rupestres.


A Trilha Básica, de aproximadamente 5 mil metros de extensão (ida e volta), dá acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho, onde é permitido banho, e também pode-se chegar ao mirante do cânion e a cachoeira Ponte de Pedra. Para percorrer essa trilha o horário limite do início da caminhada é 16h, e não é necessária a contratação de guias.


Já a trilha das Pinturas Rupestres é feita com guia contratado pela própria pessoa, no centro de Tibagi. O passeio percorre aproximadamente 7.500 metros (ida e volta), e por ela também se chega às piscinas naturais, as pinturas rupestres de aproximadamente 7 mil anos, ao portal de rochas areníticas, além de vários mirantes naturais. Essa trilha não pode ser feita em dias chuvosos.


Para a preservação do local, o percurso da Trilha das Pinturas Rupestres é aberto para somente 40 visitantes por dia, sendo 20 no período da manhã, com início às 8h30 e 9h30, e mais 20 no período da tarde com início às 13h30 e 14h30. O percurso poder ser feito em grupo de, no máximo, 10 visitantes e um guia responsável.


INFRAESTRUTURA - O parque oferece um veículo de apoio para maiores de 60 anos, gestantes, crianças de colo com acompanhante, pessoas especiais ou com algum problema de saúde. Além de um centro de visitantes, de apoio e banheiros.

BIODIVERSIDADE – No local são preservadas algumas espécies ameaçadas de extinção, entre elas o tamanduá-bandeira, macaco-bugio, lobo-guará, irara, jaguatirica, gato-maracajá, lontra, mão-pelada, onça-parda, paca e cutia.

O visitante também poderá observar uma grande variedade de aves como urubu-rei, gavião-pombo-grande, papagaio-verdadeiro e papagaio-de-peito-roxo, entre outros. A vegetação é composta por campos, trechos de cerrado e também florestas com Araucárias.

Quem for conhecer o Parque de Guartelá pode ficam hospedado em Tibagi. “A cidade oferece várias opções de pousadas”, diz Athayde. Ou em Castro. “Em Castro também poderá conhecer um pouco da cultura tropeira da região, bem como aproveitar para praticar alguns esportes de natureza e aventura”, acrescenta.

SERVIÇO: 
Parque Estadual do Guartelá.
O acesso é pela PR-340 km 42, entre Castro e Tibagi.
O horário de funcionamento é de quarta à domingo e feriados, das 8h às 16h.
Entrada gratuita e sem agendamento.
A Trilha Básica comporta até 400 pessoas.
Para a Trilha das Pinturas Rupestres, o limite é de 40 pessoas por dia, 20 de manhã e 20 à tarde.
Contato: peguartela@iap.pr.gov.br
Para mais informações, ligar para: (42) 98873-8568.
[ AEN ]

12 de julho de 2019

Eu com os saudosos avós maternos Ana e João Abrahão


Foto de 1961 mostra eu, com apenas um ano de vida, no colo dos meus avós maternos Ana Daher e João Abrahão. 

Infelizmente, convivemos muito pouco com eles, mas tenho ótimas lembranças de nossas férias escolares na casa deles, em Presidente Prudente. 

Sírios, eles vieram para o Brasil no início do século passado com os dois filhos mais velhos, Abraão e Satute (in memorian). Em solo brasileiro, mais precisamente em Alvares Machado (SP), eles tiveram mais dois filhos, minha mãe Sallime, a dona Salma, e o caçula Jorge Tufic, ambos já falecidos, infelizmente. 

Da casa deles o que mais recordo é do cheiro de manjericão, que a vó Ana plantava em quase todo o quintal. O vento assoprava e levava o aroma delicioso por todos os lados. Lembro também deles conversando em árabe, um língua que acho muito linda, mas não sei nada, nenhuma palavra (uma vergonha, diga-se!). 

Wander, meu irmão, encontrou a foto entre os pertences de minha mãe. 

Jão - Louquinho


Jão (João Vitor Romania Balbino) é uma das sensações da música que a internet revelou recentemente. Com apenas 23 anos, Jão começou a ter destaque nas redes sociais ao publicar versões de canções famosas -- como Bang, de Anitta -- com seu próprio estilo balada.

Louquinho é o primeiro single lançado por Jão após o sucesso do seu álbum de estreia, Lobos, lançado em 2018.

Polícia prende mulher que levava duas crianças em piscina inflável no teto de carro

Jennifer Janus Yeager e o carro parado pela polícia Foto: Reprodução/Facebook(Dixon, Illinois Police Department)
Uma mulher foi presa na tarde da última terça-feira (9/7), em Dixon (Illinois, EUA), após ser flagrada por policiais levando dois filhos em uma piscina inflável presa no teto de um carro.

Jennifer Janus Yeager, de 49 anos, foi indiciada por colocar em risco a segurança das duas crianças, noticiou a emissora WTSP.

Motorista levava duas crianças na piscina inflável, segundo a polícia Foto: Reprodução/Facebook(Dixon, Illinois Police Department)
Em delegacia, a americana disse que estava indo para a casa de uma amiga e que os filhos estavam dentro da piscina para evitar que ela caísse durante o trajeto.

Após pagar fiança, Jennifer foi liberada.

Foi falta ou o Luiz Carlos da Radar simulou?


O flagrante é de uma câmera de monitoramento do centro de Campo Mourão. Nele, um cidadão, que todos conhecemos muito bem, sofre uma queda após tropeçar num meio-fio, levanta e segue com um sorriso amarelo. 

O vídeo circula pelo Whatsapp com as seguintes perguntas: Foi falta ou ele simulou? O meio-fio está fora das medidas, muito alto, ou a perninha do amigo que está fraca? 

Tem aqueles que afirmam que o amigo de Araruna deveria ter disfarçado e feito umas flexões de braços. Outros disseram que a sorte dele foi o airbag ter funcionado perfeitamente e impedido que a cabeça chegasse ao solo. 

Eu o identifique como sendo o Luiz Carlos da Radar pela levantadinha na calça, sua marca registrada.