7 de janeiro de 2011

Baú: Denise e Danielzinho

De 1976, foto mostra a amiga Denise Kravchychyn ao lado do sobrinho Danielzinho.
Denise, mãe da Geórgia e do Gregório, é amiga de sempre da 'minha' Elvira. Há anos, ela é a responsável pelo Segundo Cartório de Registro de Imóveis de Campo Mourão.
Danielzino, filho do Dirceu "Ariba" e da Clara Garbeloti, é chefe de cozinha e a última vez que o vi ele apresentava um programa de tv sobre culinária. Clique na imagem para ampliar.

Danielzinho e Denise Kravchychyn - 1976

Música do dia: Norah Jones - It's gonna be



Norah Jones (Brooklyn, 30/03/1979) é uma pianista, cantora e compositora estadunidense. Nascida Geetali Norah Jones Shankar, filha do tocador de sitar indiano Ravi Shankar, mudou oficialmente seu nome aos dezesseis anos.
"It's Gonna Be" é faixa do CD The Fall, lançado em 2009.

 

Irmãos Marx no piano (Big Store)


Os Irmãos Marx foram um grupos de irmãos comediantes, que fizeram, teatro, cinema e televisão. Eram Chico (Leonard Marx, 22/03/1887 - 11/10/1961), Harpo (Adolph Arthur Marx, 23/11/1888 - 28/09/1964), Groucho (Julius Henry Marx, 2/10/1890 - 19/08/1977), Gummo (Milton Marx, 23/10/1892 - 21/04/1977), e Zeppo, (Herbert Marx, 25/02/1901 - 30/11/1979). Outro irmão, Manfred, nasceu em janeiro de 1886 mas morreu na infância em 17 de julho de 1886. (Fonte: Wikipedia)
A cena do vídeo, com a música Mamãe eu Quero, com Chico e Harpo, é parte do filme Big Store, de 1941.

Certos alimentos orgânicos não apresentam mais benefícios à saúde

Cenoura, batata e cebola tradicionais são tão nutritivas quanto suas versões orgânicas

Um estudo feito por cientistas da Universidade da Dinamarca mostrou que cebolas, batatas e cenouras orgânicas não apresentam maiores quantidades de antioxidantes suficientes para trazer benefícios ao nosso organismo. Com o aumento da procura por alimentos orgânicos, que tem fama de ser mais saudáveis do que os produzidos de maneira tradicional, muitas pessoas passaram a pagar mais caro para consumi-los, sem saber que, em alguns casos, o tipo de produção não faz diferença.

Os cientistas fizeram análises de vários tipos de cenouras, batatas e cebolas que foram produzidas com técnicas orgânicas, ou seja, sem agrotóxicos e as compararam com amostras dos mesmos vegetais produzidos de forma tradicional. Eles descobriram que os níveis de polifenois, antioxidantes que diminuem as chances do desenvolvimento de células cancerígenas, eram praticamente os mesmos entre os dois tipos de amostras, assim como vários outros nutrientes importantes para o organismo.

Segundo os pesquisadores, isso não quer dizer que o consumo de alimentos orgânicos traga malefícios ao corpo, mas que em alguns casos, como o da cenoura, batata e cebola, a técnica tradicional traz os mesmos benefícios sem custar mais para o consumidor. Mesmo assim, o consumo de orgânicos ainda é indicado na maioria dos casos.

Eles também advertem que os únicos produtos orgânicos que devem ser consumidos são aqueles que respeitam as normas internacionais de produção, e tem o certificado de inspeção e fiscalização em sua embalagem.

Mesmo que seja preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar produtos orgânicos, eles ainda trazem benefícios que na maioria dos casos não são encontrados nos alimentos produzidos da maneira tradicional. Podem ser encontrados na forma orgânica frutas, legumes, verduras, lacticínios, ovos, café, açúcar, azeite, achocolatado, chá, mel, grãos, sucos, cacau, cogumelos, erva-mate, ervas medicinais, carnes, aves e óleos essenciais.

Alimentos orgânicos
Confira os benefícios que os alimentos orgânicos podem trazer.
1. Respeito ao ciclo das estações do ano e às características das regiões;
2. Colheita de vegetais na época da maturação (sem indução);
3. Uso de adubos orgânicos e reciclagem de materiais;
4. Tratamentos naturais contra praga e doenças nos vegetais e plantas;
5. Acesso dos animais a piquetes abertos;
6. Os animais também recebem nutrição orgânica, além de práticas terapêuticas;
7.Permanecem separados dos não-orgânicos durante o manuseio, a passagem pelo maquinário, o transporte e a venda.

Ewan Dobson

Ewan Dobson é um desses fenômenos que surgiram no Youtube. O músico mostra como a habilidade com o violão (e alguns outros elementos) pode render momentos bastante curiosos, como por exemplo: fazer “música eletrônica” usando o violão.


Dica do Ângelo Ricardo Marcotti e do Buteco da Net

6 de janeiro de 2011

Baú: família Semiguen

Com a ajuda do Elias Semiguen Filho (Star Calçados), mostro um pouco da família dele no blog.
Elias não sabe, mas frequentei a casa dele, onde era recebido pelo patriarca da família, seu Elias, para fazermos acertos de contas dos serviços prestados pela Auto Eletro de meu pai aos máquinários da fazenda deles. Seu Elias, infelizmente já falecido, de fala mansa, não me deixava ir embora sem tomar um cafézinho feito na hora.  
Ika foi cliente de minha locadora durante muito tempo. De vez em quando, vejo ela e a filha pela cidade.
Josafat e Teresinha faleceram precocemente, ele em 1985 e ela em 1997. Lembro bem dos dois. 
Ele, sério, agricultor, sempre trabalhando, faleceu num absurdo acidente com a rede elétrica. 
Teresinha, animada como ela só, era outra que adorava e animava o carnaval do Clube 10 de Outubro e do Clube Mourãoense. Clique nas imagens para ampliar.

Josafat Semiguen (in memorian) e Ika Semiguen

Teresinha Semiguen (in memorian)

Música do dia

Moraes Moreira - "Guitarra Baiana"



Antônio Carlos Moreira Pires, (Ituaçu, 8/07/1947), mais conhecido como Moraes Moreira, é um cantor, compositor e músico brasileiro, integrante do movimento dos Novos Baianos.
"Guitarra Baiana" fez parte da trilha sonora da novela Gabriela, Cravo e Canela, da Rede Globo de Televisão.


Edibar: mensagem de natal


Clique na imagem para ampliar. Para ver mais tiras, CLIQUE AQUI.

Mendigo vira hit e consegue emprego em time da NBA

Ted Williams, de 71 anos, mendigo de Columbus, Estado de Ohio, nos Estados Unidos, virou celebridade após um vídeo sobre sua vida ser divulgado pelo jornal 'Columbus Dispatch'.

Com uma voz de locutor, Williams contou sobre sua história e chamou a atenção do Cleveland Cavaliers, time do brasileiro Anderson Varejão, que lhe ofereceu um emprego como locutor oficial e uma casa.

Williams ganhou o apelido de 'A Voz de Ouro do Rádio', e está sendo comparado à inglesa Susan Boyle, que surpreendeu o mundo com sua bela voz. Confira:


(fonte: Bonde)

Pinguim confunde foca com pedra e quase arruma confusão

Um pinguim, a caminho do mar no Atlântico Sul, encontrou uma rocha "macia". E não fez cerimônia! Pulou em cima dela... Na verdade, ele parece ter confundido uma foca com uma pedra. E a foca, que tirava uma soneca, reclamou bastante! O pinguim que veio em seguida ficou cabreiro... Assista:


Do: Page Not Found

5 de janeiro de 2011

Baú: Campo Mourão 1969

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto de 1969 mostra amigos reunidos na Praça da Matriz em Campo Mourão.
Dos Zanini lembro pouco, mas lembro da loja da família deles, que funcionava onde hoje é a Farmácia América.
Do Lula e do Marcius também não tenho informações.
Da Márcia, lembro mais da casa onde ela e a família moravam, na avenida Goioerê, e do pai dela o médico, já falecido, Germano Traple.
Lembro bastante, é claro, do Dirceu Kravchychyn, o Ariba, e do Germano Quandt. Um pouco mais novo, eu vivia cruzando com eles pela cidade.
Ariba foi um grande folião do carnaval mourãoense. Ficávamos loucos para ver qual seria a fantasia que ele usaria em cada noite. Ele mora em Campo Mourão.
Germano mora em Jaraguá do Sul (SC) e lembro dele como o homem mais alto que vi na cidade. Na foto dá para perceber que ele é grande, maior ainda que o Ariba, que também é altão. Acho até que ele ainda cresceu bem mais. Convivi um pouco mais, mas menos do que desejava, com as manas dele, Elsa e Margit.
Acho que a foto é na Praça da Matriz por causa da palmeiras ao fundo. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita); Edson Zanini, Mariza Zanini, Luís Roberto "Lula" Cerqueira Alves, Márcia Traple, Marcius, Germano Quandt e Dirceu "Ariba" Kravchychyn

Música do dia: What a Fool Believes

Doobie Brothers - "What a Fool Believes"



Doobie Brothers é uma banda de rock and roll formada em 1970 por Johnston, John Hartman e o baixista Greg Murph, logo substituído por Dave Shogren, todos da Califórnia (EUA). No ano seguinte lançaram o primeiro LP, já transformado em quinteto (com Trian Porter e o percussionista Mike Hossack) e chamando-se Doobie Brothers. O som que faziam era um country rock, com leve tendência para o gospel e com utilização de instrumentos de sopro. Em 1972, o LP Tolouse Street (que trazia o sucesso "Listen To The Music") ganhou o primeiro disco de ouro, que seria uma constante na carreira do conjunto daí em diante.
"What a Fool Belevies" é uma canção escrita por Michael McDonald e Kenny Loggins. A melhor versão conhecida foi gravada pelo The Doobie Brothers para o álbum de 1978 Minute by Minute (com McDonald no vocal e backing vocal de Michael Jackson). O single alcançou o número um na Billboard Hot 100 em 14 de abril de 1979, permanecendo nessa posição durante uma semana. A canção recebeu o Grammy Awards, em 1980, tanto para Canção do Ano e Gravação do Ano.

Sabes usar seu e-mail corretamente?

É incrível a quantidade de e-mail descartáveis que recebo todos dias. E a maioria deles vem com um único objetivo: arrebanhar novos endereços para depois serem comercializados como mail list.
Beline Fuzeto enviou esse slide que ensina a ter ética e bons modos ao usar o seu e-mal. Vale a pena assistir. Clique no player para avançar.

A beleza da Pixar


Leandro Braga é o autor deste vídeo. Ele selecionou 500 cenas de todos os longas já lançados pela Pixar e fez uma linda homenagem.

Ver para crer: cão vs tubarão

4 de janeiro de 2011

Baú: sessão coruja

Do álbum do meu mano Dula, foto mostra minha filha, Larissa, junto às primas, Iasmin, Flávia e Anna Silvia, comemorando na véspera do Natal, na casa do outro mano, Wander.
Como já disse, Larissa é "produção" minha e da Elvira, Iasmin é filha do Walmir e da Sandra, Flávia do Dula e da Silvia Bandeira e a Anna Silvia do Wander e da Silvia Marina. Clique na imagem para ampliar.

Iasmin Daher Lima, Larissa Haidê Schen Lima, Flavia Bandeira Lima e Anna Silvia Franzoi Lima

Vídeo: as melhores de 2010

O DJ Earworm criou esse vídeo com os 25 principais hits do ano segundo a revista Billboard, considerada a bíblia da música nos EUA.



Batizado de “Don’t Stop the Pop”, vídeo tem trechos/imagens das seguintes músicas: 

* Ke$ha – Tik Tok
* Lady Antebellum – Need You Now
* Train – Hey, Soul Sister
* Katy Perry Featuring Snoop Dogg – California Gurls
* Usher Featuring will.i.am – OMG
* B.O.B. Featuring Hayley Williams – Airplanes
* Eminem Featuring Rihanna – Love the Way You Lie
* Lady Gaga – Bad Romance
* Taio Cruz – Dynamite
* Taio Cruz Featuring Ludacris – Break Your Heart
* B.O.B. Featuring Bruno Mars – Nothin’ On You
* Enrique Iglesias Featuring Pitbull – I Like It
* Young Money Featuring Lloyd – Bedrock
* Jason Derulo – In My Head
* Rihanna – Rude Boy
* Lady Gaga Featuring Beyonce – Telephone
* Katy Perry – Teenage Dream
* Bruno Mars – Just the Way You Are
* Mike Posner – Cooler Than Me
* The Black Eyed Peas – Imma Be
* Jay-Z + Alicia Keys – Empire State of Mind
* Usher Featuring Pitbull – DJ Got Us Fallin’ In Love
* Travie McCoy Featuring Bruno Mars – Billionaire
* Eminem – Not Afraid
* Iyaz – Replay

Videocassetada na Itália

Repórter se enrosca no fio do microfone e arrasta a câmera em brincadeira na neve

O Maior Navio Porta Contêniers do Mundo


Slide enviado pelo Jaiminho Bernardelli mostra o maior navio porta-contêiners do mundo: O Emma Mærsk.
Com seus 397 metros de comprimento e 63 metros de largura, pode transportar cerca de 11 mil conteiners de 20 pés (estimas-se, por não ter seus dados revelados, que pode acomodar até 15 mil conteiners de 20 pés).[carece de fontes?]
O Emma Maersk é de bandeira dinamarquesa, está em atividade desde setembro de 2006 atuando na rota da Ásia à Europa.
A pintura de seu casco é em silicone, o que reduz a resistência da água e com isso economia de cerca de 1,2 milhão de litros de combustível por ano. Possui 11 gruas para o auxilio de carregamento e descarregamento.
O que chama a atenção também e o alto investimento em automação, o que faz possível sua tripulação limitar-se a 13 pessoas.

Os dez melhores filmes que não vieram

André Simões, no site do jornal O Diário de Maringá, listou dez filmes que você só encontra nas locadoras - não entraram no circuíto dos cinemas brasileiros. Gostei demais do O Segredo dos Seus Olhos, O Escritor Fantasma e Scott Pilgrim. Os demais vou assistir.


"O Segredo dos Seus Olhos", de Juan José Campanella – Longa argentino dirigido por Juan José Campanella indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


"5 x Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos", direção coletiva – Filme dirigido por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro.


"Sede de Sangue", de Park Chan-wook – Filme sul-coreano vencedor do Prêmio Especial de Juri no Festival de Cannes em 2009.



"Os Inquilinos – Os Incomodados que Se Mudem" , de Sérgio Bianchi – "Os Inquilinos" é uma crítica de Sérgio Bianchi à intolerância.


"Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo", de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes – Roadie-movie em que o geólogo José Renato, que é apaixonado pela esposa, precisa fazer sozinho uma longa viagem pelo sertão nordestino.


"Baaria - A Porta do Vento", de Giuseppe Tornatore - Baaria é uma gíria siciliana para a região da Bagheria.


"A Estrada", de John Hillcoat – Adaptação ao romance de homônimo de Cormac McCarthy, premiado com o Pullitzer de 2007 e considerado um dos melhores livros da década.


"Scott Pilgrim Contra o Mundo", de Edgar Wright – Baseado nas histórias em quadrinhos do canadense Brian Lee, "Scott Pilgrim" impressiona, tanto por beirar o absurdo quanto por mostrar fortes traços e referências ao mundo pop.




"O Escritor Fantasma", de Roman Polanski.


"Tudo Pode Dar Certo", de Woody Allen – Após meia década longe de Nova York, Woody Allen volta à sua cidade natal. "Tudo Pode Dar Certo" é uma comédia ácida, exagerada e provocativa.

3 de janeiro de 2011

Baú: família Ferreira Lima - 1954

Do álbum de minha prima Rosijane, foto de 1954 mostra a família Ferreira Lima posando para a posteridade durante um festa quando eles ainda moravam em Centenário do Sul (PR).
Nela estão meus bisavós e avós paternos, quase todos os meus tios paternos (tia Lurdes e Tia Cleuza não estão presentes) e alguns tios e primos de meu pai.
Maria e João, meus bisavós, assim como meus avós Benedita e Hilário, faleceram há muitos anos. Meus tios Sebastião e Iraci infelizmente também já faleceram.
Minha tia Leonor, a tia Lica, mora em Rondonópolis (MT). Tia Maria, viúva do tio Sebastião, mora em Foz do Iguaçu.
Tia Luiza, senhora Toninho Fabri, tio Zé Gordinho e meus pais moram em Campo Mourão desde 1958.
Infelizmente quase não tenho contato com os primos Marineide (Foz do Iguaçu) e Carlos Alberto (Marechal Cândido Rondon) e menos ainda com os tios e primos de meu pai. Clique na imagem para ampliar.

Música do dia: Santana e Chris Cornell

Santana e Chris Cornell - Whole Lotta Love



Carlos Alberto Santana Barragán, mais conhecido como Santana (Autlán de Navarro, 20/071947), é um conhecido guitarrista e compositor mexicano. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band, conhecida posteriormente apenas como Santana - mais precisamente com a sua atuação no Festival de Woodstock em 1969, onde ganhou projeção mundial.
Chris Cornell (Christopher John Boyle nascido em Seattle, Washington, 20/07/1964) é um guitarrista e cantor estadunidense, que fez parte dos grupos Soundgarden, Audioslave e Temple of the Dog.
"Whole Lotta Love" é uma canção da banda de rock inglesa Led Zeppelin. É a faixa de abertura do segundo álbum da banda, Led Zeppelin II em 1969, e foi lançada nos EUA (e Japão) como single. Nos EUA, foi seu primeiro single a se tornar hit. A versão aqui mostrada é parte do CD Guitar Heaven lançado pelo Santana com a participação de vários guitarristas.

O engenheiro, o cabeleireiro e o presidiário

Marcelo Silveira (foto), engenheiro civil, se divertia nesse final de ano contando diálogo entre o Nilmo, cabeleireiro dele – com aquela cabeçona, o Nilmo deveria cobrar por metro quadrado de cabelo cortado – e um cliente que aguardava a sua vez.
- Daí maluco, disse o cabeleireiro, que tá fazendo por aqui? Como conseguiu?
- Indulto de Natal, me comportei bem e consegui a licença para visitar a família, respondeu o inquieto amigo fora da lei do Nilmo.
Marcelo só prestava a atenção e se divertia com a agitação do indultado. De repente o Nilmo pergunta:
- Vocês viram a notícia sobre o assalto ao carro forte? Marcelo, de imediato dirigiu o olhar para o presidiário, a tempo de vê-lo fazer um cara de “quero mais”, puxar o ar entre os dentes e exclamar:
- Véio, pra isso ninguém me convida, num desses sobra uns trintinha pra cada um...
Marcelo caiu na gargalhada. Mas antes de se virar, ainda viu ele se afundar na poltrona com o olhar se perdendo no teto, provavelmente pensando nas “grandes oportunidades” que não aparecem nunca.

10 celulares de sucesso lançados em 2010

O celular há algum tempo atrás ele era restrito a classe média alta, suas funções eram restritas e somente quem realmente precisava era quem tinha, pois também seu valor não era nada acessível. Com o passar do tempo eles foram diminuindo, ficando cada vez melhores em questão de funcionalidade e mais baratos. Atualmente quem não tem celular está um passo atrás no meio social. Hoje em dia vimos aparelhos sendo vendidos pela internet, lojas em todos os lugares. O mercado de celular está sempre inovando e se atualizando, com muitos lançamentos, no ano de 2010 não foi diferente:

Samsung Galaxy S - Top de linha da fabricante sul-coreana, smartphone se diferencia da concorrência pela tela AMOLED e por funcionar como roteador Wi-Fi, compartilhando a internet 3G com outros dispositivos móveis.


 
iPhone 4 - A quarta geração do smartphone da Apple chegou com videochamada, multitarefa e problema na antena.

Nokia C3 - Um dos smartphones mais básicos lançados no ano, dá acesso a e-mail, chat, Facebook e Twitter "para todos".

LG Optimus One - Smartphone com chip de núcleo duplo chegou prometendo ser um dos mais potentes do mercado, permitindo realizar mais tarefas simultâneas e multimídia no celular.


Samsung Wave - Smartphone roda a última versão do Bada. Além de gravar vídeos em HD, aplicativo Social Hub reúne dados da agenda telefônica, redes sociais, mensagens instantâneas e e-mail em um layout unificado.

Motorola Defy - Smartphone à prova de choque da Motorola promete resistência à água, poeira e quedas.

Nokia N8 - Smartphone roda a versão mais recente do Symbian e tem câmera de 12 megapixels, além de gravar vídeos em HD.

Nokia N900 - Misto de tablet e smartphone, é o primeiro aparelho celular da Nokia que roda sistema operacional Maemo, baseado no Linux. A fabricante lançou o aparelho prometendo a "mesma experiência do PC".

Nexus S - Lançado em parceria entre o Google e a Samsung, smartphone é uma evolução do Galaxy S, roda a versão mais recente do Android, a 2.3, e com processador de 1 GHz promete ser um dos mais rápidos do mercado.

Milestone 2 - Smartphone da Motorola pode ser usado como um ponto de acesso sem fios para até cinco dispositivos Wi-Fi simultaneamente.

Fonte: Terra - Tecnologia

Pato se finge de morto para escapar do predador