16 de agosto de 2018

Bradesco Futsal - Campo Mourão/PR - 1975

Bradesco Futsal - Campo Mourão/PR - 1975
em pé (da esq. para a direita): Jorge Kawabata, Sancho Olah, Osvaldo "Ganso" Luiz Matiuzzi (in memorian) e Valdair Zagoto. 
agachados: Benê, Juvenal Vieira (in memorian), João Carlos Dissenha e Luiz Carlos "Batata" Mendes.

Do álbum do saudoso Osvaldo Matiuzzi, o Ganso, mostro a equipe de futsal do Bradesco de 1975. 

O Dissenha me ajudou a identificar os craques da equipe. Não conseguimos lembrar o motivo do Juvenal, ex-vereador de Campo Mourão, que infelizmente faleceu há pouco, estar com uma camisa do Palmeiras, já que a camisa do Bradesco era vermelha. 

Luiz Carlos Mendes, o Batata, atualmente morando no Mato Grosso, foi craque do futsal mourãoense e, juntos, participamos da conquista do título dos Jogos Abertos do Paraná - 1988, em Guarapuava.

Jorge Kawabata, meu grande amigo e parceiro de Truco, seguiu carreira no banco, inclusive gerenciando a agência mourãoense e agora curte merecida aposentadoria. 

Maxwell - Whenever Wherever Whatever


Maxwell (Brooklyn, 23/05/1973) é um cantor norte-americano de R&B, funk e neo soul.


Whenever Wherever Whatever é faixa do primeiro disco de Maxwell, o Maxwell's Urban Hang Suit, lançado em 1996.  

[Vídeo] Afonso Padilha: O dia que fui parado pela polícia


Afonso Padilha é um comediante e roteirista brasileiro. Seu canal no You Tube tem mais de 870 mil inscritos no momento.

Britânico cria ilha artificial feita de garrafas PET


Vai ganhando adeptos a ideia de construir casas flutuantes, no mar, no rio ou na lagoa. Mas o inglês Richart (Rishi) Sowa soube inovar e criou a sua própria ilha artificial feita de garrafas PET. Pra isso, ele junta raízes de planta que dão uma imagem ainda mais natural ao lugar.

Já muita gente sonhou ter uma ilha e a única diferença para Rishi é que ele realmente conseguiu ter. Mas foi preciso muita coragem: quando se mudou para o México, Rishi construiu uma ilha com cerca de 250 mil garrafas PET, uma forma barata de construção que aumenta a flutuabilidade.


No entanto, em 2005, o furacão Emily arrasou a ilha do britânico. Com força de vontade, ele voltou a juntar garrafas e em 2008 nasceu a Joyxee Island, onde vive atualmente. Desta vez, para dar mais força à estrutura, ele juntou raízes de plantas e fez crescer plantações dentro das garrafas. Assim, a terra e a ilha se mantêm unidas e todo o espaço fica com um aspecto ainda mais legal. Veja só:







10 balelas científicas em que praticamente todo mundo acredita

Todo mundo já ouviu aquela velha história de que nós só usamos 10% do nosso cérebro (e isso, num futuro sabe-se lá quão distante, permitirá o nascimento de criaturas como “Lucy”, interpretada nos cinemas por Scarlet Maravilhosa Johansson). Sua mãe e/ou sua avó com certeza acreditam que “pegar friagem” resulta em resfriado certo. E todo mundo sabe que a Lua tem um lado escuro. O que muita gente não sabe é que tudo isso (e várias outras “certezas” científicas) não passa de história pra boi dormir.

Apesar de a ciência já ter desmistificado uma pá dessas lendas urbanas dos laboratórios, ainda tem gente que não sabe dessas atualizações. Veja alguns mitos da ciência em que quase todo mundo ainda acredita.

1. Usamos só uma parte da capacidade cerebral
Que a ciência ainda não sabe muitas coisas sobre o cérebro (como a origem da enxaqueca, por exemplo), é verdade. Mas uma coisa é mentira braba: que nosso cérebro tem 90% de área ociosa. A verdade é que não há nem um centímetro quadrado cerebral que não seja aplicado em alguma tarefa do dia a dia. Como cada área do cérebro tem uma função específica e nós precisamos de todas elas para ter uma vida funcional, não podemos dizer que há partes não utilizadas. O órgão consome 20% (ou seja, um quinto) de toda a energia produzida pelo nosso corpo, e é muito improvável que ele tivesse se desenvolvido tanto se tivesse partes ociosas. Tem gente que até deixa o cérebro lá, só ocupando o espaço entre as duas orelhas. Mas aí é cada um com seus problemas, né.

2. A Lua tem um lado escuro
Daqui, da Terra, conseguimos ver somente 59% da superfície lunar. Os outros 41% são o que a ciência costumava chamar de “o lado escuro da Lua”. Mas – surpresa! – esse lado escuro recebe luz solar igualzinho ao outro! A diferença é que, por conta do fenômeno chamado “rotação capturada”, nós só vemos um mesmo lado do astro, o que nos dá a sensação de que uma parte dela fica escura e sombria para sempre.

3. A Lua cheia afeta o humor
Dizem que as fases da Lua afetam o líquido presente no seu cérebro, causando variações de humor, e as polícias de alguns lugares até se preparam para uma maior onda de violência nesses dias do mês. Mas, a menos que você seja um lobisomem, a Lua cheia não tem nadinha a ver com o seu (mau) humor.
Já faz tempo que os cientistas descobriram que uma coisa não tem nada a ver com a outra: em  1985, os psicólogos americanosJames Rotton e Ivan Kelly confrontaram 37 estudos sobre o tema com as estatísticas de admissões em instituições psiquiátricas, assassinatos, acidentes de carro, suicídios e crimes em geral. E o resultado foi que não havia nenhuma ligação entre a Lua cheia e um aumento nesses números. Agora, se você é o oitavo filho e tem sete irmãs mais velhas, pode começar a se preocupar.

4. Açúcar faz crianças ficarem hiperativas
Toda boa festa infantil tem uma mesa de doces linda e sedutora. E também crianças que mais parecem um bando de gremlins correndo, pulando, gritando e fazendo um monte de bagunça. Não culpe a mesa de doces. Pesquisas científicas provaram que é a própria presença de outras crianças que faz com que os pequenos fiquem superanimados. Mas não é para liberar geral os doces para a gurizada: açúcar demais está associado a obesidade, resistência à insulina (condição base para o diabetes), hipertensão e até o aumento de certos cânceres.

5. Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar
Essa já virou até provérbio. Mas, para começo de conversa, o raio não cai. Tecnicamente, ele sobe da terra para a atmosfera. Depois, um raio é uma imensa descarga eletrostática em busca de um lugar para descarregar – e ele não está exatamente preocupado em escolher lugares inéditos. Os pontos mais altos de um perímetro certamente são mais atraentes, o que significa que o para-raio do seu prédio (ou do prédio vizinho) provavelmente já foi atingido diversas vezes – e em muitas delas você nem se deu conta.

6. Jogar uma moeda de um prédio muito alto pode matar alguém
Você nunca vai fazer isso, porque você é uma pessoa legal. Mas pode ficar tranquilo: se estiver passeando por Nova Iorque e for acertado na cabeça por uma moedinha jogada por algum espírito de porco lá de cima do Empire State Building, você não vai morrer. Pode dar um galinho, mas não passa disso.
Por serem um disco, as moedas têm uma aerodinâmica ruim. Então, a moeda que você jogar vai cair rodando, o que diminui muito a sua velocidade. Além disso, ela é leve, e não tem peso suficiente para exercer uma pressão letal sobre a caixa craniana. Mas se alguém resolver jogar um objeto mais pesado ou com melhor aerodinâmica, aí, sim, pode ser fatal. No Brasil, deixar cair objetos de janelas é uma contravenção penal, que pode ser punida com multa e prisão.

7. Antibióticos matam vírus
Não, não, não e não! Não pode ficar tomando antibiótico pra qualquer resfriado! Antibióticos, por definição, matam bactérias – e os vírus não têm absolutamente nada a ver com isso! O resultado de um mau uso desse tipo de remédios pode ser catastrófico. Na verdade, já está sendo. Se não tomado direito, as bactérias vão desenvolvendo resistência aos antibióticos. Daí o surgimento das superbactérias que temos visto recentemente. Doença viral se trata com antiviral, um tipo de medicamento que também deve ser prescrito por médico.

8. Peixes têm memória de 5 segundos
“Memória de peixe” não poderá mais ser usada como sinônimo de memória ruim ou fraca. Na verdade, até os peixinhos dourados – que levam a maior fama por serem esquecidos – têm memórias que chegam a durar meses! É essa capacidade de lembrar das coisas, aliás, a responsável por eles não serem extintos. Os peixes armazenam o conhecimento adquirido e evitam de cair nas mesmas armadilhas de predadores.

9. A genética decide se você consegue ou não fazer um canudinho com a língua
Tem gente que consegue, tem gente que não. Mas uma pesquisa de 1940 demonstrou que a genética tem coisas maiores para se preocupar do que com o canudinho da sua língua. Na pesquisa, algumas crianças conseguiram aprender a fazer o canudinho. Onze anos depois, um grupo de cientistas demonstrou que o número de crianças que conseguiam enrolar a língua havia crescido 20% entre aquelas com idades de 6 a 12 anos. Se esse número cresceu, então a habilidade não pode ser puramente genética.

10. Os golfinhos são os animais mais inteligentes depois do ser humano
Eles são fofos e muito carismáticos, mas não estão entre os mais inteligentes da Arca de Noé. Os cientistas passaram vários anos procurando uma linguagem verdadeira dos golfinhos (um dos sinais que demonstra inteligência em seres vivos), mas nunca encontraram. Além disso, testes de inteligência com animais colocaram cães, orangotangos, ratos e até pombos na frente desses mamíferos do mar.

15 de agosto de 2018

[Vídeo] Belo flagrante: onças na natureza paranaense


Dia desses vi esse vídeo no Facebook e fiquei impressionado em saber da presença de onças tão belas e grandes tão perto de nós. As imagens foram feitas por um tratorista, de muito sangue frio, na área rural de Ivaté, que fica um pouco mais de 150 km de Campo Mourão, quase na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Se fosse mais perto de nossa cidade não publicaria o vídeo com receio de que alguns idiotas sairiam para caçar os animais. Mas Ivaté está longe e não tenho a pretensão de que o meu blog -- que foi criado para mostrar familiares e amigos e coisas que me chamam a atenção na web  -- alcance desmiolados de tão longe. 


Bread - Everything I Own

|Meu mano Walmir me enviou esse vídeo, que conta a verdadeira mensagem da música Everything I Own, que eu curto demais e que sempre achei que se tratava de uma música romântica. Sou daqueles que se a melodia me agradar, viro fã sem me preocupar com a tradução. 

Assistam e vejam que bela homenagem ao pai do compositor e cantor David Gates, do Bread. 


Bread foi uma banda norte-americana de rock e folk, formada em 1968, em Los Angeles, na Califórnia, tendo sido bastante popular no início da década de 1970.


Everything I Own é faixa do álbum Baby I'm-A Want You, lançado em 1972. 

David Gates, em 1975
David Ashworth Gates (Tulsa, 11/12/1940) é um cantor, compositor e produtor musical norte-americano. Ele e Robb Royer (um dos co-fundadores) são os únicos sobreviventes do Bread.


Fotos intrigantes: o astronauta de Solway

O blog Cadê Meu Whiskey? começou no último dia 10 uma série de posts mensais sobre fotos que seguem intrigando a humanidade no decorrer dos anos e até hoje despertam interesse e curiosidade. Confira.

O astronauta de Solway

Num ensolarado dia de verão de 1964, o bombeiro Jim Templeton e sua esposa Annie resolveram passear com sua filha de apenas cinco anos, Elisabeth, por Burgh Marsh, uma bela paisagem com vista para o estuário de Solway em Cumbria, ao norte da Inglaterra. O que Templeton não imaginava era que aquele simples passeio lhe renderia uma foto que atravessaria décadas gerando especulações e curiosidade.

“Sentamos e disse a Elizabeth: ‘Agora, vou fazer fotos suas com o vestido novo’ sem esperar que isso acontecesse“, contou o bombeiro em entrevista à BBC em 2011.

Mas o que aconteceu? Bom, você pode ver na foto abaixo:


Sim, algo estranho aparece ao fundo da foto, bem atrás de Elisabeth. Para muitos, o espectro de um fantasma, uma alma-penada; para outros, um alienígena e para uma maioria significativa, um astronauta. Mas o que diabos um astronauta estaria fazendo alí, naquele cenário¿ De acordo com o Sr. Templeton não havia ninguém  atrás de sua filha no momento em que a foto foi feita e a estranha figura foi descoberta somente depois do filme ser revelado.

Seria então um astronauta fantasma?

Intrigado, o bombeiro levou a foto à polícia, que não viu nada demais naquilo, assim como a Kodak – fabricante de filmes fotográficos – que inclusive chegou a oferecer uma recompensa a quem provasse a falsificação da foto, mas sem sucesso.

Em pouco tempo fotografia do “astronauta de Solway” – como ficou mundialmente conhecida – foi reproduzida exaustivamente nos jornais da época e causou alvoroço no mundo todo. Templeton recebia diversas cartas todos os dias com declarações de pessoas mundo afora afirmando que se tratava de um fantasma; outras, ainda, acreditando que o bombeiro e sua filha tinham poderes paranormais. 

O fim do mistério
Em 2014, 50 anos depois do misterioso clique, o professor e jornalista investigativo David Clarke, declarou em entrevista à BBC que seria possível que o astronauta da foto fosse, na verdade, Annie, mãe de Elisabeth. “Um dos fotografamas feitos no mesmo dia do passeio mostra a esposa de Jim, que, segundo ele, estava parada atrás dele quando fez a foto de Elizabeth. Acredito que, por alguma razão, sua mulher se meteu na foto e ele não viu porque estava com uma câmera que só podia ver pelo visor apenas 70% do que estava na cena.”

Segundo Clarke, a esposa de Templeton estava de costas para a câmera, e a fotografia estava superexposta, isso fez com que seu vestido azul fosse visto como branco, explicando assim a falsa imagem do astronauta.

Elisabeth e sua mãe, Annie, que estava de vestido azul.
Na mesma época um membro do fórum Reddit com a ajuda da tecnologia, corrigiu as cores da imagem desvendando um dos maiores mistérios da fotografia: o astronauta na verdade não estava de branco, estava de vestido azul e era mesmo Annie, a mãe de Elisabeth.


Você deve estar se perguntando: “Mas como o Sr. Templeton não viu a própria esposa ao fundo da foto?” A resposta é simples, o bombeiro estava fotografando sua filha com uma câmera Zeiss Contax Pentacon F SLR, que enquadrava apenas 70% do cenário, logo, enquanto ele focava na imagem da criança não pôde ver que sua esposa estava por perto. Mistério desvendado!

Jim Templeton faleceu em novembro de 2011 acreditando que se tratava de um astronauta em sua foto e mesmo que anos depois a verdade tenha vindo a tona, a lendária imagem ainda faz a alegria dos mais curiosos 5 décadas depois.

Jim e Elisabeth, anos depois do lendário retrato.

[Vídeo] Policial filma momento em que mata homem armado com faca

Sargento da polícia de Las Vegas aponta pistola a homem armado com faca
Foto: Reprodução/YouTube(The Bodycam Channel)
A sargento Daniella Cino respondeu a um chamado na semana passada em uma área residencial na periferia de Las Vegas (Nevada, EUA). Chegando ao local, a policial encontrou uma mulher ferida e um homem empunhando uma faca na frente de um condomínio.

Apontando uma pistola, Daniella ordenou que o agressor parasse e entregasse a faca. William Fuller se recusou e investiu contra a sargento. Ele acabou sendo baleado e morrendo no local. Toda a ação foi filmada por câmera posicionada sobre a cabeça da policial. As imagens foram divulgadas pela polícia na segunda-feira (13/8).

A vítima esfaqueada foi levada a um hospital. Não corre risco de morte.

Assista à ação:


Aprenda técnica para desentupir chuveiro com vinagre


Não é de hoje que as pessoas utilizam vinagre como um produto de limpeza caseiro. Ele tem diversos fins e um deles é desentupir o chuveiro. Quando os jatos estiverem fracos ou danificados, basta limpá-lo e você pode fazer em casa com muita facilidade. 

Para testar este tutorial você vai precisar de:
  • 1 vasilha funda 
  • Vinagre 
  • Água 
  • Escova (de dentes ou de lavar roupa) 
  • Palito, clipe de papel ou arame pequeno 

Siga os seguintes passo para conseguir desentupir o chuveiro: 
  1. Desligue o disjuntor ou a chave geral de energia para iniciar a limpeza; 
  2. Em uma vasilha, coloque água suficiente para cobrir o espalhador, acrescente meio copo de água e misture bem; 
  3. Desrosqueie o espalhador e mergulhe-o na vasilha; 
  4. Deixe ele por uma hora, retire o espalhador e passe uma escova nos furinhos que ainda estiverem entupidos; 
  5. Caso ainda tenha alguns furinhos entupidos, use um palito, clipe de papel ou arame pequeno para remover os resíduos mais resistentes; 
  6. Por fim, rosqueie o espalhador de volta e religue o disjuntor

14 de agosto de 2018

Elvira Schen com Marina na formatura no Colégio Integrado - anos 1990


Recordando e ''corujando'', publico foto do início dos anos 1990 que mostra dois grandes amores da minha vida: minha esposa Elvira Maria Schen Lima com a filha mais nova, Marina Marília Schen Lima, durante formatura do ensino fundamental, no Colégio Integrado.

Marina é professora municipal e leciona, com muito gosto, na escola localizada na comunidade do Alto Alegre.

Elvira é artista plástica e atualmente está vereadora em Campo Mourão. 

Kings of Leon - Pyro


Kings of Leon é uma banda de rock formada em 2000 em Nashville, Tennessee, Estados Unidos.


Pyro é faixa do álbum Come Around Sundown, lançado em 2010.

[Vídeo] Fabio Rabin e a insistência do PT com Lula candidato


No último vídeo postado em seu canal no You Tube, o humorista paulista Fábio Rabin zoa com a insistência do PT em registrar a candidatura de Lula à presidência da república. Assista.


Menina que nasceu sem as mãos é bicampeã de caligrafia


Veja a história de esforço, determinação e superação de Anaya Ellick, uma menina que não tem as duas mãos e mesmo assim venceu um concurso de caligrafia cursiva nos Estados Unidos.

Pela letra bonita, ela ganhou este ano o concurso ‘Nicholas Maxim para Excelência em Caligrafia Cursiva’.

Anaya venceu outros 50 estudantes de várias escolas americanas. Junto com o certificado de proficiência e um troféu, ela ganhou 1 mil dólares – pouco mais de 3,7 mil reais. A premiação foi em maio último.

Ela ganhou o concurso pela segunda vez: a primeira foi quando ela estava no 1º ano, em 2016.

Como
Muita gente se pergunta “como Anaya consegue?”

Ela segura o lápis com o braço direito e usa o esquerdo para firmar a folha sobre a mesa, com o cotovelo.

A menina cursa o terceiro ano do ensino fundamental, na cidade de Chesapeake, na Virgínia.
Ela é considerada pela professora Sarah Cannady um exemplo de superação para os colegas de turma, “e agora para todos nós”, diz.

“Eu disse apenas que, sim’, eu poderia fazer isso”, contou Anaya, em entrevista para a WVEC-TV.
Fotos: reprodução / Facebook
Fotos: reprodução / Facebook

Chama a atenção o fato de que Anaya poderia usar próteses, não só para escrever, mas para outras atividades também.

A mãe da menina, Bianca Middleton, explicou a escolha da filha de não usar próteses. “Em vez de ajudá-la, atrapalhavam. Ela não queria usar e começou a aprender muitas coisas sem elas, como escrever e desenhar”, afirmou.

O colégio Greenbrier Christian Academy, onde Anaya estuda, parabenizou a garota na sua página do Facebook:

“O merecido primeiro lugar de Anaya nos lembra o que a determinação e o trabalho duro podem alcançar. Estamos bastante orgulhosos dela e de suas realizações. Parabéns Anaya por sua conquista, você inspira a todos!”, diz a publicação.


Ervas que substituem o paracetamol e o ibuprofeno

Veja alternativas que substituem os remédios que já estamos acostumados a tomar quando sentimos dores ou febre


O acesso a medicamentos está muito facilitado nos dias de hoje. Pagando pouco, podemos comprar remédios para baixar a febre e aliviar dores, dentre eles estão o paracetamol (analgésico) e o ibuprofeno (anti-inflamatório). O problema é que a facilidade de acesso também acaba causando dependência, sem contar que esses sintomas são naturais do processo de cura do nosso organismo - a febre, por exemplo, é uma reação positiva do sistema imunológico lutando contra micro-organismos causadores de enfermidades.

Outro problema é que o inofensivo ibuprofeno, na verdade, não é tão inofensivo assim, podendo aumentar em 31% o risco de parada cardíaca. Quanto mais você puder evitar a medicação exagerada, principalmente em se tratando de anti-inflamatórios, melhor para sua saúde.

Algumas ervas podem substituir o paracetamol e o ibuprofeno no alívio de dores. Mas é sempre bom lembrar: se persistirem os sintomas, um médico ou médica deve ser consultado.

Pimenta
O princípio curativo da pimenta é a capsaicina, uma resina oleosa que funciona como um ótimo analgésico, inibindo a liberação do principal neurotransmissor de estímulos de dor, bloqueando-a. A pimenta aumenta a liberação de endorfinas e também é eficaz na redução de níveis de lipídio no sangue. Além de ajudar a manter equilibrados os níveis de açúcar, auxilia também na recuperação e reconstituição de tecidos danificados, melhora as funções estomacais e intestinais e ajuda na prevenção de câncer. Pode ser utilizada para perda de peso e para aliviar a dor de neuropatias diabéticas, da osteoartrite e psoríase.

Gengibre
O gengibre tem efeitos anti-inflamatórios superiores ao ibuprofeno e é também um antibiótico natural. Ele controla náusea e vômito, dor de cabeça, enxaqueca e ajuda a regular o sistema digestivo. Alivia dores de artrite, osteoporose e muscular, além de estimular o sistema imunológico. Ajuda em processos de desintoxicação alimentar, alivia os sintomas de inflamação, combate doenças arteriais coronarianas, protege o cólon contra lesões cancerosas e também evita a formação de úlceras estomacais.

Salgueiro-branco
A casca do salgueiro-branco tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antipiréticas, anticoagulantes, calmantes, adstringentes e desintoxicantes. É usada normalmente para alívio de dores de cabeça (junto com a unha-de-gato e anis-estrelado, suavizando seu sabor amargo), de dores musculares, reumáticas, menstruais, ciáticas e de fibromialgia. Tem um efeito semelhante à aspirina em casos de febre e não causa rejeição estomacal. É também um sedativo natural, pois seu chá dá sono. Também pode ser utilizado para tratar verrugas, calos, feridas, queimaduras, infecções de pele, inflamações na garganta e infecções bucais.

Cúrcuma
A cúrcuma possui propriedades antioxidantes, antiartríticas, antivirais, antitumorais, anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas, podendo combater diversas doenças, como Alzheimer, diabetes, artrites e alergias.

Unha-de-gato
A unha-de-gato é um descongestionante, bactericida, antimutagênico e citostático útil nos tratamentos de tumores cancerígenos. É também um anti-inflamatório eficaz para tecidos e terminações nervosas. É um desintoxicante renal e intestinal, é um bom remédio para diverticulites, colites, hemorroidas, fístulas, gastrites, úlceras, parasitoses, desequilíbrios da flora intestinal e doença de Crohn. Inibe a coagulação e estimula o sistema imunológico, além de aliviar alergias químicas e de pólen, bronquites e asma. 
Porém preste atenção: as unhas-de-gato medicinais são de duas espécies: Uncaria tumentosa e Uncaria guianensis, não confunda com a planta ornamental Ficus pumila, que também se chama unha-de-gato, mas é tóxica.

Boswellia
Essa planta pode ser utilizada como anti-inflamatório em casos de artrite reumatoide, doença de Crohn, asma, alergias, inchaço das articulações, rigidez matinal nos idosos, inibição de células cancerosas e colite ulcerativa.
[ eCycle ]