27 de julho de 2018

Campo Mourão Handebol nos Jap's de 1982, em Umuarama

Em pé (da esq. para a direita): Neucir José da Silva (in memorian), Wander Ferreira Lima, Ubiraci Rodrigues, Cesar Augusto Massareto Bronzel, Roberto Tonet, Marcelo de Oliveira Lima e Walmir Ferreira Lima
agachados: Ubirajara Rodrigues, Walcir "Dula" Ferreira Lima, Luis Carlos Eufrásio Prates, Antonio Carlos Custódio, Ricardo Kosuzi e Jonas Rodrigues

Foto de 1982, mostra timaço de handebol que representou Campo Mourão na 25ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Jap´s), que naquele ano foi realizado em Umuarama. 

Todos os integrantes fazem parte da segunda geração de craques formados na cidade após a chegada dos professores Idevalci Maia e Nelsinho Rodrigues (in memorian), que aqui chegaram em 1975 para trazer o alto rendimento à modalidade, uma das mais vitoriosas da cidade. 

Nessa edição dos Jap´s, a equipe mourãoense conquistou o terceiro lugar. Maringá derrotou Goioerê na decisão final. 

Irão notar que as famílias Ferreira Lima e Rodrigues dominavam a área nesses anos. Hehe

Marcelo de Oliveira Lima é o atual Secretário de Esportes de Campo Mourão.

Neucir, um dos melhores jogadores, e dos mais fortes fisicamente, de nossa história, faleceu muito novinho e de uma forma difícil de aceitar. 

Kraak & Smakk (com Berenice Van Leer) - My Mind's Made Up


Kraak & Smaak é um trio de produção musical da cidade de Leiden, na Holanda, formado por Oscar de Jong, Mark Kneppers e Wim Plug.


Berenice Van Lerr é uma atriz e cantora holandesa.


My Mind's Made Up é faixa do álbum Juicy Fruit, lançado em 2016.

[Vídeo] Da série: O brasileiro precisa ser estudado...


É tanta ''bobice'' que fica engraçado!


Ter cachorro em casa tornará seu bebê mais saudável, descobriu estudo


Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu que as famílias que possuem cães em casa têm bebês mais saudáveis. Os pesquisadores analisaram mais de 700 mães e seus bebês por um período de alguns anos. Os pesquisadores examinaram se esses pares mãe-bebê também viviam em casas com animais de estimação que estavam presentes durante os primeiros três meses da vida da criança. Veja o que eles descobriram:

Benefício de ter pet em casa para o bebê
O estudo acompanhou 746 crianças e suas mães por quatro anos, observando se tinham ou não um animal de estimação durante o segundo ou terceiro trimestre de gestação, bem como aproximadamente três meses pós-parto.

Após essas informações, verificaram a saúde intestinal de todos os bebês e compararam os resultados dos que foram expostos a animais de estimação durante a gravidez e logo após o nascimento, e aqueles que não foram. Os pesquisadores analisaram o cocô dos bebês e encontraram dois tipos muito úteis de bactérias intestinais.


Estes bebês que conviviam com animais domésticos (70% dos quais eram cães) tinham uma riqueza das boas bactérias, Ruminococcus e Oscillospira, que estão ligadas a um menor risco de obesidade e doenças alérgicas em crianças.

Os dados também sugerem que se houver um cão presente frequentemente durante toda a gravidez de uma mulher - mas o cão for embora quando a criança nascer - os benefícios ainda estarão lá no bebê.
[ Vix ]

[Fotos] Na minha época era assim...


Me diverti muito com imagens enviadas, via Whatsapp, pelo amigão Anderson Carolo Pedroso, o Lambari, relembrando várias brincadeiras, brinquedos e marcas da minha infância e adolescência.



Saudade do AAS Infantil. O gostinho doce do remédio está para sempre na memória.

Adicionar legenda

Ela procurava piolhos com esse pente

Era uma bexiga bombadona 

Quando ganhei um Kichute ele já tinha saído de moda e ele não ''acabava'' nunca... tive que fazer uns cortes com faca para convencer meu pai a me dar um mais ''da moda''. Se não faço isso estava com ele até hoje.

Viajamos, meu pai, eu e três irmãos (Wilhiam, o mais novo, ainda não tinha nascido) até Aparecida do Norte em um fusquinha. De vez em quando um de nós pulava ali atrás. Em outras viagens, já com o mais novo entre nós, a emprega (Palmira) também ia ali no banco traseiro do fantástico carro da Volkswagen. Como cabia todos não sei dizer.




E ficava rezando para o locutor não falar nada durante a música...

Aquela sujeirinha que formava no canudo, que ninguém conseguia tirar, é que dava o sabor nas bebidas... 

Gastava toda a grana que meu pai me dava em paçoquinha Amor

Demais essa lembrança. Deixava minha bolsa escolar com um caroço enorme...


Só não apanhei com a colher de pau (que eu me lembre)

26 de julho de 2018

Ana Letícia comemorando 15 anos de vida, simpatia, beleza, esperteza, carisma...

Ana Letícia Lima Conrado - julho de 2018
"Netos são as sobremesas da vida"

A frase acima, de autor desconhecido, cada dia faz mais sentido para mim. Sempre fui maluco pelas três filhas e agora sou muito mais pelos três netos, Ana Letícia, Fernanda e Luis Guilherme. 

Ontem, 25 de julho, fez quinze anos que fui avô pela primeira vez. Ana Letícia veio mundo no inicio da noite de uma sexta-feira exatamente como é até hoje: Linda e perfeita. 

Comemoramos a data longe um do outro, mas na semana que vem, se Deus quiser, vamos nos reunir e bagunçar a capital dos paranaenses. 

Claro que a amo cada vez mais e desejo a ela toda felicidade do mundo!

Deva Mahal - Snakes


Deva Mahal (pronuncia-se 'diva') é uma cantora de soul e R&B que mora em Nova York. Ela é filha do cantor e guitarrista de blues Taj Mahal.


Snakes é faixa do álbum Run Deep, lançado em 2018.

As bebidas mais consumidas do mundo


A água é sem dúvida a primeira entre as bebidas mais consumidas do mundo, sendo um líquido vital para a existência humana.

Mas e se deixarmos de fora esse precioso, você saberia dizer quais são as bebidas mais consumidas do mundo?

O Mundo Intrigante fez uma lista. Confira:

6° – Vinho

Muito se fala sobre os benefícios do vinho para a saúde quando consumido de forma moderada.

Isso porque, a bebida é rica em antioxidantes, sendo capaz de combater o envelhecimento precoce das células.

Além disso, o vinho ajuda na prevenção de doenças cardíacas e na limpeza do sangue, já que evita que coágulos se acumulem nas artérias.

O vinho também ajuda na perda de peso e na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.

5° – Refrigerante

De diversas marcas, o refrigerante, apesar de não ser muito recomendado por conta de seus índices de açúcar, é uma das bebidas mais consumidas do mundo.

Neste seguimento, a Coca-Cola é líder global no setor, sendo o refrigerante mais popular e consumido do mundo.

4° – Cerveja

Bebida preferida dos finais de semana, bares e roda de amigos, a cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais maltados, em especial da cevada e trigo.

A cerveja pode ser fabricada de diversas formas e, a partir, dessa fabricação ganha um gosto diferente, seja mais suave ou mais amargo.

Ao ser consumida com moderação, a cerveja ajudar o corpo ao produzir o colesterol bom (HDL).

No entanto, se consumida em excesso, a cerveja causa diversos problemas, como o aumento de peso, inchaço e dependência.

Entre as bebidas alcoólicas, a cerveja é a mais consumida em todo o mundo.

3° – Leite

Um dos alimentos mais completos, o leite é muito consumido em todo o mundo.

Além de puro, o leite pode ser misturando em vitamina, café, chocolate e entre outras combinações. Para as pessoas com intolerância à lactose, há a opção de leite sem esta enzima.

O leite é uma bebida rica em cálcio que ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes, sendo muito importante para pessoas de todas as idades.

Vale ressaltar, que o leite de vaca é o mais consumido entre os leites.

2° – Chá

Bebida milenar, o chá é uma infusão de ervas que pode ser consumido quente ou gelado. Contudo, na maioria das vezes, o chá é consumido gelado.

O chá também pode ser usado para fins medicinais, de acordo com a erva escolhida.

O chá de boldo, por exemplo, é indicado para problemas gastrointestinais. Enquanto que o chá de camomila é usado como um calmante natural.

Por muitos séculos, o chá foi a bebida mais consumida do mundo e ainda está em primeiro lugar, em países como a China e a Inglaterra.

1° – Café

Unanimidade na preferência da maioria, o café é a bebida mais consumida do mundo.

Seja puro, misturado com leite, expresso, cappuccino e entre outras formas de consumo, o café cai bem em qualquer ocasião.

Os benefícios do café para a saúde são muitos. Além de muito saboroso e nutritivo, quando consumido moderadamente, oferece muitos benefícios para a saúde.

Isso porque, trata-se de uma bebida altamente antioxidante, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e o combate aos radicais livres que causam o envelhecimento.

O café também é um estimulante natural, que fornece mais energia ao corpo para as atividades diárias e prática de exercícios físicos.

Além de ajudar na prevenção de doenças, o café também auxilia no emagrecimento, pois a cafeína é um termogênico que faz com que o metabolismo fique acelerado, o que está diretamente relacionado ao gasto mais intenso de calorias.

Jardins flutuantes purificam as águas de lagos e rios

Compostas de plantas aquáticas, essas ilhas de filtragem contribuem também para o equilíbrio do ecossistema


“Onde eu nasci passa um rio”, diz uma canção de Caetano e Gal, lançada em 1967. Tão límpidas quanto as vozes desses dois artistas devem ser as águas que banham as terras natais em geral; assim, uma empresa de São Paulo tem aplicado um processo que visa justamente a esse tipo de limpeza: ela cria jardins flutuantes que são verdadeiras ilhas de purificação lacustre e fluvial.


São estruturas com uma área entre 10 m² e 15 m² cada uma que flutuam sobre lagos, rios e outros corpos d’água com o intuito de torná-los balneáveis e navegáveis. “Somos um dos pioneiros do uso dessa técnica no Brasil”, afirma Leonardo Tannous, engenheiro ambiental e sanitarista, permacultor, paisagista e diretor-geral da ÁguaV, empresa que atua nessa seara desde 2012.

Os jardins flutuantes foram implementados no Parque Burle Marx, em São Paulo

Os jardins flutuantes foram implementados no Parque Burle Marx, em São Paulo. As floating islands, ou ilhas flutuantes, desenvolvidas pela companhia possuem uma base feita de garrafas PET, fornecidas por cooperativas de catadores, e tranças de mangueiras de bombeiro que são refugos da indústria.
Reciclados, esses materiais formam o esqueleto da ilha, a ser preenchido com substrato e as plantas responsáveis pelo trabalho de filtragem.

Os jardins suspensos promovem a purificação da água e o reequilíbrio do ecossistema
Os jardins suspensos promovem a purificação da água e o reequilíbrio do ecossistema
Crédito: Divulgação/ÁguaV Engenharia e Projetos
Para sustentá-las, é utilizado um substrato com resíduos de poda triturados. Sobre ele, são plantadas espécies macrófitas aquáticas que costumam ser encontradas em brejos. “Priorizamos as nativas da região”, diz Tannous.
Entre as mais usadas, ele cita a copo-de-leite, sombrinha-chinesa, taboa, lírio e costela-de-adão.
A ilha é presa ao fundo ao ser amarrada por cordas e cabos de aço a blocos de concreto. Em sua parte inferior, são acrescentadas raízes artificiais feitas de resíduos da indústria têxtil. Esses prolongamentos ajudam nas funções de purificação ao concentrar bactérias e micro-organismos que atuam na degradação da matéria orgânica presente na água. O local também passa a ser um refúgio para peixes que ali depositam seus ovos.


Painel no Parque Burle Marx explica o funcionamento dos jardins flutuantes
Painel no Parque Burle Marx explica o funcionamento dos jardins flutuantes
Crédito: QSocial
Aos poucos, toda a ilha passa a ser habitada pela fauna do lugar em que é colocada – tartarugas, insetos e outros bichos passam a frequentá-la. “Ela também age em prol do equilíbrio do ecossistema”, afirma Tannous.
Alguns modelos de ilha são dotados de aeradores e oxigenadores, que potencializam o trabalho de limpeza.
A ÁguaV realizou até hoje cinco projetos de ilhas flutuantes, todos no Estado de São Paulo – o número de estruturas depende do tamanho do corpo d’água e da quantidade de poluentes que nele se encontram. O tempo de projeto e implantação leva, em média, de três a seis meses. O custo de manutenção é de cerca de um décimo do de instalação.
Um demonstrativo do sistema foi implementado no Parque Burle Marx, na zona sul de São Paulo. Tannous conta que a empresa prepara uma proposta para atuar na revitalização do rio Doce. “A tecnologia poderia ser utilizada nos rios Pinheiros e Tietê”, afirma. “Antes de tentar algo nesse sentido, queremos sedimentar o conceito para conquistar o apoio público.”

Estrutura da base dos jardins suspensos
Estrutura da base dos jardins suspensos
Crédito: Divulgação/ÁguaV Engenharia e Projetos

Lua de sangue é nesta 6ª: eclipse mais longo do século 21

Foto: Nasa
A Lua de Sangue é um dos maiores fenômenos celestes e poderá ser vista nesta sexta-feira, 27 de julho, como adiantou o SóNotíciaBoa.

O evento celestial inteiro vai durar cerca de quatro horas, por isso está sendo considerado o mais longo do século 21. Mas na prática, o eclipse propriamente dito, vai durar uma hora e 43 minutos no total.

E o melhor: será visível no Brasil, parcialmente, entre 17h15 e 19h19 (horário de Brasília). 


Por que tanto tempo?
É que a Lua estará em um dos seus pontos mais distantes da Terra. Isso significa que a sombra que o mundo lançará sobre ela é maior do que em um eclipse lunar normal.

De acordo com Noah Petro, cientista lunar do Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA, “o que controla a duração do eclipse lunar é a posição da lua quando ela passa pela sombra da Terra”.

Ao Space, ele explicou que a parte mais escura da sombra do planeta é chamada de umbra.

Para exemplificar, o especialista sugere imaginar a umbra como um cone que se estende da Terra na direção oposta ao Sol.

“A Lua pode passar pelo cone ou passar pelo meio, que recebe um eclipse de duração mais longa”, ele falou. Como desta vez a Lua está se aproximando do centro do cone, o fenômeno será mais extenso.

Segundo a EarthSky, instituto de astronomia nos Estados Unidos, o satélite estará em um ponto mais distante da Terra.

Isso significa que ela vai aparecer um pouco menor no céu e vai levar mais de tempo para passar pela sombra do planeta.

Como será
A Lua vai ganhar esse novos tons porque no eclipse, o satélite, a Terra e o Sol ficarão alinhados, fazendo com que o planeta bloqueie os raios solares que iriam até a Lua.

As cores desviadas passam pela atmosfera e, junto com a posição dos astros, criam o efeito avermelhado.

23 de julho de 2018

Mais uma do álbum do Jayminho: Jorair, Nilson, Martinho e Fausto - anos 1970

Jorair Fernandes de Morais, Nilson Evelázio de Souza, Martinho Fernandes de Morais (in memorian) e Fausto Alcântara de Lima- Campo Mourão/PR

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto do início dos anos 1970 mostra quatro amigos mourãoenses: Jorair Fernandes de Morais, Nilson Evelásio de Souza, Martinho Fernandes de Morais e Fausto Alcântara de Lima. A pose me lembrou dos grandes grupos musicais dos anos 1960/70.

Um pouco mais novo que o quarteto, lembro deles animando, com suas presenças, grandes eventos no Clube 10 ou no Country Clube. 

Jorair tive o prazer de conhecer pessoalmente quando ele atuou como financeiro de uma construtora ou madeireira (me deu um ''branco'' aqui!). Se não me engano ele reside atualmente em Cuiabá. Júnior, filho dele, é nefrologista em Campo Mourão. 

Nilson, renomado professor da UEM, só conheço pela internet. Ele é genro do saudoso professor Abelegy Alves e filho de um grande amigo de meu pai, o seu João, que sempre tratei por João Barbeiro. 

Martinho Fernandes de Morais, médico nefrologista, faleceu muito novo. Ele e Jorair são filho do pioneiro mourãoense Seu Jorge, do tradicional Bar Aparecida. 

O engenheiro civil Fausto Alcântara de Lima também é de tradicional família mourãoense. Faz tempo que não nos encontramos. Nossos pais são conhecidos desde quando moraram em Porecatu, Centenário do Sul, antes de virem para Campo Mourão. Infelizmente, os pais dele, Tereza e Lazinho, já são falecidos.  

Lenny Kravitz - New York City


Leonard Albert "Tarolo" Kravitz (Nova Iorque, 26/05/1964) é um cantor, multi-instrumentista, produtor, arranjador e ator norte-americano.


New York City é faixa do álbum Strut, lançado em 2014.

Paulinho Mixaria e os louquinhos na academia

Estou na turma dos que não adianta. hehehe


Paulo Roberto Alves da Silva, (Taquari – RS, 05/10/1969), o Paulinho Mixaria, é um grande humorista gaúcho, conhecido por seu humor sem palavrão algum.

Como cuidar da sua barba em 5 passos (rápidos)

O visual barbudo requer bastante cuidado e é essencial aprender a cultivar os pelos do rosto com dicas práticas



Uma recente pesquisa da University of New South Wales, na Austrália, concluiu que as mulheres preferem homens barbados porque estes parecem mais másculos e maduros do que os pelados.

Cultivar uma barba, no entanto, não é tarefa fácil.

Uma finíssima linha separa o galã rústico do lenhador canadense.

Aprenda os 5 passos da barba bem cuidada:


1. Obedeça o tipo do seu rosto
 (Getty Images/Reprodução)
Cada formato de rosto pede um tipo de barba diferente.

Homens com rosto redondo devem tirar os pelos das bochechas (ou apará-los bem), pois isso alonga a face.

Rostos quadrados pedem desenhos mais arredondados, principalmente na região do pescoço.

O rosto oval, por ser o mais proporcional, aceita qualquer tipo de barba.

Carecas devem deixar a barba mais curta e homens com queixo-duplo podem aproveitar os pelos para esconder a papada.


2. Mantenha a barba limpa
 (Pxhere/Reprodução)
Assim como qualquer região revestida de pelos, a barba – se não bem cuidada – pode virar uma colônia de ácaros, germes, poeira e sujeira.

Cultivar uma barba significa higienizá-la diariamente.

Lave o rosto várias vezes ao dia, especialmente após as refeições (a piada de continuar almoçando pelo resto da tarde pode até ser engraçada, mas deve ficar no campo imaginário).

Se você é alérgico, uso sabonete neutro.

No banho, xampu é recomendado.


3. Cuidado com a oleosidade
 (Getty Images/Reprodução)
Barba comprida é sinônima de pele oleosa, o que pode levar ao surgimento de espinhas na região.

Para evitar o problema, esqueça os cremes hidratantes.

Mais uma vez, lavar o rosto várias vezes ao dia é extremamente recomendado.


4. Mantenha um formato
 (Getty/Reprodução)
Você pode não ser fã de barbas desenhadas, mas se você possui muitos pelos no rosto e não quer ser confundido com o Pé Grande, vai ter que diminuir a área do matagal.

Determine uma linha para o início e fim da sua barba (nas bochechas e pescoço) e elimine com gilete – ou navalha – o que extrapolar o limite.

Quanto ao volume, o critério é o bom senso.

Mas evite uma barba muito cheia: elas não gostam.

Para fazer este controle, use um aparador de barba ou tesoura.


5. Cuide da textura
 (Getty Images/Reprodução)
Mulher nenhuma gosta de pelos grossos e duros.

Maciez é o caminho.

Se não quiser ouvir a famosa reclamação feminina de “sua barba me pinica”, aplique condicionador na barba de duas a três vezes por semana.

O procedimento não pode ser diário porque isso acarretaria no aumento da oleosidade do seu rosto.
[ VIP ]

Os dez filmes mais baixados nos EUA


O site Torrent Freak divulgou a lista dos filmes mais baixados nos Estados Unidos, com a aventura Rampage: Destruição Total, com Dwayne Johnson (The Rock) como o preferido do momento. Confira os trailers.

1) Rampage: Destruição Total (Rampage)


2) Jogador Nº 1 (Ready Player One)


3) Overboard


4) Rota de Fuga 2 (Escape Plan 2: Hades)


5) Próxima Parada: Apocalipe (How It Ends)


6) Um Lugar Silencioso (A Quiet Place)


7) Furious


8) Sanju


9) Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War)


10) Não Vai Dar (Blockers)