8 de junho de 2018

Renan Salvadori e Javert Pereira no Clube 10- anos 1990

Do arquivo do Clube 10 de Outubro, foto dos anos 1990 mostra o craque Renan Salvadori ao lado do árbitro Javert Pereira.

Renan foi um daqueles atletas mourãoenses que ''mandavam bem'' em qualquer modalidade. Vôlei, Basquete e futsal ele jogava como poucos. Foi integrante da Fertimourão Futsal e da Seleção Mourãoense de futsal campeã dos Jogos Abertos do Paraná de 1988, realizado em Guarapuava. Não se dava muito bem com os árbitros não, mas o Javert sempre o soube levar na conversa.

Javert, sargento reformado do Corpo de Bombeiros, por anos integrou o quadro de árbitros da cidade e, também por anos, colaborou com os campeonatos internos, de futsal e 'soçaite', do Clube 10. 

Renan Salvadori e Javert Pereira
Clube 10 de Outubro - Campo Mourão/PR - anos 1990

The Black Keys - I'm Not The One


The Black Keys é uma dupla estadunidense de Blues rock (primeiros albums) e Indie rock formada pelo vocalista/guitarrista Dan Auerbach e pelo baterista/produtor Patrick Carney no ano de 2001 em Akron, Ohio.


I'm Not The One é faixa do álbum Brothers, lançado em 2010.

Álcool e remédio juntos... Perigo!

[Vídeo] Este é o dia que é dado a você


Vídeo motivacional para todos que pensam que esse é apenas mais um dia. Assista, reflita e comemore O DIA QUE É DADO A VOCÊ.


Enviado pelo Ricardo Widerski.

Lâmpada fluorescente: dos benefícios aos perigos

Lâmpada fluorescente possui mercúrio e chumbo, metais nocivos à saúde do organismo e do ambiente


A lâmpada fluorescente é um item comum nas residências e locais de trabalho por ser uma opção eficiente e econômica se for comparada com a lâmpada quente comum. Porém, há um aspecto negativo nessa escolha, o interior das tipo fluorescentes contém mercúrio, substância muito perigosa para nossa saúde.

Em comparação com as lâmpadas incandescentes, existem pontos positivos e negativos. A eficiência energética, a potência da lâmpada e o tempo de vida da fluorescente são superiores. No entanto, esse tipo de lâmpada pode se quebrar facilmente e, por conta do mercúrio, seu descarte torna-se muito complicado.

Os riscos do mercúrio da lâmpada fluorescente
O mercúrio ainda tem a companhia do chumbo na composição da lâmpada fluorescente. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o valor máximo de mercúrio que pode estar concentrado em uma unidade é de 100 miligramas de mercúrio por quilo do resíduo. O contato com a substância em níveis mais altos pode gerar sérios problemas de saúde.

O maior problema acontece quando a substância é inalada, ainda mais se a quantia de mercúrio elementar for grande, o que pode causar problemas neurológicos e até hidragirismo (intoxicação que causa tosse, dispnéia, dores no peito e outros problemas mais graves).

No meio ambiente, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele volatiza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de micro-organismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de descontaminação.

O mercúrio é liberado ao longo de duas semanas após seu descarte. Apenas nos EUA, são liberadas na natureza entre duas e quatro toneladas de mercúrio anualmente.

A lâmpada fluorescente quebrou. O que fazer?
Caso aconteça da lâmpada fluorescente quebrar é preciso estar atento a alguns cuidados. Antes de limpar a área, a primeira coisa a fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque o material.

Ventilar o ambiente também é importante. Por isso, janelas e portas precisam ser abertas o mais rápido possível. Para retirar os cacos, espere a poeira baixar (literalmente), use luvas e os coloque em um recipiente que possa ser lacrado para limpar os pequenos pedaços em pó. Use fitas adesivas e papel toalha umedecido para limpar os últimos resíduos que podem passar despercebidos.

Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, o material não deve mais ser usado, mesmo depois de limpo! No caso de corte, procure assistência médica o mais rápido possível.

1º passo - Proteja o nariz
Como já falamos antes, esse tipo de lâmpada é perigoso por causa dos componentes químicos que ela libera, então o primeiro passo é proteger o rosto. Para isso, use uma máscara de pano ou papel.

2° passo - Proteja as mãos
Evite o contato dos cacos e do pó com qualquer parte do seu corpo. Use luvas de borracha e muito cuidado.

3° passo - Como jogar no lixo
Não só a gente, como também o catatador de lixo pode se machucar. Portanto, alguns cuidados com o descarte dos cacos são importantíssimos. Coloque os cacos em cima de um pano velho ou flanela, atenção, nunca jornal, e feche bem. Em seguida, coloque a trouxa dentro de uma garrafa PET cortada ao meio (utilize a metade de cima para tampá-la). Para visualizar melhor esse processo dê uma olhada na matéria: "Como descartar vidro quebrado?".

4° passo - Coleta certa
Não deixe que este material seja levado para aterros comuns! Muitas embalagens deste tipo de lâmpada avisam se o produto é reciclável. Para achar locais que aceitam lâmpada fluorescente, acesse a seção de busca de Postos de Reciclagem da eCycle, selecione "lâmpada" e encontre o local mais próximo de você.

Descarte e Reciclagem
Onde descartar lâmpadas fluorescentes?
A reciclagem do material consiste em retirar o mercúrio da lâmpada fluorescente, assim elimina-se a possibilidade de contaminação humana e do meio ambiente. E, por isso, o descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser bem direcionado e cuidadoso.
[ eCycle ]

6 de junho de 2018

Bloco Máfia no ''soçaite'' do Clube 10

Olha só que timão representou o bloco Máfia em um torneio de futebol ''soçaite'' no Clube 10 de Outubro.

Por anos, durante o período de carnaval, eram realizados torneios de futebol, para os homens e meninas, reunindo membros de blocos caranavalescos. A Máfia era um dos mais tradicionais blocos do clube alviverde mourãoense.

A foto é do arquivo do Clube 10 e está sem data, mas deve ser do início dos anos 2000.   

em pé (da esq. para a direita): Clermont D'Avila Sobrinho, Elias Bezerra, João Alfredo "Fefê" Costa Neto e Fabiano Viudes
agachados: Dori Ribeiro, Silvestre "Tino" Staniszewski, Marcos "Cabeção" Cardoso e Jorge Baggio

Ady Suleiman - What's the Score


Ady Suleiman é um cantor e compositor inglês de origem tanzaniana.


What´s The Score é faixa e título de álbum lançado por Ady Suleiman em 2015.

10 coisas que os celulares tornaram obsoletas

O termo atual é “Smartphone“, mas a gente não perde a mania de chamá-los de celulares. Porém, se o nome antigo ainda tá na moda, o mesmo não se pode dizer de outras coisas que costumávamos utilizar muito mais antes da existência desses aparelhinhos. Confira dez dessas que já aposentamos ou estão quase lá:.

10. Telefone fixo
Antigamente era preciso ligar na casa da pessoa com quem queríamos falar e torcer para que ela estivesse lá. Após a popularização dos celulares, virou algo praticamente restrito a empresas.

9. Lanternas
Seja utilizando o visor do celular ou a própria lanterna do aparelho, os celulares se tornaram capazes de resolver o problema de muitas pessoas que não precisaram comprar uma lanterna de mão.

8. Caixa eletrônico
Conferir saldo, fazer pagamentos e transferir dinheiro para alguém se tornaram muito mais fáceis após o lançamentos dos apps de bancos para smartphones. Pena que não tem como fazer saques.

7. Cartões de crédito
No Brasil o pagamento com smartphones no lugar dos cartões ainda está engatinhando, mas em países como Japão e Coreia do Sul já é uma realidade há algum tempo.

6. Relógio de pulso
Ainda são bem utilizados para conferir um toque de elegância. Mas, para a função de olhar as horas, a maioria das pessoas acaba usando mesmo seus celulares.

5. Calculadoras
Quase toda casa tinha pelo menos uma calculadora portátil. Como hoje elas já vem nos celulares, dificilmente alguém compra um aparelho que costuma ser usado poucas vezes.

4. Calendário
Muita gente também aposentou os antigos calendários de mesa e de parede graças aos celulares. Antes disso os calendários mais portáteis eram os de levar na carteira.

3. Agendas telefônicas
Ao lado do telefone fixo sempre tinha uma dessas. E algumas anotações ruins acabavam não ajudando muito. Ainda bem que os números que precisamos hoje estão na agenda do celular.

2. Mapas rodoviários
Se antigamente era necessário um enorme mapa mostrando as estradas para poder viajar, tudo ficou mais fácil com a invenção do GPS. Hoje é só pendurar o smartphone no para-brisa e botar o pé na estrada.

1. Câmeras de bolso
Com a qualidade cada vez melhor das câmeras dos smartphones, simplesmente já não compensava mais carregar uma máquina fotográfica, ainda mais sem saber se realmente haveria a necessidade de tirar uma foto.

Proibições bizarras ao redor do mundo

A cultura dos países influencia fortemente nas leis criadas. Neste sentido, há proibições que podem ser consideradas extremas e desnecessárias por alguns, mas que são justificadas em determinada cultura.

A seguir, confira 8 proibições bizarras ao redor do mundo.

1. Dia dos namorados é proibido
O Dia dos Namorados é comemorado em diversos países ao redor do mundo.

Mas, na Arábia Saudita, esta comemoração foi suspensa nacionalmente com a justificativa de que é uma violação às crenças mulçumanas.

A legislação proíbe a venda de qualquer coisa vermelha na data para não estimular os moradores a presentearem seus amados.

2. Chiclete é proibido
Desde 1992, em Singapura é proibida a importação de chicletes. Dessa forma, os locais não podem mascar chiclete.

Esta medida foi tomada, segundo as autoridades, para manter os espaços públicos limpos.

3. Manequins são proibidos sem traje religioso
No Irã, é proibido que os manequins femininos não estejam usando o hijab, que é um véu tradicional da religião muçulmana, que é a predominante no país.

Assim, todos os manequins de moda feminina devem está usando esse véu.

4. Corte de cabelos ocidentais
Ainda no Irã, também é proibido que os habitantes usem penteados e cortes de cabelos ocidentais, como rabo de cavalos, coques, moicanos e entre outros.

O objetivo é evitar que os habitantes percam suas raízes e se “ocidentalizem”.

Proibições com relação a certos cortes de cabelo vigoram nas maiorias dos países islâmicos.

5. Proibido pornografia com seios pequenos
É isso mesmo! Na Austrália somente mulheres com seios grandes estão aptas para participarem de filmes adultos.

Essa medida foi tomada pelo Conselho de Classificação Australiano que definiu que mulheres de seios pequenos podem ser encaradas como uma alusão à pedofilia.

6. Proibido plantar jasmim
A jasmim é uma flor muito usada em jardins para a ornamentação e conhecida por sua beleza e aroma que é exalado ao cair da noite.

Após a Revolução de Jasmim que tirou do poder o governo totalitário em manifestações sangrentas na Tunísia, o governo chinês ficou com medo que o mesmo ocorresse no país.

Assim, na China é proibido plantar qualquer tipo jasmim. Do mesmo modo, músicas que tenham essa palavra também são censuradas.

7. Proibido reencarnar sem estar autorizado
É muito estranho, mas na China é proibido reencarnar sem consentimento do governo.

Entre os monges budistas e os seguidores da religião, a reencarnação é levada muito a sério. Dessa forma, o vigor dessa lei é uma tentativa de diminuir a influência de Dalai Lama e controlar os monges budistas.

Assim, para reencarnar, é preciso solicitar autorização do governo chinês. Como essa autorização é pedida é que não conseguimos imaginar.

8. Proibido ser emo
Na Rússia, é proibido que os jovens adotem o estilo emo-gótico, isto é, se vistam de preto, usem franjas, piercings, maquiagem sombria e etc.

Esta proibição ocorre, pois o governo russo acredita que esse estilo seja uma forma de encorajar o jovem a comportamentos depressivos, isolamento e até mesmo suicídio.

Nesta perspectiva, em 2008, a música de estilo emo também foi proibida no país por conta da melancolia das letras que podem influenciar a depressão.

Policial é chamado para tirar pedinte de restaurante e…

Foto: reprodução / Facebook Victoria Summer
Um policial surpreendeu ao ser chamado para retirar de um restaurante um morador de rua que estava pedindo comida para os clientes.

Em vez de tirar o homem do prédio, o oficial comprou uma refeição para o pedinte, sem fazer alarde.

Quem presenciou tudo e divulgou um vídeo com a boa ação nas redes sociais foi uma funcionária chamada Victoria Summer.

O vídeo foi visto mais de 170 mil vezes desde a semana passada, quando aconteceu a gentileza.

Os seguidores que assistiram as imagens chamaram o oficial de “grande homem” e “ótimo policial”.

A história
Victoria trabalha no restaurante Hardee, no condado de Horry, na Carolina do Sul, EUA.

Victória contou que um cliente insatisfeito ligou para a polícia pedindo providências contra um homem que há horas pedia doações na lanchonete.

Mas o oficial que chegou para fazer o serviço, deu resposta contundente: ele comprou uma refeição quente e doou para o sem-teto.

“O policial comprou a comida para o homem sem-teto e lidou com a situação de forma surpreendente!”, escreveu Victoria Summer no Facebook , ao lado de um clipe de 20 segundos.

Ela disse à emissora de notícias local WMBF que o oficial comprou dois cheeseburgers para o homem.

“Fiquei emocionada que o policial tivesse tanta compaixão, então pensei em fazer um vídeo”, acrescentou ela.

O policial
O vídeo recebeu tanta atenção que o Departamento de Polícia do Condado de Horry deixou seu próprio comentário, identificando o oficial como CJ Mullinax.

Coincidência ou não, Mullunax é o mesmo oficial que se tornou viral no ano passado por um vídeo dele jogando futebol com um grupo de garotos locais.

“Obrigado a todos pelos comentários positivos e de apoio sobre o oficial CJ Mullinax e sua assistência a um dos nossos cidadãos necessitados”, escreveu o departamento.

Assista ao vídeo:





5 de junho de 2018

Campo Mourão Handebol - Jogos Abertos do Paraná (1977) em Arapongas

01- Betinho Nogaroli, 02- Tedy João Pacífico, Jair Grasso, 04- Luizinho Ferreira Lima, 05- João Barbosa, 06- Erivalto "Negão" Oliveira, 07- Idevalci Ferreira Maia, Neyzinho Kloster, 09- Louri da Silva, 10- João Silvio Persegona, 11- Walmir Ferreira Lima, 12- Marcos Alcântara de Lima, 13- Adailton "Tuco" Leite dos Santos e 14- Dagoberto Lüdek
Campo Mourão Handebol - Jogos Abertos do Paraná
Arapongas - 1977

Foto de 1997 mostra um momento de descontração de boa parte da equipe de handebol de Campo Mourão no alojamento, durante uma folga nos Jogos Abertos do Paraná, que naquele ano foi disputado em Arapongas. 

Louri da Silva, um dos melhores goleiros de futsal que vi atuando, era o único ''intruso'' na foto. De todos os personagens no registro, Dagoberto é o único de quem perdi totalmente o contato.

Com um timaço, formado com atletas todos de Campo Mourão, perdemos a final para Cornélio Procópio por um gol de diferença, em um jogo que desperdiçamos sete ou oito sete metros (o pênalti da modalidade). 

Lobo - I'd Love You to Want Me

Estava escrevendo que dancei muito com essa música do Lobo, mas o correto é "fiquei parado ao lado da namorado ao som...", pois tenho dois pés esquerdos quando se trata de dançar. Lembro que o cunhado Paulo Schen, o Lispa, tinha esse disco e conheci o cantor quando comecei a namorar a Elvira (esses dias atrás, em 1976).


Lobo (Roland Kent Lavoie, 31/07/1943) é um cantor e compositor estadunidense que alcançou enorme sucesso no início dos anos 70, atingindo o topo das paradas com "Me and You and a Dog Named Boo", "I'd Love You to Want Me" e "Don't Expect Me To Be Your Friend".


I'd Love You to Want Me é faixa do álbum Of a Simple Man, lançado em 1972.

O vídeo me foi enviado pelo amigão Sebastião Barbosa Nery, o Tiãozinho.

Com a sogra num assalto a banco- vídeo




Marido precisando de uma orientação num momento muito estranho...


Enviada pelo Odair, da Izamar Parafusos.

Os benefícios do Nopal Para Saúde


Esse Cacto traz consigo uma diversidade de nutrientes essenciais para o funcionamento da saúde geral do corpo. Além disso, Nopales ou nopalitos são as almofadas do Nopal ou Cacto de Pera Espinhosa. Eles são comidos como um vegetal e comumente encontrados em restaurantes, mercearias e mercados de agricultores em todo o sudoeste americano e no México.

As propriedades medicinais deste cacto foram descobertas no período da Pré-História e a planta já era utilizada como analgésico natural. A forma mais comum de uso na medicina caseira é o consumo do extrato de cacto.


Valor Nutricional: O Nopal é rico em ferro, magnésio, potássio, sódio, manganês e cálcio, também contém vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C. Também é rico em aminoácidos fibra. Os benefícios do Nopal são vários e certamente algum te chamará a atenção e você vai querer experimentar. Então, confira Os 12 Benefícios do Nopal Para Saúde:

1. Ajuda a Emagrecer: Graças à sua quantidade de fibra regula a absorção dos nutrientes, sua chegada ao sangue e facilita sua eliminação. Também produz sensação de saciedade e colabora com uma boa digestão. Ao mesmo tempo as proteínas reduzem a retenção de líquidos e ajudam a controlar a celulite.

2. Previne o Câncer: A variedade de fitoquímicos, compostos por flavonoides, Vitamina C, e outros antioxidantes presente no Nopal tornam extremamente benéfico para todo o sistema imunitário, em particular quando se trata de vários tipos de câncer. Antioxidantes são compostos benéficos que buscam os radicais livres no organismo e elimina antes que eles possam sofrer mutações no DNA das células saudáveis em células cancerosas.

3. Elimina a Ressaca: Nopal cactus pode realmente ajudar com os sintomas da ressaca. É mais eficaz quando você tira o extrato do cacto antes de começar a beber, evitando o problema em vez de tratá-lo mais tarde. Um estudo de 2004 revelou fortes evidências de que o extrato Nopal de cacto reduz significativamente a gravidade da ressaca quando tomado antes de beber.

4. Protege as Células Nervosas: As células nervosas podem ser danificadas como todas as outras células. Isso pode levar a perda ou dor sensorial. Nopal cactos pode proteger contra esse dano. Por exemplo, um estudo de 2014 descobriu que ele contém propriedades neuroprotetoras. Isso pode ajudar a prevenir células nervosas de danos ou perda de função.

5. Ajuda na Construção de Ossos fortes: O conteúdo mineral desta poderosa folha do cacto inclui um nível modesto de Cálcio, que é uma parte essencial da construção de ossos fortes e reparação de ossos depois de ser danificado.

6. Rico em Antioxidantes: Os antioxidantes podem proteger nossas células dos danos causados ​​pelos radicais livres. Nopal cactus é cheio de antioxidantes, e um estudo de 2013 descobriu que o cacto é capaz de reduzir o estresse oxidativo. Os antioxidantes podem beneficiar todos, independentemente da idade e condições preexistentes.

7. Auxilia na Digestão: O Nopal são em formas de cactos, por isso são muito fibrosos e contêm uma grande quantidade de fibras dietéticas. A fibra dietética é essencial para o processo digestivo, porque adiciona grandes quantidades de evacuações que as tornam mais fáceis de passar através dos músculos lisos do trato digestivo.

8. Age Como Antibiótico: Seu uso como medicamento já era conhecido pelos povos originários mexicanos e com muito bons resultados. Seu consumo ajuda a inibir e se desfazer de diferentes tipos de bactérias. Está recomendado tanto seu uso interno como em cataplasmas para infecções, feridas e problemas da pele.

9. Pode Reduzir o Colesterol: Um estudo inicial encontrou evidências de que o cacto Nopal conseguiu diminuir o colesterol. Enquanto os níveis globais de colesterol caíram, o colesterol LDL (ou o colesterol “ruim”) caiu significativamente. O cacto Nopal pode reduzir o colesterol com muito menos efeitos colaterais do que os medicamentos tradicionais contra o colesterol.

10. Regula os Níveis de Açúcar no Sangue: Regulamentar o açúcar no sangue pode ser uma grande luta para pessoas com diabetes. Nopal cactus pode fornecer uma solução complementar. Algumas pesquisas indicam que esse cacto pode diminuir e regular o açúcar no sangue. Um estudo de 2012 , por exemplo, recomenda a tomada desse cacto juntamente com outros medicamentos para diabetes para ajudar a regular o açúcar no sangue.

11. anti-infamatório: O suco que é retirado das folhas dele tem efeitos anti-inflamatórios em uma variedade de partes do corpo, incluindo os sintomas associados à artrite, lesões, dores nas articulações e tensão muscular. Aplique o suco frequentemente na a área afetada, e pode consumir o próprio vegetal para desfrutar também dos seus efeitos.

12. Melhora Sono: Esta planta também contém magnésio, que é um mineral útil que ajudam a induzir a sensação de sono nas pessoas que sofrem de insônia, ansiedade crônica ou inquietação. Isso induz a libertação da serotonina no corpo, o que resulta num aumento dos níveis de melatonina. Ele também tem um efeito levemente sedativo, o que reduz a função do nervo e acalma o corpo, ajudando-o a adormecer.

Como consumir o cacto:
Existem vários formas de consumir essa planta. Uma delas é este suco que deve ser tomado em jejum, a cada três dias, até que os resultados sejam vistos.

Ingredientes:
Um cacto de tamanho médio. Certifique-se de ser um gênero Opuntia
Um copo de água pura
O suco de um limão
Uma colher de chia ou linhaça (opcional)
Não adoce

Modo de preparo:
1. Coloque tudo no liquidificador e liquefaça por alguns minutos, até que esteja tudo bem triturado e beba todo o líquido devagar. Se precisar mastigar, faça.
2. Depois de beber esse suco, não coma mais nada por 45 minutos.

4 de junho de 2018

Mourãoense Kalebe Lauback é campeão nacional em Portugal


O Campo Mourão Basquete, em sua página no Facebook, está comemorando a conquista do mourãoense Kalebe Lauback que, neste domingo, conquistou o título de campeão da Liga Nacional Sub-18 de Portugal.

Formado no projeto Basquete Cidadão, do Campo Mourão Basquete, Kalebe, que tem apenas 15 anos e já mede 1,98cm, se transferiu recentemente para o FC Porto. 

Muito bom ver os frutos começando a serem colhidos. Claro que comemoramos juntos. Parabéns ao Kalebe, familiares e ao projeto da equipe mourãoense de basquete!

Smokey Robinson - Love Bath


William "Smokey" Robinson, Jr. (nascido em 19 de fevereiro de 1940) é um cantor, compositor e produtor de R&B e soul norte-americano. Sua imagem é frequentemente associada à gravadora Motown, tendo sido vice-presidente da gravadora entre 1961 e 1988. Ficou, então, conhecido como "King of Motown" (Rei da Motown).


Love Bath é faixa do álbum Time Flies When You're Having Fun, lançado em 2009.

Suassuna ensina como e quando falar mal de terceiros- vídeo


Já devem ter notado que sou ''fanzaço'' do Ariano Suassuna. Na semana passada recebi alguns vídeos, de mais de um remetente, com momentos especiais e muito bem-humorados com o escritor paraibano. 

Nesse, abaixo, ele fala, com muita propriedade, como e quando devemos falar mal de terceiros. Assista, divirta-se e veja se tem como não concordar. 


Ariano Vilar Suassuna (Cidade da Parahyba, 16/06/1927 — Recife, 23/07/2014) foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro.

Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.

Foi Secretário de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e Secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014. (fonte: Wikipedia)

21 anos da mais bonita (e inexplicável) cobrança de falta de todos os tempos- vídeo

Há exatos 21 anos, Roberto Carlos acertava um dos chutes mais espetaculares da história.


Confesso que nunca gostei do ex-lateral esquerdo, muito mais pela sua arrogância (uma vez presenciei, via TV, ele dizendo para um jornalista que o relógio deve valia mais do que o repórter recebia como salário. Isso, apenas por que o entrevistador fez uma pergunta que o RC não gostou), mas não tem como não admirar essa cobrança de falta inigualável.

No dia 3 de junho de 1997, o ex-lateral esquerdo desafiou as leis da física e fez seu gol mais famoso na carreira, cobrando falta com muito (mas muito!) efeito para marcar pela seleção brasileira no empate por 1 a 1 com a França, em partida pela abertura de um torneio realizado na França.

A batida de três dedos, que "foge" da barreira dos Bleus e faz uma curva incrível, deixa o goleiro Fabien Barthez completamente perplexo, já que a bola parecia se dirigir para a bandeira de escanteio. No entanto, ela acaba "voltando", belisca a trave esquerda do arqueiro e morre no fundo das redes, num lance histórico.

ASSISTA: 


O avesso da tatuagem

Descoberta de pesquisadores franceses abre caminho para a retirada de desenhos na pele sem deixar resíduos na forma de manchas e cicatrizes


EXTRAÇÃO - Os procedimentos hoje adotados, como o uso do laser, custam caro e levam tempo para funcionar 
(/Getty Images)

Não é incomum que, depois do desejo de tatuar o corpo, brote a vontade de fazer o oposto, retirar a tatuagem — três em cada dez pessoas tatua­das decidem pela remoção. As sequelas da extração, contudo, podem ser feias. No lugar do desenho ficam manchas e cicatrizes. Os dermatologistas sempre buscaram uma saída que permitisse não estragar a pele após a eliminação da pintura. Recentemente, cientistas do Centro de Imunologia de Marseille-Luminy, na França, identificaram os mecanismos de absorção das tinturas — e a descoberta pode abrir uma avenida de oportunidades que permitiria a volta da tez a seu estado inicial.


Acreditava-se, até hoje, que os pigmentos dos desenhos apenas coloriam a derme onde ficam os fibroblastos, as células que sintetizam colágeno (composto que dá sustentação à pele), e lá permaneciam para sempre — e que somente sessões a laser seriam capazes de dar sumiço à tatua­gem. A novidade: os pesquisadores observaram que as células de defesa do organismo, os macrófagos, identificam a tinta como uma ameaça ao corpo e a ingerem. Mas os macrófagos não dão conta do recado — os grânulos de tinta são volumosos demais e parte do pigmento permanece retido. Com o tempo, essas células morrem, os pigmentos são liberados e aspirados por novos macrófagos. O ci­clo, então, recomeça. “A descoberta quebrou um paradigma de décadas”, diz Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo. Na prática, portanto, é um atalho para a criação de tecnologias de remoção mais pontuais.

Submeter-se aos tratamentos atuais de remoção não significa apenas o ganho de marcas — custa caro. A extração com o laser de picossegundos, o que há de mais novo no mercado, exige ao menos quatro sessões a cada seis semanas, ao custo de no mínimo 1 000 reais cada uma. O valor pago para remover uma tatuagem do tamanho de uma moeda de 1 real pode ser nove vezes maior que o desembolsado na aplicação do desenho.

O passo dado pelos especialistas franceses precisa de tempo para ser adotado. Enquanto isso, trata-se de minimizar os danos. Uma solução é alterar o traço, em vez de extraí-lo. O clássico exemplo é o do ator Johnny Depp. Em homenagem à atriz e então noiva Winona Ryder, ele tatuou no braço “Winona Forever” (Winona para sempre). Depois de três anos, com o fim do relacionamento, Depp apagou apenas as duas últimas letras do nome da atriz, o que resultou na frase “Wino Forever” — bêbado para sempre.
[ Veja ]