19 de abril de 2018

Sajama Basquete - Clube 10, anos 1980

Getulinho Ferrari Jr., Ana Maria Galeano, Raquel Deris Conrado Gameiro e Tarjânio Tezelli
Foto do final dos anos 1980 mostra um quarteto de 'basqueteiros' mourãoenses que defenderam as cores da Sajama Malhas em um campeonato interno no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro, o Clube 10: Getulinho Ferrari Júnior, Ana Maria Galeano, Raquel Conrado Gameiro e Tarjânio Tezelli. Nessa época o clube alviverde fervia com suas atrações sociais e esportivas. Imagino que se tratava de uma competição de duplas. 

Lembro do Getulinho, do Tarjânio e da Ana Maria defendendo as cores do basquete mourãoense em competições estaduais. A Raquel fez parte da seleção de handebol da cidade que participou pela primeira vez de uma edição dos Jogos Abertos do Paraná, em Rolândia, no ano de 1974.  

Getulinho Ferrari é produtor rural em Campo Mourão.

Ana Maria Galeano é fonoaudióloga em Bento Gonçalves (RS). 

Raquel Conrado Gameiro é bioquímica, proprietária do Laboratório Pronto Análise, em Campo Mourão.

Tarjânio Tezelli é conceituado professor de direito em Dourados (MS).



Maria Bethânia e Chico Buarque - Sem Fantasia


Maria Bethânia é a maior cantora brasileira de todos os tempos.

Chico Buarque é o cara!

Sem Fantasia é faixa do álbum Chico Buarque de Hollanda - Volume 3, lançado em 1968.

Otimista. (Do Depósito do Wes!)- tirinha


Brasiliense, nascido em 1980, Wesly Samp! e fã de quadrinhos desde moleque.

Cidades pelo mundo perfeitas para conhecer a pé


Caminhar pelas ruas de uma cidade nova durante as férias pode ser uma espécie de terapia que, além de renovar suas energias, possibilita o contato com diferentes pessoas e culturas. Há cidades que não permitem muito isso, já que os principais pontos turísticos ficam distantes uns dos outros e - para ganhar tempo - você pode acabar optando por tomar um táxi ou metrô para se deslocar. 

Por outro lado, há aqueles lugares que - independente do tamanho - oferecem diversas atrações muito próximas e você pode seguir caminhando e aproveitando o dia. Quer saber quais destinos são ótimos para conhecer andando? Confira!

Florença, Itália 
- Turistas em visita à Itália vêm cada vez mais escolhendo Florença como destino.Ainda que seja para passar um dia, vale a pena ir à cidade que é considerada um museu ao ar livre e, portanto, perfeita para conhecer caminhando.

A nossa dica especial é que você não deixe de visitar os Jardins de Boboli, o parque mais famoso da cidade de Florença, e ideal para relaxar fazendo uma boa caminhada.

Roma, Itália
- Uma cidade que é muito boa para conhecer a pé é Roma. No centro da cidade você pode visitar o famoso Coliseu e logo ao lado aproveitar para ir ao Fórum Romano, outra construção histórica.

Depois de sair do Coliseu e do Fórum Romano, se você subir caminhando direto por uma rua, vai encontrar o magnífico monumento à Vittorio Emanuele II, símbolo da Itália unificada.

Dubrovnik, Croácia 
- A parte antiga da cidade preserva o estilo medieval e é cercada por muralhas. A principal rua se chama Stradun, considerada uma das mais charmosas do mundo e que leva a vários pontos de Dubrovnik.

Um lugar que é ponto de encontro dos turistas e o mais badalado da cidade é a Praça Luza, que fica numa das extremidades da Stradun. Vá andando e desfrute das belezas no caminho.

Paris, França 
- Que Paris é uma das cidades mais charmosas do mundo ninguém tem dúvidas. Então, nada melhor que caminhar às margens do Rio Sena até chegar a famosa Torre Eiffel.

Um pouco mais distante da região está o Palácio de Versalhes. Você até vai precisar de um transporte para chegar até lá, mas em se tratando de passear ao ar livre, os jardins do palácio são tão grandes quanto lindos. Recomendamos!

Barcelona, Espanha 
- Na Espanha há muitas cidades incríveis para conhecer a pé desfrutando das belezas arquitetônicas, Barcelona é uma delas. As famosas Ramblas ligam um ponto a outro da cidade e são perfeitas para uma boa caminhada.

Percorrendo as Ramblas, numa das extremidades, você chega à Praia da Barceloneta, um dos principais cartões postais da cidade.

Lisboa, Portugal 
- Lisboa está em alta e aparece como favorita não só por muitos turistas, mas também como opção de lugar para viver. No centro da cidade você pode conhecer vários lugares a pé como a Baixa Chiado, o Rossio e chegar até a Praça do Comércio, onde há uma linda vista para o Rio Tejo.

Em outro ponto da cidade, em Belém, é possível visitar vários pontos turísticos caminhando são eles: Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém (foto).

Cartagena das Índias, Colômbia 
- Cidade colombiana é dividida entre a parte moderna e a mais antiga, essa última cercada por muralhas. As ruas com casas coloridas são um charme à parte e convidam os turistas para uma boa caminhada e para surpreender a cada esquina.

Saindo da cidade amuralhada para a parte moderna, uma agradável caminhada te conduz até o Castelo San Felipe de Barajas, imponente fortificação construída pelos espanhóis.

Cuzco, Peru 
- A cidade não é capital do país, mas sem dúvida é das mais importantes no que diz respeito à tradição e cultura inca. O centro de Cuzco, a exemplo da Praça de Armas é convidativo para desbravar a pé.

Caminhando - muito perto dali - está o Coricancha, importante construção que é ponto de encontro entre as culturas incas e cristãs, já que abriga o Templo do Sol e o Convento de Santo Domingo.

Nova York, Estados Unidos 
- Quem pensa que em nossa lista não há espaço para grandes metrópoles está muito enganado. Em visita a Nova York, por exemplo, um grande atrativo é percorrer a famosa Times Square.

Se você estiver com disposição para fazer uma caminhada um pouco mais longa, vale a pena ir até o Central Park. Chegar lá e experimentar o contato com a natureza no meio da grande cidade vai recompensar.

Dublin, Irlanda 
- Cidade irlandesa é conhecida pelo clima altamente variável e pelos diversos pubs. Mas sabia que Dublin é muito plana e perfeita para se deslocar caminhando? É uma delícia fazer um passeio a pé às margens do Rio Liffey, que corta a cidade.

Se estiver pela cidade caminhando, procure pela St. Patrick's Cathedral, igreja que homenageia o santo mais importante do país.

Amsterdã, Países Baixos 
- Capital da Holanda, Amsterdã é uma cidade para conhecer caminhando, de preferência aproveitando um belo dia às margens do canal de Grachtengordel.

Uma atração imperdível no caminho é fazer uma visita à Casa de Anne Frank e ao Museu do Holocausto, que guardam memórias da Segunda Guerra Mundial.

Marrakesh, Marrocos 
- Na cidade marroquina é praticamente impossível não se sentir seduzido a caminhar pela Medina, centro fortificado de Marrakesh.

Andando por lá, o ponto de parada obrigatório é a praça Jemaa el Fna com seu movimentado comércio, músicos e encantadores de serpentes.

Chiang Mai, Tailândia 
- Cidade amuralhada tailandesa é perfeita para conhecer caminhando e um destino popular entre turistas que visitam o país.

Com certeza em uma das caminhadas você vai se deparar com essa maravilha chamada Wat Chedi Luang, templo budista que é das principais atrações da cidade.

Buenos Aires, Argentina 
- Conhecida como a cidade mais europeia da América do Sul, Buenos Aires é um convite para caminhar e conhecer sua parte central como a Praça de Maio, por exemplo.

Perto dali, está o charmoso bairro de Puerto Madero que abriga a famosa Puente de La Mujer projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Vale a caminhada para conhecer de perto!

Rothenburg, Alemanha 
- Chegar em Rothenburg é como entrar em uma máquina do tempo e se transportar para a era medieval. Então, nada melhor que caminhar nessas ruas charmosas e históricas.

As ruas da cidade levam ao Marktplatz, a praça principal que onde costumam se reunir os turistas que visitam Rothenburg. Além das construções antigas, chama a atenção pelas cores.

Banha de porco x óleos vegetais: qual é o mais saudável para cozinhar?

Gorduras animais não são as únicas a aumentarem os riscos de problemas cardiovasculares, mas devem ser consumidas com parcimônia

Muito usada antigamente e depois abandonada por quem tinha medo do colesterol ruim, a banha de porco volta para as cozinhas brasileiras. Foto: Bigstock
Por muito tempo as gorduras animais, como a banha de porco, foram excluídas da cozinha pelo medo de que aumentassem o risco de eventos cardiovasculares, como o infarto. Hoje, o consenso sobre elas mudou e, em alguns casos, chegam a ser ainda mais saudáveis que os óleos vegetais.

Quando se compara a manteiga à margarina, por exemplo, médicos e especialistas em saúde reforçam que a gordura animal é, de fato, a mais indicada.

“Quando se fala em gordura animal, à princípio, que não foi modificada, quando comparada aos óleos vegetais, é o mesmo que falar: manteiga ou margarina? Essa informação é consenso, e a manteiga é muito melhor, porque a margarina é um óleo vegetal modificado para que dure mais tempo”, explica Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Isso não significa, porém, que a banha de porco ou a gordura animal tenha que substituir toda e qualquer gordura usada no preparo dos alimentos. A regra de ouro dos nutrólogos e nutricionistas é, sempre, manter o equilíbrio.

“Não tem problema em usar a gordura animal, mas se for todos os dias, em grandes quantidades, ou se for usar em toda preparação que fizer, vai fazer mal. Vai impactar no aumento do colesterol, trazer alteração no perfil lipídico. É preciso uma dieta equilibrada e, junto com a gordura, tem que incluir um pouco mais de fibra na alimentação para ajudar na eliminação”, reforça Carina Plocharski, nutricionista da Paraná Clínicas.

“Tidas como as grandes vilãs dos problemas cardiovasculares, estudos demonstraram que os carboidratos, especificamente os açúcares, são mais prejudiciais para a saúde das pessoas que as gorduras de origem animal” – Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga.

Está com o colesterol alto? Repense a banha de porco
Embora liberada pelos médicos, há pessoas que se beneficiam mais em manter as gorduras (sejam de origem animal ou vegetal) em um nível mínimo, consumido apenas sob orientação de especialistas. Tratam-se, principalmente, de quem sofre com as dislipidemias (ou excesso de gordura no sangue) e doenças cardíacas.

A gordura é um nutriente bastante calórico, de acordo com Marcella Duarte, nutróloga, capaz de aumentar o colesterol considerado ruim para o organismo. A cada grama de gordura há nove calorias, em média, seja a gordura de origem animal ou vegetal. Em comparação a outros alimentos, é o macronutriente com mais carga calórica por grama – proteínas têm quatro calorias a grama, e o álcool possui sete calorias por grama.

“O melhor ainda é mesclar as gorduras, não substituir uma pela outra. Em um alimento, preparar com o óleo vegetal. Em outro, com a gordura animal. Quando for fazer vegetais, colocar a manteiga, por exemplo. Esse seria o mais prudente.”

Não frite! Mas, se fritar, use o porco
Seja com óleo vegetal ou gordura animal, o ideal é evitar a fritura, que coloca o alimento em temperaturas altas. Mas, se esse tipo de preparo for indispensável, então escolha a banha de porco ou outra gordura de origem animal.

“O óleo vegetal, na fritura, oxida bastante, liberando radicais livres. E a gordura, não. Por ser uma fonte totalmente de origem animal, traz ainda nutrientes, como vitamina C, B, um pouco de fósforo e ferro. Já o óleo, não, pois é um extrato vegetal”, explica Alessandra Stefani, nutricionista responsável pelo setor de Nutrição do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

Para tornar o preparo mais saudável, prefira sempre uma gordura animal de origem natural – nada industrializado. Ou, se preferir, faça a própria banha em casa. “A pessoa pode comprar a parte mais gorda do porco, deixar em alta temperatura. Depois separa a carne e armazena a gordura. Ou, se preferir, comprar em um estabelecimento que ofereça peças artesanais”, sugere a nutricionista.

Azeite de oliva e óleo de coco
Tanto o azeite de oliva quanto o óleo de coco acabam categorizados muito mais no grupo das gorduras animais do que dos óleos vegetais, embora nenhum tenha origem animal.

Isso porque, segundo a nutricionista Alessandra Stefani, os benefícios dessas duas gorduras se assemelham mais aos da gordura animal e não oferecem a oxidação comum nos óleos vegetais. E nem são indicados serem usados em frituras por imersão – apenas para o cozimento dos alimentos.

17 de abril de 2018

Show de bola e costelão nos Agrônomos (2018)- fotos

Foto da assessoria do Deputado Douglas Fabrício
Não é demais essa imagem acima? Ela acontece já há 25 anos na Associação dos Agrônomos, em Campo Mourão. Com renda revertida para entidade beneficentes da cidade, o costelão é realizado junto que com torneio de futebol suíço que reúne uma turma boa de bola, garfo e, principalmente, de copo. 

Não tive a oportunidade de participar esse ano, nem mesmo saboreando o costelão preparado pelo Neuri Dal Molin e equipe, mas soube que a organização foi exemplar, como sempre, e o Clube dos Trinta foi vice-campeão na categoria veteranos (fotos abaixo). 

Clube dos Trinta - vice campeão Torneio dos Agrônomos 2018 - Veteranos


Sargento Silva, Paulão, Lambari e Dirceu

Maluma e Nego do Borel - Corazon- vídeo


Juan Luis Londoño Arias (Medellín, 28/01/1994), mais conhecido pelo nome artístico Maluma, é um cantor e compositor colombiano

Leno Maycon Viana Gomes (Rio de Janeiro, 10/07/1992), mais conhecido pelo nome artístico Nego do Borel é um ator e cantor brasileiro.  

Fábio Rabin: Lula diretor de Escola? Mas como?- vídeo


O humorista Fábio Rabin zoa, mais uma vez, o ex-presidente Lula. Dessa vez sobre afirmação do petista durante a Missa/Comício, horas antes de ser preso, de que já fora diretor de escola. Não sei se a zoação, na verdade, não foi na tal da UniNove. Divirta-se.  


Lista revela os reptéis mais exóticos do planeta e em risco de extinção- fotos


Tartarugas que respiram pela genitália e camaleões do tamanho de uma unha humana. Assim são alguns dos répteis descritos pela lista da Sociedade Zoológica de Londres, (ZSL na sigla em inglês). Infelizmente, a lista traz más notícias. Ela revela o ranking dos animais mais distintos em sua evolução e, que estão ameaçados de desaparecer.

A lista foi elaborada a partir de um estudo, publicado recentemente no jornal científico PLOS ONE. Ela contem os 100 répteis mais exóticos e únicos, na sua aparência, na maneira como vivem e se comportam e por estas ou outras razões, correm o risco de entrar em extinção. O objetivo dos pesquisadores é chamar a atenção das organizações de conservação animal sobre espécies pouco conhecidas e valorizadas, e em geral, existentes em menor número na natureza. O ranking analisa ainda quais são os esforços de proteção para cada animal: bom, médio, baixo ou muito baixo.

Em primeiro lugar na lista aparece a tartaruga de cabeça grande de Madagascar (Erymnochelys madagascariensis). Pré-histórica, a espécie é a mesma, desde 80 milhões de anos atrás, quando convivia com os dinossauros. Tem a cabeça maior do que o corpo, como indica seu nome. É considerada criticamente ameaçada pela Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), que avalia as condições de sobrevivência de centenas de animais e plantas no planeta.

Espécie de Madagascar vive há mais de 80 milhões no planeta
Mas são, sem dúvida nenhuma, as espécies mais exóticas que chamam a atenção no ranking. Como por exemplo, a tartaruga-do-pescoço-de-cobra (Chelodina mccordi), endêmica da Ilha de Rote, na Indonésia, ou o crocodilo asiático gharial (Gavialis gangeticus), com sua longuíssima mandíbula. Ambos estão no mosaico que abre este post.

Existe ainda a tartaruga de cabeça-grande (Platysternon megacephalum), com um crânio completamente desproporcional ao tamanho de seu corpo, encontrada na China Central e em regiões do Vietnã, Cambódia e Miamar. Há também mais de 140 milhões de anos na Terra, a tartaruga-de-nariz-de-porco (Carettochelys insculpta). Diferentemente de outras espécies aquáticas de tartarugas, esta apresenta nadadeiras.

A tartaruga-de-cabeça-grande da Ásia
Já a tartaruga Mary Rivers (Elusor macrurus), da Austrália, parece mais um punk de cabelos verdes. Ela consegue ficar até 72 horas embaixo d’água, respirando através de glândulas de seus órgãos reprodutores. O “cabelo”, na verdade, são algas, por passar tanto tempo submersa. A espécie é considerada ameaçada pela lista da IUCN.

72 horas submersa e respirando pelos genitais
Com apenas 11 cm, a lagartixa Phelsuma pronki foi levada praticamente à extinção pelo desmatamento e pelo avanço da agricultura e também, por ser vendida como animal de estimação. Tida como criticamente ameaçada, hoje sobrevive na área central de Madagascar.

Minúscula e ameaçada de extinção
O ranking Evolutionarily Distinct and Globally Endangered (EDGE) – Evolutivamente Distinto e Globalmente Ameaçado -, é publicado desde 2007. Nas edições anteriores, foram avaliadas as condições de sobrevivência de espécies exóticas de anfíbios, aves, corais e mamíferos.

“Os répteis geralmente recebem pouquíssima atenção em termos de conservação, em comparação a aves e mamíferos. No entanto, a lista EDGE destaca quão únicas, vulneráveis e surpreendentes são essas criaturas. Das maiores tartarugas marinhas do mundo a uma espécie de cobra cega encontrada apenas em Madagascar, a diversidade desses reptéis é de tirar o fôlego”, destaca Rikki Gumbs, um dos responsáveis pelo ranking.

A lista completa pode ser acessada neste link.

Fotos: divulgação Sociedade Zoológica de Londres

Criatura bizarra leva pânico a cidade argentina- fotos

Criatura bizarra assusta população de cidade argentina Foto: Reprodução da internet
Chupa-cabra? ET? Mutante? Híbrido de camelo e cão? As teorias são várias para explicar a aparição de uma criatura bizarra em Totoras (província de Santa Fé, Argentina). Ela estaria por trás da morte de cães da região, entre eles um pastor alemão e um pitbull. O caso viralizou nas redes sociais. De acordo com o canal "UFOmania", do YouTube, a explicação mais plausível é que a criatura esquálida, que tem ceca de 2 metros de altura ao ficar sobre duas patas, trate-se de um extraterrestre que odeia o melhor amigo do homem.

Um assinante do canal comentou ter visto a mesma criatura em 2005.

"Ele se movia como um canguru", afirmou.

ET de Santa Fé? ET de Santa Fé? Foto: Reprodução da internet
"Aqui nas Filipinas chamamos de Aswang, um homem que se transforma em um monstro-cão. É um demônio, e ele pode também virar um gato ou um pássaro grande", disse um outro internauta.

16 de abril de 2018

Rua Brasil com a Índio Bandeira - Campo Mourão/PR - anos 1960/70- fotos e crônica do Broza

Rua Brasil - Campo Mourão/PR - anos 1970
Recentemente meu amigo Osvaldo Broza postou, no Facebook, a foto acima, dos anos 1960, em que mostra a esquina da Rua Brasil com a Avenida Capitão Índio Bandeira, bem no centro de Campo Mourão. Achei mais algumas, que já publiquei aqui, que mostram o mesmo ponto com ângulos diferentes. Publico-as como pretexto para republicar a crônica do marido da Malu falando de suas recordações sobre a Rua Brasil. 

Por anos achei que o Papai Noel morava nessa via pública, bem em frente do Colégio Marechal Rondon, e que durante o ano, fora da época de entregar nossos presentes, ele fazia chaves e consertava armas. Lendo o texto do Broza descobri que se tratava do senhor José Rozanski, um velhinho muito simpático, das bochechas bem rosadas, que sempre me recebia muito bem quando ia lá a mando de meu pai.   

Rua Brasil
por Osvaldo Broza, em Crônica e Humor


Cheguei a Campo Mourão no início dos anos sessenta e, desde então, a Rua Brasil tem sido o meu trajeto preferido – e até inevitável por alguns anos. Hoje, é a minha maior fonte de recordações.

Primeiro semáforo da cidade foi instalado na esquina da
Rua Brasil com a Índio Bandeira
Sem precisar os anos e a ordem cronológica dos fatos e sem contar as missas, casamentos, batizados e “santas saídas” na Igreja Matriz e os passeios pelas praças São José e Getúlio Vargas, fiz os cursos Primário e Técnico em Contabilidade no Marechal Rondon e, na frente do colégio, ajudei o meu irmão Aylton a lixar carros na oficina de lataria e pintura do Sr. Aristides Rozanski, tio do advogado e contabilista Miguel Theodorovicz.  O pai dele, Sr. José Rozanski era armeiro, no mesmo endereço. Na Prefeitura Municipal, trabalhei em períodos alternados, de 65 a 79. Quem me arrumou emprego na Prefeitura foi o Renato Barbosa, casado com a Dora Perdoncini, que, coincidentemente, moravam na Rua Brasil.

Cine Plaza - Campo Mourão/PR - anos 1970
Logo acima da Prefeitura, ficava o Cine Plaza, da família Ferrari, cujo porteiro era o Sr. Mário Arana e onde, além de filmes, assisti a muitas formaturas – inclusive a minha -, eventos políticos, peças teatrais e outras apresentações artísticas.

No mesmo prédio ficava o Restaurante Plaza, do Seu Avelino Piacentini – que o começou – e do Mestre Izidoro, onde comi pizza pela primeira vez. Durante uns quatro anos, no final da década de 80, tive um escritório – Sucursal da Folha de Londrina – no mesmo local onde era o restaurante. Na Barbearia Plaza, no mesmo prédio, fui um dos primeiros clientes do Nelsinho Cabeleireiro, cuja fidelidade dura até hoje, quarenta anos depois, apesar de ele ainda ter que adivinhar para qual lado penteia o meu cabelo. Geralmente erra.

No último andar do prédio da esquina – Edifício Mourão, o primeiro da cidade com três andares, construído pelo Sr. Bruno Ghering, no final da década de 50 – ficava a Rádio Colméia, onde eu subia as escadas pra ver de perto o meu ídolo Zé Mané comandar as tardes sertanejas. E mais tarde, já funcionário municipal, levava um informativo – Atos do Poder Executivo – através do qual eram divulgados o movimento diário da tesouraria – receita e despesa – e a localização das máquinas na região.

Foi, também, onde pedi e não consegui o meu primeiro emprego. A Dona Elza Brisola Maciel não foi com a minha cara.

Tempos depois, nessa mesma rádio, e na mesma Rua Brasil, cheguei a participar de programas de esportes junto com o Wille Bathke Jr. e Anísio Moraes. Inclusive apresentei alguns.

Nas Lojas Renner, no térreo, de Albano Zanini e Bruno Ghering, e do balconista Paulinho Dall Pizzol, comprei a minha primeira camisa “volta ao mundo” e o meu primeiro terno. Na esquina do outro lado – Edifício Alvorada – eu participava das reuniões da Liga Regional de Futebol.

Descendo a quadra, eu frequentava o Banco Nacional, onde o Chilvande Moreno (Dinho) era um dos caixas; a Santa Casa de Misericórdia; a residência e posteriormente consultório do meu primeiro médico, Dr. José Carlos Ferreira; a Livraria Roma (continua lá, firme e forte), onde eu gostava de bater um papo com o Sr Roberto Teixeira Pinto; a primeira agência da Caixa Econômica Federal - depois Foto Estrela (do Tony Nishimura), depois Foto Gouveia (do Dayton Gouveia) e atual Autoescola Paris, do Ernani Zavadniak; e na esquina o Hotel Mundos, do Seu Vicente, pai do Ernani, onde morou por uns tempos o meu colega de Prefeitura, Irajá Pereira Messias.

Rua Brasil com Índio Bandeira (anos 1960), conhecida por anos como a esquina do barulho
O fato é que já passei muito pela Rua Brasil. E continuo passando, muitas vezes sem saber ao certo por que faço isso. Talvez pensando em ver os cartazes do Cine Plaza – dos artistas Zezão Gonçalves e Paulo Colledan – anunciando filmes com Marlon Brando, Charlton Heston, Kirk Douglas, John Wayne, Cantinflas…ou encontrar um guri para trocarmos gibis do Fantasma; ou, ainda, encontrar uma guria para oferecer-lhe uma bala comprada no “bombonière” do cinema. Tudo isso ao som da música: Amores Clandestinos.