13 de abril de 2018

Do Blog do Wille: A Lenda do Capitão Índio Bandeira

Em seu ótimo e importante blog o amigo Wille Bathke Jr. nos ensina muito sobre um personagem da história de Campo Mourão, o qual devemos citar pelo menos uma vez ao dia, já que o mesmo dá nome à principal avenida da cidade, Capitão Índio Bandeira. Wille conta também um pouco da história de sua pioneira família. Leiam e aprendam.


Foto atribuída ao Índio Bandeira (Acervo de Joaquim Xavier do Rego)
Nosso avô Rodolfo Bathke esteve em Campo Mourão em 1937 a convite do seu cunhado Francisco Ferreira Albuquerque (Tio Chico) que chegou em junho de 1936 e era irmão da nossa avó Idalina Ferreira. Do tempo que esteve por estas bandas, nos contava que o matreiro Índio Bandeira era tão 'capitão' quanto Guilherme de Paula Xavier era 'coronel'.

Esses títulos tinham nada a ver com militarismo. Dava-se, por exemplo, a quem conhecia bem os caminhos do sertão: 'capitão do mato', ou a quem possuía grandes posses e poderes políticos: 'coronel'.

O cacique Capitão Índio Bandeira tinha sua taba no chamado Campo do Abarrancamento onde mantinha e comandava sua pequena tribo de kaingangues, região hoje conhecida por Campo Bandeira, entre os rios do Campo e da Várzea.

Por ali passava uma estradinha primitiva, um ramal do caminho do Peaberu que seguia por Corumbataí do Sul até Fênix - nos dois sentidos -  inclusive por Campo Mourão e pelo vale do Ivai/Piquiri afora.

No trecho que cortava por frente do seu arranchamento ele colocou (enterrou) dois grossos mourões de madeira de cerne da altura de uma pessoa, um de cada lado do estreito trajeto e, dos viageiros que por ali passavam, cobrava ‘pedágio’ em dinheiro ou espécies. Fazia qualquer negócio para levar vantagem. 

O local passou a ser ponto de referência e conhecido por: Campo dos Mourões e, até se comentava naqueles tempos, que veio daí o nome do Município quando, de fato, sabemos que a verdade é outra.

    -  Oh Vô. O senhor alguma vez passou por ali e pagou?
   -  Não. Nunca fui para aqueles lados, mas sei que atravessava o Rio do Campo do lado de cá... o Rio da Várzea do lado de lá e saia no Bairro dos Inácios... seguia por Bourbonia, Cantinho do Céu, Pocinho, Corumbataí do Sul, Rio Lontra, Barbosa Ferraz... até a Vila Rica do Espírito Santo (Fênix)  pelo chamado Caminho dos Padres, dos Íncas e Pe abe y u dos Guaranis.

 Não havia estradas e os rios de Campo Mourão não tinham pontes
    -  É verdade que ele cobrava até para dar informações?
   -  É verdade. O destemido sertanejo Jozé Luiz Pereira nos contou que procurava os Campos do Mourão  vindo de Pitanga com sua tropa... se desviou da rota e foi barrado pela cheia do Rio da Várzea (Vargem, nome dado por ele) e, à margem direita, ali mesmo, se obrigou a parar e acampar. 

Choveu muito por dias a fio e os mantimentos emboloraram quase todos devido a grande quantidade de água e pela demora da chuvarada parar quando, do nada, apareceu o Índio Bandeira acompanhado de alguns bugres. 

foto ilustração
Conversaram pouco e Jozé Luis Pereira perguntou em que direção ficava Campos do Mourão.
O índio respondeu evasivamente, com cara de paisagem:  
    - Fica praaa láaaa do Campo do Abarrancamento.
    - Você pode nos indicar o rumo ou nos levar até lá?
    - Posso, mas só se pagar!
   - Estamos quase passando fome. Não temos dinheiro nem    alimento pra lhe dar!

    O índio, então, ergueu o braço esquerdo estendido e falou:
    - Esse campo que procura, é praaa láaaa !! Apontou em direção oposta porque viu que ali não lhe renderia nada. Virou as costas e por onde apareceu, sumiu com seus companheiros.

A comitiva depauperada, no primeiro dia de sol, levantou acampamento e retornou à Pitanga para se reabastecer. Partiram bem cedinho, no raiar de um dia carregado de nuvens ameaçadoras.

- Veja bem. Essa tinha sido a segunda tentativa, mas foi só na terceira que os Pereira chegaram aos Campos do Mourão, nesta feita pelo Picadão da Pitanga, aberto sobre o Caminho do Peaberu (BR-158) a cavalo e carros-de-boi, em 16 de setembro de 1903, em onze pessoas, concluiu o grande alemão Germano Francisco Rodolfo Bathke - nosso inesquecível avô - que é perpetuado por nominar umas das principais avenidas do Jardim Santa Cruz, de Campo Mourão – PR. 

Amigo do Comendador - O Índio Bandeira, que denomina a principal avenida de Campo Mourão, já habitava a região quando vieram os pioneiros. Ele próprio se empenhava para que os ‘brancos’ viessem morar aqui, criar gado, fazer roças e erguer uma cidade.  

Seu principal amigo era o Comendador  Norberto Marcondes (nome de avenida em Campo Mourão) nascido em Palmas – PR,  onde foi batizado Norberto Mendes Cordeiro. O nobre senhor visitou a região dos Campos do Mourão entre 1880 e 1883, época que chegou a registrar um quinhão de terra no Cartório de Imóveis de Guarapuava, mas nunca tomou  posse ou fez morada nestes campos.

Marcondes recebeu o titulo de comendador e a medalha da Ordem das Rosas justamente pelo trabalho benemérito de amansador e protetor de índios, desde Guarapuava até os sertões além Tibagi e do intrincado Oeste e Centro Oeste do Paraná. 

A significativa honraria lhe foi entregue pelo Imperador Dom Pedro II durante jantar palaciano em Petrópolis - RJ, oportunidade em que foram narradas suas destemidas façanhas junto aos nativos de grande parte do Estado do Paraná, aos quais ele dava o nome de bugres (índios mansos).

Billy Ocean - Stay The Night


Billy Ocean, nascido como Leslie Sebastian Charles (Fyzabad, 21/01/1950) é um cantor nascido em Trinidad e Tobago que emigrou para Inglaterra para se dedicar, a partir da década de 1970 à música.


Stay the Night é faixa do álbum City Limit, lançado em 1980.

Paulinho Mixaria: "Berinjela é um chuchu de luto"; vídeo


Meu amigo Anderson Carolo Pedroso, o Lambari, sabendo que sou fã do Mixaria, me enviou esse vídeo do humorista gaúcho, onde ele zoa dos politicamente corretos na alimentação. Curta!

Paulinho Mixaria foi a atração desse ano no tradicional Concurso Pinóquio que anualmente é realizado em Campo Mourão.


Paulo Roberto Alves da Silva (Taquari, 05/10/1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Paulinho Mixaria é um humorista brasileiro. 

Um gato baiano na sexta-feira 13; vídeo


Sexta-feira 13 com imagens de um gato baiano que não está nem aí para superstições...


Ratos argentinos curtiram um beck de meia tonelada

Lendo essa notícia cheguei a conclusão que O RATO ROEU, MAS NÃO TRAGOU!


12 de abril de 2018

Ney Piacentini e o sucesso de Espelhos


O mourãoense Ney Piacentini está em cartaz com a peça Espelhos, em São Paulo (sexta, sábado e domingo, na Companhia do Feijão). 

Nesta semana a Folha de São Paulo teceu os maiores elogios para o espetáculo e para a atuação do meu amigo de infância. De longe, vibro com as conquistas do filho da Dona Lurdes e me comprometo para, em breve, assisti-lo ao vivo. 



Rafa Gomes - Aleluia


Rafaela Gomes e Silva (Curitiba, 26/12/2005) é uma cantora e atriz mirim. Ela chegou à fama após ser finalista da primeira temporada do The Voice Kids, na Rede Globo em 2016, programa o qual não ganhou, mas que, mesmo assim, lhe garantiu muito sucesso.

Aleluia é uma composição do canadense Leonard Cohen (1934 * 2016).

Prisão de Lula e os memes da net


A prisão do ex-presidente Lula no último final de semana rendeu tantos memes quanto a derrota do Palmeiras para o Corinthians. Separei alguns que me divertiram muito pela criatividade dos autores (nesse quesito - zoações - o brasileiro é imbatível!).

Atenção! Novo golpe na praça

Presidiário pedindo pizza

Noivo tem a melhor reação ao retirar o véu da noiva- vídeo

Vídeo está fazendo sucesso nas redes sociais
 

Este deve ter sido um casamento muito animado e cheio de amor. O noivo faz uma verdadeira "dancinha de comemoração" ao levantar o véu o rosto de sua noiva pela primeira vez no altar. Confira!

5 alimentos que fazem super bem para o pulmão

No caso do pulmão, além dos alimentos e exercícios, evitar o fumo e locais com muita poluição também são extremamente importantes
   
O exercício físico aliado à bons hábitos de vida ajudam a manter a saúde em dia. Mas é comprovado que os alimentos colaboram com o fortalecimento de órgãos específicos.

No caso do pulmão, além disso tudo, evitar o fumo e locais com demasiada poluição também são extremamente importantes.

Confira cinco alimentos que podem te ajudar a manter o sistema respiratório em dia:

Gengibre
Esse poderoso termogênico natural com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes é perfeito para fazer aquela limpeza no pulmão e mandar para longe as doenças respiratórias. O gengibre pode ser uma boa pedida para quem possui asma, pois ajuda a relaxar os músculos dos pulmões e a facilitar a respiração.

Maçã
A presença de antioxidantes na maçã, permite proteger os pulmões e, consequentemente, prevenir doenças respiratórias.

Alho
Além de ser um anti-inflamatório natural, o alho também contém alicina, que é capaz de combater infecções, reduzir inflamações e prevenir doenças.

Laranja
Essa fruta cítrica é anti-inflamatória e rica em vitamina C, nutriente que é capaz de fortalecer os pulmões e, inclusive, auxilia na prevenção de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, responsáveis por causar sintomas como falta de ar.

Tomate
Assim como a maçã, o tomate também é rico em antioxidantes, o que ajuda a proteger as vias respiratórias. Para isso, comer de 2 a 3 tomates por semana pode ser uma boa pedida.

11 de abril de 2018

Índio Bandeira com a Harrison José Borges, anos 1970


Foto de meados dos anos 1970 mostra a esquina da Avenida Capitão Índio Bandeira com a Rua Harrison José Borges, bem no centro de Campo Mourão, onde atualmente se destaca o calçadão da área central da cidade. 
O Banco Bradesco continua no mesmo local, a Casa Tapi continua apoiando o esporte, os bailões continuam sendo realizados na cidade, mas as ruas, apesar de esburacadas por quase doze anos de abandono, não são mais vermelhas (pés-vermelhos, lembram?) como na imagem acima. 

Alicia Keys - Holy War


Alicia Keys, nome artístico de Alicia Augello-Cook (Manhattan, 25/01/1981), é uma cantora de R&B/soul, pianista, compositora, produtora musical e atriz norte-americana. 

Em 2016, Alicia foi incluída na lista de 100 mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC.


Holy War é faixa do álbum Here, lançado em 2016.

Como serão os últimos dez anos de sua vida. Com e sem exercício- vídeo


O governo Canadense divulgou um vídeo de conscientização para seus cidadãos: Como serão os últimos 10 anos de sua vida se você se exercitar, e se não se exercitar? Assustador, mas útil.



Enviado pelo Marcelo de Oliveira Lima.

Os 10 esportes que mais queimam calorias – Veja lista!


10 – Aeróbica – 664 calorias/hora

9 – Patinação – 683 calorias/hora

8 – Basquete – 728 calorias/hora.

7 – Tênis – 728 calorias/hora.

6 – Correr (8 km/h) – 755 calorias/hora.

5 – Subir escadas – 819 calorias/hora.

4 – Natação – 892 calorias/hora.

3 – Taekwondo – 937 calorias/hora.

2 – Pular corda – 1074 calorias/hora.

1 – Correr (12km/h) – 1074 calorias/hora.

Algumas outras atividades:
Spinning: Os participantes dessas aulas podem queimar de 500 a 700 calorias em uma sessão.

Pilates: Encontramos apenas uma publicação de 2005 que oferece qualquer coisa como ciência sobre a eficiência calórica dos pilates (embora pareça ter sido publicado sem revisão normal por pares). Ele afirma que as pilates queimam 4,0 a 7,5 calorias por minuto. Supondo que isso se traduz em períodos de tempo mais longos, é cerca de 240 a 450 calorias por hora.

Zumba: Um estudo financiado por “Zumba” realizado em mulheres jovens e saudáveis descobriu que uma única classe de Zumba de 39 minutos queima uma média de cerca de 360 calorias.

Menino acorda do coma pouco antes de desligarem aparelhos

Foto: BPM Media
Um menino de dois anos acordou do coma um dia após a família decidir desligar os aparelhos que mantinham a vida dele.

A recuperação de Dylan Askin, que sofria de um câncer raro nos pulmões, aconteceu no domingo de Páscoa de 2016 em Nottingham, no Reino Unido, mas a notícia só foi divulgada agora pela família.

“Não me considero religiosa, mas acredito que foi um milagre”, disse a mãe, Kerry Askin.

Os médicos não achavam que ele sobreviveria. Foi quando Dylan desafiou essa expectativa, e começou a se mexer. O menino estava internado no Queens Medical Hospital.

Após o batismo no hospital na Sexta-Feira Santa, a família já tinha se despedido da criança.

Segundo Kerry, quando os médicos começaram os procedimentos habituais para desligar as máquinas, Dylan começou a dar sinais de vida e os níveis de oxigênio começaram a subir.

Venceu o câncer
Dois anos depois, Dylan venceu a doença.

O menino terminou o tratamento contra o câncer com sucesso no ano passado e agora o quadro clínico dele está estável.

Após a recuperação, a família, agradecida, focou-se em ajudar instituições de caridade.

Dylan (centro), sua mãe Kerry, pai Mike e dois irmãos Logan (à esquerda) e Bryce (à direita).

10 de abril de 2018

Seleção Mourãoense de Futsal - 1974

O futsal mourãoense evoluiu e passou a conquistar títulos por dois motivos especiais: a construção da quadra Itacir Tagliari e a chegada a nossa cidade, no início dos anos 70, do Bica, engenheiro civil gaúcho que veio com a missão principal de construir barracões para a Coamo.

A Cancha com seus empolgantes campeonatos municipais e os constantes amistosos que a Associação Tagliari realizava com as principais equipes do país (naquela época, as paulistas, especialmente, o Palmeiras) fizeram com que nosso futsal enfrentasse de igual para igual qualquer equipe. O conhecimento que o Bica trouxe do futsal gaúcho, com suas jogadas ensaiadas e uma movimentação constantes de todos os jogadores, fizeram com que aparecesse todo o potencial de nossos fortes e habilidosos atletas e culminaram com a conquista de quatro títulos paranaenses adultos da primeira divisão. 

Na foto a seleção mourãoense de 1974, num jogo na cancha Tagliari. No seguinte, em Paranavaí, a equipe mourãoense conquistou o seu primeiro título a nível estadual, nos Jogos Abertos do Paraná, que naquela época reunia os melhores equipes paranaenses. Bica não participou da campanha vencedora em 1975. Não consegui achar ninguém que soubesse o nome correto dele. 

Da esquerda para direita: Louri da Silva, James Klank, Ivando “Rancho” Capato, Itamar Tagliari e Bica.

Maxwell - Ascencion (Don't Ever Wonder)


Maxwell (Brooklyn, 23/05/1973) é um cantor norte-americano de R&B, funk e neo soul.


Ascension (Don't Ever Wonder) é faixa do álbum Maxwell's Urban Hang Suite, lançado em 1996.

Vídeo ensina a melhor forma de enfrentar adversário armado com faca


Vídeo enviado pelo meu compadre Áureo Kaul mostra um militar ensinando - com muita ilustração- a melhor técnica de defesa para enfrentar uma adversário armado com uma faca. Confira.


Pássaro arranca pelos de panda para fazer ninho

Corvo colhe material para fazer ninho Foto: Reprodução/Twitter(People's Daily,China @PDChina)
Pandas são conhecidos pela fofura e pelo temperamento dócil. Prova disto foi uma cena registrada na segunda-feira (9/4) no zoológico de Pequim (China). Um corvo não teve a menor cerimônia para arrancar pelos de um panda que relaxava apoiado em um tronco. O objetivo do pássaro era fazer um ninho em uma árvore próxima. O mamífero não se incomodou com o "roubo" e continuou curtindo o descanso.

Corvo leva pelos de panda para árvore Corvo leva pelos de panda para árvore Foto: Reprodução/Twitter(People's Daily,China @PDChina)
As fotos foram publicadas no Twitter pelo People's Daily, diário do Partido Comunista da China.

Novo adesivo mede glicose sem necessidade do uso de agulhas

A medição regular do nível de glicose é importante para quem sofre de diabetesArquivo/Agência Brasil

Um estudo publicado nesta segunda-feira (9) pela revista Nature Nanotechnology detalha um  novo adesivo que serve para medir o nível de glicose através da pele, o que pode fazer com que milhões de diabéticos não precisem usar agulhas para fazer as medições periódicas. A informação é da EFE.

O adesivo extrai a glicose do fluido entre as células epiteliais através dos folículos pilosos, aos quais tem acesso individualmente graças a sensores em miniatura que usam uma pequena corrente elétrica e recolhem a glicose em pequenos reservatórios para medi-la.

As leituras do nível da substância podem ser feitas a cada 10 ou 15 minutos ao longo de várias horas, segundo o estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido.

Graças a um conjunto de sensores e reservatórios, o adesivo não precisa ser calibrado com uma mostra de sangue, o que torna desnecessária a perfuração dos dedos, comum no processo de medição de glicose.

Informe de baixo custo
A equipe criadora do adesivo espera que este possa se tornar um dispositivo de baixo custo que envie de maneira regular medições relevantes do nível de glicose a smartphones e relógios smart do usuário e alerte se é necessário tomar alguma medida.

"Uma grande vantagem" deste dispositivo, segundo os pesquisadores, é que cada sensor em miniatura pode operar em uma pequena área sobre um folículo piloso individual, o que aumenta a precisão das medições.

Para este estudo, a equipe testou o adesivo tanto na pele de porcos, onde demonstrou que podia ler de maneira precisa os níveis de glicose em todas as categorias observadas em pacientes humanos diabéticos, quanto em pessoas voluntárias, nas quais também foi possível monitorar as variações de açúcar no sangue ao longo do dia.

O próximo passo é melhorar o design do adesivo para otimizar o seu número de sensores, demonstrar sua total eficácia durante um período de 24 horas e realizar testes clínicos fundamentais.

9 de abril de 2018

Dona salma, saudades eternas.

Foto de 2011 mostra minha mãezinha, Sallime João Abraão de Lima, com o meu mano Walmir lá ao fundo. Ontem fez um ano do falecimento dela. Saudades eternas da Vó Salma!


Marcelo Falcão - Me Dê Motivo


Marcelo Falcão Custódio (Rio de Janeiro, 31/05/1973) é um músico , vocalista e compositor brasileiro do grupo O Rappa.

Me Dê Motivo é uma composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas e ficou famosa na voz de Tim Maia.

Vaza áudio de voo de Lula: 'Manda esse lixo janela abaixo'

FAB confirmou que comentários que xingam petista são verdadeiros, mas não foram feitos por controladores de voo

Aeronave que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Congonhas para Curitiba.
Foto: NILTON FUKUDA/ESTADAO
A comunicação do voo que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Congonhas, em São Paulo, para o aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foi interrompida por vozes não identificadas que pediam ao piloto do avião: "leva e não traz nunca mais”; "manda esse lixo janela abaixo”. Os comentários que xingavam o petista foram vazados e circularam neste domingo, 8, nas redes sociais.

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, pelo Twitter, que os áudios são verdadeiros e foram captados entre a Torre Congonhas, em São Paulo, e a Torre Bacacheri, em Curitiba. No entanto, a instituição informou que as vozes não são de controladores de voo.

A FAB ressaltou que a frequência utilizada para essas comunicações é aberta. Segundo a Força Aérea, as regras de tráfego orientam os usuários a se identificarem, o que não ocorreu nesse caso. “Lamentavelmente, na gravação em questão, a frequência foi utilizada de modo inadequado por alguns usuários que se valeram do anonimato para contrariar essas regras”, comunicou a nota.

Lula foi levado em um monomotor Cessna Caravan para o Paraná, onde cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal por corrupção e lavagem de dinheiro.

Ouça o áudio abaixo.


Mulher descobre agulha em sua coluna 15 anos após um parto

Devido a fortes dores na coluna, Amy descobriu que parte de uma agulha teria se quebrado durante a anestesia e ficado presa em sua coluna


Após sofrer com fortes dores por 14 anos, a americana Amy Bright, 41 anos, descobriu que que parte de uma agulha de anestesia epidural estava quebrada em sua coluna desde que ela deu à luz seu filho.

Ao realizar uma tomografia para que os médicos pudessem identificar a causa do problema, foi descoberto que três centímetros da agulha estava inserida em sua coluna.

"Todas as vezes que eu me movia ou andava, a agulha se movimentava na minha coluna. Por 14 anos, eu criei uma cicatriz no tecido da minha coluna por causa dessa agulha", revelou Amy à revista People.

De acordo com a americana, a agulha está tocando o nervo conectado à sua perna esquerda. "Parecia que queimava. Certa vez, meu lado esquerdo ficou dormente", disse.

Contudo, apesar de saber agora quais as causas das dores, Amy não poderá tirar a agulha. Isso porque a retirada do objeto pode fazer com que ela perca o movimento das pernas. Segundo os médicos, não existe outra opção opção senão viver com a agulha dentro dela e tratar a dor com medicação.

A mulher já entrou em contato com um advogado depois da descoberta e devem processar o hospital por negligência, além de pedir uma indenização pelos danos à saúde.

"Eles sabiam que isso estava nela, de acordo com nossos especialistas. Porque grande parte da agulha estava faltando", afirma o advogado.

Medo do futuro
Agora, o futuro de Amy parece incerto e ela teme pelos prejuízos que a agulha presa em sua coluna podem gerar a sua saúde e bem-estar.

"Chegou a um ponto em que eu sinto simplesmente uma ardência constante. Eu provavelmente precisarei usar uma cadeira de rodas, com o passar do tempo. É assustador porque eu não sei o que me aguarda", comentou.

Homem é parado em blitz e descobre que vai ser pai; veja vídeo

Caso insólito aconteceu no Texas, onde uma mulher 'orquestrou' uma maneira bastante original de avisar o marido estava grávida
   

Qualquer condutor fica apreensivo ao ser parado em uma blitz. Mas para um norte-americano do Texas, nos Estados Unidos, ser parado pela polícia teve um final completamente inusitado. "O motivo pelo que eu o parei é porque você está levando uma criança no carro sem cinto de segurança", explicou o agente. Incrédulo, o condutor que apenas seguia com a mulher, negou tal afirmação.

"Tenho certeza", insistiu o agente de polícia de trânsito. Foi nesse momento que a mulher do motorista, que filmou a 'parada', exibiu um teste de gravidez, confirmando depois que realmente são culpados de trazer uma criança sem cinto. 

Ao perceber de que esta não era uma operação normal, mas sim uma forma original de lhe dizer que ia ser pai, o condutor começa a rir e afirma: "Isto é espetacular". Antes de se ir embora, o agente da polícia deixou ainda uma sugestão para o nome do bebê.