23 de março de 2018

A pescaria em Cuiabá que o Ione Sartor não gosta de relembrar

Ione Paulo Sartor
1981. 23 horas, conforme ordem do Itamar Tagliari, chego ao hotel onde estávamos hospedados em Cuiabá, para as disputas da Taça Brasil de Clubes Campeões de Futsal, e procuro pelo Ione Sartor, em quem pensei a noite toda, naquela folga da tabela, que era para ser aproveitada descansando e curtindo a noite cuiabense. 

No hotel, o Ione não estava. Encontro-o no hall do hotel, chegando da igreja, ainda pálido, assustado. Estava agradecendo a Deus, desde as 19 horas, por nascer de novo. 

Convidados dos irmãos Beccari (Gordo e Vitor), ele e o Carlão Tagliari foram pescar no Rio Cuiabá. Num barco de borda baixa, subiram o rio e, não sei se de rede ou de tarrafa, pescaram um Pintado enorme, e os quatro foram do mesmo lado do barco para admirar o que seria nosso almoço no dia seguinte, sexta-feira da paixão. Não deu outra. O barco virou e o Ione sem saber nadar e sem colete salva-vidas afundou e voltou à tona, por sorte, bem embaixo do barco virado, onde grudou e não largou até ser resgatado por outros pescadores rio abaixo, juntamente com os três companheiros e, história de pescador ou não, com o peixe.
Vítor Becari (in memorian), Ione Sartor, João Miguel Baitala (in memorian) e Carlão Tagliari
Cuiaba/MT - 1981
Taça Brasil de Clubes Campeões

O trauma dele foi psicológico, do Carlão foi físico! Tirou um 'bife' da canela ao bater na borda do barco.

Tiramos foto com o peixe de todas as maneiras possíveis (Devem estar com o Ione).

Ione, Ilivaldo Duarte e Billie Basso
No almoço do dia seguinte o peixe foi o prato principal para toda a delegação e a família Beccari. 

Carlão quase não pode jogar na estréia da segunda fase, no empate (2 a 2) contra o Monte Sinai do Rio de Janeiro, por causa do machucado na perna. 

O Ione jogou naquele dia como nunca!

Terminamos o campeonato entre os seis primeiros do Brasil, com uma equipe formada apenas por atletas de Campo Mourão.

O Monte Sinai foi bi-campeão invicto, só empatou conosco na estréia.

Ione só aceita convite para pescar em pesque e pague, e com colete!    

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2005. Infelizmente, os manos Vitor e Luiz Carlos Becari já faleceram. Ione Sartor reside atualmente em Curitiba.

Ney Matogrosso - Freguês da Meia Noite


Ney de Souza Pereira (Bela Vista, 01/08/1941), mais conhecido como Ney Matogrosso, é um cantor, compositor, dançarino, ator e diretor sul-mato-grossense.

10 fotos que explicam resumidamente por que as mulheres vivem mais que os homens

É fato que expectativa de vida da mulher é bem maior que a do homem, mas muito especialistas ainda gastam horas e mais horas afim de descobrir o porquê desse fenômeno, mas para poupar o trabalho dos cientistas, O Lista 10 reuniu uma galeria com dez fotos que explicam resumidamente a causa dessa diferença:











Filmes pra quem ama cachorro, gato e outros bichos


Fim de semana chegando e para quem está de folga, uma boa pedida é sair por aí e passear com seu “amigão de quatro patas”. Mas se o tempo não estiver bom ou se a ideia for descansar, outra dica é ficar em casa e assistir a um bom filme, quem sabe, bem juntinho com seu pet. E para alegria dos apaixonados por bichos, não faltam opções. Confira a lista de alguns dos filmes mais legais, em que os animais são as estrelas principais.

1. Marley e Eu (2008)

Emocionante e baseado em uma história real, o filme mostra as divertidas travessuras do labrador Marley e sua jovem família. No fim, a morte de Marley costuma encher de lágrimas os olhos dos espectadores.


2. Sempre ao seu Lado (2009)

Triste e belo, o longa é baseado em uma história verdadeira de um cão japonês da raça akita, chamado Hachiko. Apegado a Parker, seu “dono”, ele espera lealmente por ele todos os dias em uma estação de trem, sem saber da sua morte.


3. Quatro Vidas de um Cachorro (2017)

O filme mostra a trajetória de um cachorro que morre e reencarna várias vezes, buscando sempre reencontrar Ethan, seu amado primeiro tutor. Apesar de ser sensível e lidar com questões como o sentido da vida, o longa estreou cercado de polêmicas, entre elas, denúncias de maus-tratos a um pastor alemão em uma piscina de correnteza, durante as filmagens.


4. Beethoven, o Magnífico (1992)

Estrelado por um são bernardo grande e atrapalhado, o filme mostra a bagunça e a alegrias que o “cachorrão” provoca na casa da família Newton.



5. Dr. Dolittle (1998)

Comédia com Edddie Murphy, que interpreta um médico que passa ao ouvir os animais depois de quase atropelar um cachorro. Imperdível!


6. Bud, o Cão Amigo (1997)

A amizade de um menino e um golden retriver que é craque em basquete cativa até mesmo as pessoas mais mal-humoradas. Logo depois vieram os outros filmes da série “Air Bud”, com mais cachorrinhos fofinhos.


7. Babe, o Porquinho Atrapalhado (1995)

O filma australiano se passa na Fazenda do Sr. Hogget. Lá nasce Babe, um porquinho que acredita que é um cachorro e apronta muito com seus amigos.



8. 101 Dálmatas (1997)

No filme os lindos filhotes de dálmata passam apuros para fugir da vilã Cruella de Vil, que deseja fazer um casaco com a pele dos bichinhos.


9. Lassie (2005)

Filmado pela primeira vez em 1943 e sucesso como série de TV nos anos 1970 e 1980, esta versão mais recente de Lassie conta a história da cadela da raça collie e da família Turner, que é “adotada” pela simpática cachorrinha após se mudarem para o estado da Virgínia.


10. Benji (2018)

Simpático, Benji é um cãozinho vira-lata que cativou toda uma cidade. Corajoso, Benji ajuda a encontrar as duas crianças que ele mais ama, depois que elas são raptadas. Em 2018 uma nova versão foi lançada pela NetFlix.



Reveja a insana jogada do Boracini, no jogo Cearense 81, Bauru 80

Paulo Heitor Boracini
Com seu time perdendo por três pontos e dois segundos para o fim do jogo, Paulinho Boracini, do Basquete Cearense, foi para a linha do lance livre depois de sofrer falta. Após converter o primeiro arremesso, o camisa 9 deixou a diferença em dois pontos e só tinha uma saída para tentar levar o time nordestino à vitória: errar propositalmente o segundo para provocar a disputa pelo rebote.

Foi aí que veio a mágica de Boracini. O armador de 33 anos jogou a bola na lateral do aro e correu para buscá-la na zona morta. Para deixar a jogada ainda mais insana, Paulinho arremessa sem ângulo e “na cara” de ninguém menos do que Alex Garcia, um dos melhores defensores do basquete brasileiro. Demais!

Confira o lance.

[ LNB ]

22 de março de 2018

Professor Marin e os 50 anos do handebol no Paraná

Os professores Idevalci Ferreira Maia e Jair Grasso representaram Campo Mourão em evento realizado no último final de semana, em Nova Esperança, em comemoração dos 50 anos do handebol no Paraná. O professor João Marin Mechia foi o precursor da modalidade no Estado e foi o idealizador do evento comemorativo. 

O evento reuniu atletas que fizeram com que o Paraná se tornasse referência nacional na modalidade. 
Tive o prazer de jogar ao lado, ou contra, de grandes handebolistas formados em Nova Esperança, entre eles Nelsinho Rodrigues, Fassina, Pádua, Teixeira...

Durante muitos anos, Maringá e Nova Esperança foram os dois principais centros formadores de handebolistas paranaenses, graças ao trabalho pioneiro do professor Marin. 

Idê Maia, João Maria Mechia e Jair Grasso
50 anos do handebol no Paraná - 1968 - 2018 - Nova Esperança/PR

Lana Del Rey - Summertime Sadness


Elizabeth Woolridge Grant (Nova Iorque, 21/06/1985), conhecida por seu nome artístico Lana Del Rey, é uma cantora, compositora, modelo e atriz norte-americana.


Summertime Sadness é faixa do álbum Born to Die, lançado em 2012.

Ariano Suassuna procurando a essência do cômico (Os dois cegos; Os dois loucos)


Ariano Vilar Suassuna (Cidade da Parahyba, 16/06/1927 — Recife, 23/07/2014) foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro.

Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.

Os benefícios da Setu Bandhasana (Pose da Ponte)


Site ensina inglês de graça para estudantes brasileiros

Veja como se cadastrar



   
Se você quer aprender inglês, saiba que o My English Online é totalmente gratuito e oferece cinco níveis de aprendizado de inglês: iniciante, básico, pré-intermediário, intermediário e avançado. O site é desenvolvido pelo programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação. 

O método didático MyELT foi criado pela National Geographic Learning. O curso está disponível para estudantes de graduação e pós-graduação, professores ou servidores de instituições de ensino superior públicas e privadas que sejam parceiras do programa.

Segundo explica o Tech Tudo, o cadastro exige o CPF e a vinculação institucional. O acesso é liberado rapidamente na plataforma. Veja como se cadastrar para estudar inglês:

1) Na tela inicial do My English Online, clique em “Cadastre-se” para fazer o registro pelo programa Idiomas sem Fronteiras;

2) Na página do IsF, clique em “Solicitar Acesso” para receber login e senha por meio do e-mail vinculado à instituição de ensino superior. Após essa etapa, digite o CPF e a senha de cadastramento nos campos em destaque;

3) Ao entrar no site do Idiomas sem Fronteiras, selecione o comando “Curso Online” para registrar o acesso ao My English Online;

4) Preencha os dados cadastrais e clique em “Salvar” para efetivar a inscrição no programa Idiomas sem Fronteiras;

5) Na página do curso My English Online, vá em “Entrar” e digite o CPF e a senha recebida por e-mail;

6) Em seguida, preencha os dados socioeconômicos e atualize as informações sobre o vínculo institucional para ativar a inscrição no My English Online;

7) Feito o login na página do curso My English Online, clique em “Ir para o curso” para iniciar as aulas do método didático MyELT;

8) Na página inicial, o usuário irá encontrar breves instruções de uso e a avaliação do grau de conhecimento em inglês. Clique em “Iniciar teste de nivelamento” para começar a verificação;

9) Leia os textos e escute os áudios das perguntas, marque as opções corretas e prossiga no teste de nivelamento ao clicar na seta localizada na parte inferior da lateral direita da tela;

10) Ao terminar o teste de nivelamento, o curso My English Online estará disponível de acordo com o seu grau de conhecimento. Vá em "Iniciar" para começar as lições ou na opção de menu, no canto superior esquerdo, para acessar o "Índice" e os "Dicionários";

11) Em "Índice" é possível escolher lições de níveis anteriores e verificar quais exercícios devem ser feitos antes de avançar de grau;

12) Em "Dicionários", o estudante pode consultar gratuitamente dois dicionários inglês-inglês;

21 de março de 2018

Bradesco Futsal - Campo Mourão, anos 1980

Com foto cedida pelo amigo José Carlos Trindade e com a colaboração do Valdeci “Bodão”, relembramos dos bons tempos dos campeonatos citadinos do futsal mourãoense e de quando o Bradesco era assíduo participante dos eventos esportivos de nossa cidade. 

Valdeci é funcionário da Marcovic. 

Trindade é proprietário do restaurante Churras Grill em Campo Mourão. 

Neucir José da Silva, um dos melhores atletas que o handebol mourãoense já revelou, faleceu muito novinho. Ele se saia muito bem no futsal também. 

Jair Dissenha mora em Contenda. 

César, filho do querido amigo Diniz, dos bons tempos do Bariri EC, reside em Campo Mourão. 

Normando Pedro, sobrinho do desaparecido Fófa, é amigo meu desde os tempos do time de futebol do Seu Chico. 

Paulo Santana, o Paulinho, reside atualmente em Curitiba. 

Bradesco Futsal - Campo Mourão/PR - anos 1980
Em pé (da esquerda para a direita): Jacinto Dorneles, João “do Baú da Felicidade”, Jair Dissenha, Neucir da Silva (in memorian) e José Carlos Trindade.
Agachados: César Diniz, Valdeci "Bodão" Ribeiro, Normando Pedro e Paulinho Santana.

Vander Lee - Onde Deus Possa Me Ouvir


Vanderli Catarina (Belo Horizonte, 03/03/1966 — Belo Horizonte, 05/08/2016), mais conhecido como Vander Lee, foi um cantor e compositor brasileiro.

O músico mineiro morreu após uma cirurgia proveniente de um Infarto, ocorrido na tarde do dia 05 de agosto de 2016, enquanto fazia hidroginástica.


Onde Deus Possa Me Ouvir é faixa do álbum Vander Lee - Ao Vivo, lançado em 2003.