16 de março de 2018

Respeito, homens! Um desabafo da minha Sarah Carolina

Sarah com a filha Fernanda
O texto abaixo foi escrito pela minha primogênita, Sarah, a primeira, de três, que me fez enxergar o mundo de uma forma diferente (ainda tenho muito a aprender e hoje ela me ensinou uma nova lição). 
Nele, ela narra um episódio lamentável ocorrido nesta sexta-feira, quando teve a infelicidade de topar com um ser que ainda vive na pré-história [se bem que naquela época não existiam covardes. Morriam todos novinhos] e mostra sua grandeza desejando, com respeito, mais leveza aos homens. MINHA FILHA!


Ainda ontem, apesar de estar sempre à par da violência que acontece não só no mundo, mas também em minha cidade e no meu bairro, existia em mim a sensação de proteção, de estar de certa forma “longe” dessa realidade.

Hoje pela manhã, no caminho para o trabalho, recebi uma cantada de um homem comum, um trabalhador, um possível pai de família. Até aí, nada de extraordinário – não que eu receba muitas cantadas, de forma alguma! – porém, ao não ser correspondido, aquele homem aparentemente “normal”, em um piscar de olhos, se transformou em um agressor descontrolado, me agredindo verbalmente aos berros, pelo simples fato de não ter correspondido.

Ele não tinha percebido que meu marido estava no carro, perto de mim, e quando meu marido se revelou, o covarde pôs-se a andar novamente, para uma direção inversa à minha, para o meu alívio. 
Receber um bom dia meio “açucarado”, por assim dizer, faz parte do dia-a-dia da maioria das mulheres (eu acho!), o que nos mantém sempre antenadas no quão assediadas as mulheres são, seja assim, meio de leve – um sorriso aqui, um bom dia cantado ali -, entretanto, um episódio como o de hoje, faz a gente sentir a violência na pele, um atentando à paz, à segurança, ao direito de escolha, do direito de não corresponder.

O quão uma pessoa pode se sentir abusada - ainda que apenas verbalmente -, e o peso que isso representa só ela sabe e somente ela. Me veio à tona o quanto nós mulheres somos (ou sou!) frágeis e desprotegidas – ainda que por fora sejamos (ou sou!) duronas, alheias a bobagens!  

Em meio a tantas lutas, tantas bandeiras erguidas em defesa de direitos, respeito e igualdade, o que nos passa essa sensação de que estamos à um passo de conquistar mudanças há muito necessárias, uma pedra no sapato – como a de hoje – me faz perceber que ainda há muito à conquistar, ainda à muito pelo que lutar. Não apenas por mim, mas por todas as Larissas, Marinas, Fernandas, Anas e Elviras - o mundo está cheio delas, graças à Deus. 

Humanidade e respeito deve ser ensinado POR todos os humanos e PARA todos os humanos, homens e mulheres, dentro de casa, na escola, no ambiente de trabalho, porque só assim, o mundo será um lugar mais justo, mais acolhedor, para todos nós, homens e mulheres. 

Com respeito e por mais leveza, Sarah Carolina! Cabeça erguida!

Red Hot Chili Peppers - Californication


Red Hot Chili Peppers (também conhecido como Red Hot ou RHCP) é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em Los Angeles, Califórnia, em 13 de fevereiro de 1983.


Californication é faixa e título de álbum lançado em 1999.

15 de março de 2018

Os jovens maçons mourãoenses dos anos 1970

Foto do início dos anos 1970 mostra jovens participando de cerimônia na Maçonaria de Campo Mourão. 

Nela, identifiquei alguns bons amigos que mantenho desde aquela época: Nelsinho e Bruca e os manos Arnaud e Marcelo Silveira, e Silvio e Waldir Ferro. 

Nelson Pedro Martins, o Nelsinho, é funcionário da Coamo. Atleta do nosso basquete por anos, ele é ativo membro da diretoria do Campo Mourão.

Ricardo Alípio Costa, o Bruca, é advogado tributarista em Curitiba. Ele também atuou no basquete mourãoense. Moramos juntos em Curitiba em 1978 e fomos colegas em várias bagunças atividades esportivas e sociais. 

Arnaud Aparecido e Antônio Marcelo da Silva e Silveira, são engenheiros civis em Campo Mourão. Ambos fazem parte da primeira geração dos atletas de handebol mourãoense. 

Silvio Ferro, o Ferrinho, é funcionário da Via Car. O mano dele, Waldir, atua como funcionário da Receita Estadual em Cianorte. 

Não conseguimos identificar todos os personagens da foto e nem o evento do qual participavam.

1- Nelson Pedro Martins, 2- Antônio Marcelo da Silva e Silveira, 3- Ricardo Alípio Costa, 4- Arnaud Aparecido da Silva e Silveira, 5- Silvio Ferro e 6- Waldir Ferro

Bob Marley - Natural Mystic


Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Nine Mile, 06/02/1945 — Miami, 11/05/1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.


Natural Mystic é faixa do álbum Exodus, lançado em 1977. Considerado um dos melhores álbuns de Bob Marley, Exodus está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Se você notar seu cão ou gato fazendo isso, leve-o ao veterinário imediatamente


Um cão ou um gato, está sempre nos trazendo alegria, porém eles exigem algumas atenções quanto a saúde. Existem alguns comportamentos que podem revelar doenças ou traumas que podem passar despercebidos caso exista alguma desinformação.

Por exemplo, muitos donos quando vêem seus cachorros encostando a cabeça contra a parede podem achar aquilo até fofo, mas pode existir algo muito grave por trás disso. Os veterinários confirmam que essa atitude pode estar presente também em gatos, sendo preocupante na mesma forma que em um cão.

Esse comportamento adotado pelos pet’s é conhecido por “Síndrome de Pressionamento da Cabeça”. De acordo com o veterinário Dr. Kim Smyth, isso pode revelar uma doença hepática, por exemplo, em que o fígado não remove as toxinas do sangue. Isso acaba acumulando substâncias perigosas como a amônia, afetando o cérebro e assim os deixando com dores na cabeça. Além disso, essa atitude pode revelar um envenenamento tóxico, infecções ou tumores que afetam o sistema nervoso do animal.


“Outras condições podem causar essa síndrome. Como hidrocefalia (água no cérebro), tumores cerebrais, acidentes vasculares, traumatismo craniano, meningite, encefalite.” disse Dr. Kim.

Outros sintomas também são visíveis, como: perda de peso, aumento da ingestão de água, reflexos irregulares, aumento da urina, andar em círculos e outros.

Vale lembrar que o problema não é o animal pressionar a cabeça, mas sim o que está levando a isso. Mesmo que todas as vacinas esteja em dia, caso note esses sintomas, leve-o urgentemente ao veterinário.

14 de março de 2018

Mourãoenses no Brasileiro de Seleções de Futsal, em 1979


Foto de 1979 mostra a Seleção Paranaense de futsal que participou da 11ª edição do Campeonato Brasileiro de Seleções, que naquele ano foi realizado em Fortaleza, no Ceará. 

Os mourãoenses Itamar Tagliari (técnico) e Gilmar Fuzeto (auxiliar técnico), Louri da Silva e Carlão Tagliari (atletas) participaram da campanha. Lembro de acompanhar os resultados pelos jornais e de torcer muito para o sucesso da equipe, que reunia craques que me fizeram escolher a modalidade como a minha preferida. 

Rosael (in memorian), Capelato, Nelito, Guinter (in memorian) e Ballet (in memorian) representavam os maringaenses na seleção, enquanto que Jadir, Danilo e Fuzil, eram do clássico futsal (então futebol de salão) londrinense, onde por anos era formado os mais técnicos atletas da modalidade. Era bonito demais ver as equipes londrinenses atuando. Nos anos 1970/80 e 90, jogos entre Campo Mourão, Maringá, Londrina e Paranavaí eram sempre cercados de muita rivalidade e disputados com muita garra e, quase sempre (hehe), com muito respeito. 

Linkin Park - Crawling (One More Light Live)


Linkin Park é (era!?) uma banda de rock dos Estados Unidos formada em 1996 em Agoura Hills, Califórnia.


O vocalista Chester Charles Bennington (1976 * 2017) foi encontrado morto em sua residência em Palos Verdes Estates, no sul da Califórnia. A causa da morte foi suicídio por enforcamento.


Crawling é faixa do álbum Hybrid Theory, lançado em 2000.


Vídeo de professor acalmando bebê de aluna viraliza; assista

Enquanto um professor graduado e mestre em Ciências Sociais (UFRN), doutor (Universidade de Paris René Descartes) e pós-doutor em sociologia (UFRJ) proibiu uma aluna de assistir às suas aulas porque ela estava acompanhada da filha de cinco anos, um professor piauiense, do curso de magistério, não só deixou a aluna comparecer na escola com a criança, como cuidou do bebê ao perceber que ele iria chorar. Não sei qual a formação do professor do Piaui, mas ele é muito mais GRADUADO e DOUTOR que aquele que mandou a aluna para casa. Confira a noticia abaixo , publicada no Estadão e compartilhada pelo Só Noticia Boa.

Foto: reprodução / Instagram
Um ato de gentileza e carinho está fazendo o nome de um professor correr o país. Durante uma aula, Alessander Mendes – de Teresina, no Piauí – pegou o bebê de uma aluna no colo para que ele não chorasse e continuou dando sua aula normalmente.

“Durante uma hora de aula ele dormiu. Quando ele acordou chorando, ela olhou para mim e falou: ‘O Mateus vai atrapalhar. Vou ter que sair’. E eu disse: ‘Não vai sair não. Me dá o Mateus aqui'”, contou o professor ao E+, do Estadão.

Um aluno filmou o momento e, naquela noite, enviou o vídeo no grupo do WhatsApp da faculdade. (assista abaixo)

Quando o professor percebeu que a atitude poderia causar um impacto positivo, decidiu publicar o vídeo em sua conta pessoal do Instagram, e outros alunos também compartilharam o momento nas redes sociais.

O vídeo correu a internet e a atitude do professor comoveu muita gente. “A repercussão do caso me causou surpresa, saiu em televisão, jornal… Mas eu vejo isso com muita naturalidade”, disse.

Ele explica que a aluna, Eliana, assistiu às aulas durante toda a gravidez e optou por voltar à universidade assim que pôde, sem tirar a licença-maternidade.

“Se ela quisesse deixar de ir às aulas, eu apoiaria desde o início. Mas, se ela quis ir, eu tenho que criar todos os mecanismos para isso”, disse.

Alessander explica que seus 21 anos de experiência no magistério lhe deram experiência para lidar com uma situação como essa.

“O que eu fiz foi aplicar a empatia, entender a outra pessoa, as dificuldades dela”, diz. “Eu acho que o mérito é da aluna. Era ela que estava de licença e mesmo assim assitindo à aula.”

Veja como foi:

Uma publicação compartilhada por Alessander (@alessander.mendes40) em

Mistério envolve esqueleto de 'mulher' com três dedos nas mãos e nos pés: alienígena?

Múmia de Maria, achada no Peru Foto: Reprodução/YouTube(Gaia.com)
Uma múmia de "mulher" achada em Nazca (Peru) no ano passado, ao lado de um bebê mumificado de 9 meses, não é de um ser humano. A declaração foi feita por uma equipe russa que analisa o esqueleto de Maria, como a múmia é chamada. Ela data do século V.

Maria tem uma característica incomum, segundo imagens divulgadas: tem três dedos em cada mão e em cada pé. Exames feitos pela equipe liderada por Konstantin Korotkov, da Universidade de Pesquisa Nacional da Rússia, concluíram que o ser achado por peruanos é um humanoide (ser que apresenta formas ou características humanas, mas não é humano).

Maria tem cerca de 6.500 anos Foto: Reprodução/YouTube(Gaia.com) 
Além de Maria, foram achados no Peru restos mortais de quatro "homens" - todos estes com cerca de 6.500 anos e com características físicas semelhantes.

"Cada um tinha dois braços, duas pernas, cabeça, par de olhos e uma boca. Exames revelaram os esqueletos. Análises de DNA mostraram que eles têm 23 cromossomos, exatamente como nós. Todos os machos têm o cromossomo Y. Eles parecem humanos, mas não são. A estrutura anatômica é diferente", afirmou Korotkov ao "Sputnik News".

Maria tinha três dedos em cada mão e cada pé Foto: Reprodução/YouTube(Gaia.com) 
Os pesquisadores russos estão debruçados sobre Maria desde o ano passado.

Teóricos da conspiração do site "Gaia.com", que divulgou as imagens, disseram acreditar que a descoberta se trata de um ser próximo dos humanos ou, ainda, um alienígena.

"Eles podem ser extraterrestres ou robôs biológicos", comentou Korotkov. "Maria e Vavita (como chamam o bebê mumificado) seriam representantes de uma certa raça que, possivelmente, atingiu um estágio de desenvolvimento muito antes do nosso. Talvez milhares de anos antes", concluiu.

Céticos, por sua vez, afirmam que os três dedos em mãos e pés seriam apenas resultado de uma deformidade.

Fotógrafo flagra imagem surpreendente de rinoceronte – Veja!

Este majestoso rinoceronte parecia ter transformado o chão da floresta em um palco da Royal Opera House.

O rinoceronte indiano foi fotografado caminhando em frente a um pavão com a cauda aberta – parece que o rinoceronte estava usando um tutu de dançarino de balé.

Foi Kallol Mukherjee que capturou este par inusitado enquanto liderava uma oficina de fotografia no Parque Nacional Gorumara em West-Bengal, na Índia.

Mukherjee disse: “Eu estava liderando uma oficina de fotografia como mentor quando encontrei essa cena. O rinoceronte estava perto e era arriscado andar no sentido do animal, mas era absolutamente necessário capturar esse momento.”

Veja as fotos:




13 de março de 2018

Aninha e Elvira, amores meus

Foto mostra minha neta Ana Letícia ao lado da 'minha' Elvira. 

Aninha, cada dia mais linda, esteve o final de semana em Campo Mourão para comemorações com a família do padrasto João Guilherme Cavali Pessa e, claro, para matar a saudade dos avós paternos, Jussara e João Luiz Conrado, e os maternos, eu e Elvira.  

Elvira Schen com a neta Ana Letícia Lima Conrado

Gal Costa - É D'Oxum


Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida como Gal Costa (Salvador, 26/09/1945), é uma cantora baiana, considerada uma das mais belas vozes brasileira. 

Saiba como fazer um terrário


A cada dia que passa estamos mais distanciados da natureza e perdendo o contato com as plantas. A rotina corrida, o excesso de trabalho e a falta de tempo são os principais motivos utilizados por quem não cultiva plantas ou hortas orgânicas em casa, no entanto, o que poucos sabem é que há uma possibilidade de montar pequenos jardins sem que para isso seja preciso muito cuidado ou técnicas de produção orgânica.

De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, os terrários são uma alternativa simples e barata para quem quer adicionar um pouco de verde no ambiente sem ter o compromisso diário de irrigar e realizar os tratos culturais. Todas as pessoas podem montar um terrário, inclusive crianças e idosos. É uma atividade terapêutica e muito divertida, que trabalha a coordenação motora, o contato com a natureza e a criatividade de cada um.

Como fazer um terrário
O terrário pode ser montado em qualquer tipo de recipiente, inclusive pequenas taças e garrafas de vidro que seriam descartadas. Há quem prefira terrários fechados, que reproduzem o ciclo da água e não exigem cuidados com a irrigação por estarem vedados com rolhas ou tampas, mas o terrário aberto também é uma opção para salas e escritórios. Escolha o recipiente que mais se encaixa no espaço desejado, dê preferência aos vidros transparentes.

Escolhendo as plantas ideais para seu terrário
Após escolher o recipiente é preciso decidir quais plantas serão colocadas no terrário. O uso de suculentas facilita a manutenção, pois não exige tanta água e pode ser localizado em ambientes com luminosidade relativamente baixa. Mas também é possível optar por plantas como a violeta africana, musgo tapete, avenca, planta da amizade, cactos, mini-orquídeas, veludo roxo, entre outras plantas menores que não exige grandes manutenções no dia a dia.

Montagem e decoração
É importante estruturar o solo antes de colocar a planta, assim não haverá acúmulo de água e não surgirão doenças ou pragas em seu terrário. Comece lavando o recipiente e colocando uma camada de pedra ao fundo, em seguida, coloque uma camada de areia e outra de cascalho, somente então coloque a terra. Feito isso, cave um buraco para a muda e cubra-a com terra. Por fim, coloque uma camada de pedra, areia ou cascalho para proteger a superfície e impedir que a água evapore com facilidade.

Com a estrutura do terrário pronta, basta decorar com objetos de sua preferência, respeitando o espaço de crescimento das plantas. Coloque pedras coloridas, pequenos enfeites, brinquedos e até mesmo peças de biscuit. Solte a criatividade e faça com que o terrário combine com a sua personalidade.

Terrários para animais
Há também a possibilidade de produzir terrários em viveiros de répteis, como forma de montar um habitat divertido. Para quem possui cobras, lagartos e até mesmo pequenas tartarugas, montar um terrário diferenciado pode fazer com que a caixa onde o pet vive se torne parte da decoração.

A montagem e a manutenção dos terrários é simples o suficiente para que não haja problemas ou dificuldades durante o seu processo. Caso a planta não se adapte, troque-a por outra de uma espécie semelhante e, caso precise de mudanças, é só refazer o processo de montagem. Solte a sua criatividade e invista em seu bem-estar cultivando pequenos terrários, dessa forma o ambiente ficará mais colorido e você poderá se sentir revigorado pelas pequenas doses de natureza distribuídas em sua casa ou escritório.
[ CicloVivo

As 4 melhores câmeras de celular para viajantes



Huawei Mate 10 Pro
Sem muita fama (pelo menos por enquanto) o aparelho de origem chinesa conta com uma câmera de lentes dupla da Leica e não deve nada aos gigantes da tecnologia.
Além de dinâmico e com várias funções de captação, o celular preserva o detalhe mesmo com pouca luz, com o zoom máximo ou com no modo de autofoco, este último também destaque.


Google Pixel 2
O suprassumo dos gigantes do Vale do Silício conta com um ótimo flash, muita acurácia nos focos automáticos e é um dos preferidos de fotógrafos profissionais, tanto para fotos quanto para a captação de vídeo.

Iphone X
O hype da Apple não existe à toa. O modo retrato (portrait mode) dá um verdadeiro show de resolução e enquadramento, fazendo fotos muito boas sem muito esforço do fotógrafo.
O zoom é um dos mais fortes entre os quatro da lista, com uma renderização de cor inconfundível para paisagens cheios de vida. Ninguém resiste às obras primas que saem do novo modelo da maçã.

Samsung Galaxy S9 Plus
Certamente o melhor da lista, o último modelo da Samsung aproxima seus sonhos de foto da realidade.
Com uma resolução quase perfeita, a imagem que sai da câmera é melhor que muitos equipamentos profissionais. Além de contar com a função similar ao modo retrato do concorrente, a versão S9 chega com a câmera dupla, que se adapta a tipos diferentes de iluminação sem deixar de produzir uma bela foto.
 [ VIP ]

Gambiarras para 'adiantar' nosso dia- vídeo


De vez em quando aparece pequenos obstáculos para 'atrasar' nosso dia. As dicas abaixo podem ajudar. Confira.

12 de março de 2018

Deu a lógica nos Trinta: Krisley e Clod e Cia. campeões. Leandro ''ultimão''

Rio Grande do Sul - campeão
Em pé (da esq. para a direita): Ruan, Beto Tonet, Krisley, Agnaldo, Cremauri e Bezerra
agachados: Parayba, Mancha, Prof. Jáder e Clod

A equipe acima conquistou o título de campeão do campeonato interno 2017/18 do Clube dos Trinta. A conquista veio após duas vitórias no triangular final. Muito forte, o time decidiu os dois turnos da competição (venceu o segundo) e sobrou no confronto com as duas equipes que também se credenciaram para a decisão. 

Na disputa do Barril, que decide a pior equipe, deu a lógica com a consagração do time do Leandro Caranga, Silvinho Zamora, Rubinho Xumasqui, Macedo... 

A equipe vice-campeã. Arthur, o loirinho ali ao lado do tio Odair, vai ser atacante do meu São Paulo FC

Bon Iver - I Can't Make You Love Me / Nick of Time


Bon Iver é uma banda folk norte-americana liderada e fundada por Justin Vernon no ano de 2007, em Eau Claire, Wisconsin. O nome da banda advém do portmanteau das palavras francesas "bon" e "hiver", que significa "bom inverno". Em 2012, o grupo foi indicado e ganhou o prêmio de 'melhor novo artista', e 'melhor álbum alternativo' no Grammy.

Mulher adota cão que esperou 4 meses em hospital por dono morto

Letícia com o Campeão - Foto: Marcos Lavezo/G1
Uma funcionária da Santa Casa de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, adotou o cachorrinho que ficou durante 4 meses na porta do hospital esperando pelo dono que morreu.

Na última sexta-feira, 9, Campeão, como é chamado agora, ganhou um novo lar.

“Como ele sempre ficava lá, nunca pensei em adotá-lo. Mas quando o levaram para o canil, para ser adotado, eu fiquei triste. Por sorte, ele acabou fugindo do canil e voltou para o hospital. Foi aí que fiquei mais emocionada com a história dele e, para não perdê-lo, resolvi adotar”, afirma Letícia Fátima Nawas Botoluci, de 30 anos.

História
Antes da adoção, ele foi levado para uma clínica veterinária por Marco Antônio Rodrigues, que ficou sabendo da situação e decidiu resgatá-lo.

“Ele ficava na porta do hospital todo dia, mas o importante é que os funcionários do hospital deram apoio. Na maioria das vezes as pessoas expulsam o animal do local. Espero que agora ele possa ter uma vida feliz com esses novos donos”, afirma.

Na clínica, Campeão passou por tratamento, tomou banho e colocou as vacinas em dia. Quem arcou com as despesas foi uma mulher que também se sensibilizou com a fidelidade dele.

O nome
“Eu o acompanhei desde que chegou ao hospital. Acho que o nome Campeão representa o fim da história. Ele teve persistência de ficar na frente do hospital por todo esse tempo, e agora com final feliz, acho que é um campeão”, disse ao G1.

Durante os quatro meses de vigília na frente do hospital, ele ganhou carinho, água e comida das funcionárias. Uma delas era a própria Letícia.

O cachorro permanecerá mais alguns dias na clínica veterinária, e deve ir para a casa da família da Letícia nos próximos dias.

Na residência, ele terá a companhia de outro amigo: um cachorro que também mora no local.

A nova dona afirma que Campeão será muito bem tratado e que aquele olhar triste vendo o interior do hospital, com o tempo, será transformado.

“A gente no hospital sempre o tratou muito bem, e ele é muito dócil. Com certeza terá bastante amor e carinho”, finaliza.

Concurso do Banco do Brasil abre 60 vagas em SP, RJ e DF


O Banco do Brasil está realizando uma seleção externa com 30 vagas imediatas e mais 30 para a formação de cadastro de reserva.

Entre as oportunidades, destaque para o cargo de escriturário em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A remuneração inicial será de R$ 2.718,73 para uma jornada de 30 horas semanais. É necessário ter, na data de admissão, idade mínima de 18 anos, e ensino médio completo.

Inscrições 
Para se candidatar, os interessados podem se inscrever até 27 de março, pelo site da Fundação Cesgranrio, onde o edital está disponível. A taxa de participação custa R$ 48.

Como será a prova ?
O processo seletivo terá provas objetivas e redação. A aplicação das avaliações está prevista para o dia 13 de maio, e as provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Belém(PA), Belo Horizonte(MG), Brasília(DF), Campinas(SP), Curitiba(PR), Fortaleza(CE), Porto Alegre(RS), Recife(PE), Rio de Janeiro(RJ) e São Paulo(SP).

Condições e benefícios 
Além da possibilidade de ascensão profissional, os aprovados terão benefícios como participação nos lucros ou resultados, vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; e previdência privada.

Algumas das atividades desses profissionais serão comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; entre outras.

5 remédios naturais para a bursite


Para aliviar a bursite é fundamental, além de recorrer a remédios naturais, manter um repouso adequado, reduzir a mobilidade da área afetada e não forçar a articulação.

Qualquer lugar em que ossos, articulações e tendões se unam, localizam-se bolsas cheias de líquido chamadas bursas. Caso estas se inflamem, causam uma doença conhecida como bursite.

O roçar contínuo de nossas articulações quase sempre é o desencadeador mais comum deste tipo de irritação interna: é dolorosa e, em muitos casos, até incapacitante.

É importante assinalar que a bursite não é o mesmo que a tendinite.

Esta última faz referência à inflamação de um tendão, a estrutura fibrosa que une o músculo com o osso.

Por outro lado, a bursite se concentra em alguma das 150 bursas que funcionam como “almofadas” entre os tendões, ligamentos e ossos que rodeiam a articulação.

Se você já sofreu com este problema, com certeza lhe chamou a atenção, sem dúvidas, o inchaço chamativo, a rigidez e a vermelhidão.

Serão sempre nossos médicos os que oferecerão o melhor tratamento. Enquanto isso, em casa, podemos seguir estes simples remédios naturais para reduzir a inflamação e a dor.

1. O vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um remédio muito clássico para o tratamento natural da bursite.
O que ele nos permite, em primeiro lugar, é restaurar a alcalinidade de nosso corpo para reduzir a inflamação de um modo muito rápido.
Os minerais presentes no vinagre de maçã, como por exemplo o magnésio, o cálcio, o potássio e o fósforo, nos ajudam a tratar este tipo de processo inflamatório localizado nas articulações.

Materiais
Uma toalha de rosto
1/2 xícara de vinagre de maçã cru (125 mL)
1 colher de mel (7,5 g)

Modo de preparo
É muito simples. Primeiro, em uma xícara misture bem o vinagre de maçã com o mel. Desse modo, conseguiremos um poderoso remédio anti-inflamatório que poderá ser utilizado ao longo do dia.
A seguir, empape bem a toalha de rosto ou um pano de algodão com esta combinação de vinagre de maçã e mel.
Aplique onde tenha a bursite durante 15 minutos.

2. Terapia fria nas primeiras 48 horas
A temperatura fria é, sem dúvidas, a mais recomendada para reduzir o inchaço inicial e também “adormecer” a dor na zona afetada.

Materiais
10 cubinhos de gelo
Uma bolsa de plástico

Modo de preparo
Comece introduzindo os cubinhos de gelo na bolsa de plástico.
A seguir, coloque a bolsa na articulação afetada durante uns 15 minutos.
Depois desse tempo, eleve a articulação onde está a bursite para acima do coração e descanse.
Pode ser feito várias vezes ao dia até obter alívio.

3. Massagens com óleos essenciais
Existem óleos essenciais muito interessantes para o tratamento da bursite. Estes são os que mais podem ajudar:
Óleo de noz moscada: Este óleo essencial é muito efetivo para o tratamento da dor nas articulações devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
Óleo essencial de menta: Tampouco pode faltar em sua farmácia de remédios naturais. Seu componente principal é o mentol, muito utilizado desde a antiguidade para o tratamento da dor e a inflamação.
Óleo de coco. Este nos ajudará a reduzir a vermelhidão, assim como a sensação de ardor.
Não tenha dúvidas em fazer massagens circulares com estes óleos essenciais.

4. Gengibre contra a dor da bursite
O gengibre tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas muito similares à aspirina e ao ibuprofeno.
Além disso, melhora a circulação e nos ajudará a tratar a bursite de um modo muito efetivo.
Explicamos como seguir este tratamento.
]
Materiais
3 colheres de gengibre ralado (7 g)
1 gaze
1/2 xícara de água quente (125 mL)

Modo de preparo
Em primeiro lugar, envolva o gengibre recém ralado em um pedaço de gaze.
Depois, mergulhe a gaze com o gengibre em uma xícara de água quente durante 2 minutos.
Deixe esfriar um pouco, e depois, coloque sobre a área afetada durante 15 minutos.
Pode repetir 2 ou 3 vezes por dia.

5. O descanso e uma alimentação rica em magnésio
Pode parecer óbvio, mas uma das condições fundamentais para conseguir que a bursite se resolva é fazer repouso, descansar e cuidar da postura.
Nossos médicos podem receitar anti-inflamatórios, no entanto, é imprescindível que quando apareça o inchaço reduzamos todo a possível mobilidade dessa articulação.
A bursite surge causada por uma sobrecarga, pelo roçar das articulações com os músculos ou os ligamentos que inflamam a bursa. Por isso, exercer mais movimentos fará com que a dor se intensifique ainda mais.
Descanse o que puder, e cuide também para que sua alimentação seja rica em magnésio: consuma bananas, espinafre, aveia, lentilhas…
Este mineral é imprescindível para nossas articulações, músculos e ligamentos.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial