9 de março de 2018

Oportunidade única: Avaliação fisioterápica gratuita na Clinisport


Olha que oportunidade ótima para fazer uma avaliação GRATUITA com os excelentes profissionais da Clinisport Fisioterapia: de 6 a 20 deste mês, Kadu Aldrigue e sua equipe estarão prestando esse serviço àqueles que agendarem a avaliação. Confira detalhes no vídeo abaixo:


Joan Osborne - The Same Love That Made Me Laugh


Joan Elizabeth Osborne (Anchorage, 08/07/1962) é uma cantora norte-americana mais conhecida pelo nome artístico de Joan Osborne.


The Same Love That Made Me Laugh é faixa do álbum Bring It On Home, lançado em 2012. Bill Withers é o compositor da música.

Pedro Cordeiro e o cala-boca no vice prefeito

Publico novamente resenha publicada originalmente publicada no semanário Entre Rios, em maio de 2006, tendo os meus amigos Getulinho Ferrari e Pedro Cordeiro como protagonistas. 


Pedro Cordeiro
Nossa cidade conta com muitos apaixonados por esporte, principalmente o futebol. Entre eles, posso citar alguns que sempre, desde pequeno, vejo militando com a bola: Itamar Tagliari, Luiz Carlos Khel, João Emílio, Edvaldo “Futrika” Lopes e Pedro Cordeiro. Este último me vem sempre à memória quando o assunto é futebol amador, onde ele comandava a equipe do Camisa 10. 

Lembro, principalmente, que sob o comando dele Campo Mourão conquistou um inédito título do futebol dos Jogos Abertos do Paraná, contando apenas com atletas amadores e mourãoenses, em 1976. 

Como sempre fui atleta do handebol e do futsal só tive oportunidade de jogar sob o comando dele nos campeonatos de veteranos de futebol suíço, e ali, pude observar a seriedade com que dirige suas equipes, sempre montadas para vencer seja qual for o evento, amistoso ou de campeonato.

Getulinho Ferrari
Em 2003 disputamos os Jogos Abertos do Paraná, na modalidade de futebol suíço para veteranos, em Pato Branco. Criado numa iniciativa do Getulinho Ferrari, os Jogos, para nossa diversão, reunia veteranos de várias modalidades, principalmente do futsal. 

Por motivos diversos muitos dos nossos convocados, no último momento, não puderam ir e ficamos com um grupo pequeno de jogadores. Num evento para veteranos e bons de festas, é muito importante ter jogadores para revezar. Pedro Cordeiro não se cansava de nos alertar sobre isso o tempo todo.

Conquistamos o terceiro lugar entre quatro participantes. No terceiro jogo, machucado, fiquei no banco de reservas ao lado do Osvaldo Broza (que foi como motorista da Van e acabou jogando alguns minutos). E, de lá, presenciei o quanto o Pedro se entrega ao jogo: um árbitro muito tendencioso apitava o jogo e nos irritava de maneira insuportável, quando o Getulinho não se conteve e o desacatou, merecidamente. Cordeiro como técnico dedicado, e ciente de que os reservas não podiam atuar, proporcionou então uma das cenas mais cômicas que já vi num jogo: entrou em campo, agarrou o Getulinho, que além de atleta era nosso Vice-Prefeito e Secretário de Esportes, e tapando a boca dele com a mão, pedia para que parasse de ofender o juiz para que não fosse expulso. Só que o efeito foi outro, o árbitro entendeu que até nosso treinador achou que o Getulio exagerou e acabou expulsando-o.

Hoje, damos muita risada, mas naquele dia ele não aceitava nenhuma brincadeira sobre o “tapa-boca” na autoridade. Grande Cordeiro! 

Execução da Lei Maria da Penha num país vizinho- vídeo


No WhatsApp, recebi o vídeo abaixo com o título "Como é aplicada a Lei Maria da Penha na Bolívia". Não sei se é de lá mesmo (e se é a Polícia ou algum mafioso que comanda a execução), Mas achei engraçado e justa a forma como o agressor foi devidamente penalizado.


Não sei o que é mais divertido (!?): a cara de dor do ''condenado'', a dedicação da mulher nas pancadas ou o sorriso na cara da garota lá ao fundo.  


Dinossauros ou quatis?


8 de março de 2018

As mulheres da minha vida

No Dia Internacional das Mulheres, publico foto das mulheres da minha vida, a esposa Elvira, filhas Sarah, Larissa e Marina, e as netas Ana Letícia e Fernanda. No meu colo, o herdeiro de todas elas, Luís Guilherme. 

(da esq. para a direita): Marina, Larissa, Ana Letícia, Elvira, eu e Luís Guilherme, Sarah e a Fernanda

Anoushka Shankar - Traces of You


Anoushka Shankar (Londres, 09/061981) é citarista e compositora britânica de origem indiana. É filha de Ravi Shankar, citarista indiano, e Sukanya Shankar. É meia-irmã, pela parte do pai, de Norah Jones.


Traces of You é faixa e título de álbum lançado por Anoushka em 2013.

Os 10 alimentos mais nutritivos do mundo que existem no Brasil

Não é preciso ir muito longe para achar as comidas mais benéficas à saúde. O Brasil tem o cardápio completo



Muitos dizem que comer bem é um caminho sem volta. Mesmo balançando entre a dieta regrada e o pé na jaca (ainda que a fruta nutritiva nada tenha a ver com a expressão) não podemos negar: o Brasil é um imenso ­­– e variado –cardápio de opções saudáveis.

Reunindo dados do Departamento Norte-Americano de Agricultura a um amplo estudo de pesquisadores da Fundação Nacional de Pesquisa da Coreia do Sul, chegou-se a uma impecável lista dos cem alimentos com maior valor nutritivo no planeta.

Graças à diversidade da fauna e flora, as iguarias do top 10 estão em solo brasileiro. Mesmo sem a popularidade de um arroz com feijão, não é nada difícil incluí-las na lista do mercado. Confira quais são.

1. Amêndoa 
Além de reduzir o pico de glicose sanguínea e auxiliar na perda de peso, a semente é versátil por natureza.
A top 1 entre as mais nutritivas dá sabor a bolos, doces, molhos para carne e até para enfeitar um temaki. Variedade e saúde em menos de dois centímetros.

2. Fruta pinha (ou fruta-do-conde)
É provável que você nunca tenha comido ou visto essa fruta exótica. Pouco conhecida, a fruta-do-conde é rica em vitaminas, além de ser doce e saborosa.
A segunda colocada é famosa pelos vários nomes que ganha em todo o Brasil: Anona, fruta-pinha, coração-de-boi, condessa, ata e araticum.

 3. Peixe Vermelho-Cioba
Nem todo mundo tem a alma pescadora e conta com um vasto repertório com nomes de peixe. No entanto, vale anotar o nome desse espécime do gênero Lutjanus e já pensar em algumas receitas.
Mais comum nas regiões Norte e Nordeste do país, vai muito bem assado e faz um bem danado à saúde.

4. Linguado
Carta marcada em guias de receita saudável, o peixe achatado é mais conhecido do que o parente avermelhado e ocupa o 4º lugar por diversas razões.
Além de ter uma carne leve, é rico em vitamina B12 e vai bem com quase tudo – mesmo não tendo uma cara muito agradável.

 5. Chia
A rainha da geração fitness fecha os cinco melhores alimentos, mas se destaca, junto com a grande campeã, no quesito versatilidade.
Ideal para iogurtes, mousses e vitaminas, o pequeno grão, também conhecido como “sálvia hispânica”, também é útil para pratos salgados como sopas, saladas e risotos.
Para os curiosos, vale até deixar as sementes no café e vê-las inflando até chegarem a uma consistência de gel. O resultado da experiência pode ser usado em outras receitas e não engorda.

6. Semente de Abóbora
Donas de um baixíssimo teor calórico, as sementes de abóbora se juntam à antecessora como uma das coisas mais práticas na cozinha fitness.
Conhecida por dar uma sensação de saciedade e reduzir a fome, o alimento também ajuda a prevenir as chances de câncer de próstata.
Evitar jogar sementes fora é uma boa estratégia para incorporá-las à rotina alimentar.

7. Acelga
A hortaliça é completa. Previne problemas nos ossos, funciona como anti-inflamatório natural e pode entrar em uma série de pratos.
Refogada, crua ou até protagonizando uma lasanha, o vegetal é o aliado das dietas veganas/vegetarianas e, sobretudo, nutritivas.

8. Gordura de Porco
Parece até loucura, mas a banha suína ocupa a lista. Junto com o óleo de coco e o azeite, é uma das melhores opções para cozinhar quando queremos evitar o óleo tradicional.
É uma alternativa mais gostosa e traz benefícios da proteína, ao contrário de outras gorduras animais.

 9. Folhas de beterraba
Junto com os talos, a parte pouco requisitada do legume é um ótimo componente em dietas de emagrecimento.
Dá para fazer muffins, sucos e até usar em salada, para aproveitar o alimento inteiro – e evitar desperdícios.

10. Peixe Pargo
O peixe faz sucesso no nordeste e é encontrado nas mais incontáveis receitas. Por ser uma espécie de carne branca, vai bem com a maioria dos acompanhamentos descritos na lista.
Um pouco de limão e um forno quente são suficientes para colocar o último colocado no cardápio.
[ VIP

Ranking aponta os carros com os menores custos de manutenção

Levantamento feito pelo Cesvi Brasil considera os itens mais substituídos até os 100 mil km rodados de alguns modelos vendidos no Brasil 
  
O Toyota Etios está entre os modelos com menor custo de manutenção do mercado. Rafael Munhoz/Divulgação

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) criou em 2015 o Índice de Manutenção Veicular (IMV), que avalia o custo da revisão periódica recomendada pela montadora. O estudo, atualizado anualmente, mostra quais os carros que mais aliam facilidade e baixo custo na hora da manutenção.

O IMV considera os itens mais substituídos até os 100 mil km rodados e sua mão de obra. Para chegar ao resultado, o Cesvi realiza testes de impacto de diversos tipos com os veículos, que posteriormente são levados até uma oficina-modelo. No local, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, além de ser realizada uma análise individual das peças envolvida.

A  classificação dos veículos segue uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do custo de manutenção. As menores notas significam gastos mais baixos e as maiores indicam que o proprietário terá de desembolsar mais pelo serviço. 

Um carro com índice 10 consumiria em média R$ 5 mil nas manutenções até os 100 mil km, enquanto que a nota 60 (a mais alta), R$ 29,5 mil. No entanto, os mais bem avaliados marcaram 20 pontos, o que representa gasto médio de cerca de R$ 10 mil.

Neste grupo, obviamente, estão os carros do segmento de entrada. Todos os modelos pesquisados tiveram dez revisões programadas até os 100 mil km. 

Pacote de peças
O Golf GTi é o carro com o maior valor de revisão periódica da lista.
O instituto dividiu a apuração em revisões preventivas (peças que necessitam ser trocadas obrigatoriamente seguindo recomendações das montadoras) e preditiva (que podem ser trocadas antes mesmo da recomendação do manual, conforme o desgaste apresentado seja pelo uso severo ou mau uso).

Entre os componentes estão peças e fluidos que são verificados e trocados com frequência nas revisões, como óleo do motor, fluido de freio, filtros, kit de embreagem, amortecedores, velas, correia, discos de freio, pneus e palhetas.

Ao todo, são 37 itens com preços cotados nas concessionárias, além do custo da mão de obra. O estudo não inclui todos os modelos vendidos do mercado e nem os lançados recentemente.

Índice IMV e o custo médio de manutenção dos carros até 100 mil km:

20 PONTOS (R$ 10 mil)
Chevrolet Celta
Fiat Uno 1.0/ 1.4
Fiat Fiorino 1.4
Toyota Etios (hatch e sedan) 1.3/ 1.5
Volkswagen Gol 1.0/ 1.6
Volkswagen Voyage 1.0/ 1.6

21 PONTOS (R$ 10,5 mil)
Chevrolet Classic 1.0
Fiat Novo Palio 1.0/ 1.4 / 1.6
Fiat Grand Siena 1.4
Fiat Strada 1.4
Nissan Versa 1.6

22 PONTOS (R$ 11 mil)
Fiat Grand Siena 1.6
Fiat Punto 1.4
Ford Ka 1.0/ 1.5
Hyundai HB20 1.0
Hyundai HB20S 1.0
Toyota Corolla 2.0
VW Fox 1.6

23 PONTOS (R$ 11,5 mil)
Chevrolet Onix 1.0/ 1.4
Chevrolet Prisma 1.0/ 1.4
Fiat Punto 1.6/ 1.8
Hyundai HB20 1.6
Hyundai HB20S 1.6
Nissan March 1.0
Nissan Versa 1.0
Renault Logan 1.0
Renault Duster 1.6
VW Fox 1.0

24 PONTOS (R$ 12 mil)
Chevrolet Cobalt 1.4/ 1.8
Fiat Punto T-JET 1.4
Ford New Fiesta 1.5/ 1.6
Ford EcoSport 2.0
Nissan March 1.6
Renault Logan 1.6
VW up! 1.0

25 PONTOS (R$ 12,5 mil)
Citroën C3 1.2/ 1.5/ 1.6
Fiat Bravo 1.8
Fiat Linea 1.8
Nissan Sentra 2.0
Renault Sandero 1.0/ 1.6
Renault Duster 2.0
Toyota Corolla 1.8

26 PONTOS (R$ 13 mil)
Peugeot 207 1.4
Renault Sandero Stepway 1.6

27 PONTOS (R$ 13,5 mil)
Honda Civic 1.8

28 PONTOS (R$ 14 mil)
Ford Focus 1.6
Ford EcoSport 1.6
Honda City 1.5
Honda Civic 2.0
Honda Fit 1.5
Peugeot 408

29 PONTOS (R$ 14,5 mil)
Chevrolet S10 2.5

30 PONTOS (R$ 15 mil)
Citroën C4 Lounge 2.0
Peugeot 308 2.0

31 PONTOS (R$ 15,5 mil)
Citroën C4 Lounge 1.6 THP
Hyundai Tucson 2.0
Peugeot 308 1.6 THP

32 PONTOS (R$ 16 mil)
Hyundai Elantra 2.0

33 PONTOS (R$ 16,5 mil)
Ford Focus 2.0

37 PONTOS (R$ 18,5 mil)
Chevrolet Cruze Sport6 1.8
VW Golf 1.4
VW Jetta 2.0 flex

38 PONTOS (R$ 19 mil)
Chevrolet Cruze Sedan 1.8
Chevrolet Spin 1.8

41 PONTOS (R$ 20,5 mil)
Chevrolet S10 2.4

49 PONTOS (R$ 24,5 mil)
VW Jetta 2.0 TSI

52 PONTOS (R$ 26 mil)
VW Golf 2.0 TSI

Crocodilo passeia pelas ruas dos EUA; vídeo

O vídeo viralizou nas redes sociais. 
   

O cinegrafista amador Denise Nichols-Gearhardt estava trabalhando na Flórida e presenciou um momento único na entrada da loja: Um crocodilo caminhava naturalmente pela rua. 

O vídeo viralizou nas redes sociais. Confira!


7 de março de 2018

Vanderlei Tagliari pé de chumbo

O texto abaixo foi publicado originalmente no semanário mourãoense Entre Rios, em 2005, narrando uma lembrança minha numa das primeiras vez que atuei pela equipe adulta da Associação Tagliari. Um amigo, ao ler a resenha, disse que exagerei muito ao dizer que o Carijó fez o trajeto Campo Mourão - Jandaia do Sul em 45 minutos. Pode ser que sim, mas pergunte ao Romeuzinho se ele já esqueceu o rápido passeio como filho mais velho da dona Iris. 


Itamar e Vanderley Tagliari
Vanderley e Carlão Tagliari
Meados dos anos setenta. A Associação Tagliari participava de torneios de futsal em todo o Paraná, sempre como atração principal, pelo bom futebol, conquistas e, principalmente, pela disciplina de seus atletas, exigência maior da família Tagliari a todos que participavam da equipe.

Pela primeira vez, eu, com dezesseis anos, jogaria pela equipe adulta, participando de um torneio em Jandaia do Sul. Nosso jogo estava programado para as 19 horas. Para evitar contratempo na estrada saímos de Campo Mourão às 16 horas, já que o trânsito daqui até Maringá e, principalmente, de Maringá até Jandaia era muito perigoso e complicado, sempre em pista simples, passando por ali todo o trafego que ligava o Norte do Estado à capital e ao porto de Paranaguá.  

Lanchamos na estrada e chegamos a Jandaia do Sul com meia hora de antecedência ao horário do nosso jogo. Mas, para desespero do Itamar, que era o treinador e também jogador, esquecemos o uniforme na casa dele. Depois de pedir uma ligação para Campo Mourão – era preciso solicitar, via telefonista, as ligações interurbanas e, às vezes, elas demoravam ou até mesmo não se concretizavam-, ele, Itamar, conseguiu falar em casa e pediu para o Vanderley levar o uniforme e também o Romeuzinho, da antiga Casablanca Vídeo, que não pode ir conosco por causa de seu horário de trabalho como bancário. Itamar frisou bem para o Carijó que não precisa muita pressa porque nosso jogo tinha sido mudado para o terceiro jogo da noite e, portanto, teria tempo suficiente para ele chegar até lá. 

Vanderley cumpriu em parte o trato com o Itamar. Uniforme chegou completo e dentro do horário, ou melhor dizendo, antes do horário. Chegou antes de terminar o primeiro jogo. Quem chegou sem condições nenhuma de jogar foi o Romeuzinho, que repetia sem parar: nunca mais viajo com o Vanderley... 

Fazer o trajeto de Campo Mourão a Jandaia em 45 minutos, nos dias de hoje, mesmo com as pistas duplas e seguras, é praticamente impossível, naquela época então! 

Naquela noite, jogamos, vencemos e ainda contamos com o apoio do entusiasmado Vanderley e de toda a torcida jandaiense.

(Vanderley faleceu em 2006, ainda muito novo, com apenas 59 anos, depois de lutar contra um câncer, deixando de luto familiares e amigos. Saudades!)       

Justin Timberlake e Chris Stapleton - Midnight Summer Jam - Say Something


Justin Randall Timberlake (Memphis, 31/01/1981) mais conhecido como Justin Timberlake é um músico, cantor, compositor, ator, dublador, produtor musical, dançarino, multi-instrumentista e empresário norte-americano que conseguiu fama durante sua infância no programa Mickey Mouse Club e depois ingressou na boy band 'N Sync, que é uma das mais bem-sucedidas de todos os tempos.

Christopher Alvin Stapleton (Lexington, 15/04/1978) é um cantor norte-americano de música country e southern rock. O seu álbum de estreia, Traveller, foi lançado a 5 de maio de 2015 e conseguiu alcançar a primeira posição da tabela musical dos Estados Unidos Billboard 200, vendendo 177 mil cópias na semana de estreia. 


Midnight Summer Jam e Say Something são faixas do álbum Man of the Woods, lançado por Timberlake em fevereiro de 2018.

Vídeo mostra apresentação de Justin Timberlake e Chris Stapleton durante o Brits Awards 2018, realizado no dia 21 de fevereiro em Londres.

Carro raro, enferrujado e sem motor deve ser arrematado por R$ 3 milhões em leilão


Por 45 anos, ele esteve esquecido num celeiro de uma fazenda nos EUA. Depois de não passar em um teste de segurança, o carro foi recolhido pelo dono.


Mas se trata de um raro Porsche 356A 1500 GS Carrera Coupe! Recentemente descoberto, o carro esportivo de 1957 vai a leilão pela casa americana Gooding & Co. Espera-se que a máquina seja arrematada por cerca de R$ 3 milhões!


O valor assusta se você considerar que o Porsche está sem o motor original (foi retirado e desmontado), tem várias partes enferrujadas e o seu interior precisa de grandes reparos. Mas a raridade do modelo despertou a atenção de muitos e abastados colecionadores de vários países.


Originalmente com motor 1.5, o carro alemão atingia 100kmh em 8,7 segundos, com velocidade máxima de 200km/h.


Os primeiros modelos foram produzido em 1955.

Borboletas monarcas chegam ao México após viagem de quase 5 mil km


Todos os anos, as borboletas viajam quase 5 mil km do nordeste dos EUA e sul do Canadá até o México para reprodução.

Avós que cuidam dos netos vivem até 10 anos mais, diz estudo

Conviver com os netos possibilita um risco de mortalidade 37% menor

Ana Letícia, Fernanda e Eu

Um novo estudo feito na Alemanha, mostrou que avós que cuidam de crianças tem mais longevidade, e podem chegar a viver 10 anos a mais, do que aqueles que não participam tanto da rotina das crianças.

Getulinho com Maya e Thomas
Os pesquisadores analisaram a vida de 500 pessoas, entre 70 e 103 anos de idade, que foram acompanhadas pelo Estudo de Envelhecimento de Berlin por durante 19 anos. Eles observaram qual qual era a diferença na taxa de mortalidade entre os avós que ajudavam a cuidar dos netos, participando da educação deles, e dos avós que não tinham netos ou não conviviam com eles.

No entanto, a pesquisa não avós que têm a custódia das crianças e são os principais responsáveis por elas, já que a ideia era focar na figura dos avós como suporte dos pais das crianças.

Os resultados do estudo mostraram que conviver com netos e cuidar deles reduzia em 37% o risco de mortalidade. Metade do grupo dos avós presentes viveu por dez anos depois do início da pesquisa. Contudo, no grupo oposto, cerca de 50% deles só chegou a sobreviver mais 5 anos.

Marcelo Silveira com Gabriela
Os cientistas fizeram uma segunda análise com os idosos que não tinham netos, dividindo eles entre aqueles que ajudavam os filhos, seja com suporte emocional ou seja nas tarefas de casa, e aqueles que não tinham esse hábito (ou não tinham filhos).

Novamente, notaram uma média de sobrevida 5 anos maior do que entre os idosos que não mantinham esse laço. Contudo, os pesquisador não acreditam que idosos que não tem filhos ou netos, estão destinados a morrer mais cedo.

Idê e Clarice com o Gabriel
Durante a terceira etapa do estudo, eles investigaram exclusivamente esse grupo de idosos, percebendo que muitos deles se propunham a ajudar e apoiar amigos e vizinhos, criando um outro tipo de comunidade. Nesse caso, a sobrevida média foi de sete anos, em contraste com 4 anos entre os idosos que não mantinham essa relação colaborativa com os filhos.

Os pesquisadores consideram que conviver com a família ajuda os idosos fisicamente e psicologicamente. Além disso, acreditam que o estudo sustenta uma teoria evolutiva chamada Hipótese da Vovó, que tenta explicar porque os seres humanos vivem tanto tempo depois da sua fase fértil acabar.

Na natureza isso não é comum pois, evolutivamente falando, nossa função é a reprodução e a manutenção da espécie. Portando, os avós que ajudam a cuidar dos filhos mudam esse paradigma: uma mãe menos ocupada com um bebê pode voltar a se reproduzir mais rápido e gerando uma prole ainda maior.