5 de janeiro de 2018

Acampamento Estudantil no Colégio Estadual de C. Mourão - 1972

Foto de 1972 mostra alunos e professores que participaram de um acampamento estudantil no Colégio Estadual de Campo Mourão.

Consegui identificar os professores Nicon Kopko (em pé, bem no canto superior direito) e o casal Claudete e Vicente Piazza (agachados no centro, na primeira fila).

Vou precisar de ajuda para identificar os demais presentes na fotografia (clique nela para ampliar).


Cachorro Grande e Paulo Miklos - Dia Perfeito


Cachorro Grande é uma banda gaúcha de rock and roll formada em 1999, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seus integrantes são Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Rodolfo Krieger (baixo), Pedro Pelotas (teclado) e Gabriel Azambuja (bateria).


Paulo Roberto de Souza Miklos (São Paulo, 21/01/1959) é um músico, ator e apresentador de televisão brasileiro, ex-vocalista da banda de rock Titãs.


Dia Perfeito foi composta por Marcelo Gross. Vídeo mostra a gravação ao vivo do álbum Acústico MTV : Bandas Gaúchas, que foi lançado em 2005.

Só pra lembrar!


10 fotos que provam que os corvos são os maiorais do reino animal

Os corvos são os pássaros mais f..... do reino animal. Eles fazem o que querem, e não estão nem aí para nada.

Quer provas? Basta dar uma olhada nas imagens abaixo. Os corvídeos enfrentam qualquer outro animal, além de serem espertos e corajosos. Alguns argumentam que esse comportamento foi desenvolvido para facilitar a alimentação. Outra teoria (que inventamos agora) é que os corvos simplesmente gostam de se comportar como grandes idiotas.

Se você acha que não há nada mais glorioso e frio do que uma águia voando alto e aterrorizantemente no céu, pense novamente: os corvos usam esses majestosos pássaros como seus táxis pessoais.

Pegando carona em uma águia

“Você tem um minuto para falar sobre nosso salvador, o Sr. Edgar Allan Poe?”

Isca

“Não vou sair, não adianta”

“Bairro errado, amigo”

Esperteza

“Vou ficar em cima de sua cabeça, amigo”

Corvo simplesmente encara ser humano através de janela da cozinha, constantemente

Pegando carona em coruja

Homem salva corvo e, como agradecimento, o imbecil rouba sua dentadura
[ Revoada ]

8 sites e aplicativos para começar 2018 ganhando uma grana extra


Muita gente começou 2017 desempregada e ainda não saiu dessa situação. Outros conseguiram um emprego, mas estão precisando de uma grana extra para colocar as finanças da famílias em dia. 

Pensando nisso, a Gazeta do Povo reuniu oito plataformas e aplicativos que oferecerem oportunidade para uma renda extra. Confira: 

O Freelancer.com é a maior plataforma de interação entre profissionais autônomos e empregadores do mundo. O site oferece milhares de projetos nas mais diversas áreas e oportunidades de jobs de empresas brasileiras e estrangeiras, que podem ser realizados online. O site também conta com aplicativos, disponíveis para os sistemas Android e iOS.

Plataforma fundada com intuito de ajudar quem deseja encontrar alguém para um serviço ou quem queira garantir uma renda extra em tempos difíceis. O aplicativo está disponível na Apple Store e Play Store. A plataforma permite fazer um perfil personalizado para os profissionais e prestadores de serviços, incluindo fotos dos trabalhos realizados e divulgar as principais redes sociais dos profissionais, como facebook, twitter, instagram, pinterest, entre outros. Do lado de quem contrata, a plataforma permite analisar orçamentos solicitados, o que pode gerar um economia de até 50% na contratação.

Enquanto por um lado a IguanaFix oferece aos usuários um novo modelo para contratar pedreiro, encanador, eletricista, mudanças e etc., por outro, possibilita a esses profissionais uma maior oferta de serviços e viabilidade para aumentar a sua renda. Todos os profissionais cadastrados são homologados e recebem oportunidade para se qualificar, através de treinamentos. Disponível para os sistemas Android e iOS.

A plataforma conecta prestadores de serviços a contratantes. Lançado em janeiro de 2015, o Bicos oferece um processo ágil e seguro para encontrar o profissional ideal para determinado serviço, desde diaristas, motoristas e pedreiros até quem dá aulas particulares e personal organizers, entre outros.

Criado inicialmente para atender apenas taxistas, o FemiTaxi – app de transporte exclusivo para motoristas e passageiras mulheres – lançou em agosto de 2017 a função express, que permite também a participação de motoristas particulares no app. Uma boa oportunidade para as mulheres que possuem carro particular e precisam de uma grana extra. Está disponível nos sistemas iOS e Android.

Esse é um marketplace de roupas de luxo usadas. Quem quiser vender suas roupas de marca na Troc não precisa se preocupar nem mesmo com os custos de envio das peças, que é bancado pelo site. Na página, há uma lista de marcas que são aceitas e também as principais exigências, como a necessidade de enviar cinco peças por vez, de no máximo cinco anos, sem marcas de uso, como manchas, ou peças faltantes, como botões. Réplicas e falsificações não são aceitas, nem peças feitas de pele animal. A cada venda realizada, a Troc informa a vendedora e deposita o valor acordado. De forma geral, quanto mais cara a peça, menor a margem da plataforma.

Cansou daquela roupa ou acessório? Com o enjoei, você pode abrir sua “lojinha” e oferecer itens de uma infinidade de categorias para possíveis compradoras. Em um esquema à lá brechó, você pode vender facilmente seus produtos, mas sempre com aquela pegada de desapego. Está disponível também para sistemas Android e iOS.

Se você entende muito de um assunto específico e gostaria de compartilhar com o mundo, o Beved é o seu lugar para você. A plataforma oferece diversos cursos online e você pode ser um colaborador. O preço do curso, cronograma de aulas e conteúdo das aulas são definidos pelo professor, sem intervenção da plataforma.

4 de janeiro de 2018

O time de futsal do Urubu e do Guenho - anos 1970

em pé (da esquerda para a direita): Hugo Spilka, David Miguel Cardoso, Julio Frossard e ...
agachados: ..., Alcides de Lima e Edson Leite Medeiros

Urubu, às vezes tratado por Edson Leite Medeiros, compartilhou foto que recebeu do amigo Hugo Spilka, esse também conhecido como Guenho, de uma equipe de futsal que participaram lá nos anos 1970. Infelizmente não identifiquei dois personagens, nem o nome do time e qual evento estavam participando. 

Hugo se divide entre Campo Mourão, onde sua família reside, e a vizinha Luiziana, onde é proprietário de uma Auto Peças e Oficina Mecânica. 

Edson, o Urubu, reside atualmente em Sinop.

Alcides de Lima, o Cidão, velho amigo da adolescência, mudou-se para Foz do Iguaçu no início dos anos 1980 e nunca mais tive notícias dele. Ele é neto do pioneiro advogado mourãoense Ary Geraldo Assunção (in memorian).

Widespread Panic - Fishing


Widespread Panic é uma banda de rock dos Estados Unidos, formada em 1986.


Fishing é faixa do álbum Ball, lançado em 2003.



5 doenças raras ainda sem cura

Existem doenças raras para as quais a cura ainda não foi descoberta. Algumas delas podem fazer com que seus portadores tenham uma vida restrita e bastante limitada.

Quebrar um osso apenas por se mover de forma brusca, ficar cheio de mancha ao entrar em contato com a água, ter o corpo todo recoberto de pelos… Esses são alguns dos sintomas com os quais os portadores dessas doenças precisam conviver.


Confira 5 doenças raras e incuráveis:



1. Ossos extremamente frágeis


A osteogênese imperfeita é mais conhecida pelas expressões “ossos de cristal” ou “ossos de vidro”.
Trata-se de uma condição de caráter genético e hereditária bastante rara. A doença afeta uma em cada 20 mil pessoas e se caracteriza pela fragilidade dos ossos, que facilmente se quebram.
Caso a doença seja congênita, o feto passa a sofrer fraturas ainda no útero, o que faz com que apresente deformidades graves ao nascer.
A osteogênese também pode ocorrer após o nascimento, o que é chamada a osteogênese tardia.
A intensidade da doença varia. Há uma forma mais leve, que se manifesta por volta de 20 a 30 anos, uma forma intermediária que aparece na infância e a forma mais grave, que é aquela que se manifesta ainda no útero.
A causa da doença está em uma deficiência na produção de colágeno, que afeta não apenas os ossos, como a pele e os vasos sanguíneos.



2. Ausência de dor


A possibilidade de não sentir dor agrada muitas pessoas. Contudo, esta é uma condição extremamente perigosa e rara que atinge menos de 300 pessoas em todo o mundo.
Os portadores da síndrome de Riley-Day vivem uma vida de limitações, pois acabam não se dando conta de quando estão doestes e/ou feridos.
Se essa pessoa tem uma inflamação grave, como uma apendicite, por exemplo, pode morrer por não apresentar sintomas.
Além disso, as pessoas que possuem essa doença não transpiram, o que faz com que o corpo fique superaquecido e as febres sejam frequentes.



3. Crianças idosas


A síndrome de Huntchinson-Gilford, também conhecida como progéria, é uma doença genética em que começam a aparecer os processos de envelhecimento logo nos primeiros anos de vida da criança.
As crianças portadoras dessa síndrome possuem uma vida curta, que dura em media 13.4 anos. Geralmente, os portadores de progéria morrem por infarto no miocárdico.
As crianças idosas possuem alterações nos ossos, pele e órgãos, o que faz com que apresentem sintomas como calvície, artrite, osteoporose e doenças cardíacas.
A progéria é uma das doenças raras que existem, havendo apenas uma ocorrência a cada 8 milhões de nascimentos.



4. Excesso de pelos no corpo


Também conhecida como “Síndrome do lobisomem”, a hipertricose se caracteriza pelo crescimento em excesso de pelos no corpo.
As pessoas que possuem essa síndrome apresentam o corpo todo coberto por pelos, exceto pela palma das mãos e plantas dos pés.
Os portadores dessa doença eram vistos como aberrações e, muitos deles, chegaram a ser expostos ou trabalhar em circos de horrores.
É uma doença raríssima, tanto que desde a Idade Média foram registrados somente 50 casos.



5. Alergia a água


Para os portadores dessa doença, um simples banho pode ser uma experiência muito incomoda. Isso porque, se trata de uma hipersensibilidade a água que causa feridas dolorosas na pele.
Tida como uma das doenças raras que se tem conhecimento, a urticária aquagênica acontece em um a cada 230 milhões de nascimentos. Há somente 40 casos da doença registrados e suas causas são desconhecidas.
Para criar uma camada protetora na pele contra a água, os especialistas recomendam passar vaselina no corpo.

Motos: quem inventou, a primeira fábrica...

Não tenho coragem suficiente para conduzir uma moto, mas sou grande admirador desse meio de transporte. No Red King encontrei essa arte que conta um pouco da história das motocicletas e aprendi mais um pouco sobre elas. 


Itália abre bolsa de estudos e estágio para brasileiros

Florença/Itália - Foto: Pixabay
Oportunidade para estudar 9 meses na Itália e ainda fazer estágio de 3 meses por lá.

É o programa Invest Your Talent in Italy (ITY), patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.

O ITY criou parcerias entre as principais empresas e universidades italianas e os cursos oferecidos, foram adaptados para atender às demandas relevantes do mercado de trabalho.


O Invest Your Talent in Italy oferece:
  • curso de italiano intensivo
  • isenção de taxas universitárias
  • oito mil euros (pagos a cada três meses)
  • estágios de três meses em empresas italianas e
  • apoio aos estudantes participantes


Veja as 22 universidades parceiras:
– University of Brescia
– University of Calabria
– University of Ferrara
– University of Firenze
– University of Genova
– University of Salento
– University of Macerata
– IULM – International University of Languages and Media
– University of Milano “Bicocca”
– Politecnico di Milano
– University of Modena And Reggio
– University of Padova
– University of Pavia
– University for Foreigners “Dante Alighieri”
– LINK Campus University
– Luiss – Guido Carli Free International University for Social Studies
– University of Roma “La Sapienza”
– University of Roma “Tor Vergata”
– Politecnico di Torino
– University of Trento
– University of Udine
– University of Verona

Para candidatar-se à bolsa de estudos é preciso ter apresentado sua candidatura a um dos mestrados incluídos no programa, que contempla cursos em Engenharia, Tecnologias Avançadas, Arquitetura, Design, Economia e Gestão. Procure o curso de seu interesse aqui

Requisitos para participação
– Ter até 28 anos
– Ter diploma de Bacharelado (graduação)
– Apresentar o histórico escolar com tradução juramentada. Se os seus documentos acadêmicos originais foram emitidos em inglês, espanhol ou francês não há necessidade de fazer a tradução juramentada.
– Apresentar um Vídeo Essay de no máximo 1 minuto / 10Mbyte em inglês no qual você vai contar quem é, porque quer fazer parte deste programa e qual é a sua motivação para estudar na Itália e se conectar com o país.

Além disso, você terá que enviar uma cópia de seu passaporte (válido), seu currículo, e uma ou mais cartas de recomendação escritas por um mentor/professor/empregador.

As cartas devem ser endereçadas à universidade ou ao Invest Your Talent in Italy Technical Committee.

Candidatos também devem fornecer os dados completos de seus “recomendadores”.

Para finalizar a documentação, como todos os cursos oferecidos são em inglês, você terá que apresentar proficiência no idioma, por meio de um TOEFL (iBT – 92) ou um IELTS (média 6.5).

Acesse aqui o edital do programa Invest Your Talent in Italy  em  PDF.

Siga o passo-a-passo para fazer a inscrição aqui.

3 de janeiro de 2018

Encontro de craques: minha Larissa e o nosso Marcelo Negrão

Larissa Lima e Marcelo Negrão
Guaratuba/PR - dez2017

Esse Brasileiro (com B maiúsculo intencional), aí ao lado da minha filha Larissa, me deu uma das maiores alegrias esportivas da vida: fez o ponto que garantiu a primeira medalha de ouro em uma Olimpíada para o voleibol do Brasil. 

O encontro aconteceu em Guaratuba, agora no final de 2017. 

Marcelo Teles Negrão (São Paulo, 10/10/1972) foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira aos 17 anos, e com essa idade se tornou titular da seleção adulta, onde serviu por muitos anos. Problemas no joelho o fizeram interromper a carreira com pouco mais de trinta anos de idade. 


O vídeo abaixo mostra o ponto de Negrão (de saque) que garantiu a vitória por 3 a 0 na Olimpíada de Barcelona, em 1992, e a festa dos brasileiros, jogadores e torcedores, com a conquista inédita. Além dele, fizeram parte da conquista os seguintes atletas: Maurício, Talmo, Janelson, Jorge Edson, Tande, Giovane, Paulão, Pampa, Carlão (capitão), Douglas Chiarotti e Amauri .


Anastacia - I'm Outta Love


Anastacia Lyn Newkirk mais conhecida por Anastacia (Chicago, 17/09/1968) é uma multipremiada cantora e compositora americana.


I'm Outta Love é faixa do álbum de estreia de Anastacia. Not That Kind foi lançado em 2000 e chegou ao topo da lista dos dez em oito países da Europa, Ásia e Oceania.

Não caia no golpe do falso cupom do Burger King no WhatsApp

A matéria abaixo foi publicada em 2016, mas como o boato voltou a circular e agora temos uma unidade do Burger King em Campo Mourão, replico ela aqui para ninguém pagar mico e cair num velho golpe. 
Um novo golpe virtual começou a se propagar no WhatsApp. Dessa vez, os cibercriminosos usam falsos cupons de desconto na rede de lanchonetes Burger King para atrair vítimas. A campanha oferece um desconto no valor de R$ 50 nas lojas da rede, mas seu objetivo é inscrever as vítimas em diferentes serviços de mensagens paga, sem que as mesmas percebam.

Segundo especialistas da empresa de segurança Eset, o golpe consiste em enviar uma mensagem proveniente de um contato conhecido ou de algum grupo existente do WhatsApp, convidando as pessoas a participar de uma pesquisa e compartilhá-la com seus contatos para obter o cupom de desconto no valor de R$ 50.

Ao clicar no link do falso voucher, o usuário é direcionado para uma página para responder quatro questões, que incluem frequência de visitas às lojas da rede, se é cliente Burger King, se já usou algum cupom de desconto e ainda qual a distância da loja mais próxima de sua casa. O objetivo das perguntas é desviar a atenção da vítima, que em um esforço para ganhar um dos 150 cupons restantes, continue a responder às perguntas.

Em seguida​​, o usuário é avisado da disponibilidade de 14 cupons de desconto. Na etapa seguinte, a vítima se torna o principal propagadora do golpe, uma vez que para ganhar o falso prêmio deve antes compartilhar a pesquisa com dez amigos ou em três grupos do WhatsApp.

Passada essa etapa, uma mensagem informa que falta somente uma única ação para finalizar o processo para recebimento do voucher.

Para que a vítima finalize rapidamente o processo, uma imagem exibe a mensagem de que a "oferta é válida durante os próximos 225 segundos” ou por quatro minutos. Dessa forma, o usuário acaba aceitando as condições sem prestar atenção ao conteúdo. Na sequência, uma nova mensagem é exibida, informando que a vítima não ganhou o voucher, mas que receberá outras promoções.

“Esse tipo de golpe que usa engenharia social tem ficado cada vez mais frequente. Nos últimos meses, verificamos uma série de golpes do voucher falso propagadas via WhatsApp que usam marcas famosas, como Zara, Starbucks, McDonalds, entre outras. Por esse motivo, a Eset temos feito um intenso trabalho de educar e conscientizar as pessoas sobre os riscos a que estão expostos e como se manterem protegidos de golpes como esse”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente empresa no Brasil.

Um diferencial desse golpe do Burger King é que os cibercriminosos acrescentaram uma linha de código que não permite que buscadores, como o Google ou Bing, consigam indexar o conteúdo falso, usando a função " noindex ". Dessa forma, a campanha permanecerá mais tempo sem ser detectada e só será acessada pelas vítimas que acessarem diretamente o link. Identificada inicialmente no Brasil, a campanha falsa também foi detectada em países de língua italiana, espanhol, inglês e alemão.

Para ajudar os usuários, listamos cinco dicas de como evitar cair em golpes como esse:

· Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens ou redes sociais. 
· Nunca forneça informações pessoais, se a fonte não é confiável. 
· Não instale aplicações de repositórios não oficiais. 
· Não compartilhe mensagens suspeitas ou que pareçam não vir de uma fonte confiável. 
· Use uma solução de segurança que bloqueie aplicações maliciosas ou sites fraudulentos.

O chute certeiro do Osvaldo


Me diverti muito com esse vídeo, que chegou via WhatsApp com o título "Que nossos planos em 2018 deem tão certo como esse chute de Oswaldo", onde um garoto faz algo inusitado cobrando uma penalidade máxima. Assista e me diga se não é inusitado e engraçado. 


As 5 dietas dos famosos que você deve evitar em 2018, segundo especialistas em nutrição

Anualmente, sociedade dietética britânica elege cinco dietas que, embora popularizadas por celebridades, devem ser evitadas por fazerem mais mal do que bem
Comida vegana crua combate a obesidade? Suplementos nutricionais podem substituir uma refeição? Uma dieta de alimentos alcalinos melhora o pH do sangue?

Segundo a Associação Dietética Britânica (BDA, na sigla em inglês), a resposta às três perguntas acima é "não", apesar de essas premissas embasarem algumas das dietas mais populares da atualidade - popularidade que vem da difusão nas redes sociais e do endosso de celebridades.

Com base no que é divulgado na imprensa e na internet, a BDA elege anualmente cinco dietas que prometem saúde e emagrecimento, mas devem ser evitadas porque podem trazer justamente o contrário, segundo os especialistas da associação.

Veja quais são as escolhidas em 2017, por que elas são criticadas e o que dizem seus defensores:

1. Dieta crudívora
Gwyneth Paltrow é apontada como uma das seguidoras da dieta crudívora
A dieta baseada em alimentos veganos e crus ganhou supostos adeptos como a atriz e empresária Gwyneth Paltrow e o cantor Sting prometendo a perda de peso e uma limpeza no organismo.

O cardápio crudívero incluiria alimentos que não foram modificados, enlatados, processados quimicamente ou aquecidos a mais de 48ºC. Defensores argumentam que o aquecimento destrói algumas enzimas naturais e alguns nutrientes dos alimentos.

Mas a BDA questiona os benefícios disso. "Uma dieta vegana bem planejada com suplementos necessários, como vitamina B12 e D, pode até ser saudável, mas não garante a perda de peso", diz comunicado da associação.

"Comidas veganas geralmente contêm as mesmas calorias das não veganas. (...) Embora alguns alimentos sejam benéficos quando consumidos crus, outros são mais nutritivos quando cozidos - como cenouras - e outros nem sequer podem ser comidos crus, como batatas. Não há motivo para acreditar que o alimento cru seja inerentemente melhor. (A dieta) pode não prejudicar seu corpo no curto prazo, mas fazê-lo a longo prazo caso não seja balanceada."

Além disso, por se tratar de uma dieta extremamente restritiva, ela é difícil de ser seguida e não é adequada para crianças ou mulheres grávidas, por exemplo.

E, para alguns especialistas, a evolução fez com que perdêssemos algumas enzimas para digerir certos alimentos crus. Sob essa interpretação, nosso corpo simplesmente não aguenta, no longo prazo, uma dieta sem comidas cozidas.

2. Dieta alcalina
Limão é uma das estrelas da dieta alcalina
Essa dieta se baseia na ideia de que consumir mais alimentos alcalinos - frutas como o limão, além de alho, batata, alguns legumes e cereais - e menos ácidos ajuda a mudar o pH (índice que mede acidez, alcalinidade ou neutralidade) do sangue e até mesmo tratar câncer e osteoporose.

No entanto, segundo a BDA, essa ideia parte de um falso entendimento sobre a fisiologia humana: o pH dos alimentos não impacta o pH do sangue.

"Nosso corpo é perfeitamente capaz de manter o sangue dentro de um espectro bem específico de pH (entre 7,35 e 7,45). Se ele não conseguir fazer isso, você ficará doente rapidamente e pode morrer se não for tratado. Dietas alimentares podem mudar o pH da urina, mas isso não está relacionado ao pH do sangue, que não é afetado pela alimentação", diz.

A conclusão da associação é de que a dieta alcalina pode resultar em perda de peso por favorecer a ingestão de mais vegetais e cortar alimentos processados - mas isso não tem nada a ver com a alcalinidade ou acidez da comida.

3. Dieta de suplementos nutricionais de Katie Price
Celebridade britânica Kate Price tem uma linha de shakes que substituem refeições, forma 'insustentável' de perder peso, segundo BDA
A modelo e apresentadora britânica Katie Price tem promovido uma série de shakes desenvolvidos para substituir refeições, descritos como saborosos, com baixo índice de gordura e com nutrientes essenciais e apenas 185 calorias. Prometem perda de peso e tonificação muscular, mas sem explicar bem como isso ocorreria cientificamente.

A BDA torce o nariz para substitutos de refeições e supressores de apetite como esse - vistos pela associação mais como uma forma de ganhar dinheiro do que de promover a saúde.

"A perda rápida de peso (promovida por shakes) pode ser motivadora, mas é insustentável", diz a associação. "Supressores de apetite não são saudáveis, recomendáveis nem um modo sustentável de perder peso. (...) Produtos que substituem refeições funcionam pela restrição da ingestão de calorias e não precisam ser parte de um projeto saudável de perda de peso."

Para Sarah Coe, da Fundação Britânica de Nutrição (BNF, na sigla em inglês), "os substitutos de refeições podem ser úteis para pessoas que têm muito peso a perder, mas sempre devem ser usados sob supervisão de um profissional da saúde".

A empresa Katie Price Nutrition foi contactada pela BBC, mas não quis comentar.

4. Dieta de Pioppi
A dieta de Pioppi (nome de uma cidade italiana de população extremamente longeva) promove alguns princípios da dieta mediterrânea para perder peso e reduzir o risco de diabetes tipo 2, mas com algumas modificações - que não agradaram a BDA.

Seus criadores, Aseem Malhotra e Donal O'Neill, recomendam refeições com poucos carboidratos e mais gorduras, além da ingestão de frutas, verduras, peixes, azeite de oliva, álcool com moderação e a prática de exercício físico. Eles sugerem evitar carne vermelha, carboidratos e açúcar.

Dieta de Pioppi se baseia nos princípios da alimentação mediterrânea, com algumas modificações
De fato, as recomendações a uma alimentação com frutas e vegetais abundantes, peixes e azeite de oliva estão em linha com diretrizes oficiais de dietas saudáveis. Mas a BDA ressalta que a dieta de Pioppi tem diferenças importantes em relação à mediterrânea.

"Os autores talvez sejam as únicas pessoas do planeta que viajaram à Itália e voltaram com uma dieta que exclui massas, arroz e pães - mas inclui coco -, talvez por eles defenderem uma agenda de baixa ingestão de carboidratos", diz a associação.

"É ridícula a ideia de que essa aldeia italiana deva ser associada a receitas como pizza à base de couve-flor, um substituto de arroz também feito de couve-flor ou qualquer coisa usando óleo de coco. (A dieta) também estimula as pessoas a passarem fome durante 24 horas em determinados momentos da semana. (...) A dieta mediterrânea tradicional é saudável, mas foi sabotada (pela dieta de Pioppi)."

Mas Malhotra, um dos autores da dieta de Pioppi, que é médico cardiologista e assessor do Fórum Britânico de Obesidade, defende que sua dieta "é uma avaliação independente, que combina os segredos de um dos povos mais saudáveis do mundo com as mais recentes investigações médicas, nutricionais e de exercícios para desmascarar muitos dos mitos das indústrias da perda de peso e da saúde".

Ele agrega que a dieta "recebeu o respaldo de diversos importantes médicos internacionais" e questiona "os vínculos financeiros e a influência de empresas alimentícias na BDA".

"Na minha opinião, não se pode confiar neles como fonte independente de assessoramento dietético", afirma Malhotra.

Em resposta, um porta-voz da BDA afirmou que "a análise que publicamos sempre se baseia em provas e não é afetada pelas relações que temos com produtores de alimentos".

5. Dieta cetogênica
Dieta cetogênica teria conquistado seguidores como o atleta americano Kobe Bryant
Diversas celebridades foram associadas à dieta cetogênica, como a estrela de reality shows Kim Kardashian, o atleta Kobe Bryant e o ator Alec Baldwin.

A premissa é consumir poucos carboidratos (e estes provenientes de vegetais sem amido, de nozes e sementes), bastante gordura e proteínas com moderação.

O objetivo é levar o corpo a um estado de "cetose": diante da ausência de glicose dos carboidratos, ele queimaria gordura para produzir energia.

"O perigo é que alguns (defensores) dizem que a dieta pode prevenir diferentes tipos de câncer, o que simplesmente não é verdade", afirma a BDA.

"Uma dieta cetogênica cuidadosamente planejada por um especialista pode ser eficiente em tratar pessoas com epilepsia. Para a perda de peso, não há mágica. Essa dieta funciona como qualquer outra ao cortar calorias e remover alimentos que as pessoas tendem a comer demais. (...) (Mas) nunca é uma boa ideia restringir demais algum grupo alimentar (inclusive o de carboidratos), porque isso dificulta que se alcance uma dieta balanceada quanto a vitaminas, minerais e fibras."

A associação agrega que a dieta cetogênica pode até resultar na perda de peso no curto prazo, mas é de difícil sustentação e pode causar sensação de falta de energia, náusea, problemas de sono, desconforto digestivo e mau hálito, entre outros males.


Para perder peso com saúde
"Quando vemos uma celebridade com uma aparência fabulosa e uma vida aparentemente maravilhosa, afirmando que isso se deve à dieta da moda, é muito tentador acreditar que existe uma fórmula mágica para mudar nossas vidas", afirma Sian Porter, porta-voz da BDA.

"A verdade é que a maioria das celebridades têm uma equipe de profissionais e assessores preparando sua comida, monitorando seus exercícios físicos, escolhendo suas roupas, fazendo sua maquiagem e assegurando que elas estejam sempre lindas. Na realidade, se algo soa bom demais para ser verdade, provavelmente é. Sempre busque evidências (científicas) e siga conselhos de pessoas qualificadas, sujeitas a regulamentação e que não tenham nada a vender ou promover."

A BDA também dá algumas recomendações sobre como perder peso sem deixar de lado uma dieta saudável:

- Mantenha um diário dos alimentos consumidos e seu estado de ânimo, para tentar identificar se há alguma relação entre ambos

- Faça uma lista de atividades que possam te distrair da vontade de comer guloseimas

- Estabeleça metas realistas: começar perdendo 5% a 10% de seu peso pode ter grandes benefícios à saúde, se você de fato estiver acima do peso

- Evite comer enquanto assiste TV ou faz outras atividades, já que isso pode fazer você comer mais do que precisa

- Divida o prato: uma metade com verduras ou salada; o outro, com proteínas e carboidrato.

2 de janeiro de 2018

Mayara Bizoto e Sabrina Sato em Penápolis (SP)

Começo o ano mostrando duas lindezas: a querida 'sobrinha' Mayara Bizoto e a Sabrina Sato. 

A foto me foi cedida pelo compadre Nelson Bizoto, que me contou que a filhota está noiva de um parente da apesentadora, humorista, atriz e modelo brasileira. O flagrante foi registrado em Penápolis, 434 km de Campo Mourão, durante as festas de Natal. Há algum tempo que a Mayara, assim como a mana Milena, reside naquele município paulista.  

Sabrina Sato e Mayara Bizoto
Penápolis - dez2017

Ed Sheeran e Andrea Bocelli - Perfect Symphony


Edward Christopher Sheeran, mais conhecido como Ed Sheeran (Halifax, 17/02/1991) é um cantor e compositor britânico.

Andrea Bocelli (Lajatico, 22/09/1958) é um tenor, compositor e produtor musical italiano.

Costuma apoiar os pés no painel do carro? Veja porque nunca mais fazer isso

A norte-americana Audra Tatum sofreu ferimentos graves após acidente ocorrido há dois anos. Até hoje sofre com sequelas. Foto Reprodução
O hábito de apoiar os pés no painel é mais comum do que deveria ser entre os passageiros. Há pessoas que fazem isso há anos, sempre com a justificativa de ser mais confortável. No entanto, essa é uma prática muito perigosa. Um acidente que aconteceu nos EUA em 2015 é bom exemplo disso. Audra Tatum sofreu ferimentos graves e, dois anos depois, ainda sente dores e não consegue ficar de pé por mais de 4 horas.

Em entrevista à rede americana CBS, Tatum disse que sempre foi alertada por seu marido sobre esse hábito, mas não ligava. “Eu vou colocar meu pé para baixo a tempo”, respondia. Porém, um airbag é disparado a uma velocidade média de 300 km/h. E a norte-americana descobriu que não poderia ser mais rápida da pior maneira possível.

O casal fazia um trajeto curto, de cerca de 6 km, quando um carro entrou na frente do deles subitamente. A batida, que não teria maiores consequências, acionou os airbags dianteiros. Audra estava com o pé no painel.


“O airbag jogou meu pé para cima, quebrando meu nariz. Eu estava olhando diretamente para a sola do meu pé”. O impacto quebrou o tornozelo, fêmur e braço direito de Audra. “Praticamente todo o meu lado direto estava quebrado.” 

Ela passou por várias cirurgias e levou mais de um ano para conseguir andar de novo. Mesmo assim, ainda tem sequelas. “Não consigo mais trabalhar como enfermeira. Não posso erguer os pacientes nem ficar de pé por mais de 4 horas”, lamenta. “Eu continuo dizendo a todos: você não quer essa vida, você não quer viver com dor e agonia todos os dias.”