15 de dezembro de 2017

Do álbum do João Luiz Pessa: equipe do Country Clube, de 1984

O João Luiz Ribas Pessa compartilhou a foto abaixo, de 1984, de um time do Country Clube de Campo Mourão durante uma partida realizada no CTG daqui. 

Atualmente morando em Primavera do Leste (MT), João Luiz destacou a presença de três Juízes de Direito que naquela época atuavam em nossa cidade: Rui Cruz, Rui Thomaz e Dimas Ortêncio. O primeiro ainda está na ativa e aqui mesmo em Campo Mourão. Fui vizinho do Thomaz, mas há anos não tenho notícias dele. 

Além dos amigos destacados pelo João Luiz, aponto a presença do saudoso Celsinho Stanizewski, que morreu muito novinho em um acidente de trânsito, do James Klank, João Miguel (sempre na memória) e do Vininho, grandes craques do nosso futsal. E, claro, do dentista Artur Kuniyoshi, o melhor meio-de-campo de futebol suíço que já vi jogando. 

Equipe do Country Clube de Campo Mourão - no CTG - nov/1984
em pé (da esq. para a direita): Ivanor "Sodinha", Rui Thomaz, ....., Rui Cruz, Celsinho Stanizewski (in memorian), Dimas Ortêncio, João Miguel Baitala (in memorian) e James Klank
agachados: Aldevino "Vininho" da Silva, Laércio Brunello (in memorian), Pixita, João Luiz Ribas Pessa e Artur Kuniyoshi

Charlie Puth - How Long


Charles Otto Puth Jr. (Nova Jersey, 02/12/1991), mais conhecido como Charlie Puth, é um cantor, compositor e produtor musical norte-americano.

How Long foi lançada em outubro de 2017.

[Foto] Tarântula australiana gigante cai sobre pedreiro

Um pedreiro levou o maior susto quando uma enorme tarântula australiana, conhecida comedora de pássaros, caiu sobre seu braço no trabalho.

Ele estava bombeando concreto em uma propriedade em Oyster Bay, ao sul de Sydney, quando a aranha caiu em seu braço.

“Eu não sou facilmente assustado, mas estava um pouco assustado com o tamanho dela”, disse o homem.

De alguma forma, o trabalhador de 30 anos conseguiu manter a calma e até tirou uma foto da aranha para provar para seus amigos que o fato realmente ocorreu.

“Eu agarrei-a pelas costas como se você pegasse um caranguejo”, disse ele, e a coloquei de volta numa árvore próxima.

Confira a foto:

[Vídeo] Homem resgata coelho de incêndio na Califórnia


Um homem estacionou seu veículo no acostamento da Highway 1, na Califórnia, para resgatar um coelho que estava perdido em meio às chamas do incêndio que vem devastando o sul do Estado americano.

Mais de mil bombeiros combatem os focos. O trabalho deles, entretanto, é dificultado pelo ventos fortes, que chegam a 130 km/h e impulsionam o fogo também para áreas urbanas, como Los Angeles.

Cerca de 200 mil pessoas já tiveram que abandonar suas casas.

Desde o último dia 4 de dezembro, vídeos e imagens do incêndio mostram colinas cobertas pelas chamas ao longo de grandes rodovias.


Uma posição da Ioga para rejuvenescer, entre outros benefícios

Encontrei essa orientação no Instagram, fiz a tradução com meu inglês ''macarrônico'' e compartilho para o bem estar de todos que tiverem a disposição e disciplina de todos os dias ficarem alguns minutos na posição. 

12 de dezembro de 2017

Professor Matsumi, um mestre formador de atletas e cidadãos

Grande formadora de campeões, a Academia do professor Matsumi por anos representou nosso município nos eventos oficiais do esporte paranaense e nacional. Da Academia Matsumi saíram os ótimos judocas: Alfredo Ferrari, Teodoro Sora (in memorian), Ricardão Figueiredo, Tiago Kiwel, Rafael “Futrica” Lopes entre outros. 

Professor Matsumi formava atletas e, principalmente, homens, que saiam dali disciplinados e determinados para enfrentar esse mundão.  

em pé (da esquerda para a direita): Arnaldo Bronzel (in memorian) e o professor Shigueru Matsumi
Agachados: Machado, Cézão Bronzel, Mauro Mauro, Walmir F. Lima e Cícero Dolci (in memorian)
Publicado originalmente no semanário mourãoense Entre Rios, em março de 2005

Rag'n'Bone Man - Human


Rag'n'Bone Man, nome artístico de Rory Charles Graham (Uckfield, East Sussex, 29/01/1985) é um cantor e compositor britânico.

Seu hit Human, lançado como single em 2016, atingiu o topo das paradas em diversos países, como Áustria, Alemanha, Bélgica e Suíça.

Cavalo rouba a cena de um casamento ao “sorrir” para a foto


Fotos de casamento são um marco para a vida de toda noiva. Ela planeja com cuidado todos os detalhes e, algumas vezes, o inesperado torna aquele álbum de casamento muito mais especial. Patti Womer escolheu posar com os cavalos que comprado com seu pai quando tinha 8 anos de idade. A ideia foi uma forma de homenageá-lo, já que ele faleceu e não pode acompanhar sua filha no grande dia.

Entretanto, a égua Cricket estava adorando toda aquela atenção e certamente estava muito feliz pela sua tutora. Tanto que não segurou a emoção e sorriu pra câmera! Quem compartilhou a foto foi o fotógrafo Tony Bendele, que acredita que o animal estava realmente sorrindo.

“Realmente chamou-me a atenção inicialmente quando começamos a fazer as fotografias”, disse o fotógrafo ao Yahoo Lifestyle. “Enquanto a noiva estava a sorrir, o cavalo olhava para cima, e colocava os dentes assim”.




Milhares fazem karaokê em massa em Londres - veja o vídeo


Em 2009, um evento, no estilo dos flash mobs, foi organizado por uma companhia de telecomunicações para a filmagem de um comercial de TV.

Tradicionalmente, o flash mob é provocado por uma multidão que se reúne subitamente em algum lugar, atendendo a uma convocação que é feita pela internet, para realizar uma "performance artística".

 De acordo com a empresa T-Mobile, mais de 13 mil pessoas estavam presentes e 2 mil microfones foram distribuídos (todos eles foram devolvidos).


Todos ficaram surpresos quando a cantora americana Pink juntou-se à multidão para cantar.

"Hey Jude", dos Beatles, e "Baby one more time", de Britney Spears, foram algumas das músicas cantadas no evento. O vídeo abaixo mostra a parte em que cantam a obra-prima dos 'garotos de Liverpool'.  


Imagina o prejuízo: acidente entre Jetta e Ferrari chama atenção

A notícia não tem nada de mais, mas a publico por que lembrei da piada em que o mineirinho, motorista de um velho Ford/Corcel, ao bater em uma Ferrari desce do seu carro propondo: Cada um paga o seu.

A tarde de domingo (10) marcou um momento de grande prejuízo para os donos de dois carros de luxo em Curitiba. Uma batida envolvendo uma Ferrari e um VW/Jetta chamou a atenção no bairro Alto da Glória, em Curitiba. De acordo com moradores, ambos os motoristas negaram ter provocado a colisão.


11 de dezembro de 2017

Auto Eletro Paulista Futsal - 1983

Auto Eletro Paulista Futsal - Campo Mourão/PR
Campeonato Início de Ano de 1983

em pé (da esq. para a direita): Roberto "Beto" Tonet, Irineu Luiz "Luizinho" Ferreira Lima, Luiz Carlos Eufrásio Prates, Walcir "Dula" Ferreira Lima e Pedro Ivo Szapak
agachados: Ubirajara "Birão" Rodrigues, Marcelo de Oliveira Lima, Ione Paulo Sartor, Wander e Walmir Ferreira Lima 
Foto de 1983 mostra uma formação da Auto Eletro Paulista que disputou um campeonato de futsal realizado em Campo Mourão.

Auto Eletro Paulista era uma empresa de meu pai e eu e meus irmãos convidamos amigos do handebol mourãoense para nos divertimos no campeonato da modalidade que Campo Mourão mais gosta. Denominado como Início de Ano, o campeonato realmente abria o ano numa época em que vários campeonatos eram realizados na cidade. 

Reforçado pelo craque Ione, um dos melhores da história do nosso futsal, até que fizemos um belo papel no campeonato. Ele, eu e o Pedro Ivo fizemos parte da Associação Tagliari que, em 1979, conquistou pela primeira vez um título da Taça Paraná de Futsal, a atual Chave Ouro. Ione também estava na seleção mourãoense que conquistou o nosso primeiro título em uma edição dos Jogos Abertos do Paraná, em 1975. Por coincidência, ambas as conquistas foram em Paranavaí. 

Marcelo de Oliveira Lima é o atual secretário de esportes de Campo Mourão. Ele, meus irmãos Walmir, Wander e Dula, Beto Tonet, Luiz Carlos e o Birão construíram uma bela história representando o handebol mourãoense. Todos eles fazem parte da segunda geração de handebolistas forjados por aqui mesmo. Eu, Marcelo Silveira, João Silvio Persegona, Danilo Kravchynchyn, Beto Durski, Arnaud Silveira, Betinho Nogaroli, Marcão Alcântara, Jair Grasso e João Barbosa (os que me lembro agora), somos a primeira geração. Aquela que sofreu nas mãos do professor Idê (o responsável pela implantação do alto rendimento da modalidade por aqui), mas que aprendeu muito e rende frutos até os dias de hoje.

Chaka Khan - Ain't Nobody


Chaka Khan (Chicago, 23/03/1953) é o pseudônimo da cantora norte-americana Yvette Marie Stevens.


Ain't Nobody é faixa do álbum Stompin' at the Savoy – Live, gravado em 1983, quando Chaka Khan integrava a banda Rufus.

Intervenções urbanas muito criativas

Este ponto de ônibus em frente a uma escola

A fachada desta loja de guitarras, que simula um amplificador

Nada demais, apenas hipopótamos saindo do chão

Um banco acolhedor

Uma parada para ciclistas com mesinha para lanche

Adesivos de chão para reduzir a velocidade (totalmente dispensável no Brasil!) 

Postes em formato de lápis

Um pregador de roupas gigantesco

Alguém perdeu no Tetris

Redes públicas

Um bicicletário em formato de pente

Apenas um ponto de ônibus

E ai você teria coragem de sentar neste banco?

Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter


Não há mais como nos distanciarmos dos celulares por muito tempo. Eles já fazem parte de diversas atividades da vida cotidiana, com funções que variam desde pedir uma refeição, estudar até bater papo com amigos. Por isso, bons aplicativos se tornam nossos melhores companheiros e durante uma viagem não é diferente. 

Além de servir como câmera para registrar momentos inesquecíveis, o aparelho pode ser um grande aliado na hora de arrumar as malas. Com um dispositivo em mãos e a ajuda de aplicativos gratuitos, você terá acesso a muitas informações rapidamente, tornando sua experiência ainda mais prazerosa. 

Saiba quais aplicativos podem ser os seus aliados no planejamento e execução de uma viagem! 

Maps.me 
iPhone + iPad e Android 
O Maps.me foi feito para aqueles que gostam de criar roteiros e ter um bom domínio do local onde visitam. Com ele você pode acessar mapas, encontrar estações de trem, metrô ou mesmo achar pontos turísticos. E o melhor, mesmo offline você pode ter acesso aos mapas que foram salvos anteriormente e ainda fazer navegação, tudo gratuito. 

TripAdvisor 
iPhone + iPad, Android e Windows 
Já pensou ter um agente de viagens na palma de sua mão? O TripAdvisor funciona como um verdadeiro banco de dados, que pode ser usado para auxiliar na busca de hotéis, restaurantes, lojas, entre outros serviços. Você pode, inclusive, conferir as avaliações dos viajantes que já passaram por aquele local e até ver fotos que foram compartilhadas! 

Travel Smart 
iPhone + iPad e Android 
O aplicativo Travel Smart, desenvolvido pela Allianz Global Assistance, acompanha o passageiro desde o aeroporto, atualizando sempre o status do voo, alterações de horário e plataforma. O principal recurso, entretanto, está ligado aos cuidados com a saúde do viajante, já que traz a localização dos hospitais mais próximos, dicionário de medicamentos e tradução de termos médicos em 18 idiomas. 

Airbnb 
iPhone + iPad e Android 
O aplicativo disponibiliza mais de dois milhões de acomodações ao redor do mundo. Com o Airbnb, você pode encontrar apartamentos, hotéis, hostels, um quarto inteiro ou compartilhado. A ideia é achar a acomodação perfeita para o seu gosto e o bolso também. Você poderá entrar em contato direto com o anfitrião que irá hospedá-lo e tirar dúvidas rapidamente. 

XE Currency 
iPhone + iPad e Android 
Não é mais necessário perder tempo ou gastar os neurônios fazendo contas para converter seu dinheiro para outra moeda. O XE Currency faz isso por você e ainda traz mais informações como taxas em tempo real e gráficos para troca de câmbio particular. Mesmo que esteja sem acesso à internet, você conseguirá realizar conversões. 

Google Translate 
iPhone + iPad e Android 
Comunicar-se bem é essencial para garantir uma boa viagem, principalmente se você for visitar países em que o idioma não tenha nenhuma semelhança com seu, a exemplo de China, Grécia, Rússia, Arábia Saudita, entre outros. O Google Translate oferece traduções escritas, em áudio e você pode até posicionar sua câmera a frente de um texto que o aplicativo traduzirá o conteúdo instantaneamente. Um dos grandes diferenciais desse aplicativo fica por conta da tradução offline, pois é possível traduzir 52 idiomas mesmo quando estiver sem conexão com a internet. 

Uber 
iPhone + iPad, Android e Windows 
Para se locomover em mais de 600 cidades no mundo, você pode recorrer ao aplicativo Uber solicitar viagens individuais ou compartilhadas. Basta acessar por smartphone e acompanhar a localização do seu motorista. Você terá acesso ao valor da corrida antecipadamente, aliás, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito.
[ Bonde ]

Fascite plantar, a intensa dor no calcanhar que afeta de sedentários a atletas e amantes do salto alto

As causas da fascite plantar são várias e podem estar tanto no sedentarismo e quanto na atividade física sem orientação adequada

De manhã, ao dar os primeiros passos para ir ao banheiro, há uma forte fisgada na planta do pé. Ao longo do dia, a dor diminui, mas pode voltar em intensidade quando um longo período de repouso é interrompido. Se você reconhece os sintomas acima, pode sofrer de fascite plantar, inflamação na região da sola do pé.

A fáscia plantar é um tecido que começa no calcanhar e se estende por toda a planta do pé. Esse tecido serve de amortecedor e dá sustentação ao arco plantar, aquela "curva" na sola do pé que, ao pisar, não toca no chão. Quando há a inflamação da fáscia, ela ocorre geralmente na região do calcanhar.

O processo inflamatório gera diferentes limitações, como dificuldades para o caminhar, para a prática de atividades físicas e para o lazer em geral. "Impacta muito a qualidade de vida", disse à BBC Brasil Marco Antonio Gonçalves Pontes Filho, reumatologista no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

De acordo com o médico, não há estudos sobre o número de pessoas que sofrem com o transtorno. No entanto, diz que há cada vez mais pacientes buscando tratamento.

As causas da fascite plantar são várias e podem estar tanto no sedentarismo e quanto na atividade física sem orientação adequada. Ela pode ser causada por trauma repentino, como o provocado pelo início ou intensificação de uma atividade física de alto impacto. Mas também pelo desgaste ao longo de vários anos, decorrente, por exemplo, da má postura ao caminhar ou da obesidade.

O uso de sapatos pouco confortáveis, como o salto alto, também pode gerar tensão na fáscia e desencadear o processo inflamatório, cuja recuperação é lenta e, nos casos mais graves, demanda cirurgia.

"A fascite plantar é uma inflamação da origem da planta do pé, principalmente por questões traumáticas, ou seja, sobrecarga de exercícios e de atividades que geram impacto na região do calcanhar. O ganho de peso recente também contribui para esse processo inflamatório porque sobrecarrega a região da fáscia", explica.

Sobrepeso
Uma das causas pode ser o aumento de peso da população brasileira. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no Brasil está com excesso de peso, e o cenário vem piorando. Em dez anos, o percentual daqueles que sofrem com sobrepeso saltou sete pontos percentuais, de 11,8% da população em 2006 para 18,9% em 2016.

"O sobrepeso já predispõe uma fascite, porque as nossas estruturas anatômicas e musculares estão dimensionadas para o nosso corpo. Mas, com o sobrepeso, o indivíduo está carregando carga além da prevista e isso favorece essa inflamação", afirma Henrique Jatobá, chefe da fisioterapia do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que atua com atletas de alta performance e recreacionais.

Maior parte dos brasileiros é sedentária, o que contribui para a fascite plantar | Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada em maio, mostra que 100,5 milhões de brasileiros - ou 62,1% da população - não praticam nenhuma atividade física. Com um alto número de pessoas sedentárias, a incidência de sobrepeso deve continuar crescendo, o que pode contribuir para mais casos de fascite plantar.

Maratonistas de primeira viagem
Por outro lado, a prática de atividades físicas sem o devido acompanhamento também contribui para novos casos. "Na prática corriqueira de consultório, quem geralmente apresenta a inflamação é aquela pessoa que aumentou a intensidade de um treino físico repentinamente ou iniciou um exercício sem alongamento adequado. Essas ações prejudicam a fáscia", explica Pontes Filho.

O início súbito de exercícios de alto impacto, como a corrida de rua, o crossfit ou outra modalidade que impacte o calcanhar diretamente, também podem levar à fascite. "Tenho visto um aumento grande de pacientes que vão buscar o consultório por traumas gerados por treinamentos de corrida. As pessoas acordam e acham que podem começar a correr da noite para o dia", diz Jatobá.

O fisioterapeuta do COB alerta sobre a importância de uma checagem completa com um especialista antes de iniciar qualquer modalidade. Identificar, por exemplo, o seu tipo de pé pode ser fundamental para evitar lesões. "As pessoas compram um tênis de corrida caro sem saber se é o adequado. Mas há diferentes tipos de pé, e a compra do sapato incorreto pode causar traumas", alerta.

Em outros casos, quando o indivíduo está com sobrepeso e decide iniciar uma atividade física, um programa muito intenso pode sobrecarregar diferentes partes do corpo, incluindo o calcanhar, podendo levar à fascite. "Às vezes a pessoa precisa perder peso antes de começar uma atividade de impacto", explica Jatobá.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da fascite é feito pelo médico ao examinar o paciente no consultório. Exames como ressonância magnética e raio-X não conseguem detectar a fascite plantar e podem ser empregados para descartar outras doenças, explica Pontes Filho.

Se a fascite é diagnosticada, os médicos entram com terapias para aliviar a dor, como prescrição de analgésicos e acupuntura, além de anti-inflamatórios. Exercícios de alongamento antes de levantar da cama auxiliam na maioria dos casos. Para alguns pacientes é recomendado também o uso de uma órtese noturna para a hora do sono.

Em casos mais extremos, podem ser necessárias infiltrações de glicocorticoides na região da fáscia. Porém, seu uso deve ser evitado ao máximo, uma vez que pode causar complicações como a ruptura da fáscia. Outra possibilidade para casos mais severos são as terapia por ondas de choque (ESWT), indicada a pacientes que não responderam a nenhuma das terapias acima.

Opções cirúrgicas para liberação da fáscia plantar são reservadas para pacientes que não responderam a nenhuma outra opção de tratamento. O pós-operatório, no entanto, pode demorar meses e não há total garantia que o problema será resolvido - a taxa de sucesso varia de 70% a 90%.

Como prevenir
No cuidado com a fascite, quanto mais confortável, melhor
Utilizar sapatos confortáveis é algo que todo mundo deveria fazer. Para quem não abre mão do salto, a recomendação é deixar esse tipo de calçado apenas para locais específicos, como o escritório, e utilizar opções como tênis e sapatilhas no deslocamento da casa ao trabalho. Para homens e mulheres, o importante é usar sapatos com um bom sistema de amortecimento.

Aos que praticam exercícios, é necessário alongar sempre antes e depois do treino e escalonar as atividades. "Por exemplo, a pessoa estava correndo 1km por dia e passa a correr 10km - a fáscia não estava pronta para esse aumento súbito", explica Pontes Filho.

Manter todos os grupos musculares bem trabalhados também é importante - desenvolver apenas um grupo pode gerar assimetrias e causar lesões em diferentes partes do corpo, levando à fasciíte e a outros transtornos. Realizar uma avaliação inicial para ter um treino individualizado evita traumas e lesões. Além disso, é importante evitar ganho rápido de peso.

Segundo o site do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), além da obesidade e das atividades físicas de forte impacto, a idade também é um fator de risco para a fasciíte plantar, mais comum entre 40 e 60 anos. A anatomia do pé, com um arco muito elevado, por exemplo, é outro fator de risco, bem como uma postura desequilibrada ao andar que, ao longo dos anos, põe estresse adicional no calcanhar. Profissionais que passam muito tempo de pé ou caminhando também estão no grupo de risco de longo prazo.

"Muitos problemas acometem o pé: infecções, fraturas do calcanhar por estresse, tendinites. Por isso o paciente precisa ter cuidados específicos com essa região", diz o reumatologista do HC. "Em caso de dores, quem faz o diagnóstico é o especialista", reforça.