6 de dezembro de 2017

Getulinho, Ticão e o caixa eletrônico em Curitiba

Os Jogos Abertos de Paranaguá, em 1986, foi aquele em que nosso time de futsal, numa fase muito ruim, conseguiu quebrar o banco de reservas apenas com o peso de nossos atletas. Outros fatos ocorridos na viagem de volta, hoje são motivos de diversão para todos nós. 

Nelson "Ticão" Bueno do Prado, Getúlio Ferrari Jr. e Irineu Luiz Ferreira Lima
Voltando para casa, em dois carros próprios, combinamos de nos encontrarmos no Shopping Muller, em Curitiba. Lá, precisando de dinheiro para o lanche, o Getulinho Ferrari junto com o Ticão, da Tapeçaria União, foi até um caixa eletrônico para efetuar um saque. Numa cabine enorme (que você entrava dentro, muito diferente dos pequenos caixas de hoje), ele não se lembrava da senha para concluir a transação e após três tentativas erradas o caixa avisou que reteria o seu cartão, para desespero do Ticão que agarrou numa ponta do cartão, mas não impediu que a máquina ficasse com ele. Getulinho jura que o Ticão afirmou que se tivesse umas ferramentas recuperaria o cartão. 

Como estávamos numa fase muito melhor de garfo e copo do que de bola, combinamos que a próxima parada seria num restaurante à beira da rodovia em Palmeira, distante 70 km da capital.

Antonio Miguel "Formigão" (in memorian) e
Itamar Tagliari
Há poucos quilômetros do restaurante, quebra a embreagem do carro em que estávamos. Poucos minutos de espera e o segundo carro, dirigido pelo Marcelo Silveira, passa por nós sem parar, mesmo nós acenando de todas as maneiras possíveis. Depois de uma longa espera, eles retornam e saem em busca de socorro, já que o problema era sério.  Retornam com um mecânico que dirigia um carro muito velho e cheio de ferrugem e que dizia que o melhor era nos rebocar até a sua oficina em Palmeira. 
Foi a única vez na vida que dirigi um carro sendo rebocado por uma lata velha que insistia em andar a mais de cem por hora, à noite e no meio de caminhões que congestionavam a estrada. Os amigos até hoje dizem que eu pisei no freio durante todo o trajeto.

Acir Gonçalves
Dormimos em Palmeira e pedimos carona para o Antonio “Formigão” Miguel e o Acir Gonçalves da Rádio Colmeia, que no dia seguinte voltavam para Campo Mourão.

Na velha brasília azul da Colmeia, com malas por todos os lados e com o Formigão dirigindo muito devagar, traumatizado por um recente acidente que quase lhe tirou a vida, fizemos a viagem de pouco mais de 300 km em longuíssimas seis horas.

* Nelson Bueno do Prado, o Ticão, é proprietário da Tapeçaria União, em Campo Mourão.
* Getulinho Ferrari agora é conhecido por seu o avô da Maya e do Thomas.
* Acir Gonçalves curte merecida aposentadoria em Campo Mourão.
* Antonio Miguel, o Formigão, faleceu muito novo, de infarto, quando atuava pela Rádio Paiquerê, de Londrina. 

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2005

Jota Quest e Marcelo Falcão - Você Precisa de Alguém


Você Precisa de Alguém é faixa do DVD Acústico do Jota Quest, gravado em comemoração aos vinte anos de estrada da banda mineira. 

Os animais mais inteligentes do mundo

Quais são os animais mais inteligentes do mundo? Temos que admitir: existem animais que, em determinadas funções, são provavelmente muito mais inteligentes do que os humanos. A ciência está cada vez mais interessada ​​no estudo da psicologia e do comportamento animal, seja dos animais domésticos que dos animais selvagens.

Em suma, os seres humanos não são as únicas criaturas inteligentes da Terra. Aqui estão alguns dos animais que se revelaram muito mais inteligentes do que antes se acreditava.

1. Golfinhos
Os golfinhos, com sua sociabilidade, suas habilidades de comunicação e as suas brincadeiras, são amplamente considerados como a espécie mais inteligente em segundo lugar entre todos os animais depois dos seres humanos. Os golfinhos sabem solucionar problemas agudos e complexos, sabem se reconhecer no espelho e têm uma elevada autoconsciência.

2. Cães
Os cães têm um pensamento muito complexo e um forte senso de identidade social. Eles são empáticos e até conseguem compreender conceitos abstratos. Não é necessário que um animal, para ser considerado inteligente, deva adquirir as mesmas capacidades do homem. Existem muitos casos de cães que salvam a vida de seus proprietários porque aprenderam rapidamente o que o homem quis ensiná-los.

3. Gatos
Os gatos sonham, têm recordações e são amestráveis para executar tarefas complexas. A sua inteligência pode exceder a dos cães, embora, fazer comparações entre espécies diferentes não seja muito sensato. Ambos, cães e gatos, têm suas próprias inteligências e quem vive com estes animais de estimação, sabe disso. Já o fato de os gatos terem sido domesticados sem perder a sua liberdade, denota muita esperteza destes animais.

4. Cavalos
Um estudo recentemente realizado por pesquisadores do Departamento de Ciência Veterinária da Universidade de Pisa mostrou que os cavalos são animais inteligentes e espertos, têm evoluídas habilidades cognitivas e memória de curto prazo. O estudo pela primeira vez demonstra esses aspectos contrários ao que anteriormente era documentado na literatura científica.

5. Corvos
Os corvos são animais altamente inteligentes. Talvez você não saiba, mas desde a antiguidade, o homem estuda sua língua e seu comportamento. Os corvos são empreendedores e parecem ter a capacidade multi-tasking. Alguns pesquisadores do Canadá e da Escócia demonstraram que os corvos usam a lógica para entender o ambiente circundante de uma forma que pode exceder a capacidade de alguns grandes macacos.

6. Ratos
Os ratos não chegam perto do desempenho das tarefas cognitivas observadas nos seres humanos, mas realmente são muito bem sucedidos em fazer qualquer coisa relacionada à sua espécie. Os ratos são capazes de levar em consideração variáveis que seriam negligenciadas pelo ser humano, antes de executarem determinadas ações. Aqui, um estudo sobre o assunto.

7. Orangotangos e chimpanzés
Quanto ao mundo dos primatas, os orangotangos e os chimpanzés estão entre as espécies que melhor “imitam” o comportamento humano. Eles têm um sistema de comunicação muito articulado e sabem como usar os objetos obtidos na natureza, para cumprir ações em suas vidas diárias.

8. Porcos
Não é de se admirar que os porcos estejam entre os animais mais inteligentes do mundo. Eles sabem até mesmo usar espelhos para encontrarem seu alimento, e são capazes de enganar seus semelhantes a fim de receberem mais comida, como foi observado pelos autores de um estudo publicado em Animal Behaviour. Além disso, os suínos são capazes de aprender muito rapidamente o que lhes for ensinado.

9. Esquilos
Especialistas recentemente têm-se concentrado sobre a avaliação da inteligência dos esquilos e decidiram se aprofundar sobre a psicologia deste animal. Eles então descobriram que os esquilos são capazes de imitar e aprender certos comportamentos de seus pares. Por exemplo, eles aprendem como conseguir comida e como roubá-la aos outros com a finalidade de sobrevivência. Este estudo foi realizado em 2009 por especialistas da Universidade de Exeter.

10. Elefantes
Elefantes, você sabe, têm uma boa memória. Eles são muito curiosos e capazes de aprender. São empáticos e sabem estabelecer uma relação profunda com o homem. A sua empatia se dá tanto com os seus similares quanto com outras espécies. Alguns elefantes usam ferramentas como paus ou folhas de palmeira para repelirem carrapatos e moscas.

4 razões para você assistir ao filme "Extraordinário"

O filme conta a história do pequeno Auggie, que tem uma deformação facial e luta para ser tratado normalmente em sua nova escola


O filme "Extraordinário", baseado no best-seller de R.J. Palacio, conta a história de Auggie (Jacob Tremblay), um garoto com uma grave deformidade facial devido a uma síndrome genética, que fez com que ele passasse por 27 cirurgias de reconstrução da face. Por conta da sua condição ele sempre estudou em casa, mas com o apoio sua mãe Isabel (Julia Roberts), e seu pai Nate (Owen Wilson), ele começa a frequentar a escola na 5ª série.

O período escolar nunca é fácil, mas para Auggie as coisas sempre foram ainda mais complicadas. Embora tivesse uma vida normal em casa, no colégio ele era visto como uma "aberração", tendo que lidar com a sensação de estar sendo constantemente observado e julgado por seus colegas.

Contudo, com o apoio da sua família e seus novos amigos, o garotinho irá superar muitos obstáculos e inspirar todos a sua volta. Não perca a oportunidade de assistir "Extraordinário", que estreia no cinemas brasileiras na próxima quinta-feira (07), se você quiser conferir o trailer é só clicar aqui!

Com boas lições de vida, esse novo drama é capaz de mostrar o melhor e o pior das pessoas, servindo de inspiração para sermos melhores com o próximo. Por isso, o Minha Vida selecionou alguns motivos importantes pelo qual você deveria assistir "Extraordinário". Veja abaixo:


1. Traz questões importantes sobre bullying
Auggie na escola
Infelizmente o bullying ainda é algo muito comum dentro das escolas, seja por dificuldades de aprendizado, condições físicas ou psicológicas, e até mesmo por razões insignificantes. Na maioria das vezes, pessoas que cometem bullying acabam tendo problemas em casa e o despreparo da escola acaba tornando a situação ainda pior.

Em "Extraordinário", Auggie precisa lidar diariamente com as piadas sobre o seu rosto e, quando alguém se aproxima, ele acha estranho, o que o faz ser receoso com todos.

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma", comenta em uma das cenas.

O bullying não pode ser encarado como uma brincadeira ou provocação natural entre crianças e adolescentes e merece atenção para ser prevenido e combatido. Segundo a ONG "Learn Without Fear" (Aprender Sem Medo), 350 milhões de crianças e jovens são vítimas de bullying anualmente em todo o mundo.

2. Mostra o quão importante é o apoio da família
Família de Auggie
O laço familiar é algo extremamente importante para as crianças, contribuindo para o crescimento saudável. Com o apoio da família é possível sentir que somos capazes de fazer muito mais do que se estivéssemos sozinhos, e é exatamente isso que acontece na casa de Auggie.

Por causa das inúmeras cirurgias e idas ao hospital, a autoestima e o convívio social do menino sempre estiveram abalados. Entretanto, com o apoio dos seus pais e sua irmã, ele criou coragem para frequentar a escola e superar todas as adversidades que vieram junto com essa escolha.

Além disso, o filme mostra como a mãe e o pai do garotinho sofrem com toda essa situação, mas que estão sempre ali um para o outro independente do que esteja acontecendo.

"Você vai se sentir sozinho, Auggie, mas você não está", disse o pai no menino em seu primeiro dia de aula.

3. O valor da amizade
Auggie e Jack
Os amigos são um dos grandes suportes da nossa vida. Desde pequenos nós já criamos ligações com pessoas a nossa volta que podem acabar se tornando uma amizade sincera e que irá durar por muitos anos. Eles servem de combustível para enfrentarmos desafios do dia a dia, dividindo experiências boas e ruins.

No filme, Auggie enfrenta muita dificuldade para conviver com pessoas que não sejam da sua família, porque tem medo de sofrer ainda mais preconceito. Contudo, a aparência não é tudo e, embora muitas crianças e adolescentes sejam maldosos, eles não devem servir como exemplo. Então, quando ele menos espera, Jack surge em sua vida na escola e eles acabam se tornando melhores amigos, inclusive nos momentos não tão bons de Auggie.

4. A coragem do pequeno Auggie
Auggie
Destemido, curioso e determinado são apenas algumas das características que representam Auggie. Embora tenha que conviver com sua deformação no rosto, que afeta sua rotina de diversas maneira, o menino é um símbolo de coragem.

Em todo o filme, Auggie busca lidar com essa situação fazendo piadas sobre si mesmo, conquistando amigos aos poucos e provando a necessidade de respeitar as pessoas, independente da aparência.

"Sei que eu nunca serei uma criança comum. Não gostam de tocar em mim, porque acham que eu sou contagioso. E se realmente quiser saber como as pessoas são, tudo que você precisa fazer é olhar" completa o menino.
[ Minha Vida ]

Gambá invade loja de bebidas na Flórida e se embriaga de bourbon

Animal foi tratado e devolvido à natureza sem danos aparentes.


Uma gambá invadiu uma loja de bebidas na Flórida, embriagou-se de bourbon, "curou a ressaca" num centro de resgate animal e foi devolvida à natureza sem ferimentos.

Responsáveis do refúgio de vida selvagem Emerald Coast disseram que a gambá foi resgatada por um policial, na cidade de Wlaton Beach, em 24 de novembro. Um empregado da loja de bebidas encontrou o animal próximo a uma garrafa quebrada e vazia de bourbon, um tipo de uísque. Segundo ele, a fêmea parecia alterada.

Ela parecia desorientada, salivava demais e estava pálida.

A equipe do centro passou dois dias hidratando a gambá e depois a libertou sem ferimentos aparentes.
[ G1 ]