30 de novembro de 2017

Campeão Interclasses do Colégio Afirmativo 1977

Do álbum do meu amigo Jordão Ferreira da Silva Sobrinho, foto de 1977 mostra equipe que se sagrou campeão do campeonato de futsal interclasses do então Colégio Afirmativo (atual Integrado).

Jordão reside atualmente em Itaituba, no Pará.

Romeuzinho foi um dos melhores jogadores que já vi jogar, no campo ou no futsal. 

em pé (da esq. para a direita): Jordão Ferreira da Silva Sobrinho, Julio e Zé Carlos (Banco Real)
agachados: Donizete, Nelsinho Gorri e Romeu Hermógenes da Silva

André Rieu e Amira Willighagen - O Mio Babbino Caro


André Léon Marie Nicolas Rieu (Maastricht, Países Baixos, 01/10/1949) é um violinista, regente e empresário neerlandês.

Amira Willighagen (Nijmegen, 27 de março de 2004) tornou-se conhecida como cantora de árias de ópera e outras músicas clássicas com nove anos, sem nunca ter estudado para tanto. 

Amira venceu o programa Holland Got Talent, de 2015.

O Mio Babbino Caro, da ópera Gianni Schichi, é considerada uma das mais belas obras de Giacomo Puccini.

Conheça os cursos gratuitos oferecidos na internet pelas 10 melhores universidades do mundo

Graças à internet, é possível estudar de graça nas universidades mais prestigiadas do mundo

Estudar nas mais prestigiadas universidades do mundo é um luxo que não está disponível para  todos - envolve altos custos e processos seletivos muito competitivos.

Mas graças à internet e à iniciativa de algumas dessas instituições, já é possível acessar alguns de seus cursos... e sem pagar nada por isso.

Contamos aqui o que você pode estudar nestas universidades - sem custos e à distância.

1. Universidade de Oxford

De acordo com o mais recente ranking das mil melhores universidades do mundo, produzido todos os anos pela revista britânica Times Higher Education (THE), a Universidade de Oxford, na cidade com mesmo nome no Reino Unido, ocupa o primeiro lugar.

Universidade de Oxford é a primeira da lista da Times Higher Education (THE)


Dois países dominam as posições mais altas da lista: Reino Unido e Estados Unidos. Por isso, se você quiser ter acesso a esses cursos, é importante ter em mente que a maioria deles é ensinado em inglês.

A Universidade de Oxford oferece vários cursos online gratuitos que você pode acessar em formato de podcasts, textos e vídeos.

"Existem milhares de materiais de alta qualidade para benefício da educação internacional", diz a seção "Coleções abertas" do site da instituição.

Estes são alguns deles:


2. Universidade de Cambridge

Também inglesa, a Universidade de Cambrigde é a segunda na lista das melhores universidades do mundo segundo a edição de 2017 da THE.

Entre muitas outras opções, a Universidade de Cambridge oferece a opção de aprender árabe e chinês pela internet


Estes são alguns de seus cursos que podem ser acessados pela internet de maneira gratuita.

3. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Mais conhecido como o Caltech, o Instituto de Tecnologia da Califórnia é um centro privado de ciência e tecnologia localizado na cidade americana de Pasadena.

Físico Kip Thorne, que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2017, deu aulas no Caltech


"Nossos programas educacionais online visam melhorar a forma como educamos as futuras gerações de cientistas e engenheiros e mostrar como nossa abordagem pode fazer a diferença", diz seu site.
"As novas oportunidades de aprendizado online estão disponíveis através das plataformas de tecnologia educativa Coursera e edX, que oferecem cursos universitários online para uma audiência global sem qualquer custo."
Esta é uma amostra dos seus programas gratuitos:


4. Universidade Stanford

Quando o fundador da Apple, Steve Jobs, fez seu famoso discurso "Você tem que encontrar o que você ama" na Universidade Stanford em 2011 - onde ele estudou, mas nunca se formou -, ele fez o nome dessa prestigiada instituição ainda mais conhecido em todo o mundo. Ela sempre esteve nas listas das melhores do mundo.

Stanford oferece cursos que vão da fotografia à medicina


Esta é uma lista de alguns dos cursos oferecidos pela instituição, na internet e sem custos:


5. Instituto de Tecnologia de Massachusetts

O prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, muito conhecido também por seu acrônimo em inglês, MIT, é uma universidade privada localizada em Cambridge, Massachusetts, nos EUA. A instituição também oferece um bom número de cursos completamente gratuitos na rede.
Eis alguns exemplos:


6. Universidade Harvard

Também em Cambridge, nos Estados Unidos, a Universidade Harvard oferece cursos online abertos ao público.

A Universidade Harvard fica em Massachusetts, nos Estados Unidos.


Veja alguns cursos da instituição disponibilizados na plataformaedX:


7. Universidade de Princeton

A Universidade de Princeton, no Estado americano de Nova Jersey, é a quarta mais antiga dos EUA e a sétima melhor do mundo, segundo a THE.


Ciências sociais e exatas estão contempladas entre os cursos de acesso aberto da Universidade de Princeton


Eis alguns de seus cursos:


8. Imperial College de Londres

Em Londres, o Imperial College também oferece uma série de cursos abertos aos internautas - mais focados em negócios:


9. Universidade de Chicago

O nono lugar na lista das melhores universidades é ocupado pela Universidade de Chicago.

O ex-presidente americano Barack Obama visitou a Universidade de Chicago


Ela também oferece uma série de cursos gratuitos pela internet:


10. Universidade da Pensilvânia

Uma seleção de seus cursos online gratuitos:

Doação de sangue: vídeo mostra quem doa para quem


Vídeo mostra como funciona a doação de sangue, qual tipo pode doar para qual e quem pode receber de quem. Muito legal e bem fácil de aprender.


Os requisitos para doação de sangue são:


  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


Em Campo Mourão, o Hemonúcleo funciona na Rua Mamborê, 1500 (bem pertinho do Estádio Municipal), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. 


29 de novembro de 2017

Os carros que menos se desvalorizam após um ano de uso


Basta cruzar a porta da concessionária para que um carro zero quilômetro perca muito valor? Não exatamente. Um exemplo é o Honda HR-V, que registrou uma depreciação de apenas 4,5% após um ano de uso, o que levou o modelo a ser o campeão do Selo Maior Valor de Revenda 2016, da Agência AutoInforme.

É a terceira edição da premiação e o 12º ano no qual a Autoinforme realiza o estudo de depreciação dos veículos. O Honda HR-V foi incluído pela primeira vez no ranking neste ano. Nos dois anos anteriores, o Chevrolet Ônix ficou na primeira colocação do levantamento, com uma desvalorização de 7,6% no ano passado e 8,5% em 2014. Nesta edição, o modelo aparece em terceiro lugar, com desvalorização de 8,3% em 12 meses.

O nível de desvalorização do veículo pode ser um dos critérios para escolher qual modelo comprar, já que ele mostra se será fácil revender o carro e se o proprietário vai ter muito prejuízo caso resolva passar o veículo adiante.

O estudo da AutoInforme mostra a depreciação dos veículos comparando o preço médio anunciado para venda do modelo zero-quilômetro em agosto de 2015 e o preço médio de anúncio do mesmo carro em agosto de 2016, após um ano de uso. Os valores são retirados da Tabela Molicar, que mostra a média dos preços de venda praticados no mercado, e não os valores de tabela das montadoras.

Foram incluídos no ranking os 130 veículos mais vendidos do Brasil. Os carros que tiveram grandes modificações no período foram excluídos do estudo para que a comparação não comprometesse o resultado.

Por que o carro desvaloriza
A depreciação de um bem costuma variar basicamente em função da demanda e da oferta. Quanto mais procurado é um carro, menos valor ele perde ao longo do tempo. Por isso, os modelos que menos se depreciam costumam ser os mais populares, já que são revendidos com mais facilidade.

Mas nem sempre isso é uma regra. Alguns modelos mais sofisticados também podem aparecer entre os menos depreciados por questões pontuais, como um produto que tem alta demanda no mercado, mas oferta reduzida, o que mantém seu preço de revenda mais próximo ao valor pago inicialmente.

Segundo Joel Leite, idealizador do selo e diretor da Agência AutoInforme, a demanda por um determinado modelo depende de vários fatores, como: o tamanho do carro, a marca, rede de revendedores, cuidados da marca no pós-vendas, segmento e aceitação dos consumidores.

Veja abaixo os carros que ficaram nas 27 primeiras posições do Selo Maior Valor de Revenda 2016 (veja também os carros que mais se desvalorizaram após um ano de uso).

1. Honda HR-V
Desvalorização em um ano: -4,5%

2. Jeep Renegade
Desvalorização em um ano: -6,4%

3. Chevrolet Ônix
Desvalorização em um ano: -8,3%

4. Land Rover Discovery Sport
Desvalorização em um ano: -9,3%

5. Volkswagen up!
Desvalorização em um ano: -9,4%

6. Ford Ka
Desvalorização em um ano: -9,9%

7. Suzuki Jimny
Desvalorização em um ano: -10%

8. Honda CR-V
Desvalorização em um ano: -10,1%

9. Volkswagen Fox
Desvalorização em um ano: -10,3%

10. Honda City
Desvalorização em um ano: -10,4%
 [ Exame ]

28 de novembro de 2017

Caroline e Clermont no Baile de Debutantes do Clube 10

Do arquivo do Clube 10 de Outubro, foto de 1990 mostra o Clermont D'Ávila Sobrinho conduzindo a sobrinha Caroline Gouveia no Baile em que a filha da Marlene e do Ronauro debutou. 

Tauillo Tezelli, atual prefeito mourãoense, era o presidente do Clube nessa época (1989 a 1991). Ele e a primeira dama, Hosana, retornaram com a tradição dos bailes de debutantes, que foram realizados nos dois anos que estiveram à frente do clube alviverde de Campo Mourão. 

Clermont é proprietário da Rádio 104 FM, de Goioerê. Ele foi presidente do Clube 10 de Outubro anos depois. 

A bela Caroline trabalha com o pai à frente da Gouveia Joias e Relógios, em Campo Mourão. 

Caroline Gouveia e Clermont D'Ávila Sobrinho 
Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. A partir do seu "début", a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. 

Béla Fleck - Katmandu


Béla Fleck (Nova Iorque, 10/07/1958) é um tocador de banjo. É mais conhecido pelo trabalho junto com sua banda Béla Fleck and the Flecktones, que é descrito como uma "mistura de música acústica com eletrônica com várias influências da música folk e bluegrass tão como o funk e o jazz".


Katmandu é faixa do álbum The Bluegrass Sessions: Tales from the Acoustic Planet, Vol. 2, lançado em 1999.

As piscinas mais incríveis do mundo

Uma piscina é sempre uma ótima opção para refrescar o calor. Mas, há piscinas que vão além de uma ótima opção de mergulho, pois impressionam seja pelo tamanho, profundidade, altura e até mesmo por possui predadores marinhos.

Confira as piscinas mais incríveis ao redor do mundo:

1. A maior piscina


A piscina do resort San Alfonso del Mar, em Algaroobo, no Chile, é até o momento a maior do mundo.

A piscina possui 1.012 metros de comprimento e 35 metros de profundidade. O tamanho da piscina é o equivalente a 20 piscinas olímpicas e ocupa 8 hectares.

Para abastecer a piscina, são necessários 250 milhões de litros de água. Estima-se que a piscina tenha custado US$ 1 bilhão e demorou cinco anos para ser construída.

Na piscina, os hóspedes podem fazer atividades como caiaque, stand up padle e até mesmo velejar em um iate. Paralela à piscina está o mar do Oceano Pacífico, o que compõe um visual de tirar o fôlego.

Por ano, os gastos com a manutenção da piscina chegam a US$ 2 milhões.

2. A piscina mais profunda


A Y-40 faz parte do Hotel Terme Millepini, em Montegrotto Terme, na Itália.

A piscina possui 40 metros de profundidade e foi criada para ser um ambiente usado por mergulhadores profissionais e iniciantes que quisessem fazer mergulho sem ter que necessariamente usar roupas de mergulho.

A piscina também é usada por cinegrafistas e fotógrafos que buscam imagens perfeitas embaixo da água.

Pela fama da piscina, o hotel promove constantemente eventos direcionados para mergulhadores.

3. A piscina mais alta


A piscina mais alta do mundo fica no 56º andar do Hotel Marina Bay Sands, em Cingapura.

A construção do hotel que tem três torres, cada uma de 55 andares, também está entre os empreendimentos hoteleiros com maior valor investido, pois cursou US$ 5,5 bilhões.

A área da piscina mais alta do mundo é chamada de Sky Park e está a 200 metros do chão.

A piscina possui 150 metros de comprimento e bordas infinitas. Nadar na borda parece arriscado, mas a piscina é bastante segura, pois na verdade a água escorre em uma espécie de canal e é bombeada de volta para piscina.

A área conta ainda com restaurante, bosque e uma vista panorâmica do centro comercial de Cingapura e do mar.

4. A piscina mais emocionante


No Hotel Golden Nugget, em Las Vegas, os hóspedes podem deslizar por um toboágua que passa no meio de um aquário com tubarões e outros predadores do mar até sair em na piscina do hotel.

O moderno complexo aquático do serviço de hotelaria recebe pessoas de todas as idades e conta também com banheiras de hidromassagem, cascatas e espaços com TVs e geladeiras perto da piscina.

5. A piscina mais exuberante


A Venetian Pool é certamente uma das piscinas mais bonitas do mundo. Não é a toa que é considerada como um monumento histórico.

A piscina foi projetada na década de 1920 para ser a piscina pública de Coral Gables, a cidade planejada de Miami. Ela foi construída em torno de uma pedreira e possui arquitetura em estilo veneziano.

No local há cachoeiras, cavernas, ponte de pedras e até uma pequena praia rodeada de palmeiras.

6. A piscina mais assustadora


Na Crocosaurus Cove, na Austrália, é possível mergulhar com crocodilos de água salgada com cerca de 5,5 metros. Para mergulhar na piscina o visitante precisa estar protegido por uma jaula de vidro.

Além do mergulho no tanque dos crocodilos, neste parque natural é possível encontrar diversas outras espécies da fauna local, como a tartaruga-nariz-de-porco.

6 mitos sobre o açúcar que talvez você ainda acredite

Eliminar todo o açúcar da dieta seria quase impossível. Frutas, batatas e outras fontes de carboidrato apresentam índices glicêmicos altos.  No entanto, na medida certa, o açúcar não é considerado inimigo. Para desconstruir algumas ideias erradas sobre seus efeitos em nossa saúde, desmistificamos 5 mitos que foram respondidos pela Ciência. Confira:


Ciência desmistifica vários mitos sobre o consumo de açúcar - Créditos: KateSmirnova/istock
Mito 1 - Açúcar em excesso é a causa direta de diabetes
O diabetes tipo 1 é causado por fatores genéticos e outras causas ainda desconhecidas.  Já o diabetes tipo 2, o mais comum no mundo, tem causa multifatorial e pode surgir роr predisposição genética, sedentarismo е obesidade.  “Não é o fato de comer especificamente açúcar que causa diabetes, mas sim o fato de comer em excesso qualquer alimento que acabe fazendo com que o peso da pessoa aumente”, esclarece a endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Mito 2 – Açúcar é viciante
Existem múltiplos estudos conflitantes sobre o assunto, mas não há provas conclusivas de que o açúcar seja viciante. Um estudo francês publicado em 2013 relaciona o desejo por doces com o sistema de "recompensa" de nossos cérebros e por isso torna-se viciante. Mas outros médicos e pesquisadores contestam as descobertas desse estudo, afirmando que você só vê comportamento de vícios em roedores quando os animais estão restritos a comer açúcar por um determinado período de tempo a cada dia. Quando os sujeitos do teste são autorizados a comer açúcar sempre que quiserem - como humanos - as propriedades aditivas desaparecem.

MITO 3 – Açúcar faz crianças ficarem hiperativas
De acordo com um estudo publicado no jornal britânico “The Guardian”, do ponto de vista científico, não há nenhuma relação entre sua ingestão e súbitas explosões de hiperatividade em crianças.

Mito 4 - Açúcares refinados, mascavos е orgânicos ѕãо todos iguais
A principal diferença еѕtá nа forma dе produção. O açúcar refinado passa роr vários processos, que faz com que ele acabe perdendo parte de ѕеuѕ nutrientes. Já o mascavo possui melhor qualidade nutricional ѕе comparado ао refinado, pois como não passa pelo refinamento, conserva vitaminas е minerais. E o orgânico, por sua vez, não possui agrotóxicos, nem fertilizantes e é mais grosso e escuro que a versão refinada.

Mito 5 – Produto sem açúcar é isento de calorias
Quando você fala "sem calorias" em relação ao açúcar, você está falando de produtos nos quais geralmente foi substituído por algum tipo de adoçante. No entanto, o produto pode não ter açúcar, mas ter outros nutrientes (gorduras ou proteínas, por exemplo) que fornecem calorias. Para diferenciá-los, é necessário consultar os rótulos.

Mito 6 - O mais saudável seria eliminar açúcar por completo da dieta
Mito, pois a glicose é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas, claro que como todos os alimentos, o açúcar deve ser consumido com moderação e no contexto de uma alimentação variada e equilibrada.

Treino físico de sete minutos é recomendado por cientistas e dispensa equipamentos

Circuito de exercícios rápidos pode ser feito em qualquer lugar e utiliza peso corporal, cadeira e parede


Você sabe da importância de se exercitar regularmente, mas a rotina puxada não permite? Uma alternativa possível é o treino que você confere logo abaixo. Além de fazer bem para o corpo, ele não exige grandes equipamentos de academia que podem gastar quantidades significativas de energia elétrica; até acessórios, como halteres e cordas, são deixados de lado. E ele é bem prático: pode ser feito em casa e você só vai precisar de uma cadeira, de uma parede e de alguns minutos para realizá-lo.

Que circuito de exercícios é esse?
A prática virou febre após a publicação de um artigo do American College of Sports Medicine's Health & Fitness Journal, que mostrou 12 exercícios rápidos que utilizam apenas o peso corporal, uma cadeira e uma parede. Segundo seus idealizadores, Chris Jordan e Brett Klika, o treino, conhecido como circuito de alta intensidade (high intensity circuit training, em inglês), possui todos os benefícios de uma série de exercícios de prolongação normal, mas é realizada em menos tempo.

No programa feito por Jordan e Klika, cada tipo de exercício deve durar 30 segundos, com tempo de recuperação de dez segundos entre as séries. No entanto, a recuperação também ocorre durante os exercícios. Como assim? Bem, o circuito foi feito para que haja uma alternância entre músculos das partes superior e inferior do corpo, dando um tempo para eles descansarem enquanto você se exercita. Isso faz com que seja importante que a ordem dos exercícios seja seguida.

Dicas importantes
Entender um pouco de técnicas e poses em exercícios como estes é importante, já que o circuito de exercícios é conhecido por ser desconfortável. Não recomendado para idosos, obesos, hipertensos ou pessoas com más condições cardíacas.

Para chegar à marca de sete minutos, muitos atletas tentam fazer o exercício da forma mais rápida possível. Isso é perigoso e pode gerar ferimentos e fraturas. Faça o exercício no seu próprio tempo, não haverá progresso se você fizer rápido e de forma errada.

Desde a publicação do estudo, muitos questionam se o exercício funciona de verdade ou se é outra lenda sobre emagrecimento fácil. Especialistas dizem que por mais que o lema "qualquer exercício é melhor que nenhum" seja, de certa forma, verdadeiro, o exercício sozinho não irá transformar seu corpo. Ele irá aumentar a mobilidade e a resistência cardiovascular, pode ajudar no emagrecimento, mas é recomendado que seja usado como complemento de outro treino (por ele ser considerado bom para a capacidade cardiopulmonar, pode diminuir o uso da esteira!) ou que seja feito duas vezes seguidas.

Lembre-se que antes de iniciar exercícios físicos é preciso consultar médicos especializados para que eles possam acompanhar seu processo.

O treino


Ele é feito por uma sequência de 12 exercícios de 30 segundos e de 11 pausas de 10 segundos (a imagem acima descreve a sequência):

Exercício 1:
30 segundos de polichinelo
Pausa de 10 segundos

Exercício 2:
30 segundos de agachamento-parede (clique aqui e entenda como fazer)
Pausa de 10 segundos

Exercício 3:
30 segundos de flexões de braço
Pausa de 10 segundos

Exercício 4:
30 segundos de abdominais
Pausa de 10 segundos

Exercício 5:
30 segundos de step com uma cadeira (suba e desça da cadeira, alternando as pernas com as quais se dá o impulso)
Pausa de 10 segundos

Exercício 6:
30 segundos de agachamento
Pausa de 10 segundos

Exercício 7:
30 segundos de exercício de tríceps com cadeira (entenda aqui como fazer)
Pausa de 10 segundos

Exercício 8:
30 segundos de exercício de prancha (veja aqui como fazer)
Pausa de 10 segundos

Exercício 9:
30 segundos de corrida no lugar (flexione para o alto os braços e pernas de forma alternada, como se estivesse correndo no mesmo lugar)
Pausa de 10 segundos

Exercício 10:
30 segundos de agachamento afundo (veja aqui como fazer)
Pausa de 10 segundos

Exercício 11:
flexão com rotação lateral (veja aqui como fazer)
Pausa de 10 segundos

Exercício 12:
exercício de prancha lateral (veja aqui como fazer)

A rotina de exercícios ficou tão famosa que diferentes aplicativos foram criados para ajudar os usuários a praticá-las, além de vídeos explicativos como este abaixo.

[ eCycle ]

27 de novembro de 2017

Professor Nicon e alunos do Colégio Estadual em desfile cívico de 1974

Professor Nicon Kopko com alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão - 1974
Do álbum do Wille Bathke Jr., foto mostra o professor Nicon Kopko acompanhando alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão em desfile cívico realizado em 1974. Ao fundo, nota-se o prédio do Colégio Santa Cruz.

Professor Nicon me deu aula de português e francês nos meus primeiros anos no Colégio Estadual. Inteligentíssimo, ele cobrava de nós que apresentássemos uma apresentação semanal de uma poesia e esse ritual era a garantia de muita diversão e apreensão. Não valia ler, tinha que decorar e muitos de nós tentávamos ludibriá-lo, mas ele não era fácil de enganar. Se bem que acho que às vezes ele fazia vistas grossas quando, da minha carteira, eu lia o texto em meu caderno e aplaudia a apresentação. 

Muito justamente, uma escola municipal -- no Jardim Modelo -- leva o nome Nicon Kopko. Ele faleceu em 2001. Seria legal se uma biografia mostrasse quem são os cidadãos que dão nomes às escolas e outras instituições da cidade.   

Nessa época, da foto, os desfiles do Dia da Independência e do aniversário da cidade, eram levados muito à sério, os alunos desfilavam todos uniformizados, sapatos devidamente engraxados, e a marcha pela avenida tinha que ser com o pé esquerdo pisando no asfalto no exato momento que o bumbo da fanfarra era tocado. Valia nota desfilar e ensaios eram realizados nas poeirentas ruas vizinhas do Colégio. Atualmente, as escolar e entidades passam correndo pela avenida, sem nenhum tipo de dedicação ao evento. 

Não consegui identificar nenhum dos alunos na foto. 

Ella Eyre - Deeper


Ella McMahon (01/04/1994), conhecida como Ella Eyre, é uma compositora e cantor inglesa.


Deeper é faixa do álbum Feline, o primeiro da carreira de Ella Eyre, lançado em 2015.

Ano terminando e a dieta prometida...

Enviada pelo meu mano Dula.


Iogurte emagrece: estudo mostra o jeito certo de consumir

Com a frequência certa, iogurte pode potencializar os resultados da sua dieta


O consumo de iogurte pode trazer diversos benefícios para a saúde, como regular o intestino e melhorar a imunidade. Porém, foi descoberto que o iogurte pode ser extremamente benéfico para quem quer emagrecer. É o que mostra um estado feito pelo Centro Especializado em Obesidade Mórbida, na Noruega.

A pesquisa mostrou que o iogurte é capaz de gerar a perda de 0,6 kg após seu consumo diário durante três semanas. Isso acontece por causa dos probióticos presentes nesse tipo de alimento. O estudo mostra que os iogurtes são ricos em bactérias vivas, capazes de ajustar os desequilíbrios do intestino, o que, por sua vez, faz com que o corpo elimine calorias e gordura.

A análise foi feita a partir de dados de 15 trabalhos científicos, que buscavam determinar a ligação entre os probióticos e o emagrecimento. Foram avaliados 957 adultos com obesidade, sendo observada uma redução do peso corporal após um período entre três e 12 semanas ingerindo alimentos com probióticos.

O Índice de Massa Corporal (IMC) dessas pessoas também foi alterado e, em apenas três semanas, a ingestão diária de probióticos gerou a perda de 0,27 kg/m² no IMC. O percentual de gordura corporal também foi modificado: houve uma redução de 0,6% entre aqueles que consumiram os probióticos, em relação a um outro grupo que não teve esse consumo.