21 de setembro de 2017

Em fotos, os belos carnavais do Clube 10 - parte 01


Do acervo do Clube Social e Recreativo 10 de Outubro, fotos mostram como eram animados e bonitos os bailes de carnavais do clube alviverde mourãoense. Pena que a ridícula e inexplicável rivalidade entre os blocos acabou com a grande festa de Momo em nossa cidade. 

As fotos são de meados dos anos 1990. Aos poucos vou publicando todas que tenho aqui. Como tem alguns personagens que não sei o nome, optei não identificar ninguém. Clique nas imagens para amplia-las.

























Loreena McKennitt - The Gates of Istanbul


Loreena Isabel Irene McKennitt (Morden, 17/02/1957) é uma cantora, compositora, pianista e harpista canadense. Loreena é bem conhecida pelo timbre de soprano. Até 2012, a artista tinha vendido 14 milhões de discos pelo mundo.


The Gates of Istanbul é faixa do álbum An Ancient Muse, lançado em 2006.

Michael Jackson reencarnou e vive numa fazenda no Tibet


De acordo com o Budismo, depois que morremos podemos voltar reencarnados como qualquer tipo de ser vivente (animal ou vegetal). Seguidores dessa religião afirmam que Michael Jackson reencarnou e está muito feliz em uma fazenda no Tibet. Vejam o vídeo que comprova essa crença.


Enviado, via Whatsaap, pela 'minha' Elvira.

33 coisas das quais você vai se arrepender quando ficar velho

Ignorar sua saúde mental achando que ela não é tão importante quanto sua saúde física.



1. Não aproveitar para conversar com seus pais e avós enquanto eles ainda estão aqui.

2. Ter preguiça de cuidar da sua higiene dental deixando de lado etapas básicas como escovações ou passar fio dental regularmente. O resultado é caro e dolorido.

3. Permanecer em uma relação tóxica por medo de não conseguir se virar sozinho. Spoiler: não é fácil, mas você vai conseguir.

4. Dedicar toda a sua energia ao trabalho e esquecer de ter hobbies e dedicar seu tempo livre a você.

5. Ler pouco. Você nunca vai ouvir alguém dizendo “poxa, perdi muito tempo da minha vida lendo livros”.

6. Ter medo de largar um emprego horrível que não te valoriza e só te faz mal.

7. Perder a oportunidade de viajar (o que não é a mesma coisa que aquele utópico “largar tudo e viajar o mundo”. Significa aproveitar ou criar estas oportunidades quando você ainda não precisa pagar a viagem de uma família inteira).

8. Se forçar a fazer tudo que as pessoas esperam que você faça com medo de ser julgado.

9. Mas também nunca sair de sua zona de conforto e perder oportunidades legais por causa disso.

10. Não estudar alguma coisa pensando “que diferença isso vai fazer na sua vida”. Conhecimento sempre faz diferença, mesmo se for apenas pelo estímulo intelectual.

11. Ter medo de dizer que ama quem você ama.

12. Torrar seu dinheiro com coisas desnecessárias e acumular dívidas ou não conseguir planejar metas maiores por causa disso.

13. Pensar apenas em você, sendo egoísta com as pessoas ao seu redor.

14. Guardar rancor. Especialmente de coisas que no fundo você sabe que não importam tanto assim.

15. Nunca se aventurar a cozinhar algo que você adora comer.

16. Ignorar sua saúde física e sofrer com dores que provavelmente podem ser tratadas.

17. Ignorar sua saúde mental achando que ela não é tão importante quanto sua saúde física.

18. Ser grosso com pessoas que você “não faz questão”.

19. Ficar se apegando a amizades que claramente não fazem mais sentido em outros momentos da vida. Amizades acabam. É chato. Acontece.

20. Ter medo de fazer alguma coisa porque talvez não seja algo esperado do seu gênero ou da sua cultura.

21. Não passar tempo suficiente com pessoas que você gosta.

22. Deixar os outros se aproveitarem de você por medo de se impor.

23. Não ajudar a tornar o mundo um lugar melhor e sentir que você não fez diferença.

24. Esquecer de aproveitar as pequenas coisas boas da vida.

25. Não comemorar seu aniversário com medo de que ninguém apareça na festa.

26. Ficar se comparando com as outras pessoas.

27. Não perceber que você é uma pessoa linda, por dentro e por fora, com seus defeitos e qualidades.

28. Perder o show de sua banda favorita por preguiça de passar perrengue.

29. Passar tempo demais se preocupando com coisas que não são tão importantes assim.

30. Não fazer alguma coisa por orgulho.

31. Não usar filtro solar.

32. Acreditar que você é assim mesmo e não vai conseguir mudar ou melhorar.

33. Nunca se arriscar.

Médico retira lagartixa de ouvido de paciente

Um homem foi a um hospital da Universidade de Jinan (província de Guangdong, China), na terça-feira passada (15/8), reclamando que algo se movia dentro de um dos ouvidos.

Para surpresa do médico, havia uma lagartixa dentro do canal auditivo do paciente. O animal foi anestesiado para não se mover para uma região mais sensível e, com uma pinça, contou a agência UPI, foi removido.

Lagartixa retirada de ouvido de paciente chinês | Reprodução/Twitter(HuffPost Weird News)
Agora, uma pergunta que não quer calar, conforme provocou o site "ThatsMags": cadê o rabo da lagartixa?

Por causa da ausência do rabo, a equipe médica vasculhou minuciosamente o canal auditivo e outras cavidades cranianas, mas nada encontrou. O paciente não terá sequelas.

20 de setembro de 2017

C. Mourão e Salto Del Guairá, amistoso internacional nos anos 1990

Idelmar da Rosa, o Babá, Osvaldo Broza, nosso diretor, e Nelci Fabiano têm fortes laços de amizade com comerciantes da cidade paraguaia de Salto Del Guairá. Amizade solidificada graças a muitos jogos amistosos de futebol suíço realizados, aqui ou lá. Ótimas oportunidades para se divertir, ouvindo as lindas guarânias – parece que todo paraguaio sabe tocar um instrumento musical – e disputar bons jogos, sem falar das compras e das cervejas consumidas.

Nesta edição mostro a primeira vez que lá estive (pela quantidade de cabelo, deve ser 1990 por aí), e destaco, especialmente, a presença do Zinho, ex-funcionário do DER, ex-zagueiro profissional da Mourãoense, e do meu querido e saudoso amigo João Miguel, ambos já falecidos.



Em pé: João Miguel Baitala (in memorian) , Osvaldo Broza, Zinho (in memorian), Luizinho F. Lima, Wilson Santana, Pedro Ivo Szapak e Zé Carlos “Jacaré”.
Agachados: Ildemar da Rosa “Babá”, Oceano Vieira “Tostão”, Jáder Libório Ávila, Aldevino da Silva “Vininho” e Nelci Fabiano.
Publicado originalmente no Semanário Entre Rios, em agosto de 2005

Nils Lofgren - Keith Don't Go


Nils Lofgren (Chicago, 21 de junho de 1951) é um cantor, compositor e multi-instrumentista norte-americano. Mesmo com uma relativamente conhecida carreira solo, Lofgren é mais famoso por suas participações em grupos como a E Street Band de Bruce Springsteen e a All Starr Band do ex-Beatles Ringo Starr.

Entre seus maiores sucessos, estão "Shine Silenty", "No Mercy", "Keith Don't Go" (música em homenagem a Keith Richards) e "Bullets Fever".


Keith Don't Go é faixa do álbum lançado com o título Nils Lofgren, em 1975.

O lado negro dos signos do zodíacos


Em seu mais novo projeto Amrit Brar, chamado de Shitty Horoscopes, transforma as falhas e os lados mais obscuros de cada signo do zodíaco em ilustrações que carregam mensagens encorajadoras.

As ilustrações tem uma abordagem forte, que toca na ferida de cada um de nos, fazendo com que procuramos uma melhoria contante de nosso ser.

Publico muito pelas ilustrações e nada pelas definições. Sou de escorpião!













Curta mostra como nossa rotina pode nos roubar a beleza do mundo


A sociedade moderna nos diz para ir bem na escola, trabalhar o máximo que pudermos e ensinar nossos filhos a fazerem o mesmo. Esse ciclo interminável, onde alguém nos diz o que devemos fazer sem mesmo nos perguntar se é isso o que queremos, não nos dá espaço para criar, viver e enxergar as coisas de forma diferente.

Este curta-metragem incentiva as pessoas a olharem ao seu redor. Os animadores, de Madri, Daniel Martínez Lara e Rafa Fano Méndez dão uma lição em 7 minutos sobre o que acontece à nossa vida quando a rotina diária engole a criatividade.


[ Zupi ]

Consumo regular de alimentos apimentados pode estar relacionado com longevidade

Segundo pesquisa chinesa, o consumo constante de comida picante, como pimentas, está associado a até 14% de redução do risco de morte


Quais ferramentas estão ao nosso alcance para melhorar a saúde e a longevidade? Praticar atividades físicas regularmente, evitar componentes químicos nocivos, além de manter dieta e nutrição adequadas para nosso organismo são algumas delas.

Estudo recente de pesquisadores da Chinese Academy of Medical Sciences aponta que o consumo de alimentos apimentados, como pimentões frescos e secos, pimenta dedo de moça, ou óleo e molho de pimenta também estão ligados a uma maior expectativa de vida. Isso quer dizer que comida picante faz bem à saúde do corpo.

Dada a grande variedade e complexidade da dieta humana, é muito difícil definir os componentes específicos da dieta que têm efeito direto na longevidade. Porém, nutricionistas apontam os ganhos para saúde na prevenção de doenças com padrões alimentares saudáveis ​​que incluam o consumo adequado de frutas, legumes, grãos integrais, nozes, sementes, fibras e peixes. Além disso, existe um interesse recente no estudo das potencialidades funcionais de especiarias, como a cúrcuma e a pimenta.

Os pesquisadores examinaram as dietas de quase 500 mil pessoas na China por mais de sete anos e observaram que os indivíduos que comeram alimentos picantes em um ou dois dias da semana tinham um risco de morte 10% menor. Além disso, os que consumiam tais alimentos acima de três dias por semana apresentavam um risco 14% mais baixo. De acordo com as análises, os chineses que consumiam a pimenta fresca em vez da seca tendiam a ter um menor risco de morte por câncer, doença isquêmica do coração e diabetes.

O interesse científico em torno da pimenta e suas potencialidades tem crescido. A capsaicina, composto bioativo das pimentas chili, tem sido estudada por suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias, anticâncer, sua influência benéfica sobre a flora intestinal, e efeitos antiobesidade e termogênico.

As pessoas envolvidas no estudo eram de dez diferentes regiões geográficas da China, entre áreas urbanas e rurais, e tinham idades entre 35 e 79 anos. A pesquisa em si durou de 2004 a 2008, mas houve um acompanhamento total de 7,2 anos dos participantes. Os mesmos foram questionados sobre o tipo de alimentos picantes ingeridos e sua frequência na dieta. Pimenta malagueta foi o tempero mais observado nas respostas. Os autores também notaram que o maior consumo de pimenta estava associado com maior consumo de outras especiarias. Durante a pesquisa, 20.224 pessoas morreram. Os participantes com história de doença grave foram excluídos da estatística, e fatores como idade, estado civil, escolaridade, atividade física, histórico familiar e dieta geral foram levados em conta.

A associação entre o consumo de pimenta e maior longevidade estava presente apenas entre aqueles que não consumiam álcool (e uma associação nula entre aquelas que consomem álcool).

Contudo, pesquisas futuras são necessárias para determinar se o consumo da comida picante tem o potencial de reduzir a mortalidade diretamente, ou se é um marcador de outros fatores dietéticos e de estilo de vida. A relação entre a intensidade da ardência provocada pelas pimentas e seu efeito ainda não foi estudada. A contribuição adicional da ingestão de comidas condimentadas para os benefícios de uma dieta saudável e equilibrada continua a ser investigada. No entanto, os resultados atuais certamente estimulam a curiosidade por seu consumo.
[ eCycle ]

18 de setembro de 2017

Campo Mourão Handebol nos Jap´s de 1998

Relembro da equipe de handebol de Campo Mourão que disputou os Jogos Abertos do Paraná de 1998, em Cascavel.

Jonas Rodrigues é advogado, Marcelo Silveira é engenheiro civil, Zé Luiz é professor na UEM, Peterson é técnico em segurança no trabalho, Walmir, meu mano, é o atual diretor da Escola Municipal Urupês e Marcelo de Oliveira Lima é secretário municipal de Esportes de Campo Mourão.

Marquinhos é empresário, Ubiraci é funcionário de carreira da Caixa Econômica, Glaucio é fisioterapeuta e empresário em Toledo, Birão é funcionário da Coamo e Luiz Carlos é funcionário de carreira do Banco do Brasil. 


Em pé (da esq. para a direita): Jonas Rodrigues, Marcelo Silveira, Adriano, Zé “Cuié” Luiz, Peterson Afonso Daniel, Walmir F. Lima e Marcelo Lima.
Sentados: Marquinhos, Ubiraci Rodrigues, Gláucio Bertóglio, Juliano, Birão Rodrigues e Luiz Carlos Prates.

Terence Trent D'Arby (Sananda Maitreya) - Delicate


Sananda Maitreya, nascido Terence Trent Howard (Nova Iorque, 15/03/1962), mais conhecido por seu antigo nome artístico Terence Trent D'Arby, é um cantor e compositor estado-unidense. Filho de uma médica norte americana branca de origem norueguesa e um pedreiro africano do Senegal residente em Nova York. Ele é reconhecido pela marca registrada de seus vocais, que lembram os de Sam Cooke, e pelo fato de que, tal como os artistas: Stevie Wonder, Todd Rundgren e Prince antes dele, produz seus próprios álbuns e toca a maioria dos instrumentos.

Em outubro de 2001, ele mudou legalmente o seu nome para Sananda Maitreya, após uma série de sonhos o orientar a adotar a nova identidade.


Delicate é faixa do álbum Symphony or Damn, lançado em 1993.