15 de setembro de 2017

Mais uma dos anjinhos do casal Sallime e Irineu

Meu irmão Wander encontrou essa foto em que mostra os quatro filhos mais velhos da Dona Salma, como era mais conhecida a dona Sallime, e do Seu Irineu posando em um banco de uma praça. 

Tenho a impressão que o ano deve ser 1969 e a o local do registro é em Presidente Prudente, cidade dos meus avós maternos, Ana e João, onde sempre passávamos nossas férias escolares. 

Lembro muito de nossas viagens até lá, que tinha um longo trecho em estrada sem asfalto entre Maringá e a divisa com o estado de São Paulo. Meu pai sempre parava em alguns rios de águas límpidas para um banho e tirar a poeira dos anjinhos dele e para comermos uma deliciosa farofa que só a minha saudosa mãe sabia fazer. 

Pasmem! Muitas vezes íamos em seis em um fusquinha: Pai, mãe, eu e os manos e uma funcionária nossa, a Palmira. Quebrávamos o pau no banco de trás e o pai 'descia o braço' pra trás que quase sempre acertava no maiorzão, Eu! 

Nessa época, nosso irmão mais novo, Wilhiam, ainda não tinha nascido, ele que veio ao mundo no penúltimo dia do ano que encerrou a década de 1960. 

Walmir, Irineu Luiz, Walcir "Dula" e Wander Ferreira Lima
Presidente Prudente (SP) - anos 1960

The Neville Brothers - Yellow Moon


The Neville Brothers é um grupo americano R&B/Soul/Funk, formado em 1977 em Nova Orleans, Louisiana, pelos irmãos Art (nascido em 1937), Charles (1938), Aaron (1941) e Cyril (1949).


Yellow Moon é faixa e título do álbum lançado em 1989.

Sem discussão. Lula prova definitivamente que não ganhou nada nos últimos anos


Não pensem vocês que é apenas o meu São Paulo FC que é zoado por causa do Pinóquio Lula. 👇👇👇👇


Isso sim é brincadeira saudável e segura (longe dessas porcarias de computadores)


Vídeo abaixo mostra como era muito mais saudável e seguro brincar nos tempos em que não existiam essas porcarias de smartphones, tablets e demais dispositivos de acesso à internet.




Doe sangue! O Hemonúcleo de C. Mourão pede por mais doadores

 

O Hemonúcleo de Campo Mourão continua necessitando de mais doadores do sangue, principalmente dos tipos sanguíneos O NEGATIVO E A NEGATIVO, que estão com estoque baixo na unidade mourãoense. Apenas 4% da população possui sangue O negativo, que é o mais utilizado em situações de urgência e emergência. 

O Hemonúcleo atende os hospitais de Campo Mourão e da COMCAM, sendo assim, exige uma regularidade nas coletas.

O atendimento é de segunda à sexta no horário de 07h30 às 11hs e 13h30 às 17hs.

Para doar sangue é necessário apresentar RG, estar bem alimentado, com boa saúde.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE
•Apresentar Documento Oficial com foto; sem ele não é possível doar;
•Estar em boas condições de saúde; não estar usando medicamento;
•Ter dormido bem durante a noite (mínimo 6 horas);
•Idade para primeira doação 16 anos (presença do responsável legal pai ou mãe durante a doção) à 60 anos 11 meses e 29 dias;
•Idade limite de 69 anos 11 meses e 29 dias para quem já é doador;
•Pesar no mínimo 52 Kg;
•Não ter tido Gripe ou estar tossindo nos últimos 7 dias;
•Não ter tido Hepatite após os 11 anos;
•Não ter ingerido bebida alcoólica (à menos de 12 horas);
•Não estar Grávida ou Amamentando;
•Não estar com Alergia; fazendo uso de medicação;
•Não ter problemas Cardíacos, Renais, Diabete, Convulsão, Bronquite, cirurgia bariátrica, exames endoscopia e colonoscopia;
•Não ter feito Cirurgia (à menos de 12 meses);
•Não ter recebido Transfusão de Sangue (à menos de 12 meses);
•Não ter feito Tatuagem, colocado Brinco ou Piercing, maquiagem definitiva, Sobrancelha (à menos de 12 meses);
•Evitar fumar por, pelo menos 2 horas antes da doação;
•Evitar alimentos gordurosos;
•Os doadores deverão estar muito bem alimentados e hidratados;
Mais informações: (44) 3525-1102


O Programa Ricardo Borges, da TTV, fez reportagem apontando a necessidade do hemonúcleo. Assista:

13 de setembro de 2017

Sessão coruja nos Jogos Regionais de Goioerê

Aldevino da Silva, o Vininho
Associação Tagliari (juvenil)
anos 1970
Agosto era o mês dos Jogos Regionais de Goioerê, que aconteciam durante as comemorações do aniversário daquela cidade. Lá, vivenciei ótimos momentos (aliás, o esporte só me deu alegrias).  

Sumiê Sakurada
Aldevino da Silva, o Vininho, recém-casado, começou a contar com a torcida de sua esposa Sumiê em todos os jogos que realizávamos. Não importava a distância e nem mesmo o horário, lá estava ela torcendo por ele e, consequentemente, por nós. Até que, num desses Regionais de Goioerê, aconteceu algo que a afastou dos jogos fora de Campo Mourão: nosso jogo, contra Cascavel, estava programado como o último da noite numa quadra descoberta. Choveu muito e os organizadores, preocupados em encerrar os Jogos ainda naquele final de semana, transferiram os jogos da quadra para logo após os programados para o único ginásio de esportes. Nosso jogo, portanto, seria o oitavo da noite de uma rodada que começou às 19h30. 

Jogar as quatro da madrugada não foi tão terrível (talvez, por que ganhamos o jogo diante do forte time cascavelense) quanto ficar esperando nas arquibancadas, onde o que mais se via era jogador dormindo, aguardando a sua vez de jogar. Chegamos em casa no horário em que todos precisavam trabalhar, inclusive a Sumiê que nunca mais nos acompanhou. 

Sumiê e o Vininho residem atualmente em Jaraguá do Sul (SC). 

Sem exageros, nos dias atuais, com toda a orientação e tecnologia disponível, Vininho seria um novo Messi. A habilidade dele na perninha esquerda era inigualável. Ele mandava bem no futsal, mas no futebol de campo é que todo seu talento mais despontava. Como a maioria, ele se formou nos campinhos de peladas de nossa cidade sem ter quem o orientasse e dilapidasse a joia bruta. Mesmo assim, nos deu muitas alegrias.

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em setembro de 2005. 

Marc Moulin - Day Fever


Marc Moulin (16/08/1942 * 26/09/2008) foi um músico e jornalista belga.

Day Fever é faixa do álbum Top Secret, lançado em 2001.

6 sentenças judiciais bizarras já aplicadas


Aqueles que cometem um ato criminoso devem pagar suas sentenças perante a justiça seguindo as leis vigentes em cada localidade. As condenações são dadas de acordo com o delito cometido.

No entanto, algumas condenações chamaram atenção por serem bastante inusitadas.

1. Condenado a arrumar um trabalho


Quando a pessoa se torna adulta, espera-se que ela arrume um emprego e não dependa mais dos pais.
Isso não ocorreu com um espanhol de 25 anos, que entrou na justiça com uma ação contra os pais pedindo uma pensão mensal de 400 euros.
O juiz além de dar um veredito favorável aos pais, decretou que o rapaz arrumasse um emprego para tirar seu sustento no prazo de 30 dias. Caso contrário, seria preso.

2. Condenado a ouvir música clássica


Problema entre vizinhos que escutam música acima do limite permitido são bastante comuns. Nos Estados Unidos, um homem foi multado em US$ 150 por escutar rap em volume alto demais.
Mas, para diminuir a multa para U$ 35, o juiz propôs que ele ouvisse por 20h música clássica, como Bethoven, Chopin e Bach.
Com essa punição, o juiz queria que o homem sentisse o mesmo que os vizinhos sentiram ao serem obrigados a ouvirem algo que não gostam.
O homem não suportou ouvir música clássica por tanto tempo e preferiu pagar a multa no valor total.

3. Condenada a ter o cabelo cortado


Uma adolescente infratora de 13 anos, foi condenada por cortar tufos de cabelo de uma criança de 3 anos.
A adolescente foi condenada a 30 dias detenção, cumprir 276 horas de serviço comunitário e pagar uma indenização à família da criança.
Entretanto, a jovem concordou em cortar seu cabelo em frente ao juri e, por isso, teve a pena reduzida para 150 horas de serviço comunitário.
A condenação ocorreu em Utah, nos Estados Unidos, e até hoje é lembrada como uma das sentenças mais inusitadas.

4. Condenada a passar os Natais atrás das grades


Betina Young recebeu uma pena bastante inusitada por se envolver com falsificações de carteiras de motoristas para imigrantes ilegais: Passar os Natais na cadeia.
A mulher foi sentenciada a cada ano passar 72 horas na prisão, por cinco anos. Esse período de encarceramento deve incluir o dia 25 de dezembro.
Caso seja descumprido o acordo, Betina será condenada a 15 anos de prisão. Além disso, ela ainda teve de pagar uma multa de US$ 3.000.
O juiz responsável pela sentença considerou que, ao passar esse período especial na prisão, Betina tem a oportunidade de vivenciar como é dura a vida atrás das grades e, com isso, não queira sair da linha novamente.

5. Condenados a andar com um burro e placa de desculpas


Em Fairport Harbor, Estados Unidos, os jovens Jessica Lange e Brian Patrick, de 19 anos, roubaram e causaram danos a uma estátua de Jesus que pertencia a uma igreja.
Além de passar 45 dias na prisão, os dois foram condenados a bancar a restauração da estátua e participar de um grupo de apoio e conscientização sobre os malefícios do uso do álcool e drogas.
Os dois ainda receberam a pena de andar pela cidade puxando um burro com uma placa que dizia: “Desculpe pela ofensa imbecil”.

6. Condenada a ler a Bíblia

Na Carolina do Sul, Cassandra Tolley foi presa após dirigir embriagada e ferir duas pessoas.
Além de ser condenada a oito anos de prisão, o juiz que conduziu o caso sentenciou que Cassandra lesse o livro de , do Antigo Testamento, e apresentasse um resumo.

Artista percorre a Sibéria fotografando seus povos indígenas e o resultado é incrível

O fotógrafo Alexander Khimushin está na estrada há nove anos. Desde então, já visitou 84 países. Ao viajar pelo mundo, o artista se deu conta de que as pessoas são a melhor parte dele.

Então, três anos atrás, ele decidiu fazer o projeto fotográfico “The World In Faces”, a fim de celebrar a beleza e diversidade através dos retratos de pessoas comuns, especialmente de lugares remotos, onde culturas e tradições ainda estão vivas.

Nos últimos seis meses, Khimushin fotografou os povos indígenas da Sibéria. Uma região enorme, quase o dobro da Austrália e 30% maior do que os Estados Unidos, o Canadá ou toda a Europa, a Sibéria é uma das últimas fronteiras do desconhecido. Sem dúvida, todos já ouviram falar que lá é muito frio e pouco povoado, mas o que realmente sabemos sobre os indivíduos que chamam essa região de casa?

Durante a sua jornada, o fotógrafo cobriu 25 mil km para visitar muitos locais em toda a Sibéria: das margens do lago Baikal até a costa do mar do Japão, desde as estepes intermináveis da Mongólia até o lugar mais frio da Terra – Yakutia.

Enquanto alguns grupos étnicos são dominantes em suas regiões, muitos estão à beira do desaparecimento, com uma população total tão baixa quanto apenas uma centena de pessoas. É por isso que o trabalho de Khimushin se torna ainda mais fascinante.

Para obter mais informações sobre sua jornada, você pode visitar o website khimushin.com ou o perfil do fotógrafo no Instagram.

Confira abaixo alguns povos que foram registrados através das lentes de Khimushin, como os evenkis e os dolgans: 

Dolgan

Ulchi

Sakha

Evenki

Ulchi

Evenki

Uilta

Sakha

Evenki

Nivkhi

Soyot

Buryat

Tazy

Ainu

Negidal

[ Revoada ]

Carros sem impostos: veja quem tem direito a descontos de até 30%

Modalidade de venda para pessoas com deficiência contempla desde problemas como artrite a possibilidade de compra por familiares



A venda de carro via modalidade PCD (Pessoa com Deficiência Física) triplicou nos últimos quatro anos, saltando de 42 mil em 2012 para 140 mil em 2016. E atualmente responde por quase 10% dos negócios de zero km feitos no Brasil. 

Um dos motivos para este salto é a ampliação da isenção de 20% a 30% para outras patologias, como artrite, tendinite crônica e problemas de coluna (veja a lista dos beneficiados).

A negociação PCD é feita pela venda direta, entre fábrica e consumidor, apenas com o intermédio da concessionária. Além dos descontos dados pelas montadoras, há ainda a isenção dos impostos bancada pelo governo.

Tem direito ao benefício pessoas com deficiências ou patologias que dificultam ou impedem a mobilidade. Elas podem adquirir veículos novos a cada dois anos sem a incidência de IPI e IOF (impostos federais) e ICMS e IPVA (estaduais) - mas se venderem antes de dois anos, têm de pagar os tributos

Aliás, muitos têm direito à compra com isenção, mas não sabem, considerando que no país existem cerca de 46 milhões de cidadãos com algum tipo de deficiência, conforme dados do IBGE.  

A lei de isenção nº 8.989 vigora há mais de 20 anos, no entanto, somente a partir de 2013 foi estendida a familiares de deficientes que não podem dirigir. Válida até 2021, ela também estende o direito a idosos com sequelas físicas ou motoras provocadas pela idade ou por doenças. Lembrando que em todos os casos, é necessário o laudo médico e a avaliação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Para disputar essa fatia cada vez mais crescente, as montadoras passaram a adequar modelos para atender à lei e também a criar versões exclusivas com desconto cheio nos impostos. 

Com o limite de valor de R$ 70 mil definido pela lei (acima disso, o desconto é apenas para IPI), as fabricantes oferecem versões que normalmente custariam mais, porém recebem pacotes de equipamentos especiais e descontos.

Quem tem direito às isenções
Confira algumas deficiências e patologias que dão direito à isenção de impostos. O benefício está sujeito à avaliação técnica e especializada de um perito médico. Ter alguma das doenças abaixo não é garantia do benefício. O que é avaliada é a sequela provocada no condutor.

Autismo (familiares)
Amputação ou ausência de membro
Artrodese e artrose
Artrite reumatoide
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Cegueira (familiares)
Câncer de mama e linfomas (se há sequela física ou motora)
Deficiências físicas, mentais e intelectuais
Diabetes (se há sequela física ou motora)
Doenças degenerativas e neurológicas
Doenças renais crônicas
Dort (LER) e bursites graves
Esclerose múltipla
Escoliose acentuada
Hérnia de disco
Hemiplegia e tetraparesia
Hepatite C (se há sequela física ou motora)
HIV positivo (se há sequela física ou motora)
Má formação dos membros
Manguito rotator
Mastectomia
Monoparesia e monoplegia
Nanismo
Neuropatias diabéticas
Quadrantectomia (parte da mama)
Paralisia cerebral (familiares)
Paralisia e paraplegia
Parkinson
Problemas de coluna (se há sequela física ou motora)
Próteses internas e externas
Poliomelite
Ponte de Safena (se há sequela física ou motora)
Renal Crônica (fístula)
Síndrome de down (familiares)
Talidomida
Túnel de Carpo e tendinite crônica
Tetraplegia (familiares)

12 de setembro de 2017

Toninho Biagio e Irineu Cecílio na Piscina do Bispo, nos anos 1960

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto do final dos anos 1960 mostra os amigos Antonio Biagio e Cecílio Irineu Dias na Piscina do Bispo, em Campo Mourão. 

Por anos a Piscina do Bispo, que era localizada na saída para Goioerê, que na verdade era um lago artificial, foi o principal local de diversão dos mourãoenses nos anos 1960. Não frequentei muitas vezes o local, mas lembro que tinha um trampolim muito alto e as margens eram de areia de estrada. Lembro também de ter perdido um colega de escola que lá morreu afogado. Ele era filho dos pioneiros Maura e João Pinto dos Santos, ela advogada e ele militar. Não tenho certeza, mas me parece que o nome dele era. Depois dessa fatalidade é que a Piscina do Bispo deixou de ser bem frequentada. Muitos anos depois o local foi propriedade da família do Sérgio Kfuri. 

Irineu Cecílio Dias, que infelizmente morreu muito cedo, era um excelente mecânico e grande amigo do meu pai. Músico também, ele participou de várias bandas mourãoenses. Lembro dele animando alguns matines de carnaval no Clube 10.

Antonio Biagio, paranaense de Arapongas, que atualmente reside em Porto Alegre (RS), não conheci pessoalmente, mas sempre vejo fotos dele atuando como músico em nossa cidade nos anos 1960/70. Ele é filho de um dos fundadores da Banda Municipal de Campo Mourão.

Antonio Biagio e Irineu Cecílio Dias
Piscina do Bispo - Campo Mourão/PR - anos 1960



   

Tanya Donelly - Whiskey Tango


Tanya Donelly (Newport, 14/07/1966) é uma cantora, compositora e guitarrista estadunidense


Whiskey Tango é faixa do álbum Whiskey Tango Ghosts, lançado em 2004.


A cena mais engraçada de uma novela da Globo


Uma das cenas mais engraçadas que já vi em uma novela foi essa abaixo, da Rainha da Sucata, passada logo nos primeiros capítulos. 

Não lembro os nomes dos personagens, então vou pelos atores para explicar a cena: enterro do Lima Duarte, marido da Nicete Bruno e pai da Regina Duarte, e a vizinha conhecida de todos, e amante dele sem que ninguém saiba, Fernanda Montenegro, não suporta a dor, faz um escândalo e morre à beira do túmulo. Assista.



Rainha da Sucata é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas entre 2 de abril e 27 de outubro de 1990 em 179 capítulos. 

A lendária trilha sonora dos comerciais dos cigarros Hollywood

Há poucos dias conversávamos sobre os belos comerciais de cigarro que passavam toda hora na televisão brasileira (alguém disse que eram tão bons que dava mesmo vontade de sair fumando) e hje encontrei essa matéria do Cadê Meu Wiskhey? que trata das belas trilhas sonoras da marcaa de cigarros Hollywood. Confira, mas atente que o post quer mesmo é fazer apologia da boa música, como assina a Tia Rose, a dona do blog e autora do texto.  

Campanha forte que marcou uma geração.
Quem tem mais de 30 anos lembra e vai matar a saudade. Quem não tem vai conhecer e certamente gostará. Apesar de se tratar de propagandas em prol do uso de tabaco (o que na minha modesta opinião não é nada agradável), os comerciais do cigarro Hollywood traziam uma temática baseada em “curtir a vida” praticando esportes radicais e ouvindo um som de excelente qualidade, o que era aliás, a marca registrada dos comerciais e hoje é o principal tema deste post.


A marca Hollywood do grupo Souza Cruz nasceu no início dos anos 30 tendo como objetivo vincular seu nome ao glamoroso mundo da indústria cinematográfica americana. A partir dos anos 70, as propagandas do cigarro passaram a associar o produto a jovens saudáveis, (como se pessoas realmente saudáveis fumassem…), praticando esportes radicais e contava na trilha sonora com músicas feitas especialmente para o cigarro.

No início dos anos 80 o rock entrou definitivamente para a trilha sonora que era escolhida a dedo e por conta disso, marcou época. Geralmente as músicas selecionadas eram hits de bandas de hard ou pop rock que estavam estourando nas paradas e diversas se tornaram sucesso graças a esses “reclames”. Muitos tios e tias que hoje curtem um rock maroto tiveram sua “iniciação” através destas propagandas, pois foram nelas que seu interesse musical aflorou. Bandas como Asia, Winger, Heart , Bon Jovi e muitas outras eram presença garantida nas campanhas que angariaram milhares de fãs. Nesta época o slogan do cigarro – “Hollywood, o Sucesso” – teve grande êxito em todo país, tanto que Raul Seixas chegou a citar a frase na canção “É Fim do Mês”: “Eu procurei fumar cigarro Hollywood, que a televisão me diz que é o cigarro do sucesso.”




Em 1985, época do primeiro Rock in Rio, o vocalista do Whitesnake, David Coverdale, gravou um jingle em português para a propaganda do cigarro, que contou com a participação do grupo pop brasileiro Roupa Nova no instrumental muito bem executado e se tornou novamente uma campanha bem sucedida.


Por falar em festival, a marca de cigarros também patrocinou um grande evento, o Hollywood Rock, (como você já viu aqui), que contou com atrações internacionais, muitas delas protagonistas da trilha de seus comerciais. Com a aprovação da Lei Ordinária nº 9.249, que proíbe a propaganda do tabaco em eventos culturais o festival foi extinto e tempos depois (aprovação da Lei nº 3.156 pela Câmara Federal que proíbe a propaganda de cigarro em rádio, televisão, jornais e revistas), os comerciais foram banidos e hoje muitos se encontram disponíveis na internet para os mais saudosos.

O sucesso destes reclames rendeu álbuns dedicados especialmente às canções executadas nas campanhas e algumas bandas covers que até hoje tocam apenas os hits das propagandas do cigarro Hollywood.

hollywood_capinha4

Uma das muitas coletâneas com as músicas dos comerciais.

Apesar destes comerciais venderem uma imagem errônea associada ao cigarro marcaram toda uma geração, que só pôde conhecer algumas bandas graças à eles numa época em que programas com temáticas musicais eram escassos.
diaga-nao-ao-fumo

Cinco alimentos que você não deve comer se estiver de dieta

Evitando essas comidas, você entra no caminho para uma alimentação mais saudável - seu peso e saúde vão agradecer

Se você está tentando ter uma vida mais saudável, existem algumas dicas que podem te auxiliar a começar esse processo, mas nada irá adiantar se você também não alterar sua alimentação de forma criteriosa, até porque alguns itens industrializados que parecem saudáveis, na verdade, não são. Confira a matéria "Promessa fajuta: conheça sete alimentos que parecem saudáveis, mas não são".

Além desses, existem outros alimentos que devem ser evitados por quem quer emagrecer e ter uma alimentação mais saudável. Dê uma olhada na lista abaixo com o que não comer na dieta. 

Pão branco
É um alimento muito comum e econômico, mas seu valor nutricional é baixo. Em vez disso, o pão branco contém uma grandes quantidades de açúcar e não tem capacidade de manter as pessoas satisfeitas - isso porque ele aumenta rapidamente o índice glicêmico (IG) do sangue; só que o IG tende a cair na mesma velocidade e, quando isso ocorre, sentimos fome. Mesmo os pães de trigo podem conter mais açúcar do que os de grãos.
O pão branco também tem muito glúten, que pode ser prejudicial não só para os que são sensíveis à substância.
Como alternativa, você pode substituir seu pão branco por grãos integrais ou pão integral, quando for possível.

Frituras
A maioria das pessoas tem a noção de que as frituras não são saudáveis e devem ser evitadas sempre que possível. O problema é associação frituras apenas a restaurantes fast food. Comer aquela batatinha frita quase todo dia não é muito recomendável, mesmo que você tenha fritado em casa. Evite frituras o máximo possível e considere assar ou grelhar o alimento como alternativa. As frituras não são nutritivas - geralmente são ricas em gordura e sal - e podem aumentar a pressão arterial e os níveis de colesterol, o que facilita o surgimento de doenças do coração e dois tipos de diabetes, por exemplo. Sem contar que levam ao acúmulo de gordura abdominal.

"A fritura deixa o alimento consumido com uma característica inflamatória que pode estimular o acúmulo de gordura abdominal e também levar à resistência à insulina, o que pode desencadear cansaço, mal estar, dores de cabeça e falta de energia", diz a médica Anna Bordini, em entrevista ao ZH Bem-Estar.

Molhos para salada à base de creme de leite
As saladas são uma boa alternativa para quem quer entrar em uma dieta ou está tentando ter uma alimentação saudável. Elas são muito nutritivas e oferecem geralmente um número baixo de calorias. No entanto, cobri-las com molho feito com creme de leite não é uma boa pedida. Isso porque esses tipos de molhos contêm uma grande quantidade de gorduras e calorias. Para se ter uma ideia, pode haver mais calorias no molho do que na salada inteira! Em vez disso, tente comer saladas à base de óleo vegetal, como o azeite de oliva, que, além de ser mais gostoso, é menos calórico e mais saudável.

Arroz branco
Arroz é fundamental na vida de muitos brasileiros, principalmente misturado com feijão... Mas ele pode fazer com que seu corpo armazene energia quando você não precisa, e isso se dá pelos mesmos motivos do pão branco: tem baixo valor nutricional e alto IG (72), o que diminui a sensação de saciedade. O arroz integral é uma alternativa, pois tem gérmen e cascas (retirados do arroz branco)... Isso faz com que ele possua boas quantidades de nutrientes importantes, como fibras, manganês, magnésio, selênio e folato. Ele também proporciona uma sensação de satisfação mais estendida. Desse modo, você fica menos propenso a comer demais. Mesmo assim, o arroz integral também possui IG alto (50).

Xarope de milho de alta frutose
O xarope de milho de alta frutose faz com que você tenha mais vontade de comer açúcar ou alimentos açucarados e ganhe peso mais rápido. Alimentar-se desse tipo de comida, rica em xarope de milho, pode te levar a ter diabetes e outros problemas de saúde - estudos mostram que ele tem efeitos parecidos com os do açúcar. A melhor opção é evitar esses alimentos e substitui-los por sobremesas mais saudáveis, como frutas frescas.
[ eCycle ]

11 de setembro de 2017

Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) - 1971

Com a colaboração do José Tomadon, relembramos da equipe da Associação Recreativa e Esportiva Mourãoense (AERM), de 1971.

Na foto, dois dos melhores jogadores de futebol que nossa cidade já teve: os cunhados James Klank e Joel Albuquerque.

Joel encerrou a carreira prematuramente devido a uma grave contusão, quando jogava nos juvenis do Coritiba e estava prestes a assinar com Santos de Pelé e Cia., nos anos sessenta.

James, além do futebol foi craque também no futsal, tendo participado da conquista dos Jogos Abertos do Paraná, em 1973, em Paranavaí, o primeiro título estadual de Campo Mourão na modalidade.

Juacir recordou que o Quarta-feira (lembro dele!) nasceu Nei Manoel Bastos e reside atualmente em Curitiba, onde curte aposentadoria como funcionário do Bamerindus.

Joel faleceu recentemente em Campo Mourão fica para sempre na memória de todos nós. James reside há anos em Toledo, no oeste paranaense. Clique na imagem para ampliar.

AERM - Campo Mourão/PR - 1971
Em pé (da esquerda para a direita): Francisco “Gordinho” José, Valdomiro dos Santos Davanço, Neroir Ramos (in memorian), Luiz Carlos Klank (in memorian), Jorge Kiwel e Juacir Piacentini.
Agachados: José "Catarina" Américo, James Klank, Joel Albuquerque (in memorian), Nei "Quarta-Feira" Manoel Bastos, Ênio José Bitencourt e José Tomadon.

Santana - The Sensitive Kind


Carlos Alberto Santana Barragán, mais conhecido como Santana ou Carlos Santana (Autlán de Navarro, 20/07/1947), é um conhecido multi-instrumentista e compositor mexicano. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band, conhecida posteriormente apenas como Santana - mais precisamente com a sua atuação no Festival de Woodstock em 1969, onde ganhou projeção mundial.


The Sensitive Kind é faixa do álbum Zebop, o décimo primeiro gravado em estúdio por Santana, lançado em Abril de 1981 e que alcançou a 9ª posição nas paradas da Billboard.

O fantástico vocalista é Alex Ligertwood

[Vídeo] Cobra se da mal ao atacar porco-espinho


Um vídeo capta uma jiboia se contorcendo enquanto dezenas de espinhos estão fincados em sua pele. O vídeo foi filmado no Brasil. 

O réptil tinha aparentemente tentado comer o porco-espinho, mas se deu mal quando o animal se defendeu com seus espinhos.

As cobras constritoras tipicamente se alimentam de pequenos animais como: ratos, pássaros e lagartos e tomam aproximadamente quatro a seis dias para digerir o alimento.



6 problemas que você terá se usar o celular por muito tempo

Horas a fio com a cabeça baixa, os olhos fixos no celular e os dedos deslizando sobre a tela, alternando entre o WhatsApp e as redes sociais. É assim que boa parte das pessoas passa o dia. Segundo mostram as pesquisas, o brasileiro gasta em média 4 horas e 40 minutos on-line nos celulares todos os dias.

O smartphone virou companheiro quase inseparável, vai do banheiro à cabeceira da cama. Mas muito comenta-se sobre os problemas causados pelo uso excessivo e, mais que isso, muitos já sentem no corpo os sinais.

Este ano, a administradora Renea Souza precisou afastar-se do trabalho por duas semanas por conta de uma inflamação no polegar. “Eu passava o dia digitando no computador e à noite ficava horas usando a internet no celular, depois de um tempo começou a doer muito”, conta.

O problema já ganhou nome: “whatsappinite”, um tipo de inflamação nos tendões ocasionada por movimentos repetitivos. De acordo com uma publicação do ortopedista Carlos César Vassalo, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Minas Gerais, esse é um problema crescente na sociedade moderna, que pode limitar os jovens nos estudos e em outras atividades.

As consequências causadas pelo uso excessivo de celular não param aí e têm chamado a atenção de ortopedistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde. Confira alguns pontos que podem ser prejudicados pelo mau uso desses aparelhos:

Dores no pescoço
É comum o usuário inclinar o pescoço para baixo quando está mexendo no celular. E quem passa o dia enviando mensagens, checando o Facebook e lendo e-mails no aparelho pode estar pressionando demasiadamente a coluna cervical e afetando a postura.

Em posição neutra, a cabeça de uma pessoa adulta pesa entre 4,5 kg e 5,4 kg. Quando inclinada para baixo, o pescoço passa a sustentar um peso maior. Segundo um estudo publicado na revista científica Surgical Technology International, a força exercida no pescoço de um adulto quando ele está olhando para baixo, pode chegar a 27 quilos. É como se ele estivesse carregando uma criança de 8 anos em volta do pescoço.

Créditos: ilustração/Rodrigo Mantovani
Peso exercido na cervical aumenta conforme o ângulo de inclinação da cabeça

Além de dores no pescoço, a posição pode causar dores de cabeça e até hérnia de disco.

Como evitar: eleve o aparelho até que o centro da tela fique na altura dos olhos. Direcione a visão e não o pescoço até o celular.


Créditos: ilustração/Rodrigo Godoy
Leve seu olhar até a tela do smartphone e não o pescoço
Dores nas mãos
Os smartphones exigem uso constante das mãos, especialmente ao enviar mensagens de texto e e-mails, ou deslizar as mãos para checar fotos nas redes sociais. Fazer isso constantemente pode causar inflamação das articulações.

Como evitar: procure manusear o aparelho alternando as duas mãos e usar também os indicadores para digitar e rolar o texto em vez de somente os polegares. Tente também ficar um período sem usar o aparelho para dar um descanso para os tendões e as articulações.

Dores no ombro
Segundo o ortopedista Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna do HCor, todo o conjunto dos membros superiores acaba afetado pelo uso excessivo. O ombro não foge à regra. “Na verdade, se você força demais uma articulação, a outra acaba tendo que assumir uma postura compensatória que no futuro também vai acabar gerando problemas”, comenta.

Como evitar: procure para manter a postura correta, mais neutra possível, e com os ombros alinhados. O ideal é não usar o aparelho enquanto estiver deitado na cama ou sofá. “Deitado, nem o uso de TV é recomendável”, lembra o ortopedista. Isso porque nessa posição, a pessoa já assume naturalmente uma postura de flexão forçada do pescoço por conta do travesseiro.

Atividades que ajudam a fortalecer a musculatura e exercícios de alongamentos também são indicados. Com o braço esticado, tente trazê-lo todo pra dentro, o máximo possível. Depois faça o mesmo com outro braço. Para alongar a parte posterior, eleve o braço direito, perto da orelha, então, dobre o cotovelo, colocando a mão direita no ombro esquerdo por trás da cabeça. Repita o mesmo com o outro braço.

Dores no punho
Passar muito tempo realizando movimentos repetitivos no celular também pode causar inflamação e dores no punho, que podem inclusive irradiar por toda musculatura próxima.

Como evitar: “É importante ter períodos durante o dia em que você possa ter uma rotina mais saudável, longe do smartphone e incluindo exercícios regulares para compensar esse uso exagerado”, orienta o ortopedista. Um dos alongamentos indicados é estender o punho o máximo com o cotovelo estendido, depois fletir o punho na posição máxima com o cotovelo ainda estendido.

Papada e rugas
Por essa ninguém esperava, mas os especialistas já comprovaram que o uso constante dos smartphones pode favorecer o aparecimento de rugas e papadas.  Isso porque a posição inclinada do pescoço faz com que haja uma sobreposição da pele, aumentando as chances de flacidez e aparecimento de rugas na região do pescoço, queixo e parte inferior do rosto.

Como evitar: procure não passar muito tempo com a cabeça inclinada para baixo ao utilizar o smartphone. Adote uma postura mais neutra.

Sono prejudicado
Segundo um estudo da faculdade de Medicina de Harvard, publicado na revista Nature, a luz azul emitida por aparelhos celulares e tablets ativa os neurônios e perturba o sono. Além disso, a pessoa fica com a sensação de estar sempre ligada, o que acaba acarretando em ansiedade.

Como evitar: é preciso mudar os hábitos e manter o celular o mais longe possível da cama, se possível, fora do quarto.