31 de agosto de 2017

Ipês embelezam Campo Mourão

Nessa época do ano, os Ipês dão seus espetáculos aqui em nossa Campo Mourão. A foto abaixo é de autoria da cardiologista Claudia Garcez e registra um show dos ipês amarelos no Jardim Araucária. Doutora Claudia intitulou como Mar Dourado.

Mar Dourado - autoria: Claudia Garcez - ago2017

No domingo, dia 27, registrei um Ipê Branco que deixa a Avenida Goioerê mais bonita. 


Estopa - Se Me Olvida La Vida


Estopa é um duo espanhol de música criado em 1999, formado pelos irmãos David e José Manuel Muñoz. O grupo é oriundo de Cornellá de Llobregat (bairro de San Ildefonso, Barcelona).


Se Me Olvida La Vida é faixa do álbum Rumba a lo Desconocido, lançado em 2015

Trapalhadas na Copa Tibagi – Parte 1

O único título que o futsal mourãoense não possui é o de campeão da Copa Tibagi, que era realizada pela Televisão Tibagi, de Apucarana. Durante anos, foi o principal evento do futsal estadual, junto com o Paranaense Adulto, que tinha como principal atrativo, além de excelente premiações, o televisionamento direto das principais partidas de cada rodada. 

Disputei a Copa Tibagi por três equipes, Associação Tagliari, Fertimourão e Arcam. Vivenciei, ali, as maiores rivalidades do futsal do estado. Qualquer jogo entre as equipes de Campo Mourão, Maringá, Londrina, Apucarana e Paranavaí era garantia de ótima presença de público e de fortes emoções. Algumas rivalidades eram exageradas. Num jogo em Rolândia, todos os jogadores da Galeria dos Esportes (Maringá) e da TV Tibagi (Apucarana) foram expulsos depois de uma briga generalizada que só terminou quando os atletas perceberam o Serraria, atleta maringaense, tendo convulsões em quadra. 

Arcam Futsal - Copa Tibagi de 1980
Domingos Basso, Beline Fuzeto, Raudilei Pereira, Silvio Cintra, Luizinho Ferreira Lima e Nelson Pedroso
Marcos Lúcio da Silva (in memorian), Aparecido Vieira dos Anjos, Zé Luiz e Gilmar Fuzeto
Em duas oportunidades chegamos bem perto do título. Uma com a Associação Tagliari e outra com a Fertimourão. Em ambas as oportunidades perdemos a chance da conquista por trapalhadas extra-campos.

Luiz Carlos Mendes, o Batata,
em foto atual
Meados dos anos oitenta, a Associação Tagliari já era bicampeã paranaense (1979 e 1980, em Paranavaí e Guarapuava respectivamente) e chegamos, então, em Mandaguari, para as disputas do quadrangular final. Perdemos o primeiro jogo para o time de Apucarana, dos irmãos Clóvis e Clodoaldo, e neste jogo, o Batata (Luiz Carlos Mendes) foi escolhido como o melhor em campo e ganhou uma calça jeans do patrocinador oficial da Copa. Ainda tínhamos chance de conquistar o título se não fosse uma brincadeira que dividiu a equipe: alguém deu um nó na calça que o Batata ganhou e, ele, quase entrou nos tapas com quem ele imaginava ser o autor do feito. O episódio foi superado com amizade e disciplina (marca maior do Tagliari), terminamos em terceiro lugar e o Batata teve que fazer da calça uma bermuda, pois foi impossível desatar o nó.

Em breve contarei da semifinal da Fertimourão, lá em Paranavaí, em que esquecemos de levar os goleiros, o Renan foi sem tênis e o Getulinho jogou no gol. Só não sei se terei coragem de contar que fomos para lá numa terça-feira, quando o jogo era na quinta. 

Publicado originalmente no Semanário Entre Rios, em agosto de 2005

Vídeo mostra grave acidente causado por caminhão basculante


Motorista de automóvel testemunha acidente causado por caminhão basculante nos EUA. Por falta de aviso não foi. Confira

Hilário. Comediante recria fotos do Instagram de celebridades


Celeste Barbar é uma comediante australiana conhecida por recriar imagens do Instagram de celebridades.

Celeste já possui uma horda de seguidores que adoram suas fotos engraçadas. Atualmente, ela está realizando uma série chamada #CelesteChallengeAccepted, que apresenta imitações de postagens famosas de celebridades como Beyonce, Kendall Jenner e Bella Hadid.

Embora as imagens das famosas sejam muito bonitas, Celeste lhes adiciona uma pequena dose de realidade, tornando-as muito mais interessantes e relacionáveis para nós, meros mortais.

Confira algumas das recriações da australiana abaixo, e siga seu perfil no Instagram




















[ Revoada ]

29 de agosto de 2017

Campo Mourão Futsal - Jap´s de 1976 no Belin Carolo

1976. Pela primeira vez Campo Mourão era sede de um Jogos Abertos do Paraná (Jap´s). Nosso futsal, que no ano anterior, em Paranavaí, tinha conquistado o seu primeiro título estadual, tentaria conquistar o bicampeonato, mas uma derrota na semifinal para Maringá acabou com o sonho de toda a torcida mourãoense e, claro, dos atletas e dirigentes daquela fortíssima equipe. 

Destaque para presença dos principais craques que o nosso futsal já teve, entre eles o Ione Sartor, Luizinho Kloster, Itamar e Carlão Tagliari, Louri da Silva, Ivando Capato, o Rancho e o Beline Fuzeto. Faltou o James Klank para todos os meus ídolos estarem juntos na mesma equipe. 

A foto, como dá para perceber, foi tirada no ginásio Belin Carolo botando torcedor pela ladrão. Recém inaugurado, o ginásio era uma atração para os mourãoenses, quase na mesma proporção que a nossa seleção de futsal. 

Gosto de frisar, como exemplo para os políticos de hoje, que o Belin Carolo teve um custo de R$ 15 milhões, em valores atuais, e foi totalmente construído com recursos do município pelo então prefeito Renato Fernandes Silva, que, para nosso orgulho, entregou a prefeitura para seu sucessor, já no ano seguinte, com a prefeitura sem dívida alguma. 

Ali entre as crianças estão os dois filhos do então advogado Marcus Fanchin, Marlus e Marcelo, e o Bebê Galeano (o penúltimo sentado à direita), que veio a ser um ótimo goleiro da modalidade, sempre atuando pela AABB de Curitiba. Bem no meio, olhando para o lado, está o atual deputado estadual Márcio Nunes

Campo Mourão Futsal - Jogos Abertos do Paraná de 1976 (ginásio Belin Carolo)
em pé (da esq. para a direita): Pedro “Cheiroso”, Gilmar Fuzeto, Ione Sartor, Luizinho Kloster, Itamar Tagliari, Carlão Tagliari, Louri da Silva, Edvaldo “Futrica” Lopes e Osvaldo Broza.
agachados: Laércio, Alan, Beline Fuzeto, Ivando “Rancho” Capato, Laércio “Capacete” Brunelo (in memorian) e Mário “Japonês” Izugue.

The Waterboys - Long Strange Golden Road

Mike Scott
The Waterboys é uma banda fundada pelo vocalista e guitarrista escocês Mike Scott, que fez sucesso na década de 1980 com álbuns como This The Sea e Fisherman's Blues.


Long Strange Golden Road é faixa do álbum Modern Blues, lançado em 2015.

[Vídeo] Estranha criatura 'alienígena' é achada em praia de Taiwan

Parasita? Mutante? Alien? Inseto? | Reprodução/YouTube(Teezily T-shirts)
Uma estranha e assustadora criatura tem intrigado muita gente na internet. Ela foi achada na praia de Hsinchu (Taiwan) por Huang Meilan.

O animal é constituído por um emaranhado de "fios" ou "gravetos".

"Achei isso na areia e meu olhos mal acreditaram. Era tão estranho, e as pessoas diziam coisas diferentes sobre ele. Quero saber do que realmente se trata", disse Huang, de acordo com reportagem do "Sun".

Muitos responderam. Alguns sugeriram que possa se tratar de uma nematomorfa, parasita semelhante aos nematódeos.

Houve também quem falasse em "espécie mutante", "ser alienígena" e bicho-pau.

Assista e, se puder, opine:


O sapo. Uma crônica de Osvaldo Broza

Sidnei Likes
Sidnei Likes, Arcelino Bronski e Valdete Rodrigues de Almeida faziam a final de uma partida de caxetão, no Country Club, sob grande expectativa dos demais jogadores, sapos e curiosos que circundavam a mesa. E o Sidnei saiu quase batido: um jogo feito, um par e dois coringas. Pra quem entende de caxeta, com um jogo destes é difícil não bater. E o Valdete, ao contrário, saiu com um jogo relativamente fraco: um jogo feito, um par e quatro cartas loucas (cartas loucas são aquelas que não formam pares nem sequências). O Arcelino saiu mais fraco ainda. Mas era obrigado a mandar, porque só tinha um ponto, contra dois dos adversários. E os sapos acompanhavam tudo com a maior atenção. Sapo, pra quem não sabe, é aquela pessoa que não participa do jogo, diretamente, mas fica atrás ou ao lado do jogador, olhando as cartas e até dando palpites disfarçados – um cutucão, por exemplo. 

Jogo iniciado, um dos sapos fica bem atrás do Sidnei. Fungando no seu cangote, como diria o Ely Rodrigues. De repente, o Valdete insulta o Sidney para apostarem uma caixa de cerveja. E o Sidnei, para surpresa de todos - o seu jogo era infinitamente melhor que o do Valdete -, pensa, pensa, pensa... E diz não. Foi daí que o sapo, conhecido entre a turma como um grande mão fechada, que nunca pagava nada pra ninguém, entra na parada. “Eu jogo duas caixas de cervejas no pé do Sidnei”, diz estufando o peito e já tirando a carteira do bolso pra casar o dinheiro. O Valdete topou a parada, também puxou a sua carteira, e ambos casaram o dinheiro correspondente às duas caixas de cervejas.

Osvaldo Broza
Na primeira jogada, o Sidnei descarta um coringa, lamentando-se em seguida pelo erro cometido. Com isso, ele diminui o seu jogo, e o Valdete dá uma arrumadela no seu. O sapo fica apreensivo. Mas, ainda dá tempo, pensou. Na segunda jogada, para desespero do nosso amigo, mais um coringa jogado fora pelo Sidnei. Ele justifica, dizendo estar muito nervoso.

O sapo, que já estava amarelo, embranqueceu de vez. A aposta mais ganha da sua vida – imaginava ele - estava se tornando num terrível pesadelo. Claro, ele tinha visto as cartas dos três jogadores e, além disso, o Sidnei era considerado um dos melhores caxeteiros do Country. Umas duas ou três jogadas depois, o Valdete bate o jogo. O sapo esbraveja, mas o dinheiro estava casado e “jogo é jogo”, disseram. 

O sapo, desta vez, para alegria geral, pagou cerveja pra todo mundo, menos pra ele, que foi embora, brabo, e demorou muito tempo pra voltar no Country. E apostar, no jogo dos outros, nunca mais. Quase dez anos depois, o Silvio Turci ainda acha que foi tudo combinado.

Extraída do livro “Campo Mourão em Crônica” de autoria de Osvaldo Broza

Os filmes mais baixados nos EUA


O site Torrent Freaks divulgou nesta semana os filmes mais baixados nos Estados Unidos, com a comédia de ação Dupla Explosiva liderando o ranking. 

1) Dupla Explosiva (Hitman’s Bodyguard)


2) Guardiões da Galáxia Vol. 2 ( Guardians of the Galaxy Vol. 2)


3) Baywatch


4) The Mummy 2017


5) Mulher-Maravilha (Wonder Woman)


6) Rei Arthur: A Lenda da Espada (King Arthur: Legend of the Sword)


7) Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Spider-Man: Homecoming)


8) As Aventuras do Capitão Cueca (Captain Underpants: The First Epic Movie)


9) O Poderoso Chefinho (The Boss Baby)


10) Meu Malvado Favorito 3 (Despicable Me 3)

28 de agosto de 2017

Julia e o recado mais lindo do Dia dos Pais

Julia com a mamãe Andreia
Julio, Andreia e Julia
A equipe do Programa Ricardo Borges, da Rede TTV, aqui de Campo Mourão, foi às ruas para ouvir algumas mensagens para o Dia dos Pais. Uma das entrevistadas foi a Julia Fell Pollato, a minha favorita para assumir o trono de um dos países [qualquer um] da Escandinávia, e olha só o recado que a lindeza enviou para o papai, Julio.


Golden Earring - That Day


Golden Earring é uma banda de rock holandesa, fundada em 1961 em Haia por George Kooymans e Rinus Gerritsen. O nome The Golden Earrings foi tirado de um instrumental chamado "Golden Earrings" do grupo britânico The Hunters.



That Day é faixa do álbum Just Earring, lançado em 1965. That Day chegou ao #2 nas paradas holandesas, ficando atrás apenas da canção "Michelle" do The Beatles.

Tatuagens para casais fazerem em conjunto






As tatuagens podem ser uma bela forma de eternizar o amor, mesmo alguns não durando para sempre. Mas como dizia o poeta, "Que seja eterno enquanto dure".









[Vídeo] Divirta-se com Karcocha em Barcelona


Gerardo Castro é um performer chileno conhecido mundialmente como Mimo Karcocha

Clique aqui para visitar a página dele no Facebook.


Tininha, Pretinha e a incrível volta pra casa

Tininha
A matéria lá embaixo, do Bonde, me fez recordar de um episódio parecido que ocorreu com duas cadelas que a Elvira Schen, esposa minha, adotou, abrigou e se viu obrigada a levar para o sítio da dona Amélinha Hruschka. 

Elvira e a Lucia Felipes mantinham um ateliê de artes em uma das salas comerciais do edifício Flamboyant e ali abrigaram a Tininha e a Pretinha, duas vira-latas inseparáveis, que faziam da praça da Fórum sua moradia, local de lazer e caça (Pretinha era uma exímia caçadora de pássaros). 

No auge de suas respectivas saúdes, as duas eram inquietas, viviam nas ruas, mas à noite (e nos horários de refeições, claro) sempre compareciam ao ateliê para as devidas atenções da minha esposa e da esposa do advogado Jair Felipes. Durante a noite, trancadas na sala, latiam para tudo e todos que passavam pela Avenida José Custódio de Oliveira e isso, claro, perturbava os moradores do edifício durante seus descansos. 

No sítio, elas e outras dezenas de animais, alguns enviados pela Elvira, outros locais, muitos deles recolhidos pelo Celso e pela linda Camila Hruschka, viviam todos soltos e eram cuidadas por um senhor de nome Irineu. 

Muitos animais juntos, sem as devidas estruturas para um organizado abrigo animal (a luta eterna da Elvira), é bonito de se ver, mas difícil de manter e tratar. Volta e meia a Elvira voltava de lá triste pela morte de algum bicho que ela recolhera. Numa dessas vezes, transtornada, ela me contou que a Tininha tinha morrido e a Pretinha, fiel escudeira da falecida, tinha desaparecido do sítio após o fato, conforme informara o Seu Irineu. 

Quase oito meses depois, quando a perda começava a ser superada, Elvira e a Lúcia são surpreendidas pela entrada da Pretinha no ateliê. Mas a danada não ficava com as duas artistas e da calçada ficava o tempo todo olhando em direção ao Fórum de Justiça. As duas sócias saíram para ver o que tanto prendia a atenção da desaparecida e enxergaram a Tininha, já sentindo o peso da idade, meia cegueta, caminhando em direção das duas. Não é preciso dizer da emoção no local. 

Pretinha curtindo sua aposentadoria aqui em casa
Depois a Elvira me explicou que quando foi informada da ''morte'' mal olhou para um tambor onde estava mais de um cachorro morto naquele dia e pensou mesmo ter visto ali a queridinha dela. 

A conclusão que tivemos foi que as duas fugiram do sítio, com a Pretinha guiando e caçando para a velha amiga, que já andava com dificuldades e com a visão começando a debilitar. 

Claro que as duas foram recolhidas para nossa casa e lá se juntaram a outros cães de estimação. 

Tininha foi o primeiro animal que a Elvira tirou das ruas e reacendeu nela essa paixão maluca (boa) pela causa animal. Ela, a Tininha, foi a mascote de um grupo de motoqueiros que sempre se reunia no posto de combustível em frente da Pirâmide Veículos (lembro de vê-la usando o mesmo lenço vermelho que os membros dos Coiotes do Asfalto usavam). Elvira a trouxe para dentro do atelier após saber que a cadelinha resgatara seus filhotes depois do local onde esses estavam, numa parte debaixo do Fórum, ficar alagado com as fortes chuvas que atingiram a cidade. Um vigilante contou que ela mergulhou várias vezes para buscar um por um de suas crias e só descansou quando os filhotes estavam em local seguro e seco.

Tininha fez parte do 'santinho' que elegeu a Elvira como vereadora mourãoense em 2012. Ela morreu no ano passado de velhice, mas antes aproveitou muito de nossa hospitalidade e nos alegrou muito mais. Pretinha continua conosco e parece cuidar dos outros seis animais daqui de casa (contando comigo, somo em sete. Tininha cuida, mas quem manda é gato Miu, o ranzinza).

A incrível história de duas cadelinhas que reencontraram os donos depois de dois anos nas ruas   

Do Bonde 


Sabe aquela frase que corre pelas redes sociais: "se juntas já causam, imagine juntas"? Pois ela se encaixa perfeitamente à nossa história de hoje.

No final de 2015, Colly, de 2,5 anos, e Amora, de 5 meses, escaparam do quintal da casa onde viviam, em um bairro da zona sul de Londrina. "Elas fugiram no final de 2015. Quando saí para trabalhar, não percebi que elas tinham fugido. Foi só quando minha mãe chegou que ela notou que elas [as duas cadelinhas] não estavam e começamos procurá-las pelo bairro. Anunciei nas redes sociais, porém sem sucesso", lembra Emelyn Guimarães, guardiã dos animais.

Mãe e filha, Colly e Amora permaneceram juntas nas ruas por dois anos. E, nesse período, devem ter vivido todo tipo de aventura e perigo. Há alguns dias, no entanto, uma voluntária do SOS Vida Animal encontrou as duas fujonas muito sujas e cheias de nós nos pelos. A voluntária encaminhou a dupla até uma clínica parceira da ONG e foi lá que encontraram uma identificação na orelha de Colly. "Um mês antes de as duas fugirem, minha mãe mandou castrar a Colly e, na castração, colocaram essa identificação, mas não sabíamos ao certo o que era esse código", explica Emelyn.

Esse santo código foi o que proporcionou a volta das duas para a casa. A ONG entrou em contato com a clínica que faz esse tipo de identificação e, por meio do banco de dados, conseguiu chegar até Emelyn, a guardiã de Colly e Amora. "Ficamos muito felizes, um pouco sem reação, pois depois de tanto tempo pensávamos no pior."

Emelyn ainda afirma que a família sempre lembrava das cachorrinhas. "Sempre lembrávamos delas, principalmente nos dias de chuva e fim de ano, quando soltavam fogos de artifícios."

Hoje as duas estão felizes em casa e, como sempre: causando juntinhas!